quarta-feira, 6 de abril de 2011

Alan Wake - Analise (X360)


Alan Wake é um jogo da Remedy Entertainment, exclusivo do Xbox 360. O enredo do jogo é um dos pontos mais fortes, ele é instigante e te deixa prezo o tempo todo para saber o final. Com certeza Alan Wake é um jogo para jogadores Hard Core, e preserva um ambiente sombrio por quase todo o jogo.

O personagem principal, Alan Wake é um escritor de terror, já lançou vários livros, e quase todos fizeram sucesso, mas começou a sofre de uma crise de criatividade, a tempo não consegue escrever mais nada. Assim sua mulher propõe tirar férias em uma cidade rural, Bright Fall.

Só que a esposa dele, Alice, é raptada e ele tenta encontrar sua esposa, só que tem um problema, na noite pessoas "possuídas" pela escuridão começa a persegui ele, ou até a própria escuridão. Agora ele tem que encontrar um jeito de recuperar a esposa e sobreviver. Um fato interessante é que enquanto você joga, você encontra várias folhas de um suposto livro escrito por Alan Wake, que ele não se lembra que escreveu, e essas folhas contas o que vai acontecer. Mesmo as folhas contando alguns fatos do futuro da historia, não estraga a surpresa, alias te deixa mais ansioso se vai acontecer mesmo ou quando vai, se você não prestar atenção é bem capaz de acontecer e você nem ter percebido.

Historia: O enredo de Alan Wake, é incrível, e passa idéia de um seriado, ou um filme, pois a narrativa é ótima, e envolve o personagem. No jogo a luz é muito importante, pois é o unico modo de você combater a escuridão, e também é ela que a chave para o final do jogo, de certo modo.

Tendo um enredo com grande carga de suspense, imaginar o que irá acontecer (Mesmo tendo folhas do livro que conta algumas partes) é grande, e te faz ficar louco para acabar o jogo e saber o final, mesmo que quando você acaba fica um pouco triste por ter acabado.

Os personagens foram bem trabalhados e todos tiveram sua devida importancia com a historia, alguns detalhes como, o sequestrador estar no mesmo barco que Alan Wake quando chega em Bright Fall, deixa muito mais interessante a dinâmica do jogo.

As influencias do jogo também são muitos boas, a narrativa estilo: Stephen King, e jogabilidade/cenário estilo "Silent Hill" deixam um jogo de fato, criado para quem gosta de terror, suspense e uma historia boa e unica.

Antes que me critiquem, devo falar que o jogo tem pontos clichês também, mas esses pontos clichês são mais na características dos personagem, pois muitos são aquele estereótipo do que tem que ter no interior, em toda cidade tosca e estranha, deve ter, por exemplo: "A garçonete inocente" ou "os velhos loucos", mas em nenhum momento isso estraga a historia, alias esses clichês de personalidade, foram muito bem usados.

Para muitos o final de Alan Wake, foi meio confuso, e de fato foi, mas essa confusão provavelmente será respondida na continuação. Mas pena que o jogo em si, é curto.

Jogabilidade: Não é só na historia que a luz é importante, mas sim também na hora de jogar, seu unico modo de defesa é, a luz e a pistola, mas só poderá matar o adversário com os dois elementos juntos. Você só poderá atirar no adversário se tirar o escudo de escuridão que está em torno dele, e para tirar esse escudo, você deve ficar mirando com a lanterna (Ou usar qual quer coisa que faça luz) no adversário, até perde esse escudo e logo após atirar. Você também pode escolher fugir, que não é nada simples, mas quando não tem mais o que fazer, é melhor correr.

Em certos momentos da historia você tem ajuda de seus "amigos", e lógico, essa ajuda é muito bem-vinda, mas infelizmente, mesmo tendo a historia como ponto positivo, essa combinação criativa de luz e arma de fogo, o jogo se torna cansativo e repetitivo, ter que ficar repetindo a ação "Mira a lanterna, e sai a barreira da escuridão e atira" é simplesmente chato, no começo é legal, mas depois se torna tedioso, em certos momentos preferi sair correndo, para me diverti mais.

