quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #12 (Ano 2017).


Loucuras de Primavera. 

Eu serei sincero: levei duas rasteiras de uma vez só. A primeira foi com a capa da revista saindo na quarta (eu publico a TOC só após da capa ter saído), eu tinha programado as primeiras impressões de Boku-tachi, mas terei que adiar para essa quinta ou sexta (provavelmente sexta). A segunda rasteira foi que a minha teoria sobre Spring Weapon ser cancelado, mesmo não tendo nenhum mangá o substituindo praticamente foi para água a abaixo. Deste modo, não vamos perder mais nenhum segundo, é hora de começar a análise:

TOC Weekly Shonen Jump #12:
Poro no Ryuugaku-ki (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série)
01 - Boku no Hero Academia
02 - One Piece
Shokugeki no Souma (Página Colorida)
03 - Haikyuu!!
04 - Spring Weapon Number One
U19 (Página Colorida, Capítulo 02)
05 - Hinomaru Zumou
06 - Black Clover
Kimetsu no Yaiba (Página Colorida)
Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai (Capítulo 03)
07 - Yakusoku no Neverland
08 - Saiki Kusuo no Ψ-nan
09 - Gintama
10 - Samon-kun wa Summoner
11 - Yuragi-sou no Yuuna-san
12 - Ole Golazo
13 - Ibitsu no Amalgam (FIM)
14 - Demon's Plan (FIM)

Isobe Isobee Monogatari
Ausentes: Boruto (Mensal), World Trigger e Hunter x Hunter.

Prévia da Edição #13:
Capa, Página Colorida de Abertura: Harapeko no Mary (Nova Série, do criador de Beelzebub)
Página Colorida: Samon-kun wa Summoner, Boruto, Poro no Ryuugaku-ki


Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos a estréia da terceira das seis séries que irão estrear nessa leva: Poro no Ryuugaku-ki, que a primeira série do vencedor da Golden Future Cup. Percebi que muitas pessoas não estão muito ansiosas por essa série, pelo menos no ocidente (no Japão, tem bem mais pessoas ansiosas, já que muitos votaram no autor na Golden Future Cup), mas eu, sinceramente não reservo o mesmo sentimento de muitos daqui do ocidente, e estou ansioso para saber como será a série do novato, inclusive, é aquela, entre os três novatos, que vejo uma maior possibilidade de conseguir sobreviver. 

Sobre os mangás que receberam página colorida, tivemos; Shokugeki no Souma (que teve o resultado do concurso de popularidade, e Erina acabou ganhando), U19 (segundo capítulo) e Kimetsu no Yaiba (publicidade para a série, somente). Além disso tivemos o terceiro capítulo, com páginas extras, de Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, e pelo que eu observei nos fóruns japoneses, o mangá foi MUITO bem aceito: o público gostou da comédia, das duas protagonistas e até mesmo das protagonistas - na 2ch em específico ficaram MUITO eufóricos -. A série se continuar essa recepção vai se tornar um dos mangás dessa leva com maior possibilidade de dar certo. 

Em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que continua firme e forte na revista, e provavelmente continuará assim pelos próximos meses. Ainda é um grande mistério quanto a série irá durar na revista. Se levarmos em consideração que a série manterá sua popularidades pelos próximos meses, deste modo, o seu encerramento dependeria somente da decisão do autor, contudo, quando será que o autor planeja encerrar Boku no Hero Academia? Logicamente não temos nenhuma resposta concreta, mas para conseguir especular eficientemente, primeiro devemos analisar alguns aspectos; o ritmo no qual o autor está prosseguindo com a história, e sinceramente está em um ritmo teoricamente "normal", não é veloz e nem lento, o segundo ponto é quanto o seu universo pode ser expandido (isso inclui vilões, que por enquanto, temos muito poucos, ENTRETANTO, podem nascer novos vilões vindo de outros países - o problema desse ponto, é que a história é MUITO nipocêntrica - neologismo de eurocêntrica), o terceiro ponto, e o mais importante, o autor planeja encerrar a série após a formatura dos alunos ou não? Esse é ponto para ser avaliado precisamos de dados, que atualmente, o autor não nós entregou. Cada um terá a sua própria conclusão de quanto a série pode durar, mas sinceramente, eu não acredito que superará a marca de 10 anos, caso a audiência permitisse chegar a tal marca. 

