segunda-feira, 20 de março de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #16 (Ano 2017).


A Nova Leva que Você Respeita

Eu não falei na análise anterior da Sunday, pessoal? Uma estreia só entre dezembro e março... a Shonen Sunday estava muito parada. Faltava algo para agitar. A concorrente Weekly Shonen Jump fez uma surpreendente estreia de seis mangás numa leva só, estratégia arriscada mas interessante. E não é que a Shonen Sunday decidiu apelar para a mesma ideia? Vejam só... Em uma informação que vazou precocemente aqui no Ocidente teremos uma leva de seis mangás em breve.

E não pensem vocês que é só a Shonen Sunday que vai apelar pra ideia da "leva de seis mangás". A Weekly Young Magazine também vai usar esse método. E algumas fontes me disseram que não será surpresa se revistas como a Weekly Shonen Champion e a Weekly Shonen Magazine também podem estrear seis mangás de uma vez.

Apesar do anúncio estar relacionado à vindoura edição #17, vou falar um pouco dessa nova leva ao final da matéria. Mas agora vamos ao verdadeiro propósito da matéria: analisar a TOC #16, que pode ser conferida logo abaixo. 


TOC Weekly Shonen Sunday #16 (2017):
Komi-san wa、Komyushou Desu。(Capa, Página Colorida de Abertura) (capítulo 63)
01. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 46)
02. Dagashi Kashi (capítulo 135)
03. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 66)
04. Major 2nd (capítulo 89)
05. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 39)
06. Hayate no Gotoku! (capítulo 563)
07. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 11)
Saike Mata Shite mo (Página Colorida) (capítulo 73)
08. Tenshi to Akuto!! (capítulo 108)
09. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 341)
Baka to Tensai (One-shot, 24 pg.)
10. Ryoko (capítulo 20)
11. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 45)
12. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 109)
13. Hatsukoi Zombie (capítulo 69)
14. Be Blues! - Ao ni Nare (capítulo 282)
15. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 51)
16. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 291)
17. Dameterasu-sama。 (capítulo 19)
18. Denpa Kyoushi (capítulo 245)
19. Keijo!!!!!!!! (capítulo 172)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 45)
Detective Conan (Ausente) (pausado no capítulo 989)
Kyoukai no Rinne (Ausente) (pausado no capítulo 364)
Zettai Karen Children (Ausente) (capítulo 472)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)

TOC Weekly Shonen Sunday #17 (2017):
- Capa: Rumiko Takahashi World
- Página Colorida de Abertura: Sennen no Mushin (One-shot, Parte I, 34 pg.)
- Página Colorida: Hatsukoi Zombie

TOC Weekly Shonen Sunday #18 (2017):
- Fim: Denpa Kyoushi

TOC Weekly Shonen Sunday #20 (2017):
- Fim: Hayate no Gotoku!

(Os títulos dos mangás da nova leva e seus autores também vão ficar pro final da matéria. Mas se quiser pode ir direto para o fim da análise conferir os mangás que estrearão mais pra frente. A imagem prévia da leva pode ser conferida tanto no final dessa análise quanto nos comentários da TOC #15).

Se na edição anterior Komi-san wa、Komyushou Desu。já tinha ganho a página colorida de abertura, nessa edição não só torna a ganhar a página colorida de abertura como ganha também a capa. É inegável que o mangá está conseguindo conquistar uma boa quantidade de leituras e está bem estabilizado na revista. E é possível que esse rendimento só aumente caso as vendas melhorem ainda mais no lançamento do terceiro volume.

Sabe aquele mangá que é publicado em partes e volta frequentemente após algumas TOCs de pausa (Saike Mata Shite mo)? Pois é... Esse está de volta e com direito a uma página colorida. Após uma grande sequência de capítulos publicados Saike fez outra pausa mas já está de volta. Será que terá mais uma sequência grande de capítulos sendo lançados? Só o tempo dirá. Também tivemos um one-shot lançado nessa edição, de nome Baka to Tensai. Sunday Hikagaku Kenkyujo, como sempre, fechou a revista, ficando na última posição da ordem de leitura. Esse mangá nunca é ranqueado.

