terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #09 (Ano 2017).


O Sucesso da Princesa Dorminhoca

Escrito por Diego Felipe

Entre as edições #22/23 e #26 de 2016, estrearam quatro novatos, na seguinte ordem: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Maou-jou de Oyasumi, Komi-san wa Komyushou Desu e Oni wo Tadorite Ikuseisou. Aozakura alcançou um sucesso razoável, enquanto Maou-jou e Komi-san despontaram de forma mais evidente. Oni wo Tadorite está fracassando. Com relação a Maou-jou, esse começa a demonstrar a que veio por meio de um aumento recente nas vendas dos volumes, isto é, em comparação ao nível de vendas do primeiro pro segundo volume.


TOC Weekly Shonen Sunday #09 (2017):
Maou-jou de Oyasumi (Capa, Página Colorida de Abertura, Capítulo Duplo, 23 pg.) (capítulos 36 e 37)
01. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 39)
02. Major 2nd (capítulo 82)
Maiko-san chi no Makanai-san (Pré-Rank) (capítulo 04)
Amano Megumi wa Suki Darake! (Página Colorida) (capítulo 59)
03. Detective Conan (capítulo 985)
04. Dagashi Kashi (capítulo 128)
05. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 335)
06. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 55)
07. Kyoukai no Rinne (capítulo 559)
08. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 32)
09. Ryoko (capítulo 13)
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, 29 pg.) (capítulo 55)
Denpa Kyoushi (Página Colorida) (capítulo 238)
10. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 102)
11. Dameterasu-sama。 (capítulo 12)
12. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 284)
13. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 44)
14. Hatsukoi Zombie (capítulo 62)
15. Tenshi to Akuto!! (capítulo 101)
16. Hayate no Gotoku! (capítulo 557)
17. Keijo!!!!!!!! (capítulo 165)
18. Zettai Karen Children (capítulo 469)
19. Saike Mata Shite mo (capítulo 71)
20. Oni wo Tadorite Ikuseisou (capítulo 31)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 38)
Be Blues! ~ Ao ni Nare (Ausente) (pausado no capítulo 275)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)


TOC Weekly Shonen Sunday #09 (2017):
- Capa: Erika Karata
- Página Colorida: Birdmen
- Em hiato: Arata Kangatari e Gin no Saji


A capa e a página colorida de abertura, como já devem ter percebido, foi para Maou-jou de Oyasumi, que na semana passada teve 20 mil cópias vendidas após o lançamento de seu segundo volume. Com isso Maou-jou demonstra que também está conseguindo um rendimento bem positivo para os padrões da Weekly Shonen Sunday e que conseguirá se estabilizar e fazer sucesso enquanto for bem-recepcionado. Além da capa e da principal página colorida Maou-jou também teve dois capítulos publicados nessa edição, regalia comum para alguns mangás da concorrente Weekly Shonen Magazine mas que só vemos acontecer (raramente, por sinal) na Weekly Shonen Sunday com gag mangás.

Os outros dois mangás que ganharam páginas coloridas foram Amano Megumi wa Suki Darake! e Denpa Kyoushi, que vivem situações opostas: enquanto Amano Megumi é um mangá recente e que está ganhando força na revista, Denpa é um veterano publicado desde 2011 na Weekly Shonen Sunday e que perdeu muito espaço recentemente. Para todos os efeitos ambos estão em situação estável.

Três mangás não estão sendo ranqueados mesmo sem ter ganho capa ou página colorida: Maiko-san chi no Makanai-san (novato que está em seu quarto capítulo e só passará a ser ranqueado a partir do oitavo capítulo), Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (por ser publicado mensalmente) e Sunday Hikagaku Kenkyujo (que sempre fica na última posição na ordem de leitura para fechar a revista). O mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare esteve ausente nesta edição, mas retornará na TOC #10. Já Arata Kangatari e Gin no Saji seguem em hiato e não tem previsão alguma de retorno, principalmente Arata que praticamente não lança capítulos há quatro anos.

Na primeira posição aparece Souboutei Kowasu Beshi, que na semana passada conseguiu vender pouco mais de 50 mil cópias em menos de sete dias. O mangá de Kazuhiro Fujita está conseguindo fazer sucesso e tem uma ótima aceitação interna por parte dos leitores e editores. Infelizmente Souboutei não foi traduzido por nenhuma scan nem pro inglês, nem pro português e nem pro espanhol. Enfim, Souboutei está em uma situação bem confortável e suas vendas devem se manter muito boas por um bom tempo. Na segunda colocação quem apareceu foi o mangá de beisebol Major 2nd, continuação do clássico Major. Dos novatos lançados na revista desde 2014, Major 2nd é o mais rentável, tendo uma média de vendas de volumes próxima de 250 mil cópias por volume.

Página Colorida de Abertura: Maou-jou de Oyasumi

E não foi desta vez que Detective Conan voltou a ser ranqueado na primeira posição. Ficou em terceiro lugar mesmo. Das sete edições lançadas esse ano, Conan só ficou em primeiro lugar entre os mangás ranqueados em duas edições. Mas na próxima edição o mangá deve dar as caras no primeiro lugar entre os ranqueados, já que a Sunday geralmente deixa Conan como o mangá com a maior quantidade de primeiras posições no ano.

