quinta-feira, 8 de junho de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #28 (Ano 2017).


TOC OF THE YEAR

Escrito por Leonardo Nicolin,

Faz somente algumas semanas que superamos a primeira parte do ano fiscal da Weekly Shonen Jump, e mesmo ainda tendo muitas edições pela frente, eu já declaro essa TOC, a melhor do ano de 2017. Por dois motivos: uma das melhores séries da história voltou para a primeira colocação, e o segundo é a estreia de uma nova série, evento que acaba agradando quase todos os leitores da revista. É sempre legal ver novas séries estreando na revista. Agora, sem mais delongas, vamos analisar essa TOC, que tem tudo para se tornar histórica:

TOC Weekly Shonen Jump #28 (12/06/2017)
Shuudan! (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série do Autor de Sesuji wo Pin! to)
01 - Gintama c636
02 - ONE PIECE c869
Yakusoku no Neverland c42 (Página Colorida)
03 - Shokugeki no Souma c218
04 - Haikyuu!! c257
05 - Kimetsu no Yaiba c65
Yuragi-sou no Yuuna-san c66 (Página Colorida)
06 - Hinomaru Zumou c148
07 - Black Clover c113
08 - Saiki Kusuo no Sainan c247
09 - Dr. Stone c14
Robot×Laserbeam c12 (Página Colorida)
10 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c17
Nante Kotta! Pharaoh-kun (Capítulo Especial)
11 - Spring Weapon No. 1 c32
12 - Harapeko no Marie c15
13 - Poro no Ryuugaku-ki c16
14 - U19 c17 (FIM)
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~ c240
Ausentes: Boku no Hero Academia c141, Boruto: Naruto Next Generations c14 (Mensal), World Trigger c165 (Em Hiato) e Hunter x Hunter c361 (Em Hiato, Retorna na Edição #30)

Weekly Shonen Jump #29 (19/06/2017)
Capa e Página Colorida de Abertura: Cross Account (Nova Série de Date Tsunehiro, desenhista de Tokyo Wonder Boys)
Página Colorida: Gintama, Kimetsu no Yaiba, Shoodan!

Weekly Shonen Jump #30 (26/06/2017)
Capa e Página Colorida de Abertura: Hunter×Hunter (Retornando do Hiato)



Como sempre, começando pelos mangás não ranqueados, tivemos a estréia de uma nova série: Shoodan!, mangá de futebol do autor de Sesuji wo Pin! to, Takuma Yokota. O seu rápido retorno praticamente confirma, o que eu já tinha deduzido, e que Eduardo Guimarães demonstrou através de dados matemáticos: Sesuji wo Pin! to foi encerrado naturalmente, e de nenhum modo acabou sendo cancelado, como muitos acreditavam. É interessante ver o autor de volta a revista, quem sabe, não vejamos um mangá de futebol dando certo finalmente? A narrativa diferenciada e mais voltada para os personagens que para o esporte de Takuma Yokota, pode ser o fator que transformará Shoodan! em um sucesso. Também tivemos nessa edição páginas coloridas para três séries: Yakusoku no Neverland (que continua ganhando muitas páginas coloridas), Yuragi-Sou no Yuuna-San e Robot x Laserbeam.

Tivemos uma pequena e ruim notícia nessa edição também: Boku no Hero Academia teve que se ausentar, provavelmente por doença do autor, é a segunda vez que isso acontece esse ano - e vimos em um dos capítulos, no qual o autor entregou o capítulo inacabado, que realmente ele vem passando por alguns problemas de saúde, que vão além de um simples resfriado. Esperamos que seja uma problemática que se possa ser curada ou até mesmo tratada, sem que o autor precise entrar em um grande hiatos, como o de World Trigger ou até mesmo que acabe levando grandíssimas complicações a saúde do autor (que sinceramente, é bem mais importante que se o autor terá que entrar em um hiatos curto ou lungo) - Talvez a diminuição de páginas coloridas e capas à série também tenha relação com essa "piora na saúde" (mesmo que se os editores quisessem mesmo, contratariam um personal para simular a arte do autor para uma capa, ao menos -. Próxima semana Boku no Hero Academia já estará de volta a revista, para alegria da nação brasileira. 

