sexta-feira, 30 de março de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #18 (Ano 2018).


Três Motivos.


ONE PIECE alcançou a incrível marca de 900 capítulos, e nesse clima de records e festa, os editores nos entregaram uma TOC muito interessante - a última do Analyse It 3.0 -. Por isso, sem mais delongas, vamos ver como os editores organizaram a edição número dezoito da maior revista de mangás do mundo.

Weekly Shonen Jump #18 (02/04/2018)
One Piece c900 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Dr Stone c52
02 - Yakusoku no Neverland c81
03 - Kimetsu no Yaiba c104
04 - Black Clover c151
Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c57 (Página Colorida)
Jujutsu Kaisen (Capítulo 05)
05 - Gintama c676
Shokugeki no Soma c257 (Página Colorida)
06 - Haikyuu!! c296
07 - Boku no Hero Academia c177
Noah's Notes (Capítulo 04)
Ziga (Capítulo 03)

08 - Hunter×Hunter c380
09 - Hinomaru Zumou c187
Robot X Laserbeam c51 (Página Colorida)
10 - Yuragi-sou no Yuuna-san c105
11 - Act-Age c11
12 - Bozebeats c12
Tomatoypoo no Lycopene c24
Saiki Kusuo no Sainan 4koma c05

Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c23 e World Trigger c165 (Hiato)

Weekly Shonen Jump #19 (09/04/2018)
Capa e Página Colorida de Abertura: Haikyuu!!
Página Colorida Hinomaru Zumou, Yuragi-sou no Yuuna-san e One-Shot de Shiibashi Hiroshi
Ausente: ONE PIECE (Pausa), Hunter×Hunter c381 (Hiato) e World Trigger (Hiato)

Começando pelos mangás não ranqueados tivemos capa e página colorida de abertura para ONE PIECE, que está comemorando os seus incríveis 900 capítulos. Faltam um pouco mais de dois anos para a série conseguir alcançar a incrível marca de 1000 capítulos.  Também tivemos página colorida para Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, Shokugeki no Souma e Robot x Laserbeam. Além disso, tivemos as duas séries de comédias curtas que compõe as últimas colocações (essas nunca são classificadas, pois sempre são colocadas nas últimas páginas).

Em primeiro lugar tivemos Dr.Stone, que pela segunda semana conecutivas conseguiu estar no topo. O modelo de lançar uma série com um desenhista e um roteirista, por mais que não seja tanto usado nos mangás, em minha opinião acaba sendo um dos mais funcionais. A divisão de atividades pode dar mais espaços para que ambos consigam trabalhar bem em suas especialidades. Porém, um autor e roteirista também tem suas vantagens, como por exemplo, a arte vai transparecer perfeitamente o que o autor estava pensando quando imaginou aquela cena. Em uma obra no qual o roteirista e o desenhista são pessoas diferentes, podemos ter visões diferenciadas.

Em segundo lugar tivemos Yakusoku no Neverland que é uma outra obra que tem dois autores, mas com uma pequena diferença em comparação a Dr.Stone, os dois autores de Neverland são inexperientes. Em terceiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que mesmo sendo o segundo novato que mais vende, perdendo somente para Yakusoku no Neverland, é o terceiro lugar na prioridade dos editores, quando assunto é publicidade interna. O motivo real não conhecemos, mas podemos deduzir algumas razões: 

1 - Talvez, internamente Dr.Stone tem uma popularidade maior ou mais unânime. Levanndo assim os editores darem mais destaque a série de BOICHI internamente.

2 - Como Dr.Stone é uma série mais nova, os editores se sentem mais na necessidade de publicizar o mangá. As vendas de Kimetsu no Yaiba já superou 2 anos e tem vendas boas o suficiente para convencer grande parte dos estúdios à produzir um anime. Dr.Stone ainda não.

3 - Por ter autores mais famosos (Dr.Stone é escrito pelo criador de Eyeshield 21 (mangá de esporte de grande sucesso na WSJ) e é desenhado pelo criador de Sun-Ken-Rock), os editores acreditam que o mangá pode atrair bem mais leitores e trazer mais prestígio a revista que Kimetsu no Yaiba.

Em quarto lugar tivemos Black Clover, que lançará em breve seu jogo para PS4 e PC. Mesmo os jogos não sendo um modo tradicional de divulgar uma franquia, caso seja muito bem feito, pode acabar atraindo novos leitores. O jogo de JoJo, lançado em 2013, por mais que não tenha sido a razão pela explosão de popularidade da série nesse período, ajudou bastante no aumento de sua popularidade. Em quinto lugar tivemos Gintama que ultimamente vem sendo classificado em colocações altas (sendo que os editores tendiam sempre a classificar a série nas últimas colocações), o que pode significar que realmente a série pode ser encerrada já na próxima leva.

Em sexto lugar tivemos Haikyuu!!, que depois da boa colocação da semana passada, retornou para a zona intermediária. Acredito que mesmo com um anime, Robot x Laserbeam dificilmente conseguirá superar a popularidade de Haikyuu!! (ao menos que Haikyuu!! tenha uma queda de vendas absurdas), por isso podemos dizer que série continua sendo um dos principais mangás da revista. Em sétimo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que para divulgar sua terceira temporada, terá um programa de rádio e um mural no metro de Shinjuku, em Tóquio. O estúdio Bones juntamente com o canal televisivo e a Weekly Shonen Jump não estão poupando dinheiro para transformar a terceira temporada da série em um grande sucesso comercial. A publicidade é a alma do negócio. 

Em oitavo lugar tivemos Hunter x Hunter que na próxima semana entrará em hiato, como algumas pessoas preveram. Existiam vários rumores que quando a série completasse 10 capítulos, o suficiente para lançar um volume, voltaria para a sua famosa pausa e agora vimos que os rumores eram verdadeiros. A série deve ficar entre 6 à 12 meses em pausa, e depois deve retornar para mais 10 capítulos. Em nono lugar tivemos Hinomaru Zumou que podemos receber mais informações sobre o seu anime na próxima semana, já que o mangá receberá uma página colorida. Não deve ser uma grande informação, mas pode ser o suficiente para deixar os cinquenta mil compradores da série ansiosos (ou não) para o anime.

Em décimo primeiro lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que como Robot x Laserbeam e Hinomaru Zumou, não estão correndo real risco de cancelamento. Logicamente para quem interpreta o ranking como resultado da votação (o que já é comprovadamente falso) as três séries parecem estar em perigo, mas para quem interpreta o rankingo com uma classificação editorial, perceberá que os editores estão classificando propositalmente essas séries, que agradam um público muito específico, nas últimas colocações, mas essas séries não correm real risco de cancelamento (somente Robot x Laserbeam, que está em uma situação um pouco mais complicada em comparação aos outros dois mangás da revista). 

Em décimo segundo lugar tivemos o nosso querido Act-Age, que depois conseguir se manter na posição intermediária, caiu absurdamente de posição. Ainda não posso dizer que Act-Age será cancelado, devemos ver as próximas duas semanas, mas a classificação dessa semana, ao lado do seu companheiro de leva, é uma notícia ruim para os seguidores da série, principalmente se levarmos em consideração que os editores ainda não deram nenhuma página colorida para série, o que é muito comum acontecer com novatos que os editores pretendem salvar. Mesmo assim, vou esperar até a próxima semana para comentar mais "definitivamente" sobre a situação da série. Em último lugar tivemos Bozebeats, que com certeza será cancelado na próxima leva. A série não tem mais salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'