segunda-feira, 19 de junho de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #29 (Ano 2017).


Três Novatos Já Sendo Ranqueados

escrito por Diego Felipe

Tenshou no Quadrable, Hoankan Evans no Uso ~ Dead or Love ~, Daiku no Hatou... Esses são os três novatos que já estão sendo ranqueados. Youkai Giga, vale lembrar, fica sempre em penúltimo lugar na ordem de leitura e não está sendo ranqueado. Agora é só questão de tempo para K・O・I - King of Idol e Inseki Shoujo -Meteorgirl- passarem a ser ranqueados.


TOC Weekly Shonen Sunday #29 (2017):
AKB48 (Capa)
Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 49)
K・O・I - King of Idol (Pré-Rank) (capítulo 06)
01. Detective Conan (capítulo 996)
02. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 81)
03. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 56)
04. Major 2nd (capítulo 99)
05. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 353)
06. Amano Megumi wa Suki Darake (capítulo 78)
07. Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (capítulo 09)
08. Kyoukai no Rinne (capítulo 374)
09. Daiku no Hatou (capítulo 08)
10. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 23)
Hitotsubana (Capítulo Especial da Sunday Webry)
Bocchi Hakase to Robot Shoujo no Zetsubouteki Utopia (Capítulo Especial da Sunday Webry)
11. Tenshou no Quadrable (capítulo 10)
12. Tenshi to Akuto!! (capítulo 120)
Inseki Shoujo -Meteorgirl- (Pré-Rank) (capítulo 05)
13. Dagashi Kashi (capítulo 146)
14. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 58)
15. Hatsukoi Zombie (capítulo 81)
16. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 61)
17. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 303)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 07)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 57)
Be Blues! ~ Ao ni Nare (Ausente) (pausado no capítulo 292)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Saike Mata Shite Mo (Em hiato) (pausado no capítulo 82)
Zettai Karen Children (Em hiato) (pausado no capítulo 476)

TOC Weekly Shonen Sunday #30 (2017):
- Capa: Komi-san wa、Komyushou Desu。
- Página Colorida: Inseki Shoujo -Meteorgirl-
- One-shots: Obutsu wa Shoudoku desu (Capítulo Especial da Sunday Webry), Hatsukoi Boueigun (Capítulo Especial da Sunday Webry)
- Ausente: Detective Conan (retorna na edição #33), Major 2nd
- Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko, Saike Mata Shite Mo, Zettai Karen Children

TOC Weekly Shonen Sunday #31 (2017):
- Capa: Magi
- Páginas Coloridas: Birdmen, Major 2nd, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (Capítulo Duplo)
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko, Saike Mata Shite Mo, Zettai Karen Children

A capa da edição foi estampada por nada mais nada menos que o muito popular grupo de idols AKB48. Já as páginas coloridas foram para Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, mangá com nível razoável de vendas que já é publicado há um ano na Shonen Sunday. Os novatos K・O・I - King of Idol e Inseki Shoujo -Meteorgirl- ainda estão em seu sexto e quinto capítulos, respectivamente. Esses dois novatos só passarão a ser ranqueados a partir do lançamento do oitavo capítulo... Já Daiku no Hatou teve seu oitavo capítulo lançado nesta edição, então já passa a ser ranqueado. A TOC #29 também contou com capítulos especiais de dois mangás da Sunday Webry: Hitotsubana e Bocchi Hakase to Robot Shoujo no Zetsubouteki Utopia.

Vale lembrar que Youkai Giga (atualmente em seu sétimo capítulo) e Sunday Hikagaku Kenkyujo sempre ocupam a penúltima e a última posições na ordem de leitura para fechar a revista e, portanto, não estão sendo ranqueados. O mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare esteve ausente, mas tem previsão para retornar na próxima edição. O seguinte quinteto ainda permanece em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko (esse mangá talvez nunca mais retorne do hiato), Saike Mata Shite Mo (que deve voltar a ter capítulos publicados em breve) e Zettai Karen Children (que tem retorno previsto para a época do verão japonês).

