sábado, 29 de julho de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #35 (Ano 2017).


O Segundo Pilar.

Logo após eu duvidar da posição de segundo pilar de Haikyuu!!, os editores fizeram questão de mostrar para todo mundo que o mangá que ao de ONE PIECE, lidera a revista é justamente a série de vôlei tão amado por um público diversificadíssimo. E em mais uma edição nostálgica, os editores decidiram não só confirmar o status de Haikyuu!!, como também aproveitaram para confirmar o status de outras séries, como: Robot x Laserbeam, Black Clover e muitas outras. Então, sem mais delongas, vamos à TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #35 (31/07/2017)
CAPA: Kochira Katsushika-ku Kameari Kouen-mae Hashutsujo, Kinnikuman, Dr. Slump, Haikyuu!!
Haikyuu!! c264 (Página Colorida de Abertura)
01 - Black Clover c119
02 - Boku no Hero Academia c147
Boku no Hero Academia Smash!! (Capítulo Especial)
03 - Kimetsu no Yaiba c72
04 - Dr. Stone c21
05 - Hunter×Hunter c366
Utsurou Toki no Naka de (One Shot)
Hinomaru Zumou c155 (Página Colorida)
06 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c25
07 - Gintama c643
Shokugeki no Soma c225 (Página Colorida)
08 - Yakusoku no Neverland c49
Cross Account (Pré-Rank, Capítulo 07)
09 - Spring Weapon Number One c38
10 - Yuragi-sou no Yuuna-san c73
11 - Shoodan! c08 (Primeiro Rank)
12 - Saiki Kusuo no Sainan c254
13 - Robot×Laserbeam c19
14 - Harapeko no Marie c22
Isobe Isobee Monogatari c247
Ausentes One Piece c874, Boruto: Naruto Next Generations c15 (Mensal), World Trigger c165 (Hiatos)

Weekly Shonen Jump #36-37 (07/08/2017)

Capa: Heróis da WSJ
Página Colorida de Abertura: ONE PIECE
Página Colorida: Black Clover, Dr. Stone
Poster: Yakusoku no Neverland
Bangaihen: Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, Dr. Stone
One Shot: Seishounen Yuugai Kankyou Kiseihou (de Asou Shuuichi autor de Saiki Kusuo no Sainan), Tensei-ki -Hakusai- (de Fujimura Tora)


Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como capa e página colorida de abertura Haikyuu!!, que com essa capa demonstrou que continua sendo o segundo pilar da revista, mesmo recebendo ultimamente posições baixas e com o crescimento de popularidade de Boku no Hero Academia. Acredito que ainda receberemos outras capas no qual veremos obras atuais com obras antigas, mas é admirável como o segundo mangá escolhido para integrar essa "campanha" foi justamente Haikyuu!!. Próxima semana acredito que não teremos uma capa misturando obras novas e antigas, pois como será uma edição dupla, devemos ter a tradicional capa com todos os mangás atuais da revista.

Também tivemos nessa edição página colorida para duas séries: Hinomaru Zumou e Shokugeki no Souma, essa segunda que mesmo recebendo página colorida, os editores decidiram classificar em uma colocação bem baixa, o que é estranho, mas levando em conta que estamos falando justamente de Souma, não é surpreendente. Também tivemos nessa edição o "pré-rank" de Cross Account, que foi classificado em uma posição relativamente baixa, e normalmente isso é uma mal sinal, mas como essa TOC em si tivemos muitas posições estranhas, eu não considerarei um mal sinal, mesmo ainda acreditando que a série terá uma estreia ruim.

Em primeiro lugar tivemos Black Clover, que se aproveitou da ausência de ONE PIECE, para demonstrar que continua sendo uma série com grande apoio editorial. A estréia do seu anime está cada vez mais próxima, e acredito que todos os seguidores da série estão muito ansiosos. Black Clover essa semana também acabou sendo capa da Jump Giga Vol.04, que é uma outra prova do apoio editorial que a série vem recebendo. Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que anunciou nessa semana que já vendeu 11 milhões de cópias em 14 volumes (mais os volumes spin-offs, que como eu não sei quanto são, será complicado colocar no cálculo), que dá uma média de 785 mil cópias por volume, uma ótima quantidade. Como eu já comentei nas semanas anteriores, as venda de Boku no Hero Academia são bem altas, atualmente a quarta maior da revista, mas ainda não o suficiente para superar Haikyuu!!, que após essa capa, podemos confirmar que os editores consideram o segundo pilar.

Em terceiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que na próxima semana lançará seu sétimo volume; é interessante analisar o começo da série, no qual a série vendia muito mal e todo mundo (eu principalmente) criticava a ação da WSJ de manter a série na revista. Bem, sejamos sinceros, os editores fizeram o mesmo com outras séries: Mononofu, Kagamigami, Sesuji wo Pin! to, Hinomaru Zumou, Samon-Kun wa Summoner, e nenhum desses mostrou resultados mesmo tendo mais de quatro volumes lançados, mas Kimetsu no Yaiba conseguiu se tornar uma exceção à uma regra, e no fim, se tornou um acerto dos editores. Em quarto lugar tivemos Dr.Stone que continua recebendo ótimas posições e na próxima edição terá página colorida e um "bangaihen" que normalmente é um capítulo extra voltado para a comédia, que não integra a série principal. Dr.Stone provavelmente é a série, dentro da revista, que conseguiu o maior sucesso, e mesmo vendendo menos que Robot x Laserbeam, deve conseguir ter mais votos, semana após semana, resultando assim em um maior apoio editorial.