Após ter aparecido no bottom de forma inesperada na edição passada Dagashi Kashi dá um tremendo pulo do gato (dessa vez na melhor direção) e volta a ser ranqueado em uma posição alta na ordem de leitura. A obra continua com um bom rendimento, vendendo em média pelo menos 200 mil cópias por volume. A recepção interna também continua satisfatória, uma vez que não é raro ver Dagashi receber páginas coloridas.

Na quinta colocação está Magi ~ The Labyrinth of Magic, que segue como um dos pilares da revista apesar da queda nas vendas de volumes e na popularidade. A obra será encerrada em 2017, provavelmente na reta final do ano editorial de 2017. Em sexto está Komi-san wa、Komyushou Desu。, que definitivamente está firme no Top 10 (dos mangás ranqueáveis) e está sendo mais uma das apostas de 2016 que se mostram certeiras. A obra vende em média 70 mil cópias por volume, tendo apenas dois volumes lançados até agora. Claro, mesmo com um nível satisfatório de vendas a Shonen Sunday precisa de obras bem mais rentáveis. No entanto Komi-san apresenta um bom nível de vendas para um mangá de comédia curta. Além disso sua recepção interna continua elevada e o mangá já ganhou até capa recentemente.

Kyoukai no Rinne está na sétima posição dessa respectiva edição e continua em situação tranquila, ainda mais com o êxito do anime, cuja terceira temporada será televisionada a partir de abril. O mangá completará oito anos de publicação, também no mês de abril. Rinne não corre risco nenhum de cancelamento, embora as vendas de seus volumes sejam modestas. No oitavo lugar aparece Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari. Aozakura não chega a ter vendas muito elevadas mas seu segundo volume já conseguiu apresentar um nível de vendas superior ao quinto volume de Hatsukoi Zombie, por exemplo, o que na pior das hipóteses o põe na frente do mangá de comédia romântica ecchi na luta pela sobrevivência. A recepção interna e o apoio editorial também colaboram para que Aozakura continue em situação estável pelo menos a médio prazo.

Página Colorida de Abertura: Maou-jou de Oyasumi
Na nona colocação está o novato Ryoko, que continua pegando posições razoáveis na ordem de leitura. Isso não garante o sucesso da obra (Akatsuki no Tyrant em 2015 também aparecia em posições razoáveis e acabou cancelado), pois depende também do nível das vendas dos primeiros volumes da obra (foi por causa das baixas vendas que Akatsuki no Tyrant foi cancelado). Fica a torcida para que Ryoko consiga alcançar um sucesso, no mínimo, razoável.

Fechando o Top 10 tivemos um pulo do gato de Tokiwa Kitareri!!, que, embora em uma situação bem tranquila e estável na revista, geralmente aparece em posições mais baixas na ordem de leitura, muitas dessas vezes no bottom. A obra vende em média pelo menos 60 mil cópias por volume, uma boa quantidade para os padrões da revista. Tokiwa continua em situação estável e é visto com um bom potencial pelos editores.

Dameterasu-sama。 parece que vai firmando vaga cativa no meio de tabela e, sendo assim, está na décima primeira posição. A recepção da obra foi razoável mas só será possível saber se esse novato irá se manter na revista analisando as vendas de seu primeiro volume e as posições na ordem de leitura que a obra passará a pegar após essas vendas. Basta lembrar que Komi-san wa Komyushou Desu e Maou-jou de Oyasumi passaram a receber posições maiores na ordem de leitura após as vendas consideradas boas de seus primeiros volumes.

No décimo segundo lugar está Joujuu Senjin!! Mushibugyo que, assim como Tokiwa Kitareri!!, conseguiu ficar de fora do bottom nessa edição. Mushibugyo pode não estar mais em sua melhor fase na revista, que foi na época em que recebeu uma adaptação em anime. Após o anime, Mushibugyo sofreu uma relativa queda de popularidade e ainda viu muitos novatos começarem a fazer sucesso. Isso fez com que Mushibugyo, assim como seus companheiros de "limbo do esquecimento", ficassem pra escanteio. Não está descartada a probabilidade de Mushibugyo terminar ainda esse ano ou então em 2018.

Página Colorida: Amano Megumi wa Suki Darake!

Na décima terceira colocação está um dos mangás novatos de 2016 que estão fazendo sucesso: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 . É interessante ver como Hiiragi-sama, apesar das boas vendas de seus volumes e de manter uma boa recepção interna, praticamente não ganha páginas coloridas. O motivo pode estar relacionado à idade avançada do autor Hiroyuki Nishimori, que tem mais de 50 anos de idade e quase 30 de carreira. É natural que Nishimori, autor de sucessos como Kyou Kara Ore Wa!! e Tenshi na Konamaiki 

Após ter ganho página colorida na edição anterior, Hatsukoi Zombie pega uma medíocre décima quarta colocação na ordem de leitura. Essa baixa posição se deve mais por talvez os editores não terem considerado o capítulo publicado nessa edição importante para o desenvolvimento da história. No geral a situação de Zombie é estável, embora as vendas dos volumes não sejam muito altas. A recepção interna do mangá de Ryo Minenami, no entanto, permanece satisfatória o bastante para o mangá ser mantido.

