escrito por Diego Felipe
Pois é... se pensou que eu me referia apenas ao anime de Ahiru no Sora estão enganados. Nessa edição tivemos um mangá sendo cancelado... e um mangá aguardado pra caramba vai estrear na próxima edição. Bem, sem maiores delongas, eis a ordem de leitura da vez.
TOC Weekly Shonen Magazine #14 (2018):
Ahiru no Sora (Capa, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 573)
01. Nanatsu no Taizai (capítulo 257)
02. Daiya no Ace - Act II (capítulo 115)
03. Seitokai Yakuindomo (capítulo 462)
04. Gotoubun no Hanayome (capítulo 28)
05. DAYS (capítulo 238)
06. Kanojo、Okarishimasu (capítulo 33)
07. Hoshino、Me wo Tsubutte。 (capítulo 89)
Ijiranaide, Nagatoro-San (Capítulo Especial)
Gamaran (Página Colorida, Capítulo Especial)
08. Tokyo Revengers (capítulo 52)
Boku no Kanojo Saikou Desu! (Capítulo Especial)
09. Runway de Waratte (capítulo 38)
10. En En no Shouboutai (capítulo 118)
11. Fuuka (capítulo 191)
12. Senryuu Shoujo (capítulo 74)
13. Real Account (capítulo 153)
14. Domestic na Kanojo (capítulo 178)
15. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 47)
16. Sensei、Suki desu。 (capítulo 10)
Kindaichi Shounen no Jikenbo Gaiden: Hannintachi no Jikenbo (Minissérie) (capítulo 04)
17. Fumetsu no Anata e (capítulo 59)
18. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 25)
19. 8-jou Carnival (capítulo 15)
20. Tsurezure Children (capítulo 176)
21. Seishun Soukanzu (Último Capítulo) (capítulo 25)
TOC Weekly Shonen Magazine #15 (2018):
- Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Bakemonogatari (74 p.)
- Página Colorida: Sensei、Suki desu。 (22 p.)
Bem, já é de conhecimento de quase todos que Ahiru no Sora (que ganhou a capa e as páginas coloridas de abertura da vez) teve um anime anunciado pelo estúdio Diomédea. Porém, teoricamente, o anúncio oficial por parte da revista foi a partir dessa edição. É bom ver Ahiru voltando a ganhar destaque, já que não é tão comum assim ver o mangá ganhar capa, mesmo em se tratando das capas digitais. E um lembrete interessante é que, assim como na edição anterior, tivemos um mangá de esportes pegando a capa da revista (o mangá de futebol DAYS estampou a frente da edição #13).
Ainda tivemos mais capítulos especiais de Boku no Kanojo Saikou Desu!, Ijiranaide, Nagatoro-San, além do capítulo especial de Gamaran, que ganhou até página colorida. Gamaran foi um mangá que foi publicado na Weekly Shonen Magazine entre maio de 2009 e junho de 2013. Atualmente o autor Yousuke Nakamaru está na Weekly Young Magazine, onde lança a obra Korosazaru Mono, Ikubekarazu (que não foi traduzida para o inglês ainda). Vale lembrar que Gamaran ganhará uma sequência que será lançada na Magazine Pocket e esse capítulo seria um prólogo da continuação. (Informações trazidas pelo leitor Lyn nos comentários da análise da edição #12).
Tivemos ainda o quarto capítulo da minissérie Kindaichi Shounen no Jikenbo Gaiden: Hannintachi no Jikenbo... e se vocês prestarem atenção, Kindaichi ficou acima de cinco mangás na ordem de leitura, sendo que os cinco estão sendo ranqueados... podemos dizer que Kindaichi é a "linha da miséria" dessa TOC, pois quem está abaixo dela está no bottom.
Página Colorida de Abertura: Ahiru no Sora
O primeiro lugar entre os ranqueados foi justamente para o mangá mais rentável da revista atualmente: Nanatsu no Taizai. Nanatsu é um mangá que há alguns anos raramente aparecia em posições altas na ordem de leitura ou mesmo pegava o primeiro lugar entre os ranqueados (passou 2015 inteiro sem ser ranqueado em primeiro, por exemplo). Mas a obra sempre manteve sua enorme popularidade... e se entre 2016 e 2017 começou a ser mais comum ver Nanatsu em posições altas na ordem de leitura, após o fim de Fairy Tail passou a ser raro ver o mangá fora do Top 10 (não ficou de fora em nenhuma vez nas doze edições de 2018). A segunda posição foi para Daiya no Ace - Act II, que as vezes até pega uma posição mediana, mas costuma ser ranqueado com mais frequência no Top 10 mesmo. Já não é mistério pra quase ninguém que o mangá de beisebol é um dos mais bem-sucedidos da revista atualmente.
