sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #07 (Ano 2017).


5 ou 50 anos? 

Após muitos dias sem a revista, estamos de volta com a TOC da Weekly Shonen Jump - e retornamos com várias informações surpreendentes, e de certo modo positivas - essa primeira análise do ano de 2017 mostrará que esse ano, parece que os editores estão disposto a apoiar suas séries, e encontrar novos sucessos para a revista . Por isso, é melhor vocês pegaram a pipoca, uma copo de coca-cola, sentar-se bem cômodos na cadeira e começarem a mais uma análise minha. Então, sem mais delongas, vamos ver a TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #07 (16/01)
Kimetsu no Yaiba (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Black Clover
02 - ONE PIECE
03 - Boku no Hero Academia
04 - Haikyuu!!
Samon-Kun wa Summoner (Página Colorida)
05 - Yakusoku no Neverland
06 - Sesuji wo Pin! to
Imawa no Juukurou (Página Colorida, One Shot)
07 - PSI Kusuo Saiki
Yuragi-Sou no Yuuna-San (Página Colorida)
Ole Golazo (Capítulo 06)
08 - Shokugeki no Souma
09 - Hinomaru Zumou
10 - Spring Weapon Number One
Demon's Plan (Capítulo 07, Pré-Rank)
11 - Gintama
12 - Ibitsu no Amalgam 
Isobe Isobee Monogatari
World Trigger (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia da Edição #08:
Capa e Página Colorida de Abertura: Yakusoku no Neverland
Página Colorida: Haikyuu!! e Spring Weapon Number One
One Shot: Golem Hearts (Página Colorida) e Whim 
Ausentes: ONE PIECE, World Trigger e Hunter x Hunter.

Página Colorida de Abertura de Kimetsu no Yaiba. 

Começando pelos mangás não ranqueados, o mangá que abriu a revista foi o nosso querido Kimetsu no Yaiba, que inclusive ficou na trigésima segunda colocação do meu TOP. A série está recebendo a sua primeira capa desde de sua estréia, e por incrível que parece, mesmo vendendo três vezes menos, conseguiu ganhar esse privilégio antes mesmo do seu companheiro de leva, Yuragi-Sou no Yuuna-San. Não estou dizendo que Kimetsu no Yaiba não mereça a capa, a série está ótima e realmente espero que suas vendas consigam aumentar, digo somente que Yuragi-Sou no Yuuna-San também merece este mesmo privilégio, já que é uma série que está ganhando tantos leitores. Já estamos cansado de vê-la, como essa semana, ganhando somente uma página colorida.

Falando em página colorida, também tivemos páginas coloridas para a comédia Samon-Kun wa Summoner e para o One Shot Imawa no Huukurou - mas o grande destaque dos mangás não classificados ficou para Demon's Plan, que conquistou um pré-rank bem baixo. Isso não significa o cancelamento da série, pois nesse altura do campeonato, os editores devem ter tido a recepção dos dois ou três primeiros capítulos, por isso, ainda devem estar analisando se continua a apoiar a série ou não, contudo, não podemos negar que para a série ter sido tão mal classificada, tem grandes chances desses três primeiros capítulos terem sido mal recepcionados. Começaremos a ter a resposta sobre o verdadeiro rendimento da série a partir da próxima. Já Ole Golazo pegou uma posição intermediária, mas ainda é muito cedo para tirarmos qualquer conclusão.

Página Colorida de Kimetsu no Yaiba.

Em primeiro lugar tivemos Black Clover, que começou o ano de 2017 liderando na revista - Acredite, esse ano veremos muitas mais vezes a série na primeira colocação, pois claramente os editores darão um grande destaque para o mangá, para assim atrair todo o público que conhecerá a série através do anime. Se ano passado os editores deram um gigantesco foco em Boku no Hero Academia por esse mesmo motivo, esse ano a situação deve acontecer com a série de Tabata Yuuki. Ainda é muito cedo para dizermos que se o mangá conseguirá superar Boku no Hero Academia, se tornando assim o terceiro pilar da revista (a série já é claramente tratada como o quarto pilar, mesmo vendendo menos que várias obras da revista) - Será complicado a série conseguir realizar este feito, mas por mais complicado que seja, não é impossível, já vimos outros mangás, como Kuroko no Basket, conseguirem ter um aumento de vendas bem superiores ao que Black Clover precisa para superar a série sobre a acadêmia de super-heróis.

Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que na próxima semana estará ausente na revista - a série continua a ter suas tradicionais pausas, o que claramente não é mais um problema para ninguém que segue o mangá, aliás, a maioria prefere que tenha essa pausas, pois assim evita que a saúde de Oda piore de uma vez por todas, causando um hiatos interminável. Aliás, a Shonen Jump não pode se permitir outro mangá entrando em hiato, seria uma grande perda de dinheiro, principalmente se esse mangá for One Piece, que é a série mais lucrativa da revista atualmente. As vendas de cada unidade da Jump despencaria, o que causaria uma crise ainda maior na revista, além de prejudicar também o anime, que tem uma audiência bem sólida. - seria ainda mais trágico, se acontecesse em 2017, ano que a Jump está realçando a série para assim comemorar os seus 20 anos de vida. Deste modo, é muito importante que a saúde de Oda não piore, para o bem dos leitores da revista e também para o bem dos editores.

Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que continua ficando nas primeiras colocações da revista. A dúvida grande é; será que o anime terá uma terceira temporada? As vendas dos DVD's da primeira temporada foram bem baixo do esperado, por exemplo, vendeu menos que a segunda temporada de Nisekoi (que vendeu bem até, estranho não ter tido uma continuação) e a primeira temporada de Shokugeki no Souma. Dificilmente veremos uma melhora de vendas na segunda temporada, mas se a série conseguir estabilizar suas vendas, o que pode acontecer dependendo de como o estúdio irá desenvolver essa "season", podemos já considerar uma grande vitória. Vendendo o mesmo que a primeira temporada (uma média de 2.5 mil cópias), não garantiria a sobrevivência da série, pois é um número relativamente baixo; somente mangás com grandes vendas de gadgets ou com boa audiência são renovados com esse número. Se Boku no Hero Academia for uma daquelas séries que vende muitos gadgets e produtos externos, trazendo assim um bom retorno para o estúdio Bones, que produz o seu anime, veremos uma terceira temporada. Caso isso não aconteça, o anime deverá acabar com 26 episódios.~

Página Colorida de Samon-Kun wa Summoner

Em quarto lugar tivemos Haikyuu!!, que deve ganhar muito em breve a sua capa de aniversário de cinco anos. Eu já havia comentado anteriormente que um dos momentos mais complicados para uma série é entre os seis e sete anos de vida, tendo como o momento mais baixo, meados dos quatro anos de vida - Na época que expliquei esse fenômeno, achei de "crise de meia-idade", pois é nessa idade que uma série da Jump começa a ter uma queda de popularidade - a maioria das séries que passam dessa terrível fase intactas sobrevivem até 7 a 10 anos, por isso chamo de meia idade, pois seria como "5" anos fosse os "50" anos para nós.. Crise tão forte, que muitas séries mesmo com anime em exibição não consegue melhorar suas vendas ou sua popularidade; atualmente vimos Toriko, Beelzebub e Nisekoi passando por essa queda de vendas após o seu terceiro ano de vida. Nisekoi pelo menos acabou sendo encerrado naturalmente, sem pressa, mas os outros dois sofreram grandes pressões editoriais, que praticamente obrigaram esses dois autores a encerrar os seus mangás antes do momento planejado por eles. Haikyuu!! vem passando por esse momento, sem parecer sofrer nenhuma consequência, o público continua estável e poucos estão deixando de ler o mangá, por isso, podemos dizer que a série conseguiu conquistar realmente o seu público leitor. Tem grandes chances de Haikyuu!! conseguir sobreviver por muito tempo.

Em quinto lugar, fechando o TOP 5, tivemos Yakusoku no Neverland, que na próxima semana receberá sua primeira capa desde a sua estréia; é fantástico perceber que os editores estão apoiando a série, e espero ver mais outras duas capas ainda esse ano (uma delas, claramente, é a de aniversários) - mas não pense que série não está merecendo esse destaque, as vendas do seu primeiro volume foram ótimas, cerca de 85 mil cópias em 1 mês - provavelmente o próximo volume deve conseguir alcançar a marca de 100 mil cópias em 1 mês, o que seria de grande agrado para os editores, que estão ansiando por novas séries de grande sucesso comercial. É interessante notar um pequeno detalhe, os primeiros dias de vendas de Neverland, não foram realmente fantástico, mas as vendas, nas semanas seguintes foram simplesmente espetaculares, o que comprova que os compradores dos volumes conselharam outras pessoas a lerem a série. A publicidade boca a boca foi gigantesca, e esse é um punto que pode ajudar muito a série a crescer em vendas nos próximos volumes e também quando for lançado um anime seu

Em sexto lugar tivemos Sesuji wo Pin! to, que parece que continua tendo o apoio do grupo editorial, mesmo a série tendo estabilizado suas vendas em cerca de 40 mil cópias por volume. É importante saber duas coisas; os leitores normais da Weekly Shonen Jump, tendem a não comprar os volumes dos mangás que leem, pois os volumes entregam muito poucos conteúdos novos, deste modo não vale a pena gastar o dinheiro neles; por isso que a revista vende 2.1 milhões de cópias, contudo os mangás vendem, em grande maioria, abaixo das 300 mil cópias. Quem compra os volumes de mangás são dois núcleos; o primeiro, e talvez mais importante para Jump, que aqueles que simplesmente AMARAM o mangá, por isso compra para colecionar ou ler o conteúdo extra publicado pelo autor. O segundo grupo também é muito importante, que é aqueles que compram o mangá, pois não leem a revista. Esse grupo explode após uma série ganhar um anime, pois deste modo, aqueles que não gostam de mangá podem se ligar tanto a série que decidem ler o mangá só para saber o que acontece (logicamente esse grupo tende a abandonar a série muito facilmente). Sesuji wo Pin! to parece que não está atraindo nenhum desses dois grupos, porém, isso não significa que a série não seja popular dentro da revista. Talvez ainda agrade muitos leitores, que continuam a votar na série.