Agora... Sabe aqueles dois mangás que vivem em hiato (Arata Kangatari e Gin no Saji)? Pois é, nem tudo é perfeito... Eles continuam em hiato. Nenhuma surpresa quanto a esses dois. E os editores já devem (ou deveriam) estar se preparando para o fim de Gin no Saji, já que falta pouco para a obra chegar ao fim. Aliás, se o mangá não estivesse em hiato, já estaria finalizado. Como um mangá que vendia entre 650 a 700 mil cópias em média por volume o fim de Gin no Saji pode até vir a fazer muita falta à editora Shogakukan... mas pelos tempos em hiato, parece que a Shogakukan já sabe o que é viver sem Gin no Saji, embora ainda tenha enormes dificuldades em achar um mangá tão rentável quanto o mangá de Hiromu Arakawa.

O grande pilar Detective Conan, ao contrário do que se esperava, também ficou ausente nessa edição. Mas não se preocupem, o mangá vai retornar à sua publicação normal já na próxima edição (ou seja, TOC #17). Conan, pelo menos por ora, não está em hiato. A propósito, é importante lembrar que Zettai Karen Children esteve ausente nessa edição mas deve retornar já na próxima edição. 

Kyoukai no Rinne também esteve ausente nessa edição e, já adianto, também ficará ausente na próxima edição. O retorno de Rinne será na TOC #19, pelo que está previsto, "coincidindo" com a estreia da terceira temporada do anime que adapta o mangá. Sobre o anúncio importante relacionado à autora Rumiko Takahashi... ele está relacionado a uma marca importante alcançada por ela: somando todas as obras já lançadas em aproximadamente quarenta anos de carreira, ela teve a tiragem impressa mais de 200 milhões de cópias de seus mangás. A autora, de quebra, ainda completa 60 anos em outubro.

Na primeira posição entre os mangás ranqueados (segunda na ordem de leitura) está Souboutei Kowasu Beshi, que vai completar um ano de publicação e segue com um bom rendimento, vendendo 100 mil cópias em média por volume. Pena que a Sunday infelizmente não está conseguindo encontrar mangás com rendimento similar ou maior que Souboutei, mas a situação da obra em si é bem estável e promissora. Não está descartada a possibilidade de Souboutei ser adaptado para anime em períodos vindouros.

Página Colorida de Abertura: Komi-san wa、Komyushou Desu。

Ainda brincando de sobe-e-desce a cada nova edição, Dagashi Kashi dessa vez ficou com o segundo lugar entre os mangás ranqueados (ou seja, subiu com relação à posição da edição anterior). Esse gag mangá continua apresentando um rendimento muito bom para os padrões da Weekly Shonen Sunday, mas tem recebido um pouco menos de destaque ultimamente. Mas isso não preocupa sua situação, que segue muito tranquila. Dagashi não corre risco algum de cancelamento.

Na terceira posição está Amano Megumi wa Suki Darake!, que ainda continua divertindo e agradando os leitores da revista e tem uma média de vendas de 60 mil cópias por volume, quantidade mais que satisfatória para que Amano Megumi seja visto com potencial por parte dos editores. Acredito que uma possível expansão comercial por meio de uma adaptação em anime comece a ser considerada em 2018 ou talvez até mesmo perto do fim de 2017.

Em quarto lugar ficou o pilar Major 2nd, mais uma vez pegando uma posição altíssima na ordem de leitura. A obra segue em uma situação bastante confortável e para os editores deve ser só questão de tempo para que a obra receba uma adaptação em anime (o que aumentaria as possibilidades de um aumento de rendimento). Já na quinta posição está Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, que prossegue se mantendo na ordem de leitura. O mangá não necessariamente apresenta um nível muito elevado de vendas mas pelo menos a médio prazo parece ter alcançado a estabilização, o que torna sua situação menos complicada na revista.

Restando apenas mais quatro edições para enfim ser finalizado, Hayate no Gotoku! ficou em sexto lugar nessa edição. Chega a ser uma pena o fim da obra, ainda que natural, pois Hayate foi um dos grandes destaques da Shonen Sunday entre 2004 e 2013 e mesmo após sofrer uma queda de rendimento a obra ainda mantinha (ou melhor, mantém, já que ainda não foi finalizada) uma recepção considerável e um público fiel. Felizmente esse público pode não ficar de mãos abanando, visto que o autor Kenjiro Hata deu a entender que não ficará parado por muito tempo após o fim de Hayate.