Em segundo lugar tivemos o nosso querido, ONE PIECE!, e sabemos que continua, semana após semana, sempre nas três primeiras colocações; me lembro a anos atrás, como foi assustador ver ONE PIECE na quarta colocação, ninguém conseguia acreditar, e pode acontecer isso a qualquer momento, pois faz alguns anos que a série não pega uma posição ruim (para o seu "standard"). Quando isso acontecer, não fiquem assustados, não significa que a série está entrando em decadência ou que o fim do mundo está chegando (mesmo que essa opção seja possível), somente que os editores, por motivos desconhecidos, naquela "X" semana decidiu classificar a série em uma colocação relativamente baixa. Vimos isso acontecendo em outras vezes, e nunca significou um risco de cancelamento para a série de Oda. Em terceiro lugar tivemos Haikyuu!! que está mais do que tranquilo na revista, e não está correndo risco algum de cancelamento. Agora só nos resta esperar o anúncio da quarta temporada do seu anime. 

Em quarto lugar tivemos uma grande surpresa, uma loucura de primavera (tudo bem, estamos ainda no inverno - no hemisfério norte -, mas o clima está ficando mais quente tanto aqui quanto no Japão - ontem fez dezesseis graus e eu simplesmente estava suando na rua -). Spring Weapon Number One está indo contra todas as estatísticas possíveis; sim, os seus comentários nos fóruns são positivos, mas suas vendas são simplesmente TERRÍVEIS. Eu deixei claro que os editores não cancelariam o mangá para dar vaga a um mangá dessa leva, mas poderiam cancelar nessas semanas deixando a vaga aberta para a próxima leva (tem uma pequena diferença entre ser cancelado para essa leva ou ser cancelado nessas semanas), mas pouco a pouco essas chances estão realmente diminuindo, pois os editores estão realmente fazendo de tudo para a série alcançar uma popularidade boa o suficiente para sobreviver. Tem uma outra opção para sua sobrevivência; a série seja tratada como uma comédia tradicional, tanto pelo público quanto pelos editores, deste modo entra no mesmo caso de Isobe Isobee Monogatari; a série vende mal, mas é muito bem aceita pelo público interno. Contudo, na minha humilde opinião, nesse período de crise, é melhor procurar séries que possam ser um grande sucesso de popularidade. 

Em quinto lugar tivemos Hinomaru Zumou, que após o encerramento de Sesuji wo Pin! to, e o possível encerramento de Ole Golazo nas próximas duas semanas, a série ficará somente com Haikyuu!! como companheiro de gênero - Logicamente, Robot x Laserbeam ainda vai estrear na edição #16, mas, mesmo assim, três mangás de esporte, claramente não era o que os editores planejavam à dois ou três anos atrás. O plano parecia óbvio, fazer com que a revista tivesse AO MENOS quatro mangás de sucesso no gênero, não somente dois ou três. E inicialmente lutaram para que esse plano se concretizasse, mas todos os mangás de esporte que estrearam de 2014 em diante, tirando Sesuji wo Pin! to, foram um fracasso de recepção no público. Se analisarmos as vendas, podemos dizer que todos desde Haikyuu!! foram um fracasso, mas os editores estão procurando séries do gênero que consiga atrair os admiradores de esporte, que tendem a preferir a Shonen Magazine, por isso, se a série vender pouco, mas agradar muitos leitores, os editores devem manter; como aconteceu com Sesuji wo Pin! to e acontece com Hinomaru Zumou. 

Em sexto lugar tivemos Black Clover que após uma primeira colocação, deu uma pequena escorregada em uma petalada gigantesca de uma flor deixada por Spring Weapon Number One, e teve que se contentar com uma medíocre sexta colocação. Black Clover atualmente vem sendo um pouco mais inconstante do que a alguns meses atrás, no qual a série ficava sempre nas primeiras colocações. Atualmente vemos muito mais frequentemente a série alcançando a quinta, sexta ou até mesmo  a sétima colocação. Contudo, se minha memória não me engana, tirando raros casos, muitas vezes séries que estão preste a ganhar uma versão em anime, tendem a se tornar mais inconstantes. Os editores continuam classificando bem, dando picos altos, mas pegam mais vezes posições intermediárias. Isso, até quando o seu anime estrear - O motivo talvez seja simples, como a série vai ganhar um anime, os editores sabem que em um determinado momento (quando o anime estrear) vão ter que encher a série de publicidade, por isso usar algumas edições para destacar um outro mangá, como Spring Weapon, não prejudicará quase em nada a série. 

