sábado, 20 de maio de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #25 (Ano 2017).


ROBOT X TOC

Finalmente tivemos o ranking de todos os mangás da revista, então agora é o momento para arrumar as peças do quebra cabeça, para assim que ele estiver completo, começar a montar um novo (no caso, começar uma nova leva), e mesmo que o destino de duas peças estejam claros, podemos dizer que a maioria das peças atualmente, já foram colocadas nas posições corretas. Então, vamos analisar esse quebra cabeça quase completo chamado de TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #25 (22/05/2017)
Saiki Kusuo no Sainan c244 (Capa, Página Colorida de Abertura, Aniversário de 5 anos)
01 - Boku no Hero Academia c138
02 - Yakusoku no Neverland c39
03 - Black Clover c110
04 - Dr. Stone c11
Haikyuu!! c254 (Página Colorida)
05 - Kimetsu no Yaiba c62
06 - Spring Weapon Number One c29
Yuragi-sou no Yuuna-san c63 (Página Colorida)
07 - Hinomaru Zumou c145
08 - Samon-kun wa Summoner c81
Watashi no Cherry☆Boyfriend (Página Colorida, One Shot)
09 - Robot×Laserbeam c09
10 - Shokugeki no Soma c215
11 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c15
12 - Harapeko no Marie c12
13 - Gintama c635
14 - U19 c14
15 - Poro no Ryuugaku-ki c13
Isobe Isobee Monogatari c236
Ausentes: One Piece c866, Boruto: Naruto Next Generations c13 (Mensal), World Trigger c165 (Hiatos) e Hunter x Hunter c361 (Hiatos)

Prévia Weekly Shonen Jump #26 (29/05/2017)
Capa e Página Colorida de Abertura: Hinomaru Zumou
Página Colorida: Shokugeki no Souma, Kimetsu no Yaiba, Alice to Taiyou (Oneshot de Totsuno Takahide)


Começando pelos mangás não ranqueados, como já é de costume: nessa edição tivemos o aniversário de cinco anos de PSI Kusuo Saiki, que nos últimos meses, mesmo estando um pouco "escondido", não vem mostrando nenhuma fraqueza, e por isso está muito seguro na revista. Também tivemos página para outras duas séries que estão indo muito bem: Haikyuu!! que é um dos pilares da revista, e Yuragi-Sou no Yuuna-San que é um mangá que tem muito potencial, e pode se tornar um sucesso de vendas após um possível anime. Tivemos também nessa edição um One Shot ganhando página colorida.

Em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que nessa semana teve a estrada livre para conquistar o primeiro lugar: o seu único realmente inimigo era Black Clover, que não conseguiu roubar a primeira colocação. Essa semana para Hero foi boa também por a série conseguiu alcançar uma boa posição no ranking de audiência, tendo 3.4 pontos. Essa boa classificação praticamente "revive" o anime, que vinha entrando em uma situação de risco. Acredito que a série conseguir manter esses números, deve conseguir ter uma terceira temporada, o que seria ótimo para três grupos: os fãs, os produtores do mangá, e logicamente, os produtores do anime. 

Em segundo lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que depois uma sequência gigantesca de páginas coloridas, teve finalmente uma edição sem tal privilégio, mas isso não significa que os editores deixando de apoiar a série, muito pelo contrário, a sua ótima colocação prova o contrário, Mesmo assim, acredito que devemos ter um pouco de calma sobre a série; os seus capítulos continuam fantástico e acredito que os autores tem um planejamento bem longo em relação ao mangá, entretanto, é muito cedo para dizer quanto alto a série conseguirá chegar; só teremos essa resposta com a recepção do anime, mesmo suas vendas sendo já previamente boas (lembrando que não sabemos quanto o mangá vende digitalmente, o que me levar a crer que suas vendas são bem mais altas do que imaginamos). 

Em terceiro lugar tivemos Black Clover, que nos faz ansiar por uma notícia sobre o anime, que eu espero que estreie na temporada de outubro. Em quarto lugar tivemos Dr.Stone que parece ser o único mangá dessa leva que teve realmente uma ótima recepção, e por incrível que pareça, era aquele tinha o maior "hype" (mesmo que não seja o mangá que recebeu mais publicidade por parte dos editores). A sobrevivência de Dr.Stone podia ser prevista pela sua ótima recepção na 2ch, no qual o mangá teve ótimos votos, e mesmo de certo modo dividindo um pouco a opinião dos seus leitores (alguns dizem que está abaixo do esperado), a série tem muitos apoiadores, o que é o que mais vale para sobreviver na revista (vide Black Clover).

