segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #04-05 (Ano 2018).


A Primeira Estreia de 2018


escrito por Diego Felipe

O ano editorial já está em seu início mas enfim temos mais um pontapé dado oficialmente: uma estreia. Fica a torcida para que esse ano editorial de 2018 seja melhor que o de 2017 para emplacar novatos. Bem, sem mais delongas, eis a análise.

TOC Weekly Shonen Magazine #04-05 (2018):
Sensei、Suki desu。(Capa, Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá) (capítulo 01)
01. Runway de Waratte (capítulo 29)
02. Daiya no Ace - Act II (capítulo 106)
03. Senryuu Shoujo (capítulo 65)
04. Nanatsu no Taizai (capítulo 247)
05. Hoshino、Me o Tsubutte。 (capítulo 80)
06. Ahiru no Sora (capítulo 565)
07. Tsurezure Children (capítulo 168)
Seishun Soukanzu (Página Colorida) (capítulo 16)
08. Fuuka (capítulo 183)
09. Real Account (capítulo 145)
10. Seitokai Yakuindomo (capítulo 453)
11. Domestic na Kanojo (capítulo 169)
12. Fumetsu no Anata e (capítulo 50)
13. Tokyo Revengers (capítulo 43)
14. Gotoubun no Hanayome (capítulo 19)
8jou Carnival (Pré-Rank) (capítulo 06)
15. DAYS (capítulo 229)
16. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 16)
17. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 24)
18. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 38)
19. Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho (Penúltimo Capítulo) (capítulo 33)
20. En En no Shouboutai (capítulo 109)

TOC Weekly Shonen Magazine #06 (2018):
- Página Colorida de Abertura: Hajime no Ippo
- Página Extra: Sensei, Sukidesu
- Fim: Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho

A capa digital e as páginas coloridas de abertura foram para o estreante Sensei、Suki desu。. A obra é uma serialização de um one-shot lançado na edição #25 da Weekly Shonen Magazine, em 2017. Esse one-shot já vinha com otimismo dos editores, tendo ganho página colorida e 34 páginas. Fica a torcida para que com a serialização a obra faça sucesso. As outras páginas coloridas foram para o novato Seishun Soukanzu, que ainda briga por sua firmação na revista. O novato 8jou Carnival ainda está em seu sexto capítulo e só passará a ser ranqueado a partir da oitava colocação. Mas é importante notar que esse pré-ranqueamento foi em uma posição bem medíocre na ordem de leitura.

Após uma posição medíocre na edição anterior, Runway de Waratte dá o "pulo do puma" (bem maior que o do gato) e é ranqueado no primeiro lugar. Runway vai se mantendo na revista por enquanto, mas não saberia palpitar por quanto tempo em específico permanecerá assim. O mesmo não posso dizer do segundo colocado: Daiya no Ace - Act II, um dos pilares da revista, com média de vendas de 350 mil cópias por volume. Esse aí deve durar por um prazo bem longo na revista (seu antecessor durou 10 anos e ainda terminou praticamente em alta). 

Página Colorida de Abertura: Sensei、Suki desu。

A terceira posição foi para Senryuu Shoujo, que continua em situação confortável, com um nível razoável/bom de vendas de volume para os padrões de um gag mangá. Obra com melhor nível de vendas da revista, Nanatsu no Taizai ficou com a elevada quarta colocação, após as páginas coloridas de abertura, a capa e as 45 páginas da edição anterior. Em seu arco final, acredita-se que Nanatsu, apesar de estar sofrendo uma redução nas vendas de volume, terminará em alta na revista até o seu fim.

Em quinto lugar está Hoshino、Me o Tsubutte。, que é publicado há um ano e meio na Weekly Shonen Magazine e continua em boa fase na revista, com média de vendas de pelo menos 60 mil cópias por volume. Já a sexta posição foi para Ahiru no Sora, veterano mangá de basquete que, após o último lugar na ordem de leitura na edição anterior, também deu o pulo do puma, ficando em uma posição elevada na ordem de leitura. 