A terceira colocação foi para Seitokai Yakuindomo, mangá que definitivamente não está recebendo mais destaque por parte dos editores. Pode-se dizer que aos poucos a situação do mangá começa a ficar saturada entre os leitores, apesar das vendas de volumes continuarem boas. Mas não será nenhuma surpresa se o mangá for finalizado em não muito tempo (seja naturalmente, seja por cancelamento). Quem ainda tem um caminho relativamente longo (ou de longo prazo) na revista é Gotoubun no Hanayome, que pegou o quarto lugar da vez. Gotoubun continua fazendo um sucesso razoável entre o público e apresentando um bom rendimento comercial. Suas posições na ordem de leitura, vale ressaltar, costumam variar, embora o mangá apareça mais vezes no Top 10.
Em quinto lugar está DAYS, que foi ranqueado no quinto lugar após ter ganho a capa digital e as páginas coloridas de abertura da edição anterior. DAYS é um mangá que entre 2014 e 2015 variava bastante suas posições na ordem de leitura, mas a partir de 2016, após o anime, passou a aparecer com frequência maior no Top 10 dos ranqueados, embora de vez em quando ainda vejamos a obra aparecer em colocações medianas ou até mesmo no bottom. O importante é que DAYS continua seguro na revista. E se esse mangá de futebol foi capa da edição #13, o sexto lugar da vez, Kanojo、Okarishimasu, foi capa da edição #12. Kanojo outra vez pega uma posição boa na ordem de leitura e continua em estado tranquilo na revista.
Outra vez Hoshino、Me wo Tsubutte。pegou uma posição relativamente alta na ordem de leitura, sendo ranqueado na sétima posição. É normal ver Hoshino variar suas posições na ordem de leitura, mas, como praticamente todo mangá promissor e estável na revista, é mais comum vermos o mangá aparecer no Top 10. O mesmo vale para Tokyo Revengers, oitavo lugar... trata-se de um mangá que aparece com pouco frequência em posições medianas e raramente aparece no bottom.
Em nono, quem dá as caras é Runway de Waratte... Runway é um mangá que tem apoio editorial e costuma pegar posições boas/medianas na ordem de leitura, aparecendo poucas vezes no bottom. Seu rendimento comercial não é expressivo, porém é satisfatório. E depois da terceira posição na edição anterior, En En no Shouboutai ficou numa posição mediana, no caso a décima posição. En En continua em situação bem segura na revista, variando levemente suas posições. A obra costuma aparecer um pouco mais entre os dez primeiros ranqueados, porém não chega a ser tão raro ver En En no bottom. O importante é que o mangá de Atsushi Ohkubo continua seguro.
Muito perto de seu fim, Fuuka ficou na medíocre décima primeira colocação. O mangá, como já foi explicado, chegará ao fim em desgaste na Shonen Magazine, não sendo imprescindível para o rendimento comercial da revista. Então, até o seu fim, tanto faz as posições que pegue pois a obra definitivamente não vai acabar com chave de ouro. E Senryuu Shoujo segue sem pegar boas posições na ordem de leitura, ficando no décimo segundo lugar. Ao menos saiu do bottom, que era onde estava na edição anterior. Senryuu por enquanto deve se manter na revista, considerando seu rendimento comercial e o fato de que gag mangás nem sempre recebem muito destaque nas revistas de mangás.
Como é de praxe, Real Account pega uma colocação medíocre entre os ranqueados (no caso a décima terceira colocação). O mangá está praticamente no limbo do esquecimento, raramente ganhando destaque... e olha que já lembrei por várias vezes nas análises anteriores sobre a live-action do mangá. Não será nenhuma surpresa se o mangá for finalizado até 2019 ou mesmo antes de 2018. Domestic na Kanojo, por sua vez, volta a ser ranqueado numa posição medíocre/baixa (décima quarta posição) mas continua estável na revista e deve se manter por um tempinho ainda, embora a probabilidade do mangá chegar ao fim até 2019 não esteja descartada.
E se na edição anterior Kishuku Gakkou no Juliet pegou o primeiro lugar entre os ranqueados, nessa edição Kishuku se contenta com a baixa décima quinta posição. O mangá costuma variar suas posições a cada edição na ordem de leitura, geralmente pegando posições mais medíocres/baixas do que altas. Porém, a situação de Kishuku na revista é bem confortável e a obra está segura mesmo a longo prazo.
E se na edição anterior Kishuku Gakkou no Juliet pegou o primeiro lugar entre os ranqueados, nessa edição Kishuku se contenta com a baixa décima quinta posição. O mangá costuma variar suas posições a cada edição na ordem de leitura, geralmente pegando posições mais medíocres/baixas do que altas. Porém, a situação de Kishuku na revista é bem confortável e a obra está segura mesmo a longo prazo.
