domingo, 18 de dezembro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #03-04 (Ano 2017).


Uma Edição Normal(?)

Escrito por Diego Felipe.

O ano editorial de 2017 já começou mas o ano de 2016 em si ainda não. O começo de ano da Shonen Sunday não deve ser muito agitado - a única surpesa por ora é o anúncio do novato Maiko-san chi no Makanai-san. No entanto é bem possível que mais pra frente a chapa venha a esquentar, ainda mais acompanhando o desempenho dos novatos Ryoko e Dameterasu-sama。, que aliás passou a ser ranqueado nessa edição.


TOC Weekly Shonen Sunday #03/04 (2017):
Nanase Nishino (Capa)
Ryoko (Página Colorida de Abertura, 23 pg.)  (capítulo 09)
01. Detective Conan (capítulo 982)
02. Major 2nd (capítulo 79)
03. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 32)
Komi-san wa、Komyushou Desu。(Página Colorida) (capítulo 51)
04. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 331)
05. Dagashi Kashi (capítulo 124)
06. Souboutei Kowasubeshi (capítulo 35)
Zettai Karen Children (Página Colorida) (capítulo 466)
07. Dameterasu-sama。(Primeiro Ranqueamento) (capítulo 08)
08. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 29)
09. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 55)
10. Saike Mata Shite mo (capítulo 67)
11. Kyoukai no Rinne (capítulo 555)
12. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 98)
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, 32 pg.) (capítulo 54)
13. Be Blues! - Ao ni Nare (capítulo 272)
14. Tenshi to Akuto!! (capítulo 97)
15. Hatsukoi Zombie (capítulo 58)
16. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。(capítulo 41)
17. Keijo!!!!!!!! (capítulo 161)
18. Oni wo Tadorite Ikuseisou (capítulo 27)
19. Denpa Kyoushi (capítulo 234)
20. Hayate no Gotoku! (capítulo 553)
21. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 280)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 34)
Arata Kangatari (Em Hiato) (pausado no capítulo 120)
Gin no Saji (Em Hiato) (pausado no capítulo 232)


TOC Weekly Shonen Sunday #05/06 (2017):
Capa: Kis-My-Ft2
Página Colorida de Abertura: Maiko-san chi no Makanai-san (Novo Mangá, por Aiko Koyama)
Páginas Coloridas: Dagashi Kashi, Joujuu Senjin!! Mushibugyo
Ausente: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
Em hiato: Arata Kangatari e Gin no Saji



Página Colorida de Abertura: Ryoko

A capa da edição e as fotos principais foram estampadas pela cantora e modelo Nanase Nishino, integrante do grupo de idols Nogizaka46. A página colorida de abertura foi para Ryoko, novato que os editores estão botando uma fé imensa de que será um grande sucesso. A recepção de Ryoko é muito positiva e está deixando os editores animados. É torcer que esse êxito realmente se concretize e que o mangá tenha boas vendas de volumes. As outras páginas coloridas foram para o novato Komi-san wa、Komyushou Desu。, que continua apresentando um bom desempenho da revista e ganhando destaque por partes dos editores, e do veterano Zettai Karen Children, que por sua vez já não tem se destacado tanto quanto antes mas ainda conta com o apoio e o carinho de leitores e editores.

Nessa edição saiu o 54° capítulo de Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai, mangá publicado mensalmente na revista e que segue com um desempenho positivo na revista. Sunday Hikagaku Kenkyujo segue fechando a revista, ficando em último em todas as edições e nunca sendo ranqueado. Não é garantido que Sunday Hikagaku irá durar por muito tempo na revista, uma vez que é difícil pesquisar como vem sendo a recepção da obra ou seu desempenho comercial (embora ele provavelmente seja muito baixo). Arata Kangatari e Gin no Saji seguem em hiato, sem previsão de retorno.

Dentre os mangás ranqueados, a primeira posição não é nenhuma surpresa: é nada mais, nada menos que Detective Conan, um dos mangás mais importantes (senão o mais importante) da história da revista. Com vinte e dois anos de publicação e vinte da exibição do anime, Conan ainda apresenta um rendimento muito bom não só para a revista como para a editora Shogakukan. Recentemente saiu o primeiro trailer do próximo filme de Conan, aliás o vigésimo primeiro filme da franquia. Para conferí-lo é só clicar aqui.

Em segundo está Major 2nd, continuação do clássico mangá de beisebol Major. Com a proximidade do fim de Magi, Major 2nd será um dos principais mangás a aguentar a barra nas vendas de mangás e atração de leitores (em cinco volumes a média de vendas é por volta de 250 mil cópias). Na terceira colocação ficou o gag mangá Maou-jou de Oyasumi, que pelo menos a curto prazo está em situação segura e vai tendo boa aceitação por ora. Não quer dizer que o mangá ficará seguro a longo prazo mas sim que se o desempenho das vendas de Maou-jou melhorarem é possível que o mangá prossiga por um bom tempo na Shonen Sunday.

