sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #02-03 (Ano 2018).


E Que Venha 2018...


escrito por Diego Felipe

E essa é a última análise da Weekly Shonen Magazine que lanço em 2017. É, pessoal, 2017 foi um ano editorial e tanto, com muitos veteranos rentáveis acabando e alguns novatos promissores surgindo, perspectiva que só foi ficando mais clara na reta final desse ano, já que por um bom tempo a impressão é de que seria um ano ruim para emplacar novatos (o que felizmente não se concretizou). Não foi o melhor ano possível para a revista, mas também não foi ruim... Que venha 2018... e abaixo vem o índice da edição.

TOC Weekly Shonen Magazine #02-03 (2018):
Nanatsu no Taizai (Capa, Páginas Coloridas de Abertura, 45p.) (capítulo 246)
01. Seitokai Yakuindomo (capítulo 452)
02. Fuuka (capítulo 182)
03. Senryuu Shoujo (capítulo 64)
8jou Carnival (Pré-Rank) (capítulo 05)
04. Fumetsu no Anata e (capítulo 49)
Gotoubun no Hanayome (Página Colorida) (capítulo 18)
05. Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho (capítulo 32)
06. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 23)
07. Seishun Soukanzu (capítulo 15)
08. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 37)
DAYS (Página Colorida) (capítulo 228)
09. Daiya no Ace - Act II (capítulo 105)
10. Domestic na Kanojo (capítulo 168)
11. Hoshino、Me o Tsubutte。 (capítulo 79)
12. Runway de Waratte (capítulo 28)
13. En En no Shouboutai (capítulo 108)
14. Tokyo Revengers (capítulo 42)
15. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 15)
16. Real Account (capítulo 144)
17. Kessen no Kuon (Último Capítulo) (capítulo 18)
18. Tsurezure Children (capítulo 167)
19. Ahiru no Sora (capítulo 564)

TOC Weekly Shonen Magazine #04-05 (2018):
- Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Sensei, Sukidesu
- Página Colorida: Seishun Soukanzu


A capa e as páginas coloridas de abertura foram para Nanatsu no Taizai, atualmente a obra mais rentável da Weekly Shonen Magazine. Nanatsu ganhou 45 páginas no capítulo dessa edição. A obra continua em alta na revista, mas tem chances de ser finalizada entre 2018 e 2019, dependendo de como o autor prosseguir com o desenvolvimento do mangá. É importante lembrar da nova temporada que estreará no dia 6 de janeiro: as páginas coloridas estão informando não só a data, mas horário de exibição, além de um filme em anime que chegará aos cinemas no verão japonês.

As outras páginas coloridas foram para o novato Gotoubun no Hanayome, que vai conseguindo se estabilizar na line-up (diz o autor que o primeiro volume já vendeu pelo menos 100 mil cópias) e DAYS, veterano que já tinha ganhado páginas coloridas de abertura na edição anterior e que também está em ótima situação no plantel. O novato 8jou Carnival ainda está em seu quinto capítulo e só será ranqueado a partir do oitavo capítulo ou do nono, caso a obra ganhe uma página colorida na edição em que sair o oitavo capítulo.

Página Colorida de Abertura: Nanatsu no Taizai

Após algumas posições medíocres e baixas, Seitokai Yakuindomo surpreende e é ranqueado em primeiro lugar nessa edição. O gag mangá veterano ainda apresenta um nível bom de vendas de volume (pelo menos 110 mil cópias por volume em pouco menos de um mês), mas vem recebendo pouco destaque pelos editores, o que não atrapalha a sua estabilidade.

O veterano Fuuka ficou na segunda posição, após uma posição medíocre na edição anterior. Fuuka ainda está em segurança, mas já não é mais uma das obras que se destacam na revista. Os editores até demonstram respeito pela obra, visto a boa relação com o autor Kouji Seo. Mas é fato que Fuuka tem um rendimento aquém do esperado após ter ganho anime no ano passado e tem boas chances de ser finalizado em 2018.

