domingo, 4 de junho de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #27 (Ano 2017).


Breve Calmaria

escrito por Diego Felipe

Vamos dizer que após várias edições mais agitadas, até que essa foi relativamente mais calma, a não ser pelo cancelamento de Dameterasu-sama。, que chega ao fim após não ter vingado na revista. Bem, sem mais delongas, vamos à análise.


TOC Weekly Shonen Sunday #27 (2017):
Tenshou no Quadrable (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 08)
K・O・I - King of Idol (Pré-Rank) (capítulo 04)
01. Detective Conan (Capa) (capítulo 994)
02. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 21)
03. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 291)
04. Major 2nd (capítulo 97)
Inseki Shoujo -Meteorgirl- (Pré-Rank, Página Colorida) (capítulo 03)
05. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 76)
Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (Pré-Rank) (capítulo 07)
06. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulos 78 e 79)
Daiku no Hatou (Pré-Rank) (capítulo 06)
07. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 351)
08. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 54)
09. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 47)
10. Hatsukoi Zombie (capítulo 79)
11. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 56)
12. Kyoukai no Rinne (capítulo 372)
13. Tenshi to Akuto!! (capítulo 118)
14. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 301)
15. Dagashi Kashi (capítulo 144)
16. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 60)
Birdmen (Mangá Mensal, 34 pg.) (capítulo 51)
17. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 119)
18. Dameterasu-sama。 (Fim) (capítulo 28)
Youkai Giga (Não é Ranqueado) (capítulo 05)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 55)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Saike Mata Shite Mo (Em hiato) (pausado no capítulo 82)
Zettai Karen Children (Em hiato) (pausado no capítulo 476)

TOC Weekly Shonen Sunday #28 (2017):
- Capa: Hikaru Takahashi
- Página Colorida de Abertura: Souboutei Kowasubeshi
- Página Colorida: Hatsukoi Zombie
- Ausente: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
- Fim: Tokiwa Kitareri!!
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko, Saike Mata Shite Mo, Zettai Karen Children

TOC Weekly Shonen Sunday #29 (2017):
- Capa: AKB48
- Página Colorida de Abertura: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
- One-shots: Hitotsubana (Capítulo Especial da Sunday Webry), Bocchi Hakase to Robot Shoujo no Zetsubouteki Utopia (Capítulo Especial da Sunday Webry)
- Ausente: Be Blues! ~ Ao ni Nare
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko, Saike Mata Shite Mo, Zettai Karen Children

A capa da edição foi para Detective Conan... e como já ocorreu em várias edições anteriores, mais uma vez Conan ganhou apenas uma capa... E portanto ainda está sendo ranqueado. O novato Tenshou no Quadrable recebeu as páginas coloridas de abertura (duas no total). O mangá passará a ser ranqueado na próxima edição, no lançamento de seu nono capítulo. As outras duas páginas coloridas foram para outro novato: Inseki Shoujo -Meteorgirl- , que foi o último mangá estreante da leva dos seis novatos. Inseki Shoujo, vale lembrar, está em seu terceiro capítulo.

Na próxima edição não será apenas Tenshou no Quadrable que será ranqueado pela primeira vez, mas também Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, atualmente em seu oitavo capítulo. O mangá do caubói com problemas na vida amorosa está em seu sétimo capítulo atualmente e chegará ao seu oitavo capítulo na próxima edição, uma vez que não estará ausente nem ganhará páginas coloridas. 

Os novatos K・O・I - King of Idol e Daiku no Hatou ainda estão em seus quarto e sexto capítulos respectivamente e devem levar um pouco mais de tempo para voltarem a ser ranqueados. O novato Youkai Giga tem aparecido na penúltima posição da ordem de leitura, acima apenas de Sunday Hikagaku Kenkyujo desde seu segundo capítulo. Presume-se que o mangá não será ranqueado a partir de seu oitavo capítulo. Aliás, como é de praxe, Sunday Hikagaku Kenkyujo fecha a revista em último na ordem de leitura e nunca é ranqueado. O mangá mensal Birdmen também não é ranqueado nunca.

E, como devem muito bem saber, a turma do hiato (Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko e Zettai Karen Children) segue em hiato. Aliás, acredito que exista a possibilidade de Ryoko não retornar mais à sua publicação, embora isso seja mais uma suspeita do que uma observação precisa. Aliás, mais um velho conhecido voltou a reforçar um grupo dos mangás em hiato: Saike Mata Shite Mo. Na verdade a obra apenas sofreu mais uma pausa longa e deve voltar à sua publicação em não muito tempo. Mas para todos os efeitos será durante um tempinho mais uma obra sem capítulos sendo lançados.