Página Colorida de Abertura: Sensei、Suki desu。

O sétimo, oitavo e nono lugares foram para três mangás que estão situados no limbo do esquecimento atualmente: Tsurezure Children, Fuuka e Real Account, respectivamente. Tsurezure recebeu uma adaptação em anime que acabou fracassando. O mangá começou a perder força internamente e tem ficado pra escanteio por parte dos editores. O mesmo vale para Fuuka, que até recebe páginas coloridas eventualmente, mas não é mais um dos destaques da revista. Já Real Account terá um anúncio importante a ser feito no dia 17 de janeiro. Nada sobre o anúncio foi revelado. Pode ser tanto uma notícia boa quanto uma notícia ruim. Esperemos pra saber.

Quem aparece na décima posição é Seitokai Yakuindomo, que fica em posição medíocre na ordem de leitura após ter sido ranqueado em um raríssimo primeiro lugar na edição anterior. O importante é que Seitokai segue em situação bem confortável, com média de vendas de pelo menos 100 mil cópias por volume (nada mal para um gag mangá com dez anos de publicação). 

Página Colorida: Seishun Soukanzu

A décima primeira posição foi para Domestic na Kanojo, que desce apenas uma posição entre os ranqueados e continua em situação estável na Shonen Magazine. O décimo segundo lugar foi para Fumetsu no Anata e, que teve seu quinquagésimo capítulo lançado nessa edição. Fumetsu não chega a ter um nível fantástico de vendas de volumes, mas vende bem acima do razoável e está em situação segura na line-up. 

Pertinho de completar um ano de publicação, Tokyo Revengers (na décima terceira posição) continua em situação estável na revista por enquanto. A obra deve se manter na revista por um bom tempo se não tivermos surpresas negativas. Em décimo quarto lugar está o novato Gotoubun no Hanayome, que com vendas pouco mais que razoáveis em seus primeiros volumes, vai conseguindo se estabilizar e se manter em situação confortável na revista por um bom tempo. Na porta do bottom quem dá as caras é DAYS, mangá de futebol veterano que ficou na décima quinta colocação. DAYS tem uma média de 150 mil cópias por volume, nível muito bom para os padrões da Weekly Shonen Magazine e que garante a estabilidade do mangá por um bom tempo.

Página Colorida: Seishun Soukanzu

Quem abre o bottom no décimo sexto lugar é Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, que continua com riscos de cancelamento. Mako-san é um candidato considerável ao cancelamento mais para frente. Dois mangás que são boas apostas dos editores para a revista ficaram na décima sétima e na décima oitava posições, respectivamente: Kanojo, Okarishimasu e Kishuku Gakkou no Juliet. Kanojo apresentou um nível satisfatório de vendas de volumes e pode se manter em situação estável caso não ocorra surpresas negativas. Já Juliet já estava estabilizado pelas vendas na Bessatsu Shonen Magazine e na pior das hipóteses não sofrerá um grande aumento nas vendas de volumes, mas renderá mais financeiramente por causa da maior quantidade de volumes publicados por ano.

A décima nona colocação foi para Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho, que será cancelado na próxima edição. Tsue Petit estreou sem muito alarde, até conseguiu uma recepção satisfatória mas as vendas de volumes ficaram muito aquém do esperado e, diferente de obras como Hoshino、Me o Tsubutte。e Senryuu Shoujo, não foi melhorando com o passar do tempo. Fica o desejo de boa sorte ao autor em sua próxima tentativa. E quem fechou a revista em vigésimo lugar foi En En no Shouboutai. O mangá é um dos mais promissores da revista, o que explica a surpresa negativa de vê-lo numa baixa posição. Mas En En ainda está em situação estável e deve voltar a pegar uma posição elevada na revista na próxima edição.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros a Longo Prazo: Ahiru no Sora, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo
Seguros a Curto/Médio Prazo: Gotoubun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Runway de Waratte, Tokyo Revengers
Relativamente Seguros, Com Boas Chances de Acabar Em 2018: Real Account, Tsurezure Children, Seishun Soukanzu
Em Risco de Cancelamento: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
Cancelado Na Próxima Edição: Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho


LEMBRETE

Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como ultimamente as raws acessíveis ao público ocidental foram as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Nessa edição, porém, foi possível ter acesso à posição em que Hajime foi alçado na ordem de leitura.


Bem, galera, assim termina a análise da edição #04-05 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'