Em quinto lugar tivemos Hunter x Hunter que deve ter conseguido uma colocação alta pelos mesmos motivos explicados na semana passada, e provavelmente entre duas edições voltará a ficar nas últimas colocações. Sobre a estádia da série na revista, acredito que seja quase certo que o mangá conseguirá alcançar a marca de nove ou dez capítulos, provavelmente sem ter que fazer nenhuma pausa. Após essa marca que devemos começar a nos questionar se o autor terá capacidade de produzir mais capítulos ainda esse ano. Em sexto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou, os primeiro volume deve ter conseguido alcançar a marca de 60 mil cópias, o que deve animar os editores em relação ao segundo volume, por isso essa semana classificaram a série em uma posição alta e na próxima semana, que será lançado o novo volume, deram tantas regalias a série. Esse é o momento de Boku-tachi demonstrar para o grupo editorial da Shonen Jump e da Shueisha que merece se manter vivo na revista.

Em sétimo lugar tivemos Gintama, que já teve o seu live-action lançado mundialmente (mesmo que isso signifique praticamente um lançamento no Japão e alguns cinemas pelo mundo), e mesmo que eu ainda tenha visto o filme, percebi várias opções diversificadas, principalmente da crítica especializada, alguns comentaram que é uma adaptação divertida, outros deixaram comentaram que a comédia foi tão sem graça e as cenas tão mal organizadas, que quase pediram seu dinheiro em retorno. No meio de toda essa confusão, é melhor ver o filme para ter uma opinião própria. Em oitavo lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que após uma sequência de ótimas colocações terá que se "amargurar" com uma posição relativamente baixa para os padrões da série. Próxima semana receberá uma poster, e por isso será classificado do mesmo modo. Esperamos que os editores voltem a colocar a série entre os seis primeiros colocados (e se não colocar, eu não vejo como um sinal negativo, já que a popularidade da série só vai aumentando).

Em nono lugar, tivemos o verdadeiro pilar da revista, o rei dos mangás, a genialidade em forma de arte, Spring Weapon Number One. Falando sério, semana retrasada a série teve uma recepção espetacular por causa do seu capítulo em homenagem a ONE PIECE, e como esse capítulo atraiu muitos leitores, pode ser a reviravolta para a série, que mesmo não vendendo muito bem, já demonstra ter um bom apoio dentro da revista e por parte dos editores. Spring Weapon Number One pode finalmente conseguir se tornar um sucesso. Em décimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que retorna as suas posições intermediárias/início do Bottom 5. A série é um ecchi e sabemos muito bem que os editores nunca vai trata-la como um grandíssimo sucesso, dando posições altas e milhões de regalias por semanas, por isso devemos nos contentar com pequenos presentes. Não é birra com Yuragi-Sou, não é falta de fé por parte dos editores, é somente um tratamento padrão para todas as série desse gênero.

Em décimo primeiro lugar tivemos o primeiro ranking de Shoodan!... Então, é uma primeira colocação ruim, contudo levando em conta que a série recebeu uma página colorida na semana passada, não considero realmente o "fim do mundo" para a série. Os editores podem ter classificado a série em uma colocação baixa, pois semana passada deram uma publicidade altíssima, ou também podem ter colocado a série nessa posição, pois vão deixa-la sempre entre o "bottom" e a zona intermediária. De qualquer modo é inegável que Shoodan! começou com o pé errado, e está correndo risco de acabar sendo cancelado. As duas semanas serão definitivas para o mangá de futebol. Logo após tivemos PSI Kusuo Saiki, na décima segunda colocação. É interessante notar que o autor lançará um One Shot na próxima semana. Por mais que pareça uma notícia ruim, não é, é muito comum autores que estão a mais de cinco anos na revista, decidirem lançar um One Shot, só para entregar um material diversificado e não ficar sempre na mesma. Muitas vezes esses One Shots entram no limbo do esquecimento e mesmo com a série terminando, o autor não decide aproveita-los.

Em décimo terceiro lugar tivemos Robot x Laserbeam, que depois de algumas semanas em posições altas, retornou para as últimas. Acredito que já podemos entender a situação do mangá na revista: sua popularidade interna provavelmente não é muito alta, contudo, a série tem um grupo de seguidores enorme que não compram mais a WSJ (ou nunca compraram), por isso se torna uma série vantajosa para a revista, principalmente quando ganhar um anime (já que esse público tem grandes possibilidades de divulgar o anime, atraindo pessoas que não conhecem a série, fazendo-as se tornar seguidoras, e por consequência, fazendo-as comprar a WSJ, caso queiram acompanhar o mangá semanalmente). Robot x Laserbeam deve continuar sendo mal classificado, ficando acima somente das séries que serão canceladas, aliás, tocando no assunto, em décimo quarto lugar tivemos Harapeko no Marie, que será cancelada na próxima leva, que deve estrear entre a edição #38 e #41.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'