terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #12 (Ano 2018).


Sem tensões e sem ausências


escrito por Diego Felipe

Primeiramente, peço desculpas pela demora para postar a matéria. Os contratempos não estão sendo poucos. Mas isso deve mudar com o passar do tempo. Mas voltando ao que importa... tivemos uma edição bem tranquila, onde todo o plantel esteve reunido. Eis o índice da revista abaixo.

TOC Weekly Shonen Magazine #12 (2018):
Kanojo、Okarishimasu (Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 31)
01. Seitokai Yakuindomo (capítulo 460)
02. Tokyo Revengers (capítulo 50)
03. Runway de Waratte (capítulo 36)
04. DAYS (capítulo 236)
05. Gotoubun no Hanayome (capítulo 26)
06. En En no Shouboutai (capítulo 116)
07. Sensei、Suki desu。 (capítulo 08)
08. Tsurezure Children (capítulo 174)
Nanatsu no Taizai (Página Colorida) (capítulo 255)
09. Daiya no Ace - Act II (capítulo 113)
10. Fumetsu no Anata e (capítulo 57)
11. Domestic na Kanojo (capítulo 176)
Kindaichi Shounen no Jikenbo Gaiden: Hannintachi no Jikenbo (Minissérie) (capítulo 02)
12. Real Account (capítulo 151)
13. Senryuu Shoujo (capítulo 72)
14. Hoshino、Me o Tsubutte。 (capítulo 87)
15. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 45)
16. Seishun Soukanzu (capítulo 23)
17. Fuuka (capítulo 189)
18. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 23)
19. 8-jou Carnival (capítulo 13)
20. Ahiru no Sora (capítulo 571)

TOC Weekly Shonen Magazine #13 (2018):
- Página Colorida: Nanatsu no Taizai


O novato Kanojo、Okarishimasu recebeu a capa digital e as páginas coloridas de abertura da vez, em comemoração ao sucesso que a obra tem feito ultimamente. A outra página colorida foi para o pilar Nanatsu no Taizai, que dispensa explicações. Tivemos ainda Kindaichi Shounen no Jikenbo Gaiden: Hannintachi no Jikenbo, que, como o próprio título indica, é uma minissérie da franquia Kindaichi Shounen no Jikenbo. E não houve nenhuma ausência ou mangá entrando em hiato nessa edição. Quem dera isso também acontecesse com uma certa concorrente que está com o seu principal mangá em hiato...

O primeiro lugar foi para o veterano Seitokai Yakuindomo, que continua com um bom nível de vendas na revista, apesar da obra já não estar mais no auge de sua popularidade. A obra ainda deve permanecer por um bom tempo na revista, assim como Tokyo Revengers, mangá que completou um ano de publicação recentemente e que continua sendo apoiado pelo público e pelos editores, ainda que as vendas sejam apenas razoáveis por ora. A terceira colocação ficou para Runway de Waratte, mangá novato que conseguiu se estabilizar no plantel com sua boa recepção e seu nível de vendas de 60 mil cópias por volume em pouco mais de um mês.

O veterano mangá de futebol DAYS, que pegou a quarta colocação, segue em alta na revista e segue com bastante apoio do público e do grupo editorial, ainda mais com a média de vendas atual sendo de 150 mil cópias por volume. Já o novato Gotoubun no Hanayome, que ficou na quinta posição, está confortável na line-up, uma vez que conseguiu se estabilizar na revista, com um nível de vendas satisfatório e uma boa recepção. A sexta colocação ficou para En En no Shouboutai, que segue em situação bem confortável, com apoio editorial e do público leitor. En En tem potencial para expandir seu rendimento comercial pelo menos um pouco mais caso ganhe uma adaptação em anime.

Página Colorida de Abertura: Kanojo、Okarishimasu

O novato Sensei、Suki desu。passou a ser ranqueado a partir dessa edição e pegou o sétimo lugar. Ainda é muito cedo pra dizer como está a situação da obra na revista, então aguardemos para ver como o mangá se sai na line-up. Em oitavo está Tsurezure Children, mangá cada vez mais perto de seu fim, que já foi confirmado para 2018. Após o fracasso do anime, a obra perdeu o fôlego na line-up e acabou perdendo espaço para novatos promissores e com rendimento similar. O muito rentável Daiya no Ace - Act II ficou em nono, ainda dentro do Top 10. Não está descartada a possibilidade do anime de Daiya retornar futuramente, quando a frente de capítulos a serem adaptados for considerável.

A décima colocação foi para Fumetsu no Anata e, que continua em fase tranquila, com um nível de vendas de volume acima do satisfatório. Inclusive, o mangá saiu da rabeira da ordem de leitura da edição anterior para chegar ao meio da tabela. Em décimo primeiro, está Domestic na Kanojo, que segue tranquilamente na line-up, sem riscos de cancelamento por ora. DomeKano continua se destacando eventualmente na revista. Real Account pegou o décimo segundo lugar e segue em situação estável na revista, com uma live-action a caminho. A obra continua firme, porém não é um mangá dos mais rentáveis e a situação comercial não deve melhorar muito, mesmo com a live-action.

Após ter recebido a capa digital e as páginas coloridas de abertura da edição anterior, Senryuu Shoujo deu as caras na décima terceira colocação. Apesar de ser uma posição medíocre, o importante é que Senryuu segue em boa fase na revista, sem risco algum de cancelamento. Mais uma vez Hoshino、Me o Tsubutte。pegou uma posição relativamente baixa na ordem de leitura (décima quarta posição), mas felizmente o desempenho comercial da obra continua satisfatório e o mangá não corre riscos de cancelamento por ora. Kishuku Gakkou no Juliet pegou o décimo quinto lugar, ficando na porta do bottom. Juliet segue em boa fase na revista, com um bom nível de vendas de volume e com um lugar ao sol garantido no plantel da Weekly Shonen Magazine.

Página Colorida de Abertura: Kanojo、Okarishimasu

Quem abre o bottom dessa vez é o novato Seishun Soukanzu, que pegou a décima sexta colocação e flerta com o risco de cancelamento, assim como outros dois mangás que apareceram no bottom (e que citarei no próximo parágrafo). Perto de ser finalizado, Fuuka apareceu na baixíssima décima sétima colocação. A obra de Kouji Seo se despede em uma fase desfavorável, com o mangá perdendo destaque após o fracasso do anime no ano passado e devido ao seu nível de vendas de volumes ser mais satisfatório do que precisamente bom.

Os novatos Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai e 8-jou Carnival pegaram o décimo oitavo e o décimo nono lugares da vez e seguem correndo risco significativo de cancelamento. Quem fecha a revista na vigésima posição é o veterano mangá de basquete Ahiru no Sora. Ahiru já ocupa com grande frequência a última posição da ordem de leitura, mas o importante é que o mangá ainda vem se mantendo na revista, embora sem tanto destaque quanto em tempos anteriores.

Página Colorida: Nanatsu no Taizai


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros a Longo Prazo: Ahiru no Sora, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo
Seguros a Curto/Médio Prazo: Gotoubun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Runway de Waratte, Tokyo Revengers
A Serem Finalizados em 2018: Fuuka, Tsurezure Children
Novato: Sensei、Suki desu。
Em Risco de Cancelamento: 8jou Carnival, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Seishun Soukanzu


LEMBRETE

Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como ultimamente as raws acessíveis ao público ocidental foram as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Nessa edição, Hajime foi o único mangá a receber páginas coloridas. Como o mangá não sai digitalmente, não foi possível ter acesso às páginas coloridas.


Bem, galera, chegamos ao fim da análise da edição #12 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'