Página Colorida de Imawa no Juukurou (One Shot)

Em sétimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que continua bem estável na revista, e não corre nenhum risco de cancelamento, pois em breve estreará a sua segunda temporada, e também terá o lançamento do seu tão esperado Live-Action. 2017 pode ser um ano fabuloso para a série. Em oitavo lugar tivemos Shokugeki no Souma que realmente entregou com tudo na crise de meia-idade, as suas vendas estão caindo, provavelmente a popularidade interna também, e por consequência, os editores não devem estar mais apostando tanto assim na obra. Claramente ainda não desistiram do mangá, e devem continuar dando capas e páginas coloridas para a série, mas se o ritmo de queda de vendas continuar a cair, tem grandes chances do mangá acabar sendo cancelado no segundo semestre de 2018 ou, o que é bem mais provável, no primeiro semestre de 2019. É uma pena ver Shokugeki no Souma tendo uma tamanha queda de popularidade, já que parecia a segunda mais promissora da leva de 2012, que era composta por: (Nisekoi, Haikyuu!!, Ansatsu Kyoushitsu, PSI Kusuo Saiki e Shokugeki no Souma) - tem também Hungry Joker, mas esse deus dos mangás está muito além de ser promissor, é já uma lenda. Espero ver a situação da série melhorar nas próximas semanas, os autores só devem conseguir desenhar um arco mais emocionante, adicionados novos personagens e batalhas que realmente te deixem animado.

Hinomaru Zumou ficou na nona colocação, e é um outro mangá que pode estar acabando muito em breve. A série não conseguiu deslanchar em vendas de nenhum modo, infelizmente os seguidores da série que a votam internamente da revista, não estão dispostos a comprar os seus volumes individuais, fazendo assim que a série passe por uma grande dificuldade em vender acima da marca de 50 mil cópias por volume, por isso, se o autor decidir encerrar o mangá e partir para uma nova história, será uma decisão bem sábia, caso o seu objetivo é lançar séries de grandíssimo sucesso e com vendas altas. Eu lembro como todos ficaram surpresos por ver o mangá na primeira colocação no seu TOC de estréia, não teve uma pessoa que não ficou surpreso por causa da sua classificação (na época acreditávamos que era votação do público ,por isso interpretamos que o público votou em massa na série, mas provavelmente o público votou muito bem e os editores decidiram realçar ainda mais a série, para assim ela se destacar. Infelizmente, em termos comerciais, esse foi o momento mais alto da série, pois os capítulos seguintes tiveram classificações altas, mas a melhor possível (no caso, a série teve mais um outro primeiro lugar, mas não vamos leva-la em consideração). Seria legal se a série não acabasse e ganhasse um anime, mas parece bem complicado disso acontecer.

Página Colorida de Yuragi-Sou

Em décimo lugar tivemos uma grande surpresa; Spring Weapon Number, que eu já colocava como um cancelamento garantido. Essa posição mesmo não sendo muito alta, é boa, pois a série conseguiu ficar acima de Gintama e Demon's Plan, além disso , estranhamente, a série receberá uma página colorida da próxima semana - E isso pode significar algumas coisas; a primeira é que a série aumentou de popularidade, assim os editores devem estar pensando em estrear dois mangás somente, que pegarão a vaga de Ibitsu no Amalgam e Red Sprite. A segunda possibilidade é que a série melhorou de popularidade, e os editores estão mesmo assim planejando cancelar três séries, no caso uma delas é Demon's Plan, que pode receber um chute na bunda antes de completar quinze capítulos A terceira possibilidade, menos provável, mas ainda bem possível; os editores estão dando um destaque na série para ver se a popularidade aumenta, do mesmo modo que fizeram com Ibitsu no Amalgam. Porém, para isso ser verdade, provavelmente estão planejando adiar por mais várias semanas a estréia da nova leva, provavelmente entre a edição #12 e #15 desse ano. Ainda é cedo para dizer qual dessas alternativas são realmente verdadeiras (talvez até mesmo nenhuma dessas), mas acredito que saberemos muito em breve.

Em décimo primeiro lugar tivemos Gintama que está recebendo o tratamento de uma série que está sendo encerramento, que no caso é; "tá acabando? te deixo nas últimas colocações quase todas as semanas, e te destaco somente em algumas.", estratégia na qual a revista vem utilizando da muito tempo, provavelmente desde os anos 70. De qualquer modo não deve acontecer da série receber uma pressão editorial que a obrigue a encerrar precocemente o mangá. Em último lugar tivemos o nosso querido, e com grandes chances de ser cancelado, Ibitsu no Amalgam. Direi, ainda é cedo para dizer se a série será realmente cancelada, podemos ter grandes surpresas - essas páginas extras para a série e as páginas coloridas para Spring Weapon Number One prova que os editores ainda estão planejando salvar uma dessas duas séries, mesmo que se a popularidade não aumentar, podem acabar cancelando as duas. Estou realmente curioso para saber quais mangás os editores estão planejando cancelar e também estrear.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'