Em sétimo lugar tivemos Yakusoku no Neverland que semana após semana dá o que falar na nossa área de comentários, e sinceramente, não pense que é diferente nos fóruns japoneses; e é por isso que suas vendas continuam aumentando. As pessoas estão realmente eufóricas em relação ao mangá, e essa euforia está atraindo cada vez mais leitores, curiosos para saber como é essa obra que tantas pessoas estão comentando. Devo dizer que esse efeito que está acontecendo com Neverland é MUITO importante, pois enquanto o roteirista continuar entregando um roteiro cativante, mais leitores devem comprar os volumes da série. Ainda é muito cedo para falarmos de uma adaptação em anime, mas é importante vocês saberem que estou embarcando no trem do "hype". Logo após, na oitava colocação tivemos PSI Kusuo Saiki, que deve comemorar o seu aniversário nas próximas semanas, por isso, após essa leva, pode acabar ganhando uma capa (que deve dar mais detalhes sobre a segunda temporada do seu anime).

Em nono lugar tivemos Gintama que também se encontra em uma situação muito confortável na revista, e será encerrado somente quando o autor quiser (o que está muito próximo). Em décimo lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que, com a sobrevivência de Spring Weapon, praticamente garantiu a sua passagem para o segundo semestre de 2017, e tem tudo para comprar a passagem para 2018 também - será cancelado somente na última leva do ano OU se os editores decidirem fazer uma outra leva com um número gigantesco de mangás - É importante dizer que a série ainda faz parte do trio não-fantástico (que saudades de Sesuji wo Pin! to, ALGUM MANGÁ APAREÇA PARA SUBSTITUI-LO, QUERO O DE VOLTA O MEU QUARTETO - Spring Weapon vai tão mal nas vendas, que nem pode ser considerado não-fantástico, e sim DESASTROSO. o DR.DOOM EM PESSOA), e também é importante deixar bem claro que entre os mangás estáveis na revista, por isso, que superaram a marca de 8 meses ou 4 volumes lançados (e não previstos), é a série com maior chance de acabar sendo cancelada, mas mesmo assim, em curto prazo, suas chances são baixas.

Yuragi-Sou no Yuuna-San ficou na décima primeira colocação, e realmente conquistou uma posição muito baixa, contudo, não deve correr risco de cancelamento; a série vende muito bem, e mesmo os editores se negando a dar uma capa para o mangá, por conta da sua temática, é inegável a sua  alta popularidade interna. To LOVE-Ru tinha o mesmo tratamento que Yuragi-Sou, e a série conseguiu chegar relativamente longe na revista. Espero que ainda esse ano, ao menos, os editores deem uma capa para o mangá. Em décimo segundo lugar tivemos Ole Golazo que provavelmente será cancelado entre as próximas duas edições, para a tristeza de todos os admiradores do autor (verdadeiros admiradores torciam pelo seu sucesso, independente da obra ser Galaxy Gangs ou não). Eu tenho certeza que o veremos de volta a revista, talvez não com Galaxy Gangs, mas quem sabe, com uma nova série B-Shounen. Sejamos sinceros, pela primeira vez na vida, lançar uma série de FUTEBOL na Shonen Jump se tornou uma estratégia suicida. 

Nas últimas duas colocações tivemos dois cancelados: Ibitsu no Amalgam e Demon's Plan - Essa não é a primeira vez que vemos duas séries sendo canceladas na mesma edição, é inclusive muito comum, mas de qualquer modo é uma pena ver esses dois mangás partirem, principalmente Ibitsu no Amalgam (QUE É DO AUTOR DO MEU ÚNICO E ESPETACULAR CONDOR) que conseguiu vender mais que seu companheiro de leva, mas acabou sendo cancelado mesmo (sinceramente, as vendas de Ibitsu foram tão ruins, que na minha opinião, não merecia ser salvo). Demon's Plan nem lançou o seu primeiro volume, mas era óbvio que acabaria vendendo abaixo da marca de 10 mil cópias, por isso decisão correta dos editores em cancelar essas duas séries. Antes de encerrar, eu gostaria de comentar rapidamente sobre World Trigger: A partir da próxima edição, caso o mangá REALMENTE retorne na edição #15, podemos ver um anúncio sobre o seu retorno. Se na edição #14 um outro mangá ganhar capa e não tiver nenhuma nota sobre World Trigger, bem, infelizmente, significará que o hiatos continuará por mais alguns meses. 

*Não consegui corrigir o texto (gramaticalmente falando), e irei fazer isso amanhã de tarde quando  eu tiver retornado do curso. Peço desculpas, caso vocês tenham encontrado muitos erros gramaticais ao longo do texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'