Outra obra que ganhou página colorida na edição anterior (a página colorida de abertura aliás) e pegou uma posição baixa na ordem de leitura dessa edição foi Tenshi to Akuto!!, que ficou na décima quinta posição. Tenshi ultrapassou a marca de cem capítulos publicados, um feito positivo para a publicação do mangá. Tenshi continua com uma recepção interna muito boa, o que garante sua estabilidade na revista.

Na décima sexta colocação, abrindo o bottom, está Hayate no Gotoku!, cujo final já foi anunciado para este ano. A obra fez um bastante sucesso na época de seu lançamento e mesmo em tempos mais recentes continua com um bom nível de vendas, numa média de 125 mil cópias por volumes recentes. Aos fãs do mangá e do autor Kenjiro Hata, fiquem tranquilos... o autor já tem planos de publicar uma nova obra ainda esse ano, seja um mangá inédito ou seja dando continuidade ao mensal Ad Astra Per Aspera. Não é garantido que ele realmente postará uma nova obra ainda esse ano mas pelo menos consideramos essa a pretensão do autor.

Página Colorida: Denpa Kyoushi

Keijo!!!!!!!! ficou no décimo sétimo lugar. A situação da obra não é perigosa, já que o mangá vende mais que obras como Aozakura e Hatsukoi Zombie. Por outro lado isso não impede o mangá de passar ao menos pelo limbo do esquecimento, fazendo assim companhia para Zettai Karen Children, Hayate no Gotoku! e Denpa Kyoushi. Em outras palavras, Keijo!!!!!!!! não corre riscos de cancelamento e por ora pode ser publicado pelo tempo que o autor pretender. No entanto, o mangá aparentemente não receberá muito destaque.

Em décimo oitavo lugar aparece o veterano Zettai Karen Children. Apesar das constantes posições baixas na ordem de leitura Zettai apresenta boas vendas para os padrões da revista (média de 100 mil cópias por volume). Porém o autor, Takashi Shiina, já tem idade relativamente avançada (51 anos de idade) e até pelo longo tempo de publicação de obras na Weekly Shonen Sunday (começou em 1991 com o bem-sucedido Ghost Sweeper Minami) é natural que a obra/o autor tenha pausas. Em suma, Zettai continua em situação estável no plantel e assim deve permanecer até o fim natural da obra, que pode não estar muito distante devido à enorme quantidade de capítulos já lançados e pelo cansaço do autor.

Na décima nona e penúltima posição aparece Saike Mata Shite mo, que embora não tenha garantia de permanecer na revista por um prazo muito longo continua tendo uma boa recepção interna por parte dos leitores. A obra é publicada em partes e sofre algumas pausas, mas recentemente emplacou uma boa sequência de capítulos. Não se sabe ao certo por quanto tempo Saike Mata Shite mo pode durar no plantel, mas creio que não será por um prazo muito longo. O autor Tsubasa Fukuchi a meu ver não parece ser um autor que gosta de protelar demais o desenvolvimento de seus mangás. Não a toa seus mangás tem curta duração, quase todos com menos 60 capítulos publicados (a exceção é Ueki no Housoku, com 154 capítulos).

Na vigésima colocação está Oni wo Tadorite Ikuseisou, obra que mesmo já estando pra ser cancelada há muito tempo continua mantida... mas obviamente isso não será por muito tempo. Mas (já adianto) Oni wo Tadorite não deve ser finalizado na próxima edição. E mesmo que leve um tempo ainda pra esse novato ser finalizado as vendas baixíssimas e o destaque nulo dão a entender que a situação de Oni wo Tadorite é insustentável. Vale lembrar também que em 2015 era comum ver obras canceladas durarem uma boa quantidade de capítulos.



SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Gin no Saji (**)(****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*), Major 2nd.
Muito Seguros: Be Blues! - Ao ni Nare, Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Birdmen (***), Denpa Kyoushi (**), Hatsukoi Zombie, Hayate no Gotoku! (*), Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Keijo!!!!!!!!, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo (**), Tenshi no Akuto!!, Tokiwa Kitareri!!, Zettai Karen Children.
Em Busca de Estabilização: Dameterasu-sama。, Maiko-san chi no Makanai-san, Ryoko
Em Risco de Cancelamento: Sunday Hikagaku Kenkyujou, Oni wo Tadorite Ikuseisou


LEGENDA
(*) Devem ser encerrados em 2017.
(**) Podem ser encerrados em 2017.
(***) Mangá publicado mensalmente.
(****) Mangá em hiato


Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #09 da Weekly Shonen Sunday de 2017.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'