Página Colorida de Abertura: Nanatsu no Taizai

Quem ficou na terceira colocação foi Senryuu Shoujo, obra lançada há pouco mais de um ano e que se firmou na revista, melhorando seu nível de vendas de volumes aos poucos até chegar a um desempenho acima do razoável. A quarta posição foi para Fumetsu no Anata e, que tem um bom nível de vendas, embora não um dos melhores níveis da revista. Fumetsu segue com tranquilidade, sem riscos de colocação. Em quinto ficou Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho, que também deu um pulo do gato após uma posição baixa na edição anterior.

Em sexto ficou Kanojo, Okarishimasu, que continua numa situação confortável e com apoio dos editores (ganhou página colorida na edição anterior, inclusive). O novato Seishun Soukanzu tava em baixa nas edições anteriores, mas deu um pulo do gato daqueles (sétimo lugar da vez) e vai ganhar página colorida na próxima edição. Há esperanças para esse novato no fim das contas. Kishuku Gakkou no Juliet ficou na oitava posição, continuando em situação confortável na line-up após ter sido transferido da Bessatsu Shonen Magazine.

Página Colorida: Gotoubun no Hanayome

O pilar Daiya no Ace - Act II ficou com a nona colocação, continuando na sua situação absolutamente favorável e chamando a atenção de uma boa qualidade de leitores. Em décimo está Domestic na Kanojo, que continua em situação confortável e com vendas suficientes para manter a publicação do mangá por um bom tempo, se essa for a vontade da autora Kei Sasuga. No décimo sexto lugar quem dá as caras é Hoshino、Me o Tsubutte。, obra com vendas pouco mais que satisfatórias e com uma recepção interna muito boa. Hoshino já tem um ano e meio de publicação e deve se manter na revista por mais um bom tempo, estando seguro mesmo a longo prazo.

O novato Runway de Waratte, que já tem meio ano de publicação, ficou na décima sexta colocação e ainda se encontra em situação estável na revista, pelo menos a curto-médio prazo. A décima terceira posição foi para En En no Shouboutai, que continua firme e forte, com um nível de vendas de volumes mais que satisfatório. Desconfio que podemos ter um anúncio de adaptação em anime para En En nesse ano de 2018. Em décimo quarto lugar, na porta do bottom, está Tokyo Revengers, que continua em situação estável na revista por ora com seu nível de vendas razoável e também está prestes a completar um ano de publicação.

Página Colorida: DAYS

Quem abre o bottom na décima quinta posição é o novato Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, que fica em posição muito baixa após ter sido ranqueado em primeiro lugar na edição anterior. O mangá ainda briga por sua estabilização. O décimo sexto lugar foi para Real Account, que continua sendo deixado de lado pelos editores. O mangá está no limbo do esquecimento praticamente, onde não corre risco de cancelamento (a curto prazo) mas também não ganha muito apoio dos editores. Na décima sétima posição apareceu Kessen no Kuon, que foi cancelado e chegou ao fim nessa edição. Esse novato não conseguiu emplacar, nem ganhar a empatia do público leitor. Boa sorte ao autor em sua próxima tentativa.

A décima oitava colocação foi para Tsurezure Children, que tem aparecido cada vez mais em posições baixas na ordem de leitura. Com o insucesso do anime, acredito que a estabilidade de Tsurezure não está assegurada. E quem fecha a edição é o veterano Ahiru no Sora, no décimo nono lugar. O mangá de basquete pode não receber tanto destaque na revista, mas continua estando em uma situação confortável, sem riscos de cancelamento e com um nível de vendas significativo.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros a Longo Prazo: Ahiru no Sora, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo
Seguros a Curto/Médio Prazo: Gotoubun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Runway de Waratte, Tokyo Revengers
Relativamente Seguros, Com Boas Chances de Acabar Em 2018: Real Account, Tsurezure Children, Seishun Soukanzu
Em Risco de Cancelamento: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho
Cancelado Nessa Edição: Kessen no Kuon


LEMBRETE

Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como ultimamente as raws acessíveis ao público ocidental foram as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Nessa edição, porém, foi possível ter acesso à posição em que Hajime foi alçado na ordem de leitura.


Bem, galera, assim termino a análise da edição #02-03 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima, galera.
Feliz ano novo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'