sexta-feira, 8 de abril de 2011

Onde está o terror?

Silent Hill: Downpour (Silent Hill 8)

O terror sempre foi um estilo que me atraiu, deis do meu primeiro jogo de terror (Silent Hill) eu me apaixonei por esse estilo, sou fã da serie de Silent Hill, mas ultimamente o terror vem me decepcionando, tirando Amnésia e Penumbra, que são ótimos jogos de terror, alias, são da mesma produtora. Resident Evil 4 e 5, FEAR (Qual quer um), Dead Space, nenhum desses passaram um terror psicológico.

Alone in the dark 2008
Resident Evil - Code veronica foi o ultimo a ter elementos de terror, Resident Evil 5, por exemplo, é ação pura, e agora vão lançar um novo Resident Evil, em Racoon City, onde já revelaram que vai ser um jogo de ação, para atingir também outros tipos de fãs, mas oras, já não basta RE 4 e 5 com elementos de ação, onde foi parar o terror?

A industrial dos jogos está cada vez mais indo para a ação, esquecendo o terror. Silent Hill: Homecoming, a fantástica serie de terror (Silent Hill) foi transformado em um jogo de ação, relativamente mal feito. Já não basta criarem transformarem series de terror em ação, agora não criam mais jogos com terror psicológico, e sim, joguinhos onde você toma alguns sustos (Dead Space por exemplo), mas mesmo assim, trazendo esse minimo de terror, são considerados os melhores.

Alias os jogos de terror hoje, se importam tanto, mas tanto em dar sustinhos em que assistem, que os cenários se tornam banais e principalmente a historia se torna banal. A historia de Dead Space para mim se compara a historia de Crysis, clichê e totalmente descartavel. Fear é outro que para mim não tem um roteiro nem um pouco interessante.

Um roteiro de terror, para mim deve conter algum suspense e sempre ter, a surpresa, se o roteiro fica sempre no banal, não se torna um jogo/filme de terror, podemos citar Olhos famintos, O grito, e vários outros filmes de terror.

O grito (Filme)
Olhos Famintos 2 - Nunca vi um filme com um roteiro tão mal feito, fico triste em saber que terá o terceiro, nesse ano ou próximo, vou ignorar (Talvez eu veja, na verdade), o filme me deu tédio e não tomei nenhum susto, vocês não sabem quanto comemorei quando acabou.

O que faz um produtor começar a fazer um jogo/filme de terror, sem um roteiro interessante com o objetivo de só dar sustos? Alias em alguns filmes, e jogos nem isso conseguem fazer. Eu espero mesmo que esse novo Silent Hill resgate o terror, temos aí chegando também Dead Island, que para mim tem cara de um Left 4 Dead que foi descartado e essa produtora pegou, por que o jogo é muito igual visualmente.

Mas minha maior dúvida, será que o terror psicológico voltará ao auge, ou só alguns jogos/ filmes ficaram nesse estilo? Bem, continuarei essa discussão mais tarde, até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'