O novato Maiko-san chi no Makanai-san ficou no sétimo lugar entre os mangás ranqueados dessa edição. Maiko-san ainda está em busca de seu espaço e da atenção dos leitores para se firmar e tentar alcançar um nível de vendas razoável  no lançamento de seu primeiro volume. Assim como Dameterasu-sama。, Maiko-san tem um autor experiente por trás: Aiko Koyama. Fica a torcida para que o destino de Maiko-san consiga ser melhor que o de Dameterasu-sama。.

No oitavo lugar está Tenshi no Akuto!!, que voltou a ser ranqueado no oitavo lugar, assim como havia sido na edição #14 (ou seja, na edição retrasada). Tenshi é um daqueles mangás que, assim como Aozakura e Hatsukoi Zombie, não vende muito mas vende o suficiente para se manter e para os editores continuarem acreditando que seja um bom investimento para a editora Shogakukan. Em nono lugar está Magi ~ The Labyrinth of Magic, que continua avançando cada vez mais para a sua reta final e conseguiu recentemente dar uma pequena reduzida na queda nas vendas de seus volumes.

Fechando o Top 10, na décima posição, está Ryoko, que apesar de não ter começado com um bom nível de vendas no primeiro volume, ainda mantém um bom apoio dos editores, que ainda não desistiram de tentar emplacar esse novato. Agora, se Ryoko vai ter a situação revertida e passará a vender melhor são outros quinhentos. Pelo menos a possibilidade disso acontecer não é nula, embora também não seja das mais elevadas.

Página Colorida: Saike Mata Shite mo


Em décimo primeiro lugar está o mangá da princesa dorminhoca: Maou-jou de Oyasumi, que está perto de completar um ano de publicação e já colecionou várias páginas coloridas (até mesmo de abertura) e uma capa. A obra vende em média 50 mil cópias por volume, um nível considerado satisfatório. E também é mais uma das obras que acredito que pode vir a ganhar um anime mais pra frente. E as vendas de volumes, vale lembrar, podem aumentar no lançamento do terceiro volume.

E a situação de Tokiwa Kitareri!!, décimo segundo colocado, segue assim: não aparecendo com frequência no Top 10 mas ficando cada vez mais longe do bottom. Nas vendas de volumes o rendimento não chega a ser fenomenal mas é satisfatório para os padrões atuais da Shonen Sunday. Tokiwa passou a receber menos destaque a partir de 2016, mas ainda apresenta um rendimento estável e ainda tem um potencial de expansão comercial considerável.

E vemos que Hatsukoi Zombie, que ficou no décimo terceiro lugar fincou raízes no meio da tabela, pois raramente pega posições mais elevadas na ordem de leitura. Aliás, tem sido raro ver o mangá aparecer no Top 10 ultimamente. Em compensação, é bem comum ver Zombie receber páginas coloridas, sinal de que, ainda que de forma moderada, os editores demonstram apoio à obra e estão satisfeitos como seu rendimento, que não é dos mais elevados mas é suficiente para que o mangá continue sendo desenvolvido da forma como o autor desejar.

Na porta do bottom, na décima quarta colocação, está Be Blues! - Ao ni Nare. E vejam só: finalmente começaram a sair traduções de capítulos para o inglês do mangá. Até agora já foram traduzidos os três primeiros capítulos para o inglês. Porém, é preciso salientar que o responsável pelas traduções está precisando de ajuda para seguir adiante com o projeto, então não é garantido que Be Blues! será traduzido para o inglês por muito tempo. Bem, quanto à situação das vendas da obra, o mangá ainda é um dos poucos que conseguem alcançar uma média de vendas superior ou próxima de 100 mil cópias por volume. A situação segue tranquila e ainda defendo que o mangá merece uma adaptação em anime.

Quem abre o bottom dessa edição, na décima quinta colocação, é Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 , que já passou à marca de 50 capítulos publicados. A obra, como explanei por diversas vezes em análises anteriores, não recebe muito destaque dos editores e quase nunca ganha páginas coloridas. Porém ainda assim apresenta um nível de vendas satisfatório, superando obras como Hatsukoi Zombie, Tenshi no Akuto!! e Aozakura. Em suma, Hiiragi-sama está em situação estável e sem riscos de cancelamento.

Com o cancelamento de Oni wo Tadorite Ikuseisou pode-se dizer que o principal alvo de cancelamento agora passa a ser Dameterasu-sama。 , décimo sétimo lugar dessa TOC. Apesar de ter por trás um autor experiente e com sucessos modestos no currículo e de seu one-shot lançado no final de 2015 ter sido bem-recebido (ainda que moderadamente), Dameterasu-sama。não conquistou os leitores. E os editores, obviamente, pararam de manter o mangá em posições elevadas ou razoáveis na ordem de leitura. É questão de tempo para Dameterasu-sama。ser cancelado.

Faltando apenas duas edições para enfim ser finalizado, Denpa Kyoushi ficou na décima oitava colocação. A obra perdeu bastante popularidade e teve seu nível de vendas de volumes diminuído - seu vigésimo quinto volume vendeu pouco mais de 30 mil cópias em vinte dias. No entanto, acredito que não será nada difícil para o autor Takeshi Azuma tentar emplacar uma nova obra na revista mais pra frente, considerando que Denpa não deixou de ser um sucesso, ainda que bem modesto.

Em último lugar (décimo nono) entre os mangás ranqueados e penúltimo na ordem de leitura (ficou acima de Sunday Hikagaku Kenkyujo, que sempre fica em última), Keijo!!!!!!!! definitivamente já está dentro do limbo do esquecimento do plantel. O rendimento do mangá até é suficiente para que o autor possa conduzir o mangá de forma natural até seu fim. Porém, dificilmente o mangá não será finalizado entre 2017 e 2018, se levarmos em conta o fracasso do anime e também que o mangá tem vendas demasiado modestas.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Gin no Saji (**)(****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*), Major 2nd.
Muito Seguros: Be Blues! - Ao ni Nare, Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Keijo!!!!!!!!, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo (**), Tenshi no Akuto!!, Tokiwa Kitareri!!, Zettai Karen Children.
Aparentemente Seguro: Sunday Hikagaku Kenkyujou
Em Busca de Estabilização: Maiko-san chi no Makanai-san
Em Risco de Cancelamento:  Dameterasu-sama。, Ryoko
Em Reta Final: Denpa Kyoushi, Hayate no Gotoku

Bem, assim termina a análise da edição #16 da Weekly Shonen Sunday.
E agora sim, vamos aos novatos anunciados para estrearem nas próximas edições.




TOC Weekly Shonen Sunday #19 (2017):
- Novo Mangá: Tenshou no Quadruple, por Takahiro Arai (autor de Darren Shan e de AR∀GO - London Shikei Tokushu Hanzai Sousakan)

TOC Weekly Shonen Sunday #20 (2017):
- Novo Mangá: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 , por Kuriyama Mizuki (autor novato)
(Obs.: É a mesma edição em que Hayate no Gotoku! será finalizado).

TOC Weekly Shonen Sunday #21 (2017):
- Novo Mangá: Daiku no Hatou, por Kusaba Michiteru (autor de Fantasista, Fantasista Stella e Lost Man)

TOC Weekly Shonen Sunday #22/23 (2017):
- Novo Mangá: Youkai Giga (Título Provisório), por Satsuki Satou (autor novato)

TOC Weekly Shonen Sunday #24 (2017):
- Novo Mangá: Koi (Título Provisório), por Tamiki Wakaki (Autor de Kami nomi zo Shiru Sekai* e Nanoha Yougashiten no Ii Shigoto)
* Também conhecido como The World God Only Knows.

TOC Weekly Shonen Sunday #25 (2017):
- Novo Mangá: Inseki Shoujo - Meteorgirl- , por Riichi Ishiyama (autor novato)

Com a volta de três autores experientes e a estreia de mais três, estes são os novatos que estrearão entre as edições #19 e #25 da Weekly Shonen Sunday. Fica a torcida para o sucesso de pelo menos algumas dessas obras.

Bem, pessoal, agora sim... Agradeço aos caros leitores pelo carinho e paciência e também pelos conteúdos, críticas e informações que trazem nos comentários.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'