Em primeiro lugar, para a surpresa de ninguém, está o grande pilar da revista, Detective Conan. No entanto aí vai uma má notícia: a obra ficará ausente nas edições #30, #31 e #32, só retornando na edição #33. Vale lembrar que atualmente Conan tem 996 capítulos publicados, faltando apenas quatro para alcançar a marca de mil capítulos lançados. Apesar da relativa demora para alcançar a marca, é bem possível que haja uma grande comemoração pela publicação do milésimo capítulo.

Em alta na revista e frequentemente pegando posições altas na ordem de leitura, Komi-san wa、Komyushou Desu。ficou com o segundo lugar entre as obras ranqueadas da edição. Com vendas entre 60-70 mil cópias vendidas em média por cada volume, Komi-san também mantém uma boa recepção dos leitores. Não a toa o mangá da garota popular com distúrbio de comunicação recaberá uma capa na próxima edição. Não há dúvidas de que a situação de Komi-san é bastante tranquila.

Repousando na terceira colocação está Maou-jou de Oyasumi, o mangá da princesa dorminhoca, que pelo visto ainda vai poder dormir confortavelmente por um bom tempo num plantel atribulado como o da Weekly Shonen Sunday. Com vendas na média de pelo menos 40 mil cópias por volume, Maou-jou continua numa situação bem confortável na revista, ganhando páginas coloridas eventualmente (uma vez Maou-jou ganhou até mesmo uma capa).

Previsto para ficar ausente na próxima edição, Major 2nd, nesta edição, ficou com a quarta colocação. A continuação de Major continua mostrando força na revista, com vendas na média de 250 mil cópias por volume. Em quinto lugar ficou outro pilar: Magi ~ The Labyrinth of Magic, cujo fim está bem próximo. Presumo que a obra será finalizada o mais perto possível do fim do ano, de forma a garantir mais alguns capítulos para serem lançados na revista.

O sexto lugar foi para Amano Megumi wa Suki Darake, que segue em uma situação tranquila na revista e ganhando destaque eventualmente, ganhando páginas coloridas. O mangá tem uma média de vendas superior a 40 mil cópias por volume. Não é quantidade elevada, mas é satisfatória o bastante para que os editores avaliem Amano Megumi como uma obra que pode até vir a ser expandida comercialmente mais para frente.

Na sétima posição está o novato Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 , ainda em seu nono capítulo. Na edição #31, Hoankan Evans não só receberá uma página colorida como também terá dois capítulos sendo publicados nessa edição. Isso evidencia que os editores estão apoiando a obra e acreditando em seu potencial. Mas só o tempo dirá se Hoankan Evans conseguirá alcançar um bom nível de vendas e vingar no plantel. O oitavo lugar ficou para Kyoukai no Rinne, que segue em uma situação muito tranquila na revista, sem correr nenhum risco e com sua terceira temporada ainda em exibição.

O novato Daiku no Hatou, com o lançamento de seu oitavo capítulo, está sendo ranqueado pela primeira vez, na nona colocação. Não chega a ser uma posição muito elevada, mas também é muito cedo para dizer como está a situação da obra. A obra é de um autor veterano e tem uma boa relação com os editores da revista, então acredito que os editores tentarão garantir a permanência da obra ao máximo de tempo possível, garantindo pelo menos uns 24 capítulos a serem publicados.

Fechando o Top 10 da vez, Maiko-san chi no Makanai-san consegue alcançar uma posição um pouco mais elevada após ter aparecido no bottom na edição anterior. Maiko-san chi no Makanai-san ainda briga por estabilização mas a situação não é fácil. O primeiro volume não apresentou vendas expressivas, o que não necessariamente quer dizer que o mangá já esteja condenado, mas sim que as chances para que sua situação melhores não se mostram tão evidentes.

Na décima primeira posição está Tenshou no Quadrable. Primeiro estreante da última leva de seis novatos, Quadrable ainda está brigando por sua estabilidade na revista. No entanto, chega a ser curioso ver o mangá pegar ranqueamentos mais baixos do que os demais novatos já ranqueados. Dos cinco novatos perto de ser ranqueados (Youkai Giga não é ranqueado por estar fixado na penúltima posição da ordem de leitura), Quadrable nessa edição só ficou acima de Inseki Shoujo -Meteorgirl- na ordem de leitura. Ainda é cedo para dizer se a obra se estabilizará, mas não pareceu um bom prognóstico, ao menos para essa edição.