Em primeiro lugar tivemos um verdadeiro milagre, um presente magnífico dos editores à uma das séries mais importantes da história da revista. Para alguns, a comédia mais importante da atualidade: Gintama conseguiu conquistar a primeira colocação depois de muitos anos. A última vez tinha sido na edição #23 de 2012, por isso há mais de 5 anos. O curioso é que naquela época estava estreando na revista, a série "Koisome Momiji", do autor da série de sucesso: Yuragi-Sou no Yuuna. Eu havia comentado alguns meses atrás, uma três ou quatro vezes, que acreditava que antes da série se encerrar os editores voltariam a colocar o mangá na primeira colocação, e no fim, realmente fizeram. Isso demonstra a consideração que o grupo editorial ainda tem pela série, que diferente de muitos mangás que superaram a marca dos dez anos, está chegando aos seus últimos capítulos com uma ótima popularidade e aceitação entre os leitores da revista. Para qualquer fã da série, como eu, vê-la retornando uma colocação tão alta é realmente emocionante: Gintama merece!

Em segundo lugar tivemos o grande poderoso e insuperável, ONE PIECE, que realmente está vendendo menos nos volumes físicos, mas lembrem, não sabemos as vendas digitais (vou repetir isso até entrar na cabeça de todo mundo): enquanto não soubemos quanto uma série vende digitalmente ou até mesmo quanto uma revista vende, não saberemos se está acontecendo realmente uma queda de vendas. Em terceiro lugar tivemos Shokugeki no Souma que também deu um pequeno pulo do gato, e se olharmos as últimas TOCs, a série voltou a ter posições relativamente boas. O motivo dessa melhora da série é que de certo modo, os editores desistiram de manter na revista as séries que vendiam mal (saudades do quarteto não-fantástico) e fizeram que essas séries fossem encerradas mais "apressadamente" - Zumou, Samon e Sesuji wo Pin! to, de certo modo tiveram seus finais adiantados, provavelmente -. E com mais séries terminando, logicamente os editores não se viram mais obrigados a cancelar Shokugeki no Souma ou coloca-lo em uma zona de risco, entretanto, as suas vendas continuam caindo, em longo prazo, a situação da série não está tão boa assim. 

Em quarto lugar tivemos Haikyuu!!, que podemos dizer que deu um outro pequeno tropeço, pois em uma TOC no qual Boku no Hero Academia está ausente, ficar na quarta colocação não é um bom resultado. Contudo, a série continua sendo um dos pilares, e vem recebendo constante publicidade por parte dos editores, inclusive foi a capa principal da Jump GIGA Vol.2 -. Lembrando que a série é um dos principais, se não a principal, obra a atrair o público feminino, que já deve chegar aos 40% dos compradores (ou até mais), por isso que é tão importante dar um grande destaque a série, destaque vai muito além nas posições na TOC (que servem mais para atrair novos leitores à um mangá, que realmente atrair novos leitores a revista). É acertada a grande publicidade em cima de Haikyuu!!. Em quinto lugar, fechando o TOP 5, tivemos Kimetsu no Yaiba, que na próxima semana receberá mais uma outra página colorida: é inegável que os editores estão dando total apoio para a série, e estão dando o máximo para que a série continue a aumentar as suas vendas. 

Em sexto lugar tivemos Hinomaru Zumou, que deu uma pequena rasteira em todo mundo que esperava que a série terminasse nessa leva (me incluo nesse grupo de pessoas), mas isso não significa que irá sobreviver por muito tempo. Os editores respeitam bastante a obra e o autor, por isso estão dando o tempo necessário para que seja encerrada de maneira satisfatória, mas com certeza, se o autor der a louca e decidir continuar a série após essa batalha, provavelmente os editores vão cancelar a série em menos de um ano - com tantos novos sucessos, é insustentável a sobrevivência de Zumou -. Em sétimo lugar tivemos Black Clover, que pegou uma péssima colocação, mas como semana passada recebeu uma bela capa, e várias páginas coloridas (muitas utilizadas como publicidade do seu anime), até entendo os editores preferirem deixar a série em uma colocação mais baixa, e dar destaque para outras séries, que talvez estejam em arcos e momentos mais dramáticos, que deste modo, merecem uma maior atenção por parte dos leitores.