Página Colorida de Abertura: Tenshou no Quadrable

Como já explicado acima (e em outras análises) Detective Conan ainda está sendo ranqueado por ter ganho apenas uma capa e nenhuma página colorida. E, após ficar ausente por quatro edições, Conan fica logo na primeira posição entre os ranqueados (e em terceiro na ordem de leitura). Vale lembrar que enquanto Conan ficou de fora o autor Gosho Aoyama lançou três capítulos especiais de outra obra de grande sucesso: Magic Kaito. Também vale lembrar que falta muito pouco para o grande pilar da Shonen Sunday alcançar a marca de mil capítulos publicados.

No segundo lugar está Maiko-san chi no Makanai-san, obra que ainda briga por sua permanência. É bem verdade que o mangá vem pegando posições altas por ora na ordem de leitura, mas vale lembrar que o mesmo estava acontecendo com Dameterasu-sama no início de sua trajetória... E nessa edição Dameterasu-sama foi cancelado. Só tempo dirá se Maiko-san escapará do mesmo destino, haja visto que a obra não apresentou um nível alto de vendas em seu primeiro volume.

A terceira colocação é de Be Blues! ~ Ao ni Nare, em uma posição elevada na ordem de leitura. O mangá de futebol ainda é um dos poucos a apresentar vendas acima da média no plantel, chegando a uma média de 100 mil cópias em média por volume em até 45 dias de vendas. Com seis anos de publicação e um bom rendimento, chega a ser curioso que Be Blues! ainda não tenha recebido uma adaptação em anime.

Mas se por um lado Be Blues! ~ Ao ni Nare é um mangá de futebol promissor, por outro lado, mais promissor ainda é o mangá de beisebol Major 2nd (quarto lugar) que ainda está em alta na revista e apresenta um bom potencial comercial para o futuro. Major 2nd também é uma das esperanças para reduzir o impacto que o fim de Magi ~ The Labyrinth of Magic causará para a revista. Observação: faltam três capítulos para Major 2nd chegar à marca de cem capítulos lançados. A quinta colocação ficou para Amano Megumi wa Suki Darake!, que tem uma média de vendas razoável e satisfatória para os padrões da revista e tem um bom apoio dos editores, ganhando páginas coloridas com frequência e permanecendo em uma situação confortável.

Página Colorida de Abertura: Tenshou no Quadrable

O sexto lugar ficou para Komi-san wa、Komyushou Desu。, que é um dos novatos que a meu ver é outro novato que tem boas chances de ver seu desempenho comercial expandido com uma possível adaptação em anime. Mas caso Komi-san tenha chances mesmo de ganhar anime, elas vão demorar a se concretizar, pois a obra ainda tem apenas um ano de vida e muito chão pela frente. Ainda veremos a obra na revista por um bom tempo. 

Na sétima colocação está o pilar Magi ~ The Labyrinth of Magic, que provavelmente será finalizado em até duas levas de estreantes. Magi não se encerra no auge mas ao menos se encerra em uma situação ainda muito boa nas vendas de seus volumes. E descansando no oitavo lugar está Maou-jou de Oyasumi. Pelo visto tão cedo não vamos parar de ter publicações dos capítulos da princesa dorminhoca que está cativa no castelo do Rei Demônio. A obra vende em média 45 mil cópias por volume, uma boa quantidade em se tratando de um mangá de comédia com 10 páginas em média por capítulo. Os editores e os leitores se mostram satisfeitos com Maou-jou, que está em uma situação tranquila.

Na oitava posição está Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, que já conta com quase um ano de publicação e se encontra em uma situação estável na line-up. O mangá não vende muito, mas para os editores digamos que ele vende bem o suficiente para ganhar uma página colorida de abertura de vez em quando. Inclusive, Aozakura ganhará a página colorida de abertura da edição #29 (ou seja, daqui a duas edições).

Pela segunda vez seguida, Hatsukoi Zombie deu as caras no Top 10 dos mangás ranqueados, dessa vez fechando o Top 10 em si. O mangá sobre zumbis do primeiro amor é daquelas obras que tem apoio dos editores mais pela boa recepção do que necessariamente pelo desempenho comercial, já que o mangá não vende muito. E a recepção pelo visto é muito boa, considerando que vira e mexe o mangá de Ryou Minenami ganha páginas coloridas. Aliás na próxima edição Zombie mais uma vez ganhará uma página colorida.

