quarta-feira, 22 de março de 2017

Análise: TOC Monthly Jump Square #04 / Abril (Ano 2017).


Goodbye, To Love-Ru <3

Escrito por Leonardo Nicolin.

E nesse mês tivemos o lançamento de uma das edições mais importante da SQ, aquela que, de certo modo, encerra uma das séries mais lucrativa e amada do Japão nos últimos dez anos. Sim, estou comentando sobre o encerramento de To LOVE-Ru Darkness. Mas além disso, essa edição também teve outras curiosidades e acontecimento que merecem ser comentamos e analisados com muito cuidado. Deste modo, sem mais delongas, vamos analisar a TOC:

TOC Monthly Jump SQ #04 / Abril: 
Kono Oto Tomare! c56 (Página Colorida de Abertura)
01 - Owari no Seraph c55
Kemono Jihen c04 (Página Colorida)
02 - Ao no Exorcist c88
Salaryman Exorcist Okumura Yukio no Aishuu c53
To Love-Ru Darkness c77 (FIM, Capa)
Sousei no Omyouji c41 (Página Colorida)
03 - Chihaya-san wa Sonomama de Ii c42-43
04 - Black Torch c03

SQ Mangá Trailer - SING - 
05 - Gag Manga Biyori GB c37
06 - Taishau Wotome Otogibanashi c30
Yuukoku no Moriarty c08 (Página Colorida)
07 - Ohmori Satisfaction c30
08 - Platinum End c17
Shin Tennis no Oujisama c209-210 (Página Colorida)
Houkago no Oujisama c96
09 - Densetsu no Yuusha no Konkatsu c11
10 - Happy Mily c39-40-41
11 - Wonder Rabbit Girl c23
12 - Shounen Shoujo c15
13 - 7th Garden c32 (Transferido para Lançamento Digital)
Iiyone! Yonezawa Sensei c36
Ausente: Mr. Clice c02

Jump SQ #05 (04/04/2017)
Capa: Owari no Seraph
Página Colorida de Abertura: Black Torch
Página Colorida: Ao no Exorcist, Wonder Rabbit Girl, Densetsu no Yuusha no Konkatsu, To Love-Ru (Capitulo Especial -  Parte 1) e Teiichi no Kuni (Capítulo Especial)


Como já é de tradição, vamos começar analisando os mangás não ranqueados, que nessa edição foram realmente muitos - Tivemos capa de To LOVE-Ru Darkness que chegou ao seu fim, e pelo que tudo indica não terá uma continuação (mesmo que, alguns rumores diziam que iria ter). A série entrou na revista em 2009, e sempre teve um bom destaque. Para mim, a SQ foi a casa perfeita para a série, pois ao mesmo tempo que mantinha contato com o público jovem, a série tinha a liberdade de entregar um conteúdo "completo" na revista, com realmente muito pouca censura. Espero ver a dupla dos autores voltando para a SQ com um novo mangá, pode ser não ser obrigatoriamente um ecchi (mesmo que para mim seria o ideal, para assim deixar a revista bem equilibrada).

A página colorida de abertura ficou com Kono Oto Tomare! que lançou um novo volume. Também nessa edição tivemos páginas coloridas para Kemono Jihen, para fazer publicidade do seu primeiro volume, que vendeu 16 mil cópias em três dias. um ótimo resultado para a série, se as vendas continuaram a subir, com certeza o mangá conseguirá sobreviver na revista. Também tivemos página colorida para Sousei no Onmyouji que aumento um pouquinho as suas vendas, para Yuukoku no Moriarty que vendeu 24 mil cópias em apenas três dias, levando em conta que é o seu segundo volume, considero um ótimo resultado, que praticamente garante o mangá na revista. Em para encerrar tivemos página colorida para Shin Tennis no Oujisama que também ganhou um novo volume esse mês.

Em primeiro lugar na TOC tivemos Owari no Seraph que atualmente o segundo mangá que mais vende na revista, perdendo somente para o sucesso absoluta, pilar eterno da revista; Ao no Exorcist. A série não deve ter mais temporadas do anime, talvez, daqui a uns dois ou três anos, mas a possibilidade é bem pequena, mas o título da série já dominou todo o mundo, do hemisfério norte ao sul, por isso as suas vendas globais devem continuar boas, e caso caia no Japão, levando em conta que tu deve vender menos de 30 mil cópias para ser cancelado na Jump SQ, a possibilidade de as vendas da série começar entrar na zona de "perigo" é muito pequena. Próxima semana teremos uma capa da série, para alegria dos fãs. Mas voltando a falar do pilar eterno, tivemos na segunda colocação Ao no Exorcist, que se encontra bem confortável na revista, sejamos sinceros, a série é o ONE PIECE da SQ, e isso deve se manter ainda por vários anos. Acredito que nem Platinum End irá roubar esse título da série.