Em oitavo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, que novamente se encontrou em colocações intermediárias, como eu havia previsto alguns meses atrás, a série após a sua primeira temporada voltaria a ficar nessas colocações e provavelmente não deve sair tão cedo. Em oitavo lugar tivemos Dr.Stone, que essa semana ficou nas últimas colocações ao lado de Robot x Laserbeam, mas levando em conta que na semana passada foi classificado em uma colocação bem alta por parte dos editores, podemos dizer que não se encontra em uma situação realmente dramática. De qualquer modo, devo dizer que a baixíssima colocação da página colorida de Robot x Laserbeam é uma notícia muito mais preocupante, pois, os editores estão tendendo a classificar mal à série, e quando decidam dar uma página colorida, colocam em uma posição extremamente baixa. Talvez, a série teve uma recepção mediana, e o grupo editorial não esteja realmente convencido sobre o sucesso comercial do mangá, mas com o bom passado do autor (principalmente com Kuroko no Basket, que explodiu só depois do anime), vão esperar mais algumas semanas ou meses para decidir sobre o que fazer com o mangá de golfe.

Em décimo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que vendeu em três dias de vendas cerca de 16 mil cópias, três mil a menos que Hinomaru Zumou - o seu começo talvez não tenha sido monstruoso, e se as vendas não melhorarem nos próximos volumes (como aconteceu com Mononofu, por exemplo), a série pode começar a entrar naquela antiga categoria que chamávamos de "quarteto não fantástico", mas como os editores estão planejando uma reimpressão da série, que tem cerca de 30-40 mil cópias em circulação, podemos chegar a conclusão que, ao menos, uma boa procura pelo primeiro volume da série existe. Além disso, novas séries tendem a vender mais digitalmente (a Shueisha lançou a versão digital da série dois dias depois da física), pois tende a ter uma relação mais "intima" com os leitores jovens, que já estão bem mais acostumados a ler com o celular ou pelo PC (no Japão, pelo celular), deste modo deve conseguir ter um número de compradores digitais proporcionalmente maiores que séries como Gintama ou Hunter x Hunter, por exemplo. Enquanto Boku-tachi não apresentar números sólidos e convencer realmente, deve continuar nessas posições baixas, o mesmo vale para Dr.Stone e Robot x Laserbeam. Pelo menos, não podemos considerar nenhum desses três mangás um fracasso total.

Em décimo primeiro lugar tivemos a série mais polêmica da atualidade: Spring Weapon Number One, que pelo que tudo indica, os editores já estão planejando o terreno para o seu cancelamento, provavelmente só estão esperando ver o resultado das vendas do terceiro volume (que se não me engano, será lançado em Julho), por enquanto ainda não sabemos se a série terá uma real aumento de vendas, é melhor deixa-la nas últimas colocações. Lembrando que como  comentei a algumas semanas atrás, a série agradar um público mais infantil, pode ser um dos fatores que a faça sobreviver (e normalmente esse público, tende a comprar bem menos volumes, pois dependem muito da boa fé dos pais). Em décimo segundo lugar tivemos Harapeko no Marie, que praticamente já confirmamos que não será cancelado nessa leva, mas sejamos sinceros, as chances que venda bem o suficiente ao ponto dos editores mudarem de ideia e deste modo retirarem-o da lista das séries canceladas na próxima leva são praticamente nulas. A maioria dos leitores acharam Harapeko no Marie uma série ruim, com personagens nem um pouco carismáticos e um humor não convincente. É melhor o autor já começar a pensar na sua próxima série.

Em penúltimo lugar tivemos Poro no Ryuugaki-ku, que deve acabar sendo cancelado na próxima semana. O seu primeiro volume vendeu bem pouco, mas pelo menos conseguiu superar com muita facilidade o seu companheiro de leva, U19, que ficou na última colocação essa semana e teve o seu encerramento anunciado - O primeiro volume de U19 não conseguiu entrar nem entre os duzentos volumes mais bem vendidos da semana passada. O seu grandíssimo fracasso explica perfeitamente o motivo pelo qual a série, em quase todas as semanas se encontrou na última colocação - o público japonês simplesmente não aprovou a série. De qualquer modo, espero que esses dois autores tenham uma segunda chance e retornem a revista cedo ou tarde, pois mesmo lançando dois mangás que não deram certo, parecem ser bastante talentosos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'