Após uma passagem pelo bottom na edição anterior, Sensei、Suki desu。 sobe um pouquinho e pega a décima sexta colocação, que ainda é uma posição baixa, ainda mais considerando que o mangá está na porta do bottom. Os editores, porém, não vão desistir ainda de apoiar a obra, tanto que ela receberá uma página colorida na próxima edição. O décimo sétimo lugar foi para Fumetsu no Anata e, que se por um lado teve que se contentar com uma posição medíocre na edição anterior, agora abre o bottom. Fumetsu, felizmente, não corre risco de cancelamento. É comum ver a obra pegar posições baixas eventualmente, mas os ranqueamentos costumam varear mesmo.
Os novatos Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai e 8-jou Carnival pegaram a décima oitava e a décima nona posições. Mako-san ainda briga pela estabilização, variando constantemente suas posições na ordem de leitura. Porém a situação de Mako-san não chega a ser das mais otimistas, pois caso o mangá não venda bem em seus primeiros volumes, o mangá passará a receber um baixo nível de destaque e dificilmente pegará posições altas na ordem de leitura. Já 8-jou Carnival já é um novato condenado... seu cancelamento é questão de tempo. Os editores nem mesmo o tiram do bottom, de forma que parece não haver nenhuma tentativa de salvar o mangá do cancelamento.
O gag mangá Tsurezure Children, que está em sua reta final, ficou na vigésima colocação. Infelizmente Tsurezure deve se despedir na situação desfavorável em que se encontra. Que a obra perdeu destaque recentemente, isso não é novidade... mas o desgaste do mangá na revista já é acentuado e manter a obra por muito mais tempo significaria perder a chance de investir em um novato mais promissor e com chances de melhor rendimento comercial. E como uma boa obra perto do cancelamento, é bem provável que Tsurezure apareça com frequência no bottom, assim como na edição passada e como nessa edição.
O vigésimo primeiro e último lugar da ordem de leitura e entre os ranqueados foi para Seishun Soukanzu, que teve seu último capítulo lançado nessa edição. É, lá se vai mais um novato mal-sucedido. Era só questão de tempo para a obra ser cancelada... e olha que já tem outras obras na fila do encerramento, como os veteranos Fuuka e Tsurezure.
OBSERVAÇÃO
Bem, aí vai uma importante observação: a Shonen Magazine vem encontrando dificuldades para encontrar mangás com um nível de vendas muito acima da média. Consegue achar obras promissoras e rentáveis, mas ainda são poucos os mangás que chamam bastante atenção antes mesmo de ganhar uma adaptação em anime (é o caso de En En no Shouboutai). Porém, provavelmente esses editores chegaram à seguinte conclusão: se não está fácil para emplacar um hit novo... talvez dê pra ganhar dinheiro com mangás que já rendem bem.
Primeiramente, transferiram Kishuku Gakkou no Juliet da mensal Bessatsu Shonen Magazine para a semanal Weekly Shonen Magazine. Kishuku conseguiu achar facilmente seu espaço na revista semanal e seu rendimento comercial sofreu uma leve expansão, podendo aumentar com uma possível adaptação em anime. Mas um mangá da já muito bem-sucedida franquia Monogatari...
Essa é uma baita oportunidade de não só conseguir muito rendimento comercial com as vendas da obra, como também de atrair mais leitores para a revista, considerando a popularidade que Monogatari Series conquistou ao longo de sua existência. Vale lembrar que a arte desse mangá será feita por Oh Great! (o mesmo responsável por Air Gear e Biorg Trinity).
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
- Pilares: Daiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
- Seguros a Longo Prazo: Ahiru no Sora, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo
- Seguros a Curto/Médio Prazo: Gotoubun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Runway de Waratte, Tokyo Revengers
- A Serem Finalizados em 2018: Fuuka, Tsurezure Children
- Em Busca de Estabilização: Sensei、Suki desu。
- Em Risco de Cancelamento: 8jou Carnival, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
- Cancelado: Seishun Soukanzu
- Seguros a Curto/Médio Prazo: Gotoubun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Runway de Waratte, Tokyo Revengers
- A Serem Finalizados em 2018: Fuuka, Tsurezure Children
- Em Busca de Estabilização: Sensei、Suki desu。
- Em Risco de Cancelamento: 8jou Carnival, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
- Cancelado: Seishun Soukanzu
LEMBRETE
Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como ultimamente as raws acessíveis ao público ocidental foram as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Nessa edição, Hajime foi o único mangá a receber páginas coloridas. Como o mangá não sai digitalmente, não foi possível ter acesso às páginas coloridas.
Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #14 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!
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