sábado, 24 de junho de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #30 (Ano 2017).


Pancadaria Liberada. 

Uma coisa devo confirmar: nesse ano, a pancadaria está liberdade na revista. Todos os mangás estão brigando com todos os mangás, e todo mundo está conseguindo tirar uma casquinha da primeira colocação. Já tivemos Yakusoku no Neverland, Gintama, Yuragi-Sou no Yuuna-San, e essa semana tivemos um mangá muito promissor na revista: Kimetsu no Yaiba. Para saber quais circunstancias levaram essa série ao primeiro lugar, devemos entrar na porrada e observar cada chute e punta-pé de perto. Por isso, sem mais delongas, vamos ver a TOC.

TOC Weekly Shonen Jump #30 (26/06/2017)
Boku no Hero Academia c142 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Kimetsu no Yaiba c67
02 - Yakusoku no Neverland c44
Hunter x Hunter c361 (Página Colorida)
Shudan! c3 (Paginas Extras)
03 - Shokugeki no Souma c220 (Paginas Extras)
Cross Account c2 (Página Colorida)
04 - Dr. Stone c16
05 - Haikyuu!! c259
Misteria -Kaiki Collection (Página Colorida e One Shot de Shuugyou Kouta)
06 - Black Clover c115
07 - Spring Weapon No. 1 (Bangaihen)
08 - Yuragi-sou no Yuuna-san c68
09 - Gintama c638
10 - Hinomaru Zumou c150
11 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c20
12 - Saiki Kusuo no Sainan c249
13 - Robot×Laserbeam c14
14 - Harapeko no Marie c17
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~ c242
AUSENTE: One Piece c870, BORUTO: Naruto Next Generations c14 e World Trigger c165 (Hiatos)


Weekly Shonen Jump #31 (03/07/2017)
Capa e Página Colorida de Abertura: Yuragi-sou no Yuuna-san
Página Colorida: Shokugeki no Souma, Yakusoku no Neverland e Dr. Stone
Paginas Extras: Yakusoko no Neverland e Cross Account
Ausente: Black Clover



Começando pelos mangás não ranqueados, dando um grande soco na cara de Hunter x Hunter, e gritando: "ESSA CAPA É MINHA", tivemos Boku no Hero Academia, que por incrível que pareça não "roubou" essa capa para comemorar o seu aniversário. Os editores escolheram a série simplesmente por sua popularidade e logicamente, para dar um destaque ao seu arco. Tudo indica que muito em breve, até início de Setembro, a série ganhará uma outra capa, para assim comemorar os seus três anos de vida, que para uma série na WSJ sempre é um marco muito importante e interessante, pois é o começo da meia-idade.

Também tivemos nessa edição algumas páginas coloridas, com destaque para "Hunter x Hunter" que finalmente retornou do seu hiatos. Sobre a série não ganhar capa, deve ser dois motivos, que se colegam: O primeiro é a saúde do autor, que talvez não permita fazer uma capa, página colorida de abertura e ainda por cima uma terceira página colorida. O segundo, é o mais provável de todos, como o autor, Togashi, tem uma saúde debilitada, não vale a pena coloca-lo como capa, fazer uma grande publicidade, dar várias páginas colorida, para decepcionar 10 semanas depois com um hiatos, os leitores que compram ansiosos a revista por causa do retorno da série. Comercialmente, não seria muito viável. 

Para encerrar a sessão mangás não ranqueados, devo destacar a página colorida para Cross Account e para o One Shot "Misteria", além das páginas extras para a série nova, Shuudan!. É normal um mangá receber páginas extras no seu terceiro capítulo, mas o que me deixa animado em relação ao mangá de esporte, é que diferente de Tokyo Wonder Boyz e Ole Golazo, a série conseguiu ter uma boa recepção na 2ch. Lembrando que o autor VEIO DO FÓRUM, já que era um desenhista das histórias que circulavam pelo fórum (para quem não sabe, a 2ch é um fórum sobre tudo: vida, amor, jogos, mangás, filmes, cozinha... tudo!), deste modo essa boa recepção é uma boa notícia, mas por causa desse pequeno (grande) detalhe, não podemos acreditar que a série será um sucesso. Muitos compararam Shuudan! a outras série da revista, mas acredito que a maioria está esquecendo a maior comparação: Qual é o mangá mais famoso que começou com jogadores pequenos e que foram crescendo ao longo do tempo? Sim, Super Campeões. 

