sábado, 15 de dezembro de 2012

Análise: TOC Shonen Jump #03 (Ano 2013)



Sem dois mangás de peso rankeados (Ansatsu Kyoushitsu e One Piece), a liderança fica muito mais perto de alguns outros mangás que só conseguem de vez em quando assumir a tão almejada e querida primeira colocação do TOC.

Antes de começar o Ranking semanal, devo fazer alguns "anúncios", que na verdade são os avisos de sempre: Os Mangás One Piece, Ansatsu Kyoshitsu e Beelzebub tiveram páginas coloridas, assim não foram rankeados.

Já os mangás Hungry Joker, Shinmai Fukei Kiruko-san, Shokugeki no Soma por serem novos ainda não foram ranqueados. Kochikame por ser um mangá de tradição na revista também não foi e Hunter x Hunter não foi ranqueado por estar ausente (Ainda em seu eterno Hiatus).

Depois destes rápidos avisos, vamos começar a análise sobre este mais um TOC, que não chega ser muito surpreendente, porém não deixa de ser interessante, principalmente porque confirma algumas suposições feitas alguns TOCs atrás:

Zona Segura:

01 - Kuroko no Basket: Sem One Piece e Ansatsu, o mangá de esporte mais popular da Shonen Jump teve sua estrada aberta para a liderança. A popularidade alcançada por Kuroko é incrível e deve estar estimulando muitos japoneses a começar a assistir e jogar basquete! De qualquer forma, Kuroko no Basket está merecendo esta posição!

02 - Toriko: Comparado a semana passada, Toriko ganhou uma posição. Mas o fato de não ter Anstasu Kyoshitsu fez esta semana perfeita para Toriko liderar, mas o ótimo capítulo de Kuroko no Basket fez que Toriko tivesse que se contentar com a medalha de prata (Que não é nada ruim).

03 - PSI Kusuo Saