terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #02-03 (Ano 2017).


Haja Novidade.

Escrito por Diego Felipe.

Da semana passada pra cá não faltaram algumas novidades ou dados interessantes relacionados aos mangás da Shonen Magazine: é estreia de novato, trailer de anime, trailer de estreia de novato, anúncio de retorno de anime, anúncio de filme animado... isso sem falar em informações menos recentes, como uma obra sendo encerrada e outra em hiato... Bem, como já dito antes o ano começaria bem agitado, então vamos ver os efeitos desse agito na edição de hoje.


TOC Weekly Shonen Magazine #02/03 (2017):
Nogizaka46 (Capa Física)
8-gatsu Outrow (Capa Digital, Página Colorida de Abertura, Novo Mangá por Daisuke Miyata, 63 pg.) (capítulo 01)
01. Senryuu Shoujo (capítulo 11)
02. Fairy Tail (capítulo 514)
03. Fuuka (capítulo 136)
04. Kindaichi Shounen no Jikenbo R (*)
DAYS (Página Colorida) (capítulo 180)
Fumetsu no Anata e (Pré-Rank) (capítulo 06)
05. Daiya no Ace - Act II (capítulo 61)
06. Ahiru no Sora (capítulo 483)
07. Hajime no Ippo (capítulo 1166)
08. Domestic na Kanojo (capítulo 123)
09. Yamada-kun to 7-nin no Majo (capítulo 235)
10. Vector Ball (capítulo 32)
11. Baby Steps (capítulo 486)
Nanatsu no Taizai - Side Story (4 pg.)
Seitokai Yakuindomo (Página Colorida, Anúncio de Filme Animado) (capítulo 404)
12. Acma:Game (capítulo 185)
13. Real Account (capítulo 96)
14. Area no Kishi (capítulo 485)
15. Kamisama no Iuutori Ni (capítulo 185)
16. Enen no Shouboutai (capítulo 60)
17. Dr. Prisoner (capítulo 28)
18. Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~ (Transferido para a Magazine Pocket) (capítulo 19)
19. Tsurezure Children (*)
Hoshino、Me o Tsubutte。(Ausente) (capítulo 36)
Nanatsu no Taizai (Em hiato até a TOC #07) (pausado no capítulo 201)

(*) Numeração do capítulo não identificada


TOC Weekly Shonen Magazine #04/05 (2017):
Capa Física: Suzu Hirose
Página Colorida de Abertura: 6cm no Kizuna (Novo Mangá, por Shirou Adachi & Shin Nakajima, 69 pg.)
Páginas Coloridas: Fuuka, Kamisama no Iuutori Ni (Fim, 26 pg.)
Páginas Extras: 8-gatsu Outrow (45 pg.)


Nessa edição tivemos a estreia de 8-gatsu Outrow, novo mangá da revista cuja temática é o beisebol e que ganhou a capa digital e a página colorida de abertura da edição. O autor, Daisuke Miyata, faz sua segunda tentativa na revista. Havia fracassado em 2013 com o mangá de rúgbi Hello! e agora tenta a sorte com um mangá de beisebol. Os editores estão tão entusiasmados com esse novato que até saiu um trailer anunciando o lançamento de 8-gatsu, que pode ser conferido clicando aqui. Apesar da presença de Daiya no Ace - Act II, mangá bastante rentável, no plantel, 8-gatsu só depende de si mesmo para fazer sucesso. Aliás, não será problema dois mangás que abordam o mesmo esporte coexistirem na revista... temos como exemplo Area no Kishi e DAYS, dois mangás de futebol que continuam populares no plantel e bem seguros.

Se a capa digital foi para um mangá estreante/novato a capa física ficou a carga de um grupo de idols que já são figuras carimbadas nas capas físicas da revista: Nogizaka46. Em muitas edições do ano passado integrantes do grupo, como Mai Shiraishi, Saito Asuka e Nanase Nishino estamparam as edições físicas da revista. Porém, em 2016, só na TOC #04/05 uma quantidade superior a duas integrantes posou para a capa (no caso, foram quatro integrantes). As demais eram estampadas por apenas uma ou por duas integrantes.

DAYS nessa edição recebeu uma página colorida e veio com uma novidade importantíssima, porém não especificada: o anime da DAYS estará de volta em breve. Porém ainda não se sabe se em formato se dará esse retorno (podendo ser um anime televisionado, um filme animado, um especial de TV ou OVAs, por exemplo) ou mesmo se será um material novo a ser apresentado. Bem, por ora é preciso aguardar para ver o que acontecerá. Mas saiu uma página prévia na edição informando esse anúncio. Para conferi-la clique aqui.

E olhem só vocês... se no ano editorial de 2016 Seitokai Yakuindomo não ganhou nem mesmo uma página colorida sequer e não surgiu nenhuma novidade relacionada à obra, no ano editorial de 2017 o mangá já começa com novidades, além de uma página colorida na segunda edição. Mas isso é apenas a ponta do iceberg. O mangá ganhara um filme animado, senhoras e senhores, previsto para estrear no dia 21 de julho dos cinemas japoneses. Além disso temos uma notícia que não surpreende tanto mas não deixa de ser bacana: mais uma vez o próximo volume (no caso, o décimo quinto) de Seitokai terá o lançamento de uma versão "edição limitada" contendo um OVA. O volume 15 fica disponível para venda no dia 19 de maio.


Página Colorida: 8-gatsu Outrow

O novato Fumetsu no Anata e, da autora de Koe no Katachi, ainda está em seu sexto capítulo e portanto ainda está em fase de pré-ranqueamento. Só passará a ser ranqueado a partir de seu oitavo capítulo. Com relação a esse pré-rank... bom, mesmo que as posições na ordem de leitura da Shonen Magazine nem sempre indiquem se um mangá está seguro ou ameaçado ao menos por ora parece que a posição baixa na ordem de leitura que Fumetsu recebeu na edição passada foi só uma questão editorial. Aliás, interessante o marketing de Fumetsu, que foi anunciado com pompas várias edições antes da estreia, numa época em que seu nome sequer tinha sido revelado. De quebra, sua estreia aconteceu na mesma época em que era lançado o filme animado de Koe no Katachi, que foi um sucesso de bilheteria e crítica e promoveu um bom boost nos volumes da obra original. Formular um ambiente mais favorável para Yoshitoki Ooima lançar um novo mangá com potencial é praticamente impossível.

Dois mangás estiveram ausentes nessa edição: Hoshino、Me o Tsubutte。e o pilar Nanatsu no Taizai. Hoshino、Me deve voltar a ser publicado normalmente já na próxima edição e ainda luta para se manter na revista, embora venha resistindo bem aos riscos de cancelamento, vide a sua boa recepção. Já Nanatsu permanecerá em hiato até o final de janeiro, até o lançamento da edição #07. Enquanto isso estão sendo publicadas "side stories" de Nanatsu na revista. Vale lembrar que recentemente Nanatsu adentrou em seu arco final, embora o fim da obra de Nakaba Suzuki ainda não tenha uma previsão específica de quando será finalizada.

Na primeira posição dos mangás ranqueados e na segunda posição da ordem de leitura (que inclui os mangás não ranqueados) está Senryuu Shoujo. Ainda não é possível inferir se esse mangá de comédia novato vai conseguir se estabilizar na line-up mas aparentemente sua recepção é mais promissora do que o já cancelado Koisuru Suizoku-man, que também estreou sem alarde ou muita divulgação por parte dos editores. É ver se o mangá conseguirá ter também um destino melhor que Koisuru.

O segundo lugar ficou com Fairy Tail, que continua tendo relevância na revista, mas não tanto quanto no passado.  Aliás, com relação à Fairy Tail, os editores devem estar planejando de antemão encontrar mais novatos muito rentáveis (tais como Enen no Shouboutai), uma vez que dificilmente Fairy Tail não estará desgastado nos próximos anos se continuar sendo publicado (ênfase no "se", pois não é pequena a chance de em até dois anos Fairy Tail não ter sido finalizado).

A terceira posição ficou para Fuuka. Vale lembrar que falta menos de um mês para o anime de Fuuka estrear e, apesar do estúdio não ser tão impactante no mercado, fica a torcida pra que fique uma boa adaptação. Inclusive, recentemente saiu mais um trailer anunciando o anime. Para conferir clique aqui. Em quarto está Kindaichi Shounen no Jikenbo R, em seu segundo capítulo publicado após o retorno do último hiato. Kindaichi continua sendo uma das obras com melhor rendimento da revista, vendendo em média perto de 200 mil cópias por volume.



Página Colorida: 8-gatsu Outrow

No quinto lugar, abrindo uma trinca de três mangás de esporte, está Daiya no Ace - Act II (beisebol), cuja popularidade ainda é muito alta, vendendo em média pouco mais de 300 mil cópias por volume, média muito boa. Daiya é considerado atualmente um dos pilares da revista. No meio da trinca de mangás esportivas e na sexta colocação está Ahiru no Sora (basquete), que continua com um bom desempenho nas vendas e na recepção dos leitores e a cada edição mais próximo de chegar à marca de 500 capítulos publicados. Dado curioso: é a oitava edição consecutiva que Ahiru no Sora não tem uma pausa, o que pode significar que o autor volte a ter uma pausa logo em breve, se considerarmos que em 2016 a maior sequência de capítulos de Ahiru publicados consecutivamente foi de nove edições.

Fechando a trinca de mangás esportivos está o mangá de boxe Hajime no Ippo, na sétima colocação. A situação de Hajime segue tranquila e o mangá deve alcançar a marca de 1200 capítulos publicados até meados de 2018, isto é, se não entrar em um hiato longo até lá. Hajime ainda apresenta um ótimo nível de vendas (pouco menos de 300 mil cópias em média por volume). Não chega a ser um rendimento tão alto quanto na época de seu auge, na década de 1990, mas como é um nível de vendas superior a vários novatos promissores e relativamente próximo do nível de vendas de Daiya no Ace - Act II.

Domestic na Kanojo dá as caras na oitava colocação. O rendimento de DomeKano segue satisfatório e o mangá segue bem-recebido. Porém não se descarta a possibilidade da autora Kei Sasuga encerrar a obra em breve. Se isso acontecer seria um pouco mais pra frente, possivelmente mais perto da reta final de 2017 ou mesmo no primeiro semestre de 2018. Felizmente a obra ainda não apresenta sinais de saturação, o que dá liberdade à autora para desenvolver a obra.

Mas se por um lado a autora de DomeKano tem total tranquilidade para desenvolver sua obra, Yoshiwaka Miki, autora de Yamada-kun to 7-nin no Majo (nono lugar nessa TOC), não poderá protelar o desenvolvimento do mangá por muito tempo, pois a obra não vende muito e se permanecer por muito tempo na revista pode ser encerrada em uma situação de grande desgaste. Inclusive, é bem possível que, se a autora optar por encerrar Yamada-kun enquanto é tempo a obra acabe ainda no ano de 2017. Vale lembrar que o mangá ainda conta com o apoio dos editores mesmo estando teoricamente no "limbo do esquecimento" da Shonen Magazine.

Fechando o Top 10 aparece o novato Vector Ball. Se por um lado os editores esperavam que o rendimento de Vector Ball fosse melhor, por outro o mangá conseguiu se estabilizar, diferente de outras apostas pompostas da Shonen Magazine em 2016, tais como Infection, Muteki no Hito (do autor de Liar Game), Tenohira no Netsu o, Fullback e Dr. Prisoner (embora esse último ainda esteja sendo publicado). É bem provável que não demore muito para o mangá ter um rendimento parecido com o de Acma:Game (perto de 30 mil cópias vendidas por volume em até uma semana).

Página Colorida: DAYS


Em décimo primeiro lugar está o mangá de tênis veterano Baby Steps, que no ano editorial de 2017 deve comemorar dois feitos: a marca de 500 capítulos publicados (em breve) e a marca de dez anos de publicação (essa a ser alcançada em outubro de 2017, daqui há 10 meses). Baby Steps ainda consegue mostrar um grande fôlego e manter um bom espaço para mostrar força na revista, inclusive apresentando uma média de vendas de volumes próxima à de Daiya no Ace - Act II.

Na décima segunda e na décima terceira colocação ficaram Acma:Game e Real Account respectivamente. Enquanto Acma:Game começa a encostar na marca de 200 capítulos publicados e de quatro anos de publicação (a serem completados em abril) Real Account está muito perto da marca de 100 capítulos publicados e demonstra que sua transferência vinda da Bessatsu Shonen Magazine valeu a pena, ainda que Real Account não seja um fenômeno de vendas. Acma:Game vende em média 30 mil cópias por volume em até sete dias, enquanto Real Account vende quase 40 mil nesse mesmo período. Ambos continuam em uma situação confortável no plantel.

Em décimo quarto lugar ficou o veterano mangá de futebol Area no Kishi, que, assim como Ahiru no Sora e Baby Steps, a cada edição está mais próximo de alcançar a marca de quinhentos capítulos publicados. Apesar de não ter mais tanto apelo comercial Area no Kishi ainda consegue vender em média 120 mil cópias por volume aproximadamente, quantidade significativa para a manutenção da obra e a liberdade do roteirista e roteirista para seguirem adiante com o desenvolvimento de Area no Kishi.

Na porta do bottom/décima quinta colocação aparece Kamisama no Iuutori Ni, que teve seu penúltimo capítulo publicado nessa TOC. O último capítulo será publicado na edição #04/05 e ganhará uma página colorida como sinal de despedida. A obra tinha um bom desempenho nas vendas de volumes (média de 150 mil cópias vendidas por volume). O fim da obra é natural, ou seja, Iutoori Ni não corria riscos de cancelamento. O fim de Kamisama no Iutoori Ni não chega a ser um péssimo sinal para a revista, mas a Shonen Magazine precisará repor o bom nível de vendas da continuação de Iutoori Ni com algum mangá novato que consiga vender em torno de uma média de 150 mil cópias por volume.

Página Colorida: Seitokai Yakuindomo (Anúncio de Filme Animado)

Já no décimo sexto lugar e abrindo o bottom está Enen no Shouboutai. Curiosidade: apesar de ter aparecido algumas vezes no bottom no ano de 2016, a obra não aparecia entre os cinco últimos ranqueados desde a edição #45. Ou seja, foram nove edições seguidas ficando acima do bottom. A situação de Enen é seguríssima, vide o potencial de expansão comercial que o mangá de Atsushi Ohkubo (também autor de Soul Eater) apresenta. Em décimo sétimo lugar está um dos próximos alvos de cancelamento da revista, Dr. Prisoner. As vendas de seus volumes não foram boas o bastante para fazer com que o mangá se estabilizasse e a obra tem boas chances de acabar cancelada em não muito tempo, ou transferida para a Magazine Pocket (o que também seria desvantajoso, como vou explicar no parágrafo abaixo).

E, na décima oitava posição, tivemos o nosso mais novo "cancelado" do plantel: Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~. Na verdade o mangá será transferido para a Magazine Pocket, revista digital/aplicativo para onde vão os mangás cancelados e que os editores não veem mais potencial. Esse foi o destino de Infection, Muteki no Hito e Tenohita no Netsu o, por exemplo, e agora é o que acontece com Mononote. A obra, escrita pelo desenhista de AKB49~Renai Kinshi Jourei, não foi muito bem-aceita pelo público da Shonen Magazine e acabou saindo fora da revista. Tsurezure Children novamente ficou na última posição para fechar a edição, o que não é raro para a revista, que já fechou algumas edições em 2016, principalmente a partir da segunda metade do ano, com o hiato do gag mangá Rupodama!. As vendas de Tsurezure são boas e estáveis, o que garante que o mangá permanecerá sendo publicado na revista por um tempo considerável.

Bem, pessoal, lembrete importantíssimo antes de fecharmos a análise: na próxima edição teremos a estreia de um novo mangá: 6cm no Kizuna, de autoria da dupla Shirou Adachi e Shin Nakajima (aparentemente uma dupla de novatos). A julgar pela prévia da edição, que pode ser conferida logo abaixo (chega de clicar em tanto link externo, né, pessoal?) parece que será um mangá de corrida e/ou atletismo.

Prévia da TOC #04/05 da Shonen Magazine

Bem, pessoal, assim se encerra a minha análise da edição #02/03 da Weekly Shonen Magazine. Na próxima semana não teremos lançamento de uma nova edição da revista, o que só deve acontecer daqui a pelo menos 14 dias. Até lá então, caros leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'