Página Colorida de Abertura: Ryoko

No quarto lugar está Magi ~ The Labyrinth of Magic, que esteve ausente na edição passada mas retornou nessa edição. É gigantesca a possibilidade de Magi, que está em seu arco final, ser encerrado em 2017... e mesmo o mangá tendo perdido um pouco de popularidade recentemente o mangá vende muito bem e seu fim será uma perda comercial e financeira forte se a Shonen Sunday não souber se planejar para repor. Já a quinta posição é de Dagashi Kashi, que continua sendo um gag mangá com um ótimo rendimento. Seus volumes tem rendimento acima de 200 mil cópias por volume em média, resultado alcançado após a exibiçaõ do anime. Em suma, Dagashi Kashi é uma das obras mais seguras da line-up... inclusive, na próxima edição Dagashi receberá uma página colorida.

Souboutei Kowasubeshi aparece em sexto nessa TOC. Souboutei se mostrou o novato mais promessor lançado esse ano, alcançando uma média superir a 100 mil cópias logo nos dois primeiros volumes. Se esse desempenho não decair, será mais um êxito na carreira do cinquentão Kazuhiro Fujita, um dos mais experientes e bem-sucedidos da revista - assim como os também cinquentões Rumiko Takahashi, de Kyoukai no Rinne, e Hiroyuki Nishimori, de Hiiragi-sama. Mesmo com Souboutei apresentando um ótimo desempenho comercial e crítico, a Weekly Shonen Sunday segue a procura de novatos com alta rentabilidade.

A edição ficou marcada pelo primeiro ranqueamento válido do novato Dameterasu-sama。, que ficou na sétima colocação. Ainda é cedo pra dizer se Dameterasu-sama fará sucesso mas o mangá de Shun Fujiki (mesmo autor de Hajimete no Aku), vale lembrar, foi publicado na primeira edição do ano editorial de 2016 como um one-shot, que por sua vez foi bem-recepcionado, o bastante para ser serializado. A propósito é importante lembrar que infelizmente está se tornando cada vez mais rara a publicação de one-shots na Weekly Shonen Sunday, mesmo o editor-chefe, que assumiu o cargo em 2015, tendo avaliado que mais one-shots seriam publicados na revista.

Em oitavo está Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari. Aozakura vende relativamente bem pra um mangá de baixa tiragem e tem um bom apoio dos editores atualmente. Porém, isso não significa que o mangá estará seguro a longo prazo. Nanoha Yougashi-ten no Ii Shigoto (do autor de The World God Only Knows) também recebeu bastante destaque e apoio dos editores e até começou com uma boa recepção, mas as vendas baixas acabaram fazendo Nanoha ser cancelado. Esse mesmo risco já se concretizou antes com o mangá anterior do autor de Aozakura: Heavens Runner Akira. Fica a torcida para que Aozakura tenha um destino diferente. A propósito, o mangá estará ausente na próxima TOC.


Página Colorida: Komi-san wa、Komyushou Desu。

A nona posição é de Amano Megumi wa Suki Darake!, que continua com um bom desempenho na revista e vai se mostrando uma das prováveis apostas da revista para uma futura adaptação em anime. O fato é que esse gag mangá ecchi está se destacando bastante entre os leitores, tanto que raramente pega uma posição baixa na ordem de leitura E, enfim, fechando o Top 10 está Saike Mata Shite mo, que nessa edição deu um "pulinho" do gato na ordem de leitura, ficando em uma posição mais alta. O mangá de Tsubasa Fukuchi tem uma boa aprovação crítica e o autor, por sua vez, tem um bom relacionamento com os editores, o que faz com que tenha liberdade para publicar a obra mesmo fazendo pausas (Saike é publicado em partes).

Em décimo primeiro, Kyoukai no Rinne, cuja terceira temporada do anime deve ser lançada em abril de 2017. A situação do mangá segue tranquila. Mesmo com os volumes não vendendo tanto, a popularidade do anime contribui para que o mangá fique em destaque. Em suma, Rinne segue muito seguro na Shonen Sunday.Na décima segunda colocação está Tokiwa Kitareri!!. A obra costuma aparecer com frequência em posições baixas ou no meio da ordem de leitura, mas sua situação é bem estável. Tokiwa está muito perto da marca de 100 capítulos publicados. O mangá tem um rendimento estável (entre 60-70 mil cópias em média vendidas por volume) e tem boas chances de se expandir comercialmente mais pra frente caso venha a ganhar um anime.

O décimo terceiro lugar da edição ficou ocupado por Be Blues! - Ao ni Nare, mangá de futebol com um bom rendimento. A obra já está merecendo há tempos uma adaptação em anime (pelo menos a meu ver), porém não sabemos ao certo se o mangá virá a receber essa adaptação no futuro. Potencial não falta, já que é um dos poucos mangás recentes da Shonen Sunday que conseguem vender mais de 150 mil cópias em média por volume sem ter sido adaptado antes. Fica a torcida para que a revista não desperdice essa boa oportunidade de se expandir comercialmente em tempos de crise.


