terça-feira, 24 de outubro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #46 (Ano 2017).


Mais um Veterano se Despede


escrito por Diego Felipe


O anúncio do fim de Kindaichi Shonen no Jikenbo R foi bem repentino e a obra se despede da line-up apresentando um nível bom de vendas de volumes (pelo menos 150 mil por volume). A franquia deve ganhar continuidade na revista quinzenal Evening. E Jikenbo R se junta a outros veteranos encerrados na revista recentemente: Fairy Tail, ACMA:Game, Area no Kishi, Yamada-kun to 7-nin no Majo... não vamos nos esquecer que a próxima obra veterana a ser finalizada é Baby Steps, em duas edições.


TOC Weekly Shonen Magazine #46 (2017):
Kanojo, Okarishimasu (Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura, Capítulo Duplo) (capítulos 14 e 15)
01. Nanatsu no Taizai (capítulo 229)
02. Hoshino、Me o Tsubutte。 (capítulo 72)
03. Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho (capítulo 24)
04. Daiya no Ace - Act II (capítulo 98)
Senryuu Shoujo (Página Colorida, Capítulo Duplo) (capítulos 54 e 55)
05. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 29)
06. DAYS (capítulo 220)
07. Runaway de Waratte (capítulo 20)
08. Real Account (capítulo 136)
09. Kindaichi Shonen no Jikenbo R (Fim) (?)
10. Fuuka (capítulo 176)
11. Baby Steps (capítulo 453)
Seishun Soukanzu (Pré-Rank) (capítulo 07)
12. Seitokai Yakuindomo (capítulo 444)
13. En En no Shouboutai (capítulo 100)
14. Gotobun no Hanayome (capítulo 10)
Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (Pré-Rank) (capítulo 07)
15. Tokyo Manji Revengers (capítulo 34)
16. World End Crusaders (capítulo 18)
17. Domestic na Kanojo (capítulo 160)
18. Kessen no Kuon (capítulo 11)
Fumetsu no Anata e (Ausente) (pausado no capítulo 42)
Tsurezure Children (Ausente) (pausado no capítulo 159)
Hajime no Ippo (Fora da Raw Digital) (?)
Ahiru no Sora (Em hiato) (pausado no capítulo 561)

TOC Weekly Shonen Magazine #47 (2017):
- Capa, Página Colorida de Abertura: Daiya no Ace - Act II

TOC Weekly Shonen Magazine #48 (2017):
- Fim: Baby Steps

A capa digital e as três páginas coloridas foram para o novato  Kanojo, Okarishimasu, que de quebra ainda teve dois capítulos lançados nessa edição. Os editores estão empolgados com a boa recepção inicial de Kanojo e estão dando destaque a obra na tentativa de emplacar pelo menos esse novato em um ano tão repleto de novatos mal-sucedidos. A outra página colorida ficou para outra obra lançada recentemente: Senryuu Shoujo.

Os novatos Seishun Soukanzu e Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai ainda estão em fase de pré-ranqueamento. Eles só passarão a ser ranqueados a partir do lançamento do oitavo capítulo de cada obra. Mas vale lembrar que o pré-ranqueamento dessas obras na edição foi baixo. Seishun pegou uma posição medíocre e Mako-san ficou acima apenas de quatro obras na ordem de leitura (se estivesse sendo ranqueado teria dado as caras no bottom dos ranqueados). Fica a torcida para que essas obras não se mostrem ameaçadas antes mesmo de chegarem no décimo capítulo.

O (ainda) novato Fumetsu no Anata e esteve ausente nesta edição, mas é bem provável que a obra (que apresenta um nível pouco mais que satisfatório nas vendas de volumes) retorne na edição #47.  Outro ausente foi Tsurezure Children , que já esteve de fora da edição anterior. O mangá está em situação tranquila na revista, mas caso fique ausente na próxima edição, já vou considerar a obra como um dos mangás "em hiato". Falando em hiato, O veterano mangá de basquete Ahiru no Sora segue sem previsão de retorno, devido aos problemas de saúde do autor Hinata Takeshi. Acredito que a obra só voltará a ser lançado em 2018.

O primeiro lugar ficou justamente para um dos dois pilares da revista atualmente: Nanatsu no Taizai. Nanatsu continua em alta na revista, sendo o mangá com o melhor nível de vendas de volumes. Nanatsu, porém, já está em seu arco final e é bem provável que a obra se despeça da revista entre 2018 e 2019. Em segundo ficou Hoshino、Me o Tsubutte。, obra simpática com nível de vendas satisfatório e com uma recepção interna considerável. Hoshino conseguiu se estabilizar na line-up e a obra se mostra segura mesmo a longo prazo.

Página Colorida de Abertura: Kanojo, Okarishimasu

Depois de ter pego uma posição baixíssima na ordem de leitura da edição anterior, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho dá o pulo do jaguar (pulo do gato é para os fracos) e pega o terceiro lugar. O novato ainda não tem sua estabilidade garantida a médio prazo, mas ao menos não é um dos favoritos ao cancelamento por enquanto. Tudo dependerá dos resultados das vendas de seu primeiro volume.

A quinta colocação foi para o pilar Daiya no Ace - Act II. Na próxima edição, Daiya receberá a capa digital e a página colorida de abertura. Teoricamente o mangá de beisebol receberia as páginas coloridas daqui a duas edições, onde seria lançado o seu 100º capítulo. Mas nesta respectiva edição Baby Steps chegará ao fim e é bem provável que o mangá de tênis receba o destaque da revista no lançamento de seu capítulo final.

O recém-transferido Kishuku Gakkou no Juliet ficou com a quinta colocação. A obra já tem fama entre os leitores e provavelmente deve conseguir se manter na revista sem grandes empecilhos. Foi uma boa ideia a transferência de Juliet para a Weekly Shonen Magazine, considerando que está difícil para os editores encontrar um novato que consiga vender mais que o razoável. Em sexto está o mangá de futebol DAYS, que continua em situação tranquila na line-up e com média de vendas de pelo menos 150 mil cópias por volume.

O novato Runaway de Waratte pega o sétimo lugar. Runaway ainda está em busca de sua firmação. Não será fácil, mas o mangá ao menos começou com uma boa recepção inicial. A questão agora será manter essa boa receptividade e fazer com que ela pese a favor para que as vendas de volumes sejam pelo menos suficientes. A oitava posição ficou para Real Account, que segue em situação estável, mas também continua sem ganhar páginas coloridas ou um destaque significativo por parte do grupo editorial. Em suma, a obra continua na mesma. 

Página Colorida de Abertura: Kanojo, Okarishimasu


Em nono quem ficou foi Kindaichi Shounen no Jikenbo R, que teve seu último capítulo lançado nessa edição. Infelizmente Kindaichi nem mesmo recebeu páginas coloridas em seu capítulo derradeiro. Como explicado acima, cheguei a ler informações de que a obra ganharia continuação na Evening (o que ainda vou confirmar ou desmentir futuramente). Para todos os efeitos, é mais um mangá com um bom rendimento que se despede da revista, infelizmente.

Quem fecha o Top 10 da vez é Fuuka, obra com vendas razoáveis de volumes e que está no limbo do esquecimento. Ou seja, Fuuka não corre riscos de ser cancelado, mas também já não é mais um dos mangás que mais se destacam na Weekly Shonen Magazine em comparação a outas obras mais promissores ainda pouco exploradas comercialmente. 

E, faltando apenas duas edições para acabar, o veterano mangá de tênis Baby Steps ficou na décima primeira colocação, posição medíocre mas que não deve pesar em mais nada para a obra, já que falta pouco para ela chegar ao fim. Se por um lado o desfecho de Baby Steps não aconteça na melhor fase de popularidade do mangá, por outro as vendas do mangá são de 150 mil cópias por volume, nível significativo e que tem sido difícil de ser alcançado por muitas obras lançadas recentemente.

O (também veterano) gag mangá Seitokai Yakuindomo pegou o décimo segundo lugar. A situção de Seitokai é muito positiva, as vendas ainda são de um nível acima do razoável e, de quebra, a popularidade da obra ainda é relativamente alta. Não há dúvidas de que Seitokai não corre riscos de cancelamento, embora aparentemente os resultados do filme animado lançado nos cinemas há alguns meses não tenham sido muito impressionantes.

Página Colorida de Abertura: Kanojo, Okarishimasu

Na décima terceira posição quem deu as caras foi En En no Shouboutai. Geralmente seria legal se uma obra que chegasse ao seu centésimo capítulo lançado ganhasse uma página colorida em comemoração, não é mesmo? Mas En En no Shouboutai deu azar: não só não ganhou página colorida, como ficou na porta do bottom dessa vez. Mas o que importa é que En En está em situação bem tranquila na revista. São consideráveis chances de anunciarem para 2018 uma adaptação em anime da obra.

A décima quarta, décima quinta e a décima sexta colocações foram para os novatos Gotobun no HanayomeTokyo Manji Revengers e World End Crusaders. Ambos não escaparam de aparecer no bottom. Gotobun, que abriu a zona dos cinco últimos ranqueados, ainda está em seu décimo capítulo e, apesar da posição baixa, ainda é relativamente cedo para dizer se o mangá está ameaçado ou não de cancelamento. Tokyo Manji Revengers não apresenta vendas muito elevadas nas vendas de volumes mas ao menos vinha contando com o respaldo dos editores para se firmar na revista, mas é possível que isso não seja suficiente se a obra começar a ficar muito para escanteio. Já World End Crusaders só está à espera de seu cancelamento, uma vez que as chances de se firmar são quase nulas.

Após ter ganho a capa e as páginas coloridas de abertura na próxima edição, Domestic na Kanojo despenca na ordem de leitura e fica quase no fundinho do bottom, na décima sétima posição. Apesar da posição baixa, DomeKano está em uma situação bem tranquila, sem riscos de cancelamento. O último mangá ranqueado da edição foi o novato Kessen no Kuon, que pegou o décimo oitavo lugar. É questão de tempo para que Kessen no Kuon seja cancelado. Desde o seu oitavo capítulo, Kessen no Kuon tem aparecido na última posição da ordem de leitura. Porém, ao que tudo indica, não se trata de uma obra que foi planejada para fechar a revista, uma vez que ela variava de posições até o lançamento de seu sétimo capítulo.

Página Colorida: Senryuu Shoujo


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros e Estáveis: Ahiru no Sora (Em hiato), Baby Steps, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Tsurezure Children
Aparentemente Seguros: Senryuu Shoujo, Tokyo Manji Revengers
Em Busca de Estabilização: Gotobun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Runway de Waratte, Seishun Soukanzu
Em Risco de Cancelamento: Kessen no Kuon, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho, World End Crusaders
Fim Natural Nesta Edição: Kindaichi Shounen no Jikenbo R
Fim Natural em Duas Edições: Baby Steps


LEMBRETE

Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como ultimamente as raws acessíveis ao público ocidental foram as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Foi o que ocorreu dessa vez e por isso não tem sido possível colocar o mangá de George Morikawa na análise.


Bem, pessoal, a análise da edição #46 da Weekly Shonen Magazine acaba aqui.
Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'