Em primeiro lugar tivemos a série que saiu dando uma voadora em todos os seus inimigos, fazendo-o s cair no chão com um traumatismo craniano, e conseguiu pegar a primeira colocação dessa edição: sim, estou comentando de Kimetsu no Yaiba - Logicamente a série teve alguns pequenas vantagens, como por exemplo, a ausência de ONE PIECE e Boku no Hero Academia no Ranking - Mas mesmo assim, é inegável que a primeira colocação da série é um grande achievement para o autor. Kimetsu no Yaiba é um mangá que começou tendo uma grande dificuldade em atrair o público "geral", mas que os editores acreditaram em seu potencial, e decidiram manter-lo vivo na revista. E mesmo que com a maioria dos mangás que adotaram essa estratégia, o resultado acabou sendo negativo ou ineficaz, com Kimetsu no Yaiba acabaram acertando em cheio. Agora podemos considerar a série uma das mais promissoras da revista e com uma boa possibilidade de alcançar um sucesso parecido com World Trigger (i miss you, babe). 

Em segundo lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que por muito pouco não conseguiu mais uma medalha de ouro, mas a série deve estar muito agradecida por ter uma medalha de prata. O seu quarto volume será lançado em Julho, e já teve a capa divulgada, e devo assumir: é simplesmente espetacular. Entregar uma capa interessante é sempre muito importante, pois pode estimular novos leitores a comprar um mangá (mesmo o preço de um volume sendo relativamente alto no Japão). Por exemplo, aqui na Itália temos várias lojas que vendem somente mangás, e uma das minhas preferidas devem ter mais de 2.000 mangás/volumes a disposição (entre antigos e novos). e no meio de tantas séries, ás vezes um nome interessante ou uma capa bonita me faz comprar o volume. Yakusoku no Neverland com suas capas lindíssimas deve conseguir atrair um bom número de leitores. 

Em terceiro lugar tivemos Shokugeki no Souma que anunciou sua terceira temporada para a alegria geral dos leitores, e para a tristeza dos "haters" (que devemos ser sinceros, no caso de Souma tem MUITOS). Essa nova temporada aumentará o tempo de vida da série e ajudará dará mais segurança ao roteirista em continuar a narrativa da série sem ter que acelerar muitas coisas. De qualquer modo, mesmo que tenhamos recebido essa ótima notícia, parece que os editores não vão voltar a classificar como antes, o mangá deve manter o "status" atual, por isso, variando constantemente de posição. Em quarto lugar tivemos Dr.Stone que realmente é a única série entre os seis novatos que os editores querem salvar, o restante, pelo que tudo indica, os editores estão disposto a cancelar (no caso de Boku-tachi, a série ainda não corre risco de cancelamento, mas pelas posições e pela quantidade baixa de propaganda, não parecem estar tão seguros sobre manter a série por muito tempo). O primeiro volume de Dr.Stone será lançado no próximo mês. 

Em quinto lugar tivemos Haikyuu!!, que oficialmente a segunda série que mais vende na revista (cerca de 1.6 milhão), isso contando várias mídias diferentes: música, anime, mangá, "novels". Algumas mídias, como Action-Figures, Vestidos, Gadgets, acabaram não sendo contados. Acredito que na altura do campeonato, não tem mais discussões sobre a série ser o segundo pilar da revista. Só para situar a maioria, a primeira série da revista que mais vende é ONE PIECE e terceiro é justamente Boku no Hero Academia... coincidentemente esses três formam os pilares da revista. Em sexto lugar tivemos Black Clover que continua sendo uma das séries mais importante da revista, mesmo tendo tantos mangás florescendo nesses últimos meses. O grande problema de Black Clover é em longo prazo, quem diz, que após um possível anime de Kimetsu no Yaiba, Yakusoku no Neverland e Yuragi-Sou no Yuuna-San , a série conseguirá manter sua força na revista? Essas três séries estão conseguindo alcançar ou até superar (caso de Yakusoku no Neverland) o sucesso de Clover. Além disso, tem a possibilidade de novas séries fazerem tanto sucesso que Black Clover terá que jogar todas as cartas na primeira temporada para assim poder colocar suas raízes na revista.