Página Colorida: Inseki Shoujo -Meteorgirl-

Depois de ter ficado em primeiro lugar entre os ranqueados na edição anterior, Souboutei Kowasu Beshi cai para o décimo primeiro lugar, ficando de fora do Top 10 dos mangás ranqueados (algo muito raro para a obra). Mas a verdade é que essa é apenas uma posição atípica de Souboutei, tanto é que na próxima edição o mangá, de autoria de Kazuhiro Fujita, receberá a(s) página(s) colorida(s) de abertura. Vale lembrar que, comercialmente falando, Souboutei é o segundo novato com melhor nível de vendas de volumes que estreou na revista recentemente (vende 120 mil cópias em média por volume), perdendo apenas para o pilar Major 2nd.

No décimo segundo lugar está Kyoukai no Rinne. A obra de Rumiko Takahashi continua em uma situação tranquila na revista, ainda mais com a exibição da terceira temporada de seu anime. Em suma, Rinne não corre nenhum risco de cancelamento.  Na décima terceira colocação está Tenshi to Akuto!!, que após ter ganho uma página colorida na edição passada, ficou na porta do bottom dessa edição. Tenshi to Akuto!! não apresenta um rendimento elevado, mas os editores por enquanto veem a permanência do mangá com bons olhos (ao menos por enquanto), diferente do que ocorreu com Tokiwa Kitareri!!

Abrindo o bottom no décimo quarto lugar está o veterano Joujuu Senjin!! Mushibugyo, que está bem saturado na revista e deve ser finalizado em não muito tempo. Não são altas as probabilidades de Mushibugyo passar de 2017, ainda mais considerando a elevada quantidade de novatos que tem estreado na revista. De 2015 para cá, surgiram muitas obras novatas que conseguiram garantir seu espaço na revista, o que acabou deixando Mushibugyo cada vez mais para escanteio.

Na décima quinta colocação está o bem-sucedido mangá de comédia Dagashi Kashi. Ultimamente não tem sido tão raro assim ver Dagashi Kashi pegar umas posições mais baixas na ordem de leitura, embora o nível de vendas de volumes do mangá ainda seja muito bom para os padrões da line-up. Os resultados trazidos pelo anime lançado em janeiro de 2016 não foram fantásticos mas ajudaram o mangá a se expandir comercialmente e manter um nível considerável de rendimento.

Página Colorida: Inseki Shoujo -Meteorgirl-

Em décimo sexto está Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, que apresenta um nível razoável/satisfatório de vendas mas se mostra um mangá sem muito apelo comercial. Eu diria que não são muito altas as chances de Hiiragi-sama receber uma adaptação em anime, pois acredito que os editores não confiam que ela possa se expandir comercialmente. Tanto é que mesmo com a proximidade do lançamento de novos volumes não vemos o mangá receber uma página colorida sequer... e olha que Hiiragi-sama vende em média 45 mil cópias por volume, mais do que Aozakura e Hatsukoi Zombie, que ganham páginas coloridas e destaque com certa frequência.

Na penúltima posição entre os ranqueados (décimo sétimo lugar) está um mangá que está em seu antepenúltimo capítulo: Tokiwa Kitareri!!. A obra chegou a um nível sério de desgaste e perda de público e as vendas começaram a apresentar uma relativa queda. Isso fez com que Tokiwa acabasse virando um alvo da foice do cancelamento... e não deu pra escapar, infelizmente. Boa sorte ao autor Syun Matsuena em sua próxima empreitada, que não deve demorar muito a acontecer. E, por último (décimo oitavo lugar) temos o vigésimo oitavo e último capítulo de Dameterasu-sama。, que enfim dá adeus ao plantel após algum tempo de espera. Mesmo com um autor veterano por trás e com um one-shot razoavelmente aceito lançado no fim de 2015, Dameterasu-sama acabou não vingando. Melhor sorte ao autor da próxima vez.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Major 2nd.
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Zettai Karen Children (****).
Aparentemente Seguros: Saike Mata Shite mo (**), Sunday Hikagaku Kenkyujou, Tenshi to Akuto!!
Em Busca de Estabilização: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Tenshou no Quadrable, Youkai Giga
- Em Risco de Cancelamento: Maiko-san chi no Makanai-san, Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**)
Em Grande Risco de Cancelamento:  Ryoko (**) (****)
Em Reta Final: Gin no Saji (****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*)
Cancelado: Dameterasu-sama。(*) , Tokiwa Kitareri!! (*) 

LEGENDA
(*) Devem ser encerrados em 2017.
(**) Podem ser encerrados em 2017.
(***) Mangá publicado mensalmente.
(****) Mangá em hiato

Bem, pessoal, assim se encerra a análise da TOC #27 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'