Em terceiro lugar tivemos a comédia curta Chihaya-san, que continua muito bem colocado na revista. A série, por mais que tenha um "ecchi" que acabe agradando o público da SQ, passa longe de podermos considerar um substituto de To LOVE-Ru Darkness, por três motivos; primeiro Chihaya-San entrega sim um "ecchi" de qualidade (para o gênero), mas mesmo assim é bem leve. To LOVE-Ru Darkness era bem mais pesado. O segundo motivo é a pouca quantidade de páginas que a série tem, e por fim, a terceira é justamente as diferenças narrativas; Chihaya-san é uma comédia curta, e To LOVE-Ru é uma comédia com ação. Em quarto lugar tivemos Black Torch que vem tendo uma ótima recepção, e realmente muitos leitores da SQ estão apostando na série como um dos próximos grandes sucessos da revista. Teremos a resposta já no início do mês de abril, com o lançamento do seu primeiro volume. Espero que a série consiga ao menos vender 30 mil cópias na sua primeira semana, o que seria um ótimo começo.

Entre Black Torch e Ganga Manga Biyori GB tivemos duas páginas da sessão "Jump SQ Trailer", no qual criaram uma pequena tirinha humorística sobre a animação "Sing", que chegou aos cinemas japoneses em 17 de Março. Em quinto lugar tivemos Gag Manga Biyori GB que é a série de comédia de maior sucesso da revista atualmente. O mangá parece que se encontra em uma situação muito seguro, por isso a possibilidade que o vejamos sendo cancelado nos próximos três anos chego perto do zero. Além disso, faz pouco tempo que o autor começou essa segunda parte (GB é uma continuação do "Gag Manga Biyori normal), por isso, acredito que ainda veremos a série sendo publicada na revista por um longo período. Em sexto lugar tivemos Taishau Wotome, que é uma comédia romântica, e que parece estar conseguindo agradar o público da revista, e mesmo não tendo um potencial para se tornar um grande sucesso, com a popularidade atual (por isso, caso não tenha uma queda de popularidade), veremos a série conseguindo durar mais alguns aninhos.

Logo após temos a comédia curta Ohmori Satisfaction, que mesmo não estando listado na TOC, aviso para vocês; tem um capítulo a mais após Iiyone!, por isso, ao mesmo tempo que está na sétima colocação, também é o penúltimo mangá da classificação. Em oitavo lugar tivemos Platinum End, que se encontra em uma ótima situação na revista, e espero que muito em breve vejamos uma adaptação em anime da série, para vermos quanto as suas vendas serão catapultadas. Eu ainda acredito que Ao no Exorcist continuará como o pilar da revista, mas tem uma possibilidade real de Platinum End conseguir superar o mangá em vendas, e se tornou o novo pilar principal. Atualmente podemos considerar três mangás pilares principais; Ao no Exorcist, Owari no Seraph e Platinum End (que a partir da próxima edição estará substituindo a vaga de To LOVE-Ru Darkness), enquanto Gag Manga Biyori podemos considerar ao "pilar" das comédias. Então, Platinum End já se encontra em uma boa situação, sendo um dos pilares, mas tem o potencial para se tornar "o pilar" da revista, mesmo eu duvidando que isso acontecerá.

Em nono lugar tivemos Densetsu no Yuusha, que vai ganhar na próxima semana uma página colorida para divulgar o lançamento do seu mais novo volume (se não me engano, o terceiro), e acredito que a série se encontre em uma situação confortável. Eu não diria que está a salvo do cancelamento, mas não deve ser um dos principais alvos do cancelamento dos editores. Em décimo lugar tivemos Happy Milly, que talvez possa se encontrar em uma situação complicada, mas mesmo assim por enquanto não deve ser cancelada. E em décimo primeiro lugar tivemos Wonder Rabbit Girl que está tendo vendas medíocres e muito parecidas com 7th Garden, por isso, eu o colocaria como um dos favoritos para ser cancelado no segundo semestre desse ano. E não pensem que a página colorida seja uma boa notícia, a série receberá seu sexto volume no próximo mês, por isso os editores estão fazendo sua tradicional publicidade - já que todas as séries que tem um novo volume recebem página colorida -.

Em décimo segundo lugar tivemos Shounen Shoujo que eu vi na "Jump Worlds" que havia sido encerrado, mas não posso confirmar essa informações - pelo que vi na edição da revista que tenho aqui em casa, não parecia ter acabado -, por isso deixarei como um ponto em aberto nessa análise, e se alguém souber se a série foi realmente encerrada ou não, peço que comente nos comentários. Em último lugar tivemos 7th Garden que foi transferido para o lançamento digital - bem, as vendas da série estavam bem medíocre, e os editores constantemente adiavam o seu "cancelamento", por saber que de certo modo, a série tinha alguns seguidores, além de já estar sendo lançada em alguns países do exterior, como na Itália e França. Como as vendas não melhoravam de nenhum modo, e as chances de anime são bem baixas, os editores, acertadamente, decidiram transferir o mangá para o lançamento de digital. É um bom modo de agradar o seu pequeno número de seguidores, continuar lucrando com as licenças vendidas para os países do exterior, e manter a série viva no Japão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'