Página Colorida: Komi-san wa、Komyushou Desu。

Tenshi to Akuto!! dá as caras na décima quarta posição. O mangá costuma variar bastante suas posições na ordem de leitura, embora apareça com frequência relativamente maior na parte do meio da ordem de leitura. O mangá tem vendas razoáveis/satisfatórias e está perto de chegar à marca de cem capítulos publicados, marca que deve alcançar, caso não se ausente, nas próximas três edições. O mangá está perto de completar dois anos de publicação (o que acontecerá em janeiro de 2017). Aliás, a possibilidade de Tenshi receber um anime começa a ser considerável devido à boa frente de capítulos (embora isso não signifique que Tenshi realmente ganhará anime, mas sim que as chances de se considerar um passam a ser reais).

A décima quinta posição foi para Hatsukoi Zombie, mangá de comédia romântica ecchi que aparece com frequência na parte do meio da ordem de leitura. Apesar de não vender muito seus volumes, o rendimento do mangá é satisfatório para os editores, que não raramente dão uma página colorida ao mangá. Aliás o quinto volume foi lançado no dia 16 de dezembro (ou seja, na sexta-feira). Dificilmente aparecerá no Ranking Oricon das vendas de mangás da semana referente entre os dias 12 e 18 de dezembro, embora o desempenho nas vendas seja satisfatório para que os editores mantenham Zombie.

Na porta do bottom, na décima sexta colocação, aparece Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, que apesar de pegar posições relativamente mais baixas na ordem de leitura conseguiu apresentar um rendimento estável nas vendas de volume e na recepção dos leitores, o que garante que a obra permaneça por um bom tempo na revista. Já no décimo sétimo lugar, abrindo o bottom, está Keijo!!!!!!!!, que por enquanto parece que não vai se expandir muito comercialmente mesmo após ter ganho uma adaptação em anime (que aliás ainda está em exibição). É bem possível que após o anime o mangá comece a ficar no "limbo do esquecimento".

Em décimo oitavo aparece o maior candidato a cancelamento da revista atualmente: Oni wo Tadorite Ikuseisou. A recepção inicial do mangá não foi ruim mas as vendas foram insatisfatórias o bastante para que os editores decidissem por não apoiar a permanência de Oni wo Tadorite da mesma forma que estão fazendo com outros novatos, como Komi-san, Aozakura e Maou-jou de Oyasumi. Por outro lado a obra foi ganhando um certo desenvolvimento, provavelmente porque os editores optaram por deixar o autor desenvolver a obra até o final. Na verdade acredito eu que os editores confiam no potencial do autor de Oni wo Tadorite e provavelmente ele receberá uma nova chance de publicar um mangá na revista.

Página Colorida: Zettai Karen Children

A décima nona colocação ficou com Denpa Kyoushi, que está atirado no "limbo do esquecimento" da Shonen Sunday. E, como explicado, esse limbo do esquecimento faz com que Denpa não tenha mais o destaque de antes, embora os editores não venham a pressionar o autor tanto quanto a Shonen Jump faz com seus autores. É bem provável que Denpa seja encerrado em um prazo não muito longo, inclusive é um dos mangás com boas chances de ser encerrado entre 2017 e/ou 2018.

No antepenúltimo lugar, isto é, vigésimo lugar está Hayate no Gotoku!, que está em sua reta final. A obra pode não estar mais no auge da popularidade mas é uma das não muitas obras da revista a encostar na marca de 100 mil cópias em média vendidas por cada volume (isto é, com relação aos volumes mais recentes). Se por um lado Hayate está perto do fim, por outro o autor Kenjiro Hata já deu sinais de que não pretende dar uma pausa na carreira de mangaká tão cedo, uma vez que afirmou que tinha pretensões de lançar um novo mangá ainda em 2017. Mesmo que isso não ocorra, tem a possibilidade dele retornar com o mensal Ad Astra Per Aspera.

E na vigésima posição, como último mangá ranqueado e penúltimo da ordem de leitura, aparece Joujuu Senjin!! Mushibugyo, que está cada vez mais sem espaço no plantel. As chances do mangá ser encerrado em breve são relativamente grandes. No entanto, mesmo com a obra perdendo espaço, os editores seguem apoiando o mangá, inclusive Mushibugyo ganhará página colorida na próxima edição.

Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #03/04 da Shonen Sunday. A próxima análise só vai sair daqui a duas semanas. Mas quero lembrar que nessa próxima TOC vai estrear Maiko-san chi no Makanai-san (já tinha citado ele no começo da análise). O autor é Akio Koyama, que já lançou algumas obras curtas em outras revistas da editora Shogakukan e que já foi assistente de Raiku Makoto (autor de Gash Bell! e Vector Ball) e Shinji Saijyou (autor de Tetsunabe no Jan!).

Prévia da edição #05/06 da Weekly Shonen Sunday

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'