sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #01 (Ano 2018).


A todo vapor.

O ano de 2018 começou a vapor, com várias novidades: novas séries, autores veteranos voltando para lançar one-shots, eventos de comemoração ao 50 anos de revista, retorno de série em hiato, e muitas outras notícias que deixou essa TOC uma loucura só. Por isso, não vamos perder mais nenhum segundo, e vamos analisa-la. 

Weekly Shonen Jump #01 de 2018 (04/12/2017)
Haikyuu!! c281 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Yakusoku no Neverland c66
02 - One Piece c887
03 - Kimetsu no Yaiba c89
Dr. Stone c38 (Página Colorida)
04 - Saiki Kusuo no Sainan c269
05 - Black Clover c136
Golem Hearts (Capítulo 06)
06 - Boku no Hero Academia c162
Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c42 (Página Colorida)
07 - Shokugeki no Souma c242
Full Drive (Capítulo 07, Pré-Rank)
08 - Tomatoypoo no Lycopene c09.1
Yuragi-sou no Yuuna-san c90 (Página Colorida)
09 - Gintama c662
10 - Hinomaru Zumou c172
11 - Robot x Laserbeam c36
12 - Cross Account c24
13 - Spring Weapon Number One c56
14 - Shoodan! c25
Tomatoypoo no Lycopene c09.2

Prévia da Weekly Shonen Jump #02 de 2018:
Capa: WSJ Cast
Página Colorida de Abertura: Boku no Hero Academia (Resultado do Terceiro Concurso de Popularidade
Página Colorida: Yakusoku no Neverland, Robot x Laserbeam e Part Three (One Shot de Nishio Ishin e Mizuki Kawashita)
Poster Colaborativo: Boku no Hero Academia & Star Wars


Prévia das Edições Seguintes
WSJ #6: One-Shot de Komi Naoshi (Autor de Nisekoi)
WSJ #7: Nova Série: BOZEBEATS de Heino Shunji 
WSJ #8: Nova Série: Actage (Roteirista: Matsukita Tsuya, Artwork: Usaji Shiro)
WSJ #9: Resumo de Hunter x Hunter (Série retorna do Hiato).


Nessa primeira edição do ano tivemos ótimos anúncios, um deles é o retorno de Hunter x Hunter na edição #09. Junto com a série veterana retornando vamos ter duas novas séries, que parecem muito promissoras. Por isso, é quase confirmado que teremos dois cancelamentos, e com chances, dependendo se na última leva ocuparão ou não a vaga de Hunter x Hunter, podemos ter até três cancelamentos.

Além disso em comemoração ao aniversário de 50 anos da revista (lançada em 1968), vários autores retornarão a revista para lançar One-Shot. Essa lista é bom para sabermos quais veteranos não irão lançar nenhuma nova série nos próximos 6 meses. Lembrando que esses One Shots podem ser comemorativos, e não obrigatoriamente o autor queira retornar na revista, como é o caso de Tite Kubo, que espero que esteja disposto a retornar, mas é bem provável que seja somente um modo que o autor encontrou para participar dessa grande festa. 

Começando pelos mangás não ranqueados tivemos capa e página colorida de abertura para o nosso querido Haikyuu!!. As séries novatas: Dr.Stone, Yuragi-Sou no Yuuna-San e Boku-tachi wa Benkyou receberam página colorida. E para a alegria geral da nação, a revista trouxe um poster crossover entre Yuragi-Sou e Boku-tachi, no qual as personagens femininas da série aparecem semi-nuas tomando um belo banho, do jeito que os japoneses tarados gostam. 

Também tivemos nessa edição o pré-rank de Full Drive, que em uma posição mediana, o que normalmente significa que a série provavelmente não foi muito bem recepcionada, contudo, tem ainda boas chances (eu diria entre 30%) de se tornar um sucesso ou ao menos uma série com a popularidade boa o suficiente ao ponto de sobreviver por mais de 6 meses na revista. Na próxima TOC teremos uma resposta mais clara - lembrando que a primeira classificação, normalmente é referente a popularidade da série nos cinco primeiros capítulos (e não exatamente o primeiro, como erroneamente retratado em vários outros lugares). 

Em primeiro na primeira TOC de 2018 tivemos Yakusoku no Neverland. A série começou com o pé direito, mostrando a todos que vai ser o novato que vai mais brilhar nesse novo ano. Inclusive na próxima semana a série também receberá uma página colorida, continuando assim em destaque na revista. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que vai ter que sair dos holofotes um pouco, já que os editores colocarão de lado os 20 anos da série, para comemorar os 50 anos da revista. De qualquer modo, esta decisão não deve interferir de nenhum modo na popularidade da série, que continuará altíssima e a maior da revista (e de todo o Japão).