Presença cada vez mais constante no bottom, Tenshi to Akuto!!, em décimo segundo lugar, ao menos conseguiu ficar acima do bottom na ordem de leitura desta vez. Embora ganhe páginas coloridas de vez em quando e até esteja sendo mantido por ora, acredito que os editores não estejam enxergando Tenshi to Akuto!! como uma obra de apelo comercial. Ou seja, não são tão grandes as chances da obra receber uma adaptação em anime, pelo menos não uma com grande destaque por parte do grupo editorial. Mas esse é o menor dos problemas: o mangá terá que torcer para não ser superado por uma grande quantidade de novatos nas vendas dos volumes.

Quem abre o bottom é Dagashi Kashi, na décima terceira posição. Já não é mais tão raro ver esse rentável gag mangá no bottom, mas em contrapartida está ficando um pouco mais raro ver a obra ganhar páginas coloridas ou se destacar muito. Felizmente o nível de vendas de Dagashi é mais que satisfatório, o que facilita a permanência da obra, que vende em média pelo menos 200 mil cópias por volume, quantia muito boa para os padrões da revista.

A maior surpresa negativa da edição foi a presença de Souboutei Kowasu Beshi no bottom, na décima quarta colocação. Não chega a ser uma posição preocupante, a obra não corre risco algum. Mas é curioso ver uma obra com um nível de vendas acima da média e com bastante destaque ser colocado no bottom. Na edição anterior, inclusive, Souboutei ganhou as páginas coloridas de abertura. Mas, enfim, foi apenas uma posição atípica, Souboutei ainda tem chão pela frente.

Se na edição anterior Hatsukoi Zombie recebeu uma página colorida e ficou em uma posição alta na ordem de leitura, nessa edição o mangá foi ranqueado no bottom, ou seja, em uma posição baixa. Mas a situação de Zombie segue tranquila. A obra continua em estado de desenvolvimento e mantendo resultados satisfatórios na visão dos editores. Vale lembrar também que o capítulo dessa edição é um capítulo de transição de arco. Provavelmente na próxima edição Zombie estará ranqueado em uma posição melhor.

Depois de ter ficado ausente na edição anterior, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 volta a ser publicado normalmente e volta a aparecer no bottom, que já não lhe é nem um pouco estranha. Tem sido cada vez mais comum vermos Hiiragi-sama ser ranqueado no bottom e pegar posições baixas na ordem de leitura. Por enquanto o nível de vendas é satisfatório (40 mil cópias em média por volume) mas se começar a decair é possível que Hiiragi-sama sofra o mesmo destino que supostamente tomou Tokiwa Kitareri!!: ser cancelado por queda de rendimento. A falta de destaque a Hiiragi-sama por parte dos editores não facilita a situação.

Com os cancelamentos de Dameterasu-sama e Tokiwa Kitareri!!, sobrou para Joujuu Senjin!! Mushibugyo ficar no último lugar entre os mangás ranqueados, no caso o décimo sétimo lugar. Na ordem de leitura, Mushibugyo só fico acima de Youkai Giga e Sunday Hikagaku Kenkyujo, que não são ranqueados. Com mais de trezentos capítulos publicados e em uma situação de desgaste no plantel, será difícil ver Mushibugyo conseguir chegar a 2018... e ainda que chegue será perto dos últimos capítulos a serem lançados.

SITUAÇÕES DOS MANGÁS

- Grande Pilar: Detective Conan
- Pilar: Major 2nd.
- Muito Seguros: Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
- Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Zettai Karen Children (****).
- Aparentemente Seguros: Saike Mata Shite mo (**), Sunday Hikagaku Kenkyujou, Tenshi to Akuto!!
- Em Busca de Estabilização: Daiku no Hatou, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Inseki Shoujo -Meteorgirl-, K・O・I - King of Idol, Tenshou no Quadrable, Youkai Giga
- Aparentemente Seguro: Maiko-san chi no Makanai-san (**)
- Em Grande Risco de Cancelamento:  Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Ryoko (**) (****)
- Em Reta Final: Gin no Saji (****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*)

Bem, caros leitores, assim finalizo a análise da edição #29 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima, gente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'