sábado, 21 de outubro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #47 (Ano 2017).


Ação e Reação.

O ping pong, mesmo tendo regras relativamente simples, é um esporte muito complexo, e necessidade de pensamentos rápidos e reações ainda mais. A partida deste modo é uma constante ação e reação: a shonen jump pode não ser tecnicamente tão veloz e frenética quanto uma partida de ping pong profissional, contudo, mesmo assim necessidade que os autores tenham que reagir rapidamente as ações do público, se os leitores não gostaram de algo, em pouco tempo se deve achar a solução para o problema. Então, analisando essa TOC, quais ações os autores devem pegar?

TOC Weekly Shōnen Jump #47 (23/10/2017)
Full Drive c01 (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série)
01 - One Piece c882
02 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c36
Yakusoku no Neverland c60 (Página Colorida)
03 - Black Clover c130
04 - Saiki Kusuo no Sainan c264
05 - Dr. Stone c32
06 - Boku no Hero Academia c157
Kimetsu no Yaiba c83 (Página Colorida)
Tomatoypoo no Lycopene (Capítulo 03/07)
07 - Haikyuu!! c275
08 - Gintama c656
09 - Yuragi-sou no Yuuna-san c84
10 - Robot×Laserbeam c30
11 - Hinomaru Zumou c166
Spring Weapon No. 1 c49 (Página Colorida, Aniversário de 1 Ano)
12 - Shudan! c19
13 - Shokugeki no Souma c236
14 - Cross Account c18
Tomatoypoo no Lycopene (Teve dois capítulos nessa edição)
Ausente: Boruto: Naruto Next Generations c18 (Mensal), Hunter x Hunter c371 (Hiato) e World Trigger c165 (Hiato)

Prévia Weekly Shōnen Jump #48 (30/10/2017)
Capa e Página Colorida de Abertura: Golem Hearts de Ohsuga Gen (Nova Série)
Página Colorida: Gintama, Shokugeki no Souma, Full Drive

Começando pelos mangás não ranqueados tivemos a estreia de um novo mangá de esporte, escrito por um novato. Dessa vez a tematica é o ping pong, que tem uma grandíssima popularidade por quase todo o oriente. O autor parece que vai adotar uma estratégia parecida com Ageha, que também colocou em destaque um personagem feminino, contudo em Full Drive essa personagem não é só uma acompanhante do protagonista, mas também é uma esportista, por isso pode ser uma dinâmica interessante. Também tivemos o resultado da pesquisa de popularidade de Yaiba, e o começo da pesquisa de popularidade de Spring Weapon Number One (que também comemorou um ano de vida na revista). 

Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, que após uma semana ausente voltou a revista na primeira colocação. A série alcançou a marca de 430 milhões de cópias impressas, o que a mantém como o terceiro quadrinho mais vendido da história, perdendo somente para Superman e Batman. É inegável que ONE PIECE já entrou pra história. Em segundo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que por pouco não conseguiu a primeira colocação. A série vem conquistando o seu espaço na revista. Inicialmente era classificado nas últimas colocações, depois foi colocado na zona intermediária, e hoje alcançou a sua posição mais alta até agora. A série tem um grande potencial e acredito que no ano que vem a veremos conquistar ao menos uma vez a primeira colocação, principalmente agora que os editores "confiam" no autor.

Em terceiro lugar tivemos Black Clover que continua sendo bem classificado por causa do seu anime em exibição (os editores como eu tinha previsto estão dando um bom destaque a série por causa da sua primeira temporada), contudo a recepção conturbada dos seus dois primeiros capítulos parecem estar dando um feedback negativo em relação a série. Black Clover não vem recebendo um bom boost dos volumes antigos, e mesmo que só podemos cravar uma sentença sobre seu futuro após a estréia do seu próximo volume, podemos já previr que a sua situação não está muito favorável. O lado positivo é que a Pierrot irá produzir mais de 50 episódios sobre a série, deste modo ainda se tem um bom tempo para que a série consiga se recuperar em popularidade. Em quarto lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que também está em colocações altas por causa do seu Live-Action.

Em quinto lugar tivemos Dr.Stone que se mantém entre os mais bem classificados. Muitos já devem estar se perguntando até quando essas boas colocações continuarão. Então, os editores mudarão ela em três ocasiões: terem que dar destaque a novas séries de sucessos (que podem estrear próximo ano ou ser uma desses três novas), a série ter uma grandíssima queda de popularidade (que pode acontecer caso o roteirista faça alguma coisa muito estúpida) ou quando a série superar a marca de 2 anos. É muito comum após o aniversário de dois anos e antes de o anime estrear, a série ficar várias semanas consecutivas em posições intermediária. Vimos isso acontecer com Black Clover recentemente. Em sexto lugar tivemos Boku no Hero Academia que continua recebendo posições intermediárias, o que está deixando vários seguidores loucos e preocupados. Calma pessoal, a série vende muito bem e tem um anime de sucesso, os editores só estão preferindo dar um destaque maior a séries que precisam de destaque atualmente.

Em sétimo lugar tivemos Haikyuu!!, outro pilar que também vem sendo classificado em colocações intermediárias, mesmo que nas últimas duas semanas ganhou boas colocações. Isso comprova que o novo editor está simplesmente preferindo adotar uma estratégia diferente para alcançar um resultado mais equilibrado, que no caso é, todos os mangás da revista venderem relativamente bem (mesmo que acho que cedo ou tarde, veremos Boku no Hero Academia voltando a ficar constantemente nas primeiras colocações. Haikyuu!!, deve ser mantém na zona intermediária). Em oitavo lugar tivemos Gintama recebendo uma posições mais alta que o normal, mas nada de surpreendente. A série na próxima semana receberá uma página colorida que deve servir para realçar esse arco final, ao mesmo tempo que dá uma pequena publicidade a nova temporada que está em exibição.  

Em nono lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que como comentamos na semana passada deve ser o mangá da revista mais próximo a receber um anime, superando seu companheiro de leva Kimetsu no Yaiba - a verdade é que por mais que ultimamente Kimetsu no Yaiba tenha tido um destaque maior por parte dos editores e também um bom aumento de vendas, Yuragi-Sou no Yuuna-San continua sendo uma série que vende mais, e por ser um ecchi, tem um apelo visual muito maior (sabemos como animes no qual temos garotas sexy como protagonistas conseguem vender no Japão - principalmente se parecerem adolescentes -), por isso é natural e totalmente aceitável Yuragi-Sou no Yuuna-San ser a próxima série a ter uma adaptação. Em décimo lugar tivemos Robot x Laserbeam que continua entre os últimos colocados, mas já explicados que essa será a posição "natural" da série, mesmo a revista ainda gastando muito em publicizar cada volume da série.  

Em décimo primeiro lugar tivemos Hinomaru Zumou que está sendo classificado em uma colocação baixa, contudo aceitável para sua situação na revista. A próxima leva tem tudo para ter muitos mangás estreando, para mim é quase certo que sejam três ao menos, mas com o encerramento de Gintama podem ser quatro, entretanto, mesmo com tantos estreando Hinomaru Zumou parece muito seguro na revista, não está correndo risco de cancelamento em curto prazo. Em décimo segundo lugar tivemos Shuudan! que parece que irá sobreviver, os editores adotaram uma estratégia inteligente, que permite que eles lancem em fevereiro uma leva grande. Cancelaram Isobe e Harapeko no Marie, além de ocuparem a vaga que Hunter x Hunter tinha deixado em aberto. Isso tudo para poder cancelarem Shuudan! e Cross Account na próxima leva, garatindo assim já uma leva com ao menos dois mangás estreando.

Em penúltimo lugar tivemos uma surpresa nem um pouco legal, Shokugeki no Souma, que após várias semanas na zona intermediária e na zona alta da tabela, voltou a pegar uma colocação muito baixa. Os editores já fizeram isso anteriormente com a série, mesmo que seja  primeira vez que o novo editor chefe adota essa estratégia. Por mais que muitos leitores devem ficar preocupadíssimos com a série ficando na penúltima colocação, suas vendas ainda são altas e os editores não devem estar planejando cancelar a série em curto prazo, por isso podemos considera-la segura. Obviamente se suas vendas continuarem a cair e a série se manter nessas colocações nos próximos meses, começarei a mudar de ideia, mas por enquanto, em curto prazo, não tem risco de cancelamento. Diferente de Cross Account que por mais que tenha sobrevivido a essa leva (ainda tem chances de acabar sendo cancelada na próxima edição, mas acho que seja improvável), com certeza será cancelada na primeira leva de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'