Os mapas do jogo também são bem repetitivos, a floresta tem em quase todo o jogo, e chega um momento do jogo que você não suporta mais vê ela, mas a historia não te deixa parar. Mas tenham calma, o jogo todo não é na mesma área, só que se passa na maioria das partes, na floresta. Pelo menos não fazem as mudanças de áreas forçadas de Resident Evil 5.

Em alguns momentos do jogo, podemos dirigir um carro, chega a ser divertido sair atropelando os humanos "possuídos", mas por ter pouca liberdade em andar pela cidade, a diversão some. Quando você pega o carro você só tem uma opção, seguir a auto-estrada, sim, é só uma estrada, tem alguns momentos que tem um atalho ou algo parecido, mas na maioria das vezes é só uma estrada que não te dar nenhuma oportunidade de ir para algum lugar diferente e livre.

Gráficos: Graficamente o jogo não puxa muito do Xbox, por mais dos cenários bonitos, ele poderia ter tirado mais do Xbox 360, pois eu sei que o console pode muito mais que aquilo. No jogo todo eu encontrei só um bug (Eu, outras pessoas podem ter encontrado mais), isso foi bom, mas lógico que tem jogo que eu não encontro nenhum, já tem outros que mais encontramos é bug, por exemplo, Alone in the Dark 2008.


Mesmo não tendo gráficos fodas, o jogo não perde em qualidade, talvez aquele jogador, fã de Crysis que só quer ver jogo com gráficos espetaculares, magníficos e perfeitos, não goste, mas o jogo tem um gráfico totalmente aceitável, jogavel, melhor que muitos jogos que estão no mercado, alias, os gráficos são ótimos, só não é o melhor do Xbox 360. Pelo menos eles ligarem mais para historia e menos para os gráficos.

Trilha sonora: Devo fazer uma preve passagem na trilha sonora desse jogo, que é muito boa, tendo como banda principal Poets of the fall, a trilha sonora do jogo instiga também o jogador, misturado com a narrativa espetacular, ficou ótima a trilha sonora

Uma musica que ficou muito boa, e me chamou bastante atenção foi: War de Poets of the fall. A musica é muito bem feita e combina perfeitamente com o clima do jogo. Infelizmente a musica War, não teve um vídeo clipe bom, foi usada para publicidade do jogo, e teve um video clipe, horrível. Nem postarei para vocês verem, de tão sem graça.

Eu fiquei horas ouvindo a trilha sonora de Alan Wake, praticamente quase todas as musicas são boas, só 1 ou 2, são um pouco chatas. Se Alan Wake 2, tiver uma trilha sonora parecida com o primeiro jogo, com certeza me viciarei, e ficarei horas ouvindo, as duas trilhas sonoras.

Final: Então, Alan Wake é um jogo que vale a pena sim comprar, com uma narrativa inovadora, o jogo peca um pouco na mecânica, mas não fica ruim por isso.

A Remedy já prometeu fazer Alan Wake 2, e eu ficarei esperando com muita ansiedade, e com certeza comprarei esse jogo, eu como um fã de suspense e jogos de terror (Sou fã de Silent Hill, Alone in the Dark, Penumbra e os antigos Resident Evil) adorei o jogo, não fiquei com muito medo mas nem por isso digo que ele é ruim.

Alan Wake não é um jogo de sustos, como Dead Space e sim um jogo de terror psicológico, como Silent Hill, e por isso, um jogo que te dá medo, deixa seu coração a mil, além disso te deixa desesperado por estar naquela situação, por isso é um jogo que te deixa constantemente com medo, sem precisar recorrer a um sustinho ali, um sustinho lá - e por mais que eu não tenha sentido medo jogando, por causa da minha experiência no estilo, pelos relatos que ouvi, muitos sentiram medo.

Deste modo, para você que tem Xbox, vale a pena ter, Alan Wake, e joga-lo com intuito de saber a historia e não de sair atirando como um doido.

Se for para dar uma nota para o jogo, dou 8,5/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'