Em sétimo lugar tivemos Spring Weapon Number One que deve estar rindo da cara de todo mundo, pois enquanto outros mangás continuam fracassando, a série mesmo vendendo pouco continua sobrevivendo na revista. Logicamente, SW01 por ser uma comédia, a recepção dentro da revista acaba sendo mais importante que as vendas (como já expliquei em semanas anteriores, os japoneses tendem a não comprar os volumes de "gags"), por isso não podemos dizer que Spring Weapon é um fracasso completo, muito pelo contrário, deve ter vários leitores que gostam de ler a série, contudo é óbvio que o sucesso do mangá, atualmente, está abaixo do esperado para um mangá da WSJ. A série essa semana também recebeu um Bangahein (não deixamos de classificar uma série por receber bangahein ou páginas extras, pois isso não influencia na posição). Em oitavo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que lançará seu sexto volume nesse mês de Julho. Próxima semana o mangá receberá sua primeira capa desde o seu lançamento, um grande feito. Aliás, a série receberá a capa justamente no capítulo 69, coincidência? Acho que não. 

Em nono lugar tivemos Gintama que retornou a estar em posições mais tranquilas e que combinam com a real situação da série na revista (que é exatamente a zona intermediária). Em décimo lugar tivemos Hinomaru Zumou que está aproveitando suas últimas semanas na revista, e para mim, o autor também já deve estar preparando o seu retorno para a revista, para assim, poder voltar tão rápido quanto o autor de Shuudan! / Sesuji wo Pin! to retornou. Talvez Hinomaru Zumou demore um pouco mais, pois já são três anos de trabalho duro, desenhando o mangá toda a semana, e antes de voltar, talvez o autor decida fazer um mês de pausa, tanto física quanto criativa, para assim voltar com tudo em um possível novo projeto. O grande problema que o autor pode enfrentar nesse novo projeto é o seu traço, que não é nem um pouco comercial. Do mesmo modo que o autor de Shuudan! adapta suas histórias ao seu traço, o autor de Zumou terá que fazer a mesma coisa no seu futuro projeto: lançar um mangá que combine com seu traço (por exemplo, um B-Shounen é bem complicado, mas um mangá de Karatê não). 

Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai ficou na décima primeira colocação, e mesmo vendendo relativamente bem no seu primeiro volume, os editores não parecem estar seguros sobre manter o mangá na revista. Talvez por dois motivos: o primeiro é o lançamento de Cross Account, que se fizer sucesso, encheria a a revista de mangás de romances, se tornando necessário cancelar aquele que vende menos (que no caso, obviamente seria Boku-tachi). O segundo motivo, é que a revista RETORNOU a manter novatos com grandes vendas, por isso, um que vende menos de 50 mil cópias, voltou a se tornar inaceitável. Talvez tenhamos que voltar a se acostumar com aquela revista cruel? Bem, as próximas semanas nos responderão. Em décimo segundo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, que ficou em uma péssima colocação, mas de nenhum modo corre risco de ser cancelado. A série está segura. 

Para encerrar, os últimos dois colocados foram respectivamente Robot x Laserbeam e Harapeko no Marie. O mangá do criador de Kuroko no Basket, tem grandes possibilidades de acabar sendo cancelado, e se as vendas não surpreenderem, eu aposto que em Setembro veremos a série dando a adeus a revista. Já Harapeko no Marie já está cancelado à muitas semanas, e realmente só está esperando estrear a nova leva para assim dar adeus a revista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'