Em quinto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que a alguns meses atrás vivia nas últimas colocações, se vê, atualmente, sempre classificado em uma boa colocação, o que demonstra o apoio editorial. E o insucesso da maioria dos novos mangás dessa leva, praticamente eliminou as chances da série ter sua publicidade reduzida nos próximos meses. Os editores continuaram a dar muitas páginas coloridas e ótimas colocações a série. Logo após, na sexta colocação tivemos Spring Weapon Number One, que uma outra série que se encontra em uma boa colocação. talvez suas vendas fisicas não sejam altas, mas tem três fatores que podem estar influenciando os editores a classificarem bem a série: ótimas vendas digitais, popularidade alta com o público infantil (que tende a comprar menos volumes) e popularidade interna alta (lembrando que muitos leitores internos tendem a não comprar volumes individuais). Seja qual for o motivo, Spring está firme e forte.

Em sétimo lugar tivemos Hinomaru Zumou que receberá sua capa de aniversário na próxima semana, e pelo que tudo indica, não tem nenhum anúncio importante, por isso as chances da série ganhar um anime são quase zero, principalmente se levarmos em consideração que o mangá se encontra nos seus últimos capítulos, aliás, é bem provável que os editores estejam adiando essa leva para poder terminar Hinomaru Zumou no momento correto, assim estreando uma leva de três mangás (ou quatro dependendo da situação). Em oitavo lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner, que com essa colocação praticamente confirmou sua sobrevivência por mais algumas semanas: a série meio que se vê em um "efeito norman tardio", pois os editores querem cancelar o mangá, mas como tem mangás em situação pior, vai sobrevivendo na revista. Talvez, se tivessem um número bons de novas séries de qualidade prontas, podiam decidir cancelar novamente seis mangás, mas provavelmente os editores não tem esse número de boas séries prontas para ser lançadas nas próximas semanas.

Em nono lugar tivemos o primeiro ranking de Robot x TOC, e parece que tivemos uma vídeo modesta da TOC, pois, levando em consideração as posições que os editores classificavam a série em seus primeiros seis capítulos, e sua página colorida no oitavo capítulo, nos leva a crer que a série de golfe, tinha tudo para ser um novo grande sucesso (ou ao mesmo os editores queriam que fosse de qualquer modo). Não posso dizer que Robot x TOC corre risco de cancelamento ou que teve uma ruim colocação, muito pelo contrário, se se manter nessa posição poderá sobreviver por muito tempo, e talvez se tornar, com um anime, um novo Kuroko no Basket, mas que de certo, estávamos esperando um rendimento melhor, é inegável. Em décimo lugar tivemos Shokugeki no Souma, que retornou a ser classificado em colocações baixas, após uma boa sequência de capítulos em posições altas / intermediárias. Pelo menos na próxima semana receberá uma bela página colorida, para assim dar um pequeno consolo aos leitores.

Em décimo primeiro lugar tivemos Boku-tachi, que mesmo não sendo tão bem classificado nessas últimas semanas, pelo menos, por mais uma leva deve conseguir sobreviver, mesmo que tenha chance de se tornar um novo Cross Manage ou Illegal Rare (mangá que sobreviveram por pouco tempo, conseguindo alcançar a marca de 4 volumes, mas acabaram sendo cancelados do mesmo modo). Em décimo segundo lugar tivemos Harapeko no Marie, que também pode conseguir sobreviver; a fama do autor, e o encerramento de Hinomaru Zumou podem ser o motivo pelo qual os editores decidam de não cancelar a série, mas isso não significa que o mangá conseguirá sobreviver por muito tempo, com esse rendimento bem abaixo do esperado, existe uma possibilidade real de vermos Harapeko no Marie sendo cancelado tendo somente quatro ou cinco volumes. Acredito que as vendas do primeiro volume será determinante para a decisão editorial de salvar ou cancelar a série nos próximos meses. Lembrando o que seu primeiro volume será lançado em Julho, juntamente com Dr.Stone e Robot x Laserbeam.

Em décimo terceiro lugar tivemos Gintama, que também deve estar acabando, mas não parece que vai dizer adeus a revista por enquanto. As últimas duas colocações ficaram com U19 e Poro, que como comento todas as semanas já está cancelado. Os dois mangás só estão esperando a chegada dos novos mangás, que para mim, devem estrear na edição #27 ou #28 (o único motivo pelo qual os editores tem para adiar ainda mais a estreia das novas série é esperar o momento justo para o encerramento natural de Hinomaru Zumou). Lembrando que tem uma possibilidade pequena de termos o retorno de World Trigger. Além disso, nessa nove leva também podemos ver o retorno de algum veterano; a autora de Hitman, por exemplo (que está lançando uma série na Plus, mas levando em conta periodicidade da série, ela pode tranquilamente lançar duas séries de uma vez só), ou até mesmo podemos ver alguns One Shot bem recebidos na NEXT, estreando, como é o caso do nosso querido ZIPPO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'