Em terceiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que deve estar em uma sequência de capítulos muito interessante, pois os editores estão fazendo de tudo para deixar a série constantemente entre os três primeiros colocados. Nas últimas quatro edições, a série ficou duas vezes em primeiro, uma vez terceiro (esta edição) e uma vez como série de abertura da revista, por isso foi a página colorida de abertura, que para os japoneses essa sim é a primeira colocação da TOC, deste modo, a série está constantemente entre os primeiros colocados nessas últimas semana. Em quarto lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, que também vem tendo uma média de colocações altas nessas últimas semanas, provavelmente por causa do sucesso do seu live-action. PSI sempre surpreendendo quando o assunto é popularidade interna e externa. É importante lembrar que na semana passada a série ficou ausente, o que é bastante raro, provavelmente o autor estava muito doente. 

Em quinto lugar tivemos Black Clover, que está chegando no seu momento "agora ou nunca" do anime - quando os leitores dizem que a série irá começar a aumentar de popularidade - mesmo eu achando isso muito improvável, pois séries não tendem a aumentar de popularidade após os cinco primeiros episódios (ao menos que tenham uma mudança no horário televisivo ou estreiem uma nova temporada, no qual seja feita muita publicidade para reverter o fracasso comercial da primeira). Contudo mesmo sendo improvável, não é impossível, e uma boa publicidade boca a boca, pode fazer explodir em popularidade, como eu e todos os verdadeiros fãs da Weekly Shonen Jump, esperam que aconteça. Em sexto lugar tivemos Boku no Hero Academia que continua pegando posições bem medíocres, mas pelo menos na próxima semana deve receber a página colorida de abertura (levando em conta é uma edição dupla, a capa provavelmente irá para o elenco da WSJ reunido). E UMA COLLAB COM STAR WARS! Grande publicidade para a série! 

Em sétimo lugar tivemos Shokugeki no Souma, que em comparação a semana passada teve uma pequena melhora, mas continua em uma situação ruim dentro da revista (quando o assunto é a TOC). A série vem capengando nos últimos rankings, mas mesmo assim coloco Souma longe da zona de risco. A série ainda vende muito bem e está seguro na revista. Em oitavo lugar tivemos Tomatoypoo no Lycopene que ficou na zona intermediária da revista (como o esperado) e a partir da próxima semana começará a ter somente um capítulo por edição, que será sempre ranqueado como o último mangá da revista, encerrando cada edição (menos quando recebe uma página colorida), como acontecia com Isobe Isobee Monogatari. Como comentei na semana passada, só saberemos se a série é um sucesso ou não, quando for lançado o seu primeiro volume, até lá, devemos esperar. A TOC não irá revelar esta informação, como acontece normalmente.

Em nono lugar tivemos Gintama que voltou para a zona intermediaria, depois do rápido pulo do gato que deu na semana passada. A série deve ser encerrada ainda no primeiro semestre deste ano, talvez caso o autor queira realmente prolongar a série, seja encerrada no segundo semestre, mas muito, mas muito dificilmente chega a 2019. Também tivemos página colorida para Hinomaru Zumou, que deve sobreviver ao ano de 2018, pois acabou de iniciar a sua segunda parte, contudo, a situação da série para 2019 é um pouco mais complicada, e caso não receba anime nesse novo ano (o que é bem improvável), corre risco de ser cancelado em 2019. Em décimo primeiro lugar tivemos Robot x Laserbeam que é um sucesso de vendas, mas deve continuar nas últimas colocações, por causa do seu estilo e público alvo. Próxima semana a série receberá página colorida, o que comprova que os editores, mesmo classificando mal o mangá, ainda o apoia.

Em décimo segundo lugar tivemos Cross Account que junto com Shuudan! (último colocado) foram as únicas duas séries que não foram listadas entre mangás que receberão "capítulos extras", o que praticamente é um anúncio do cancelamento desses dois mangás. Os dois novatos que irão estrear na edição #07 e #08 de 2018, provavelmente ocuparão a vaga desses dois mangás. Outro mangá que PODE ser cancelado é Spring Weapon Number One, que pode sair para dar lugar a Hunter x Hunter - ao menos que não cancelem nenhuma série para dar vaga a Hunter x Hunter - já que seria uma manobra estranha. Os editores, neste caso, decidiriam aumentar o número de séries na revista para 22 (lembrando que a vaga de Hunter x Hunter foi ocupada por Golem Hearts na última leva). Levando em conta que Hunter x Hunter dura 10 capítulos e volta em hiatos, ficar por menos de três meses com 22 séries não deve ser um grande problema para a revista, deste modo, Spring Weapon tem chances reais de sobreviver ao cancelamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'