sábado, 4 de fevereiro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #09 (Ano 2017).


Mais Uma Análise da Magazine ao Sábado

Escrito por Diego Felipe

É, pessoal, mais uma vez a análise da Weekly Shonen Magazine foi lançada no sábado. Lamento por esse atraso e espero que compreendam a demora, caros leitores. Bem, felizmente consegui lançar hoje. E, bem, tivemos uma edição bem interessante, com a segunda semana das vendas de Fumetsu no Anata e, além das capas digitais e páginas coloridas da edição.


TOC Weekly Shonen Magazine #09 (2017):
HKT48 (Capa Física)
Hoshino、Me o Tsubutte。(Capa Digital, Página Colorida de Abertura, Capítulo Duplo) (capítulos 40 e 41)
01. Tsurezure Children (*)
8-gatsu Outlaw (Pré-Rank, 24 pg.) (capítulo 06)
02. Nanatsu no Taizai (capítulo 204)
03. Fuuka (capítulo 141)
04. Daiya no Ace - Act II (capítulo 66)
6cm no Kizuna (Pré-Rank, Página Colorida) (capítulo 05)
05. Senryuu Shoujo (capítulo 17)
06. Domestic na Kanojo (capítulo 127)
07. Ahiru no Sora (capítulo 542)
DAYS (Página Colorida, 24 pg.) (capítulo 185)
08. Acma:Game (capítulo 190)
09. Baby Steps (capítulo 491)
10. Fairy Tail (capítulo 519)
11. Real Account (capítulo 101)
12. Enen no Shouboutai (capítulo 65)
13. Vector Ball (capítulo 37)
14. Kindaichi Shounen no Jikenbo R (*)
15. Area no Kishi (capítulo 490)
16. Yamada-kun to 7-nin no Majo (capítulo 240)
17. Hajime no Ippo (capítulo 1170)
18. Seitokai Yakuindomo (capítulo 409)
19. Fumetsu no Anata e (capítulo 11)

LEGENDA
(*) - Numeração do capítulo não identificada

TOC Weekly Shonen Magazine #10:
- Capa Física: Hisamatsu Ikumi
- Capa Digital, Página Colorida de Abertura: Rankers High, por Ryou Nakajima (Novo Mangá, 67 pg.)
- Página Colorida: Domestic na Kanojo

TOC Weekly Shonen Magazine #12:
- Fim: Yamada-kun to 7-nin no Majo


A capa física foi estampada pelo grupo de idols do HKT48. Já a capa digital, a página colorida de abertura foram para Hoshino、Me o Tsubutte。, que teve dois capítulos publicados nessa edição. Hoshino infelizmente não apresenta um nível elevado de vendas mas consegue manter uma boa recepção interna, o que facilita sua permanência pelo menos a curto prazo. O novato 6cm no Kizuna, ainda em seu quinto capítulo, ganhou uma página colorida.

DAYS também ganhou página colorida nessa edição. E sua situação está muito favorável. Seu vigésimo volume conseguiu vender 132.205 cópias em menos de duas semanas, uma quantia que se não é fenomenal por um lado, por outro é muito boa para que DAYS não só para que continue recebendo destaque e apoio editorial e não venha a cair tão cedo no limbo de esquecimento, mas também para que o mangá continue se expandindo comercialmente, visto que os resultados do anime por enquanto se mostram moderadamente positivos (já foram suficientes para que o mangá de futebol vendesse mais que Baby Steps, por exemplo). 

O novato 8-gatsu Outlaw ainda está em seu sexto capítulo, portanto ainda não está sendo ranqueado (só passará a ser ranqueado no oitavo capítulo, ou, caso esse receba página colorida, no capítulo seguinte que não ganhar página colorida). Aliás, vale destacar, 8-gatsu Outlaw, nessa edição, ganhou o privilégio de ganhar umas páginas a mais, o que fez com que esse sexto capítulo tivesse no total 24 páginas.

No primeiro lugar dos mangás ranqueados uma surpresa daquelas, a mais interessante da edição: Tsurezure Children. Sim, o gag mangá que muitas vezes já encerrou a revista ficando em último lugar na ordem de leitura ficou em uma das mais altas posições de ordem de leitura de seus tempos de publicação na Weekly Shonen Magazine. Tsurezure prossegue em uma situação confortável na revista, sem correr riscos de cancelamento. E essa situação ainda deve prosseguir por um bom tempo, já que as vendas de Tsurezure são de pelo menos 60 mil cópias em média por volume.

Página Colorida de Abertura: Hoshino、Me o Tsubutte。

Na segunda posição está Nanatsu no Taizai, que entrou recentemente em seu arco final. Mesmo assim é bem provável que a obra dure um bom tempo, considerando que o mangá ainda conta um rendimento muito elevado. Sobre a ideia de finalizar a obra em uma prazo não tão longo, considero uma estratégia inteligente para que o autor possa encerrar Nanatsu com chave de ouro e não fique se desgastando, como está acontecendo com Fairy Tail.

Em terceiro lugar está o mangá Fuuka. O anime por enquanto ainda não rendeu boost nas vendas dos volumes, porém ainda é muito cedo para tirar qualquer conclusão. É preciso esperar por mais tempo para considerar o anime de Fuuka vai melhorar ou não a situação do mangá. Mas, para todos os efeitos, a adaptação de Fuuka já é (ao menos a meu ver) melhor que a adaptação de Kimi no Iru Machi, obra anterior do autor Kouji Seo. Na quarta posição está o pilar Daiya no Ace - Act II. A continuação de Daiya no Ace ainda está em uma situação bastante tranquila na revista, algo que deve permanecer mesmo a longo prazo.

Em quinto lugar aparece o novato Senryuu Shoujo, que ainda continua em busca de estabilização na revista. Senryuu terá que vender bem seu primeiro volume para conseguir garantir um bom tempo de publicação na revista, uma vez que se o mangá vender mal ele será alvo de cancelamento em um período posterior. Fica a torcida para que Senryuu não tenha o mesmo fim que Koisuru Suizoku-man, que foi lançado pouco antes de Senryuu Shoujo e não vingou. Domestic na Kanojo, ou DomeKano, ficou em sexto lugar. A obra, que receberá página colorida na próxima edição, continua em situação tranquila, sem nenhuma surpresa ou novidade com relação ao mangá e sua permanência.

O mangá de basquete Ahiru no Sora consegue fisgar uma posição alta na ordem de leitura nessa edição, ficando em sétimo lugar. Apesar de estar sofrendo uma pequena queda nas vendas de seus volumes, Ahiru continua com uma boa recepção interna e ainda com um bom apoio dos editores. Essa situação talvez pudesse ser contida se o potencial comercial de Ahiru fosse melhor explorado.

Página Colorida: 6cm no Kizuna

Na oitava colocação ficou Acma:Game. Não falta muito para Acma:Game conseguir alcançar dois feitos: chegar à marca de 200 capítulos publicados e completar quatro anos de publicação. A primeira marca, se não tivermos surpresas como o mangá começando a ficar ausente ou mesmo entrando em hiato, deve ser alcançada em abril, justamente no mês de aniversário de publicação de Acma:Game. Mesmo tendo vendas relativamente baixas em comparação com a maioria dos mangás do plantel, a aceitação interna e a boa relação (pelo menos aparente) do autor com os editores contribuiu para que a obra continue em situação estável na Shonen Magazine.

Baby Steps ficou em nono lugar nessa edição. Seu 43º volume vendeu 114.768 cópias em menos de duas semanas. Por um lado é um bom nível de vendas, mas por outro Baby Steps viu DAYS superá-lo nas vendas (pelo menos no lançamento do volume mais recente de ambos os mangás). A situação de Baby Steps continua sendo favorável, o mangá tem uma boa recepção interna e de quebra está bem perto de chegar à marca de 500 capítulos publicados.

Na décima posição (ou seja, fechando o Top 10) está o pilar Fairy Tail. E pelo visto não mais sendo tão raro ver Nanatsu no Taizai e Daiya no Ace - Act II (os outros dois pilares) em posições mais elevadas na ordem de leitura. Fairy Tail infelizmente não está mais em seu melhor rendimento, embora seu nível de vendas ainda seja superior à grande maioria dos mangás da line-up da Shonen Magazine. O autor Hiro Mashima pelo menos por ora ainda tem liberdade para manter a publicação da história até quando acreditar que ela deve ser finalizada.

Na décima primeira colocação está Real Account, que após ter chegado à marca de 100 capítulos publicados na TOC passando estando em uma das últimas posições edições, nessa TOC sobe um pouquinho de posição na ordem de leitura. Apesar de não contar com um rendimento espetacular, o nível de vendas de volumes de Real Account é considerado bom, o que garante estabilidade à obra pra continue sendo publicada tranquilamente.

Página Colorida: 6cm no Kizuna

Enen no Shouboutai ficou na décima segunda posição... Honestamente, sempre acabo me confundindo um pouco quando vejo o nível de vendas dos volumes de Enen. Mas recentemente, pelo que pude ver, pude concluir que a estimativa menos errônea da média de vendas é de 100 mil cópias por volume. É um bom nível para os padrões da revista, o que, como não é novidade, garante a estabilidade de Enen no plantel.

Em décimo terceiro lugar aparece Vector Ball, que prossegue com um rendimento estável para os padrões da Weekly Shonen Magazine. Se as vendas continuarem aumentando com o tempo não está descartada a possibilidade de Vector chegar a vender 100 mil cópias pelos volumes mais recentes antes mesmo de uma possível adaptação em anime. Mas mesmo que as vendas se estagnem a situação é boa o suficiente para que Vector Ball seja mantido no plantel a longo prazo.

Na porta do bottom, na décima quarta posição, quem dá as caras é Kindaichi Shounen no Jikenbo R, em seu sétimo capítulo lançado após o retorno de um hiato que se iniciou na edição #40 do ano editorial de 2016 e foi encerrado justamente na TOC #01 de 2017. A franquia Kindaichi, como já fora explicado muitas vezes em análises anteriores, continua sendo um sucesso e as vendas do mangá continuam sendo boas.

Abrindo o bottom na décima quinta colocação está o mangá de futebol veterano Area no Kishi, que, assim como Baby Steps, está perto da marca de 500 capítulos publicados, feito impressionante e raro para muitos mangás alcançarem, embora na Weekly Shonen Magazine esse feito já tenha sido batido por Fairy Tail, Ahiru no Sora e - claro - Hajime no Ippo. O 55º volume de Area no Kishi vendeu 75.955 cópias em menos de duas semanas. Não chega a ser uma quantia fantástica e na verdade Area no Kishi já apresentou um desempenho melhor nas vendas de seus volumes. Mas ainda assim é um nível de vendas bom para os padrões da Weekly Shonen Magazine, uma vez que o mangá ainda consegue superar a marca de 100 mil cópias vendidas por cada colume.

Página Colorida: Days

Há apenas três edições/capítulos de acabar, Yamada-kun to 7-nin no Majo ficou no bottom, na décima sexta posição da edição. Após um bom tempo de publicação (e algumas críticas pela autora ter empurrado a obra com a barriga), Yamada-kun está perto de acabar e provavelmente receberá uma atenção especial na edição em que o mangá for finalizado (edição #12). Miki Yoshikawa tem um bom trânsito na revista, então não está descartada a hipótese dela lançar uma terceira obra na Weekly Shonen Magazine futuramente.

No décimo sétimo lugar ficou o grande veterano Hajime no Ippo, que vai apresentando uma queda maior nas vendas de seus volumes, começando a apresentar dificuldades até mesmo para conseguir chegar a 200 mil cópias por volume. Felizmente o nível de vendas ainda é superior a muitos dos novatos da revista, fora que Hajime ainda é muito respeitado internamente. Mesmo na pior hipótese possível Hajime não será cancelado. O mangá de boxe provavelmente só será encerrado por vontade do autor George Morikawa.

Após ter pego o segundo lugar entre as obras ranqueadas na edição passada, dessa vez Seitokai Yakuindomo ficou em penúltimo/décimo oitavo lugar na ordem de leitura inteira. Mau prognóstico? Que nada. É apenas uma posição baixa porém inofensiva, uma vez que Seitokai continua apresentando um bom nível de vendas de volumes. Sem falar no filme que será lançado nos cinemas em breve, uma forma de expansão comercial ousada mas que demonstra que os editores ainda enxergam Seitokai como um mangá com bom apelo comercial.

Na décima nona colocação tivemos uma surpresa que não foi agradável: Fumetsu no Anata e, que ficou em último lugar na ordem de leitura. Essa posição é um tanto decepcionante, visto que o mangá até então vinha pegando posições, pelo menos, medianas na ordem de leitura. Felizmente essa posição, pelo menos por ora, não passa de uma simples colocação baixa que não deve pesar na permanência de Fumetsu na revista. Em 12 dias o primeiro volume de Fumetsu vendeu 44.061 cópias. Não chega a ser uma quantidade espetacular, mas é boa o suficiente para a obra de Yoshitoki Oima ser mantida na revista por um bom tempo.



SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Fairy Tail, Nanatsu no Taizai
Muito Seguros: Ahiru no Sora, Baby Steps, Hajime no Ippo, Kindaichi Shounen no Jikenbo R
Seguros e Estáveis: Acma:Game, Area no Kishi, DAYS, Domestic na Kanojo, Fumetsu no Anata e, Enen no Shouboutai, Fuuka, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Tsurezure Children, Vector Ball, Yamada-kun to 7-nin no Majo (*) 
Aparentemente Seguro: Hoshino、Me o Tsubutte。, Senryuu Shoujo
Em Busca de Estabilização: 6cm no Kizuna, 8-gatsu Outlaw

Bem, caros leitores, assim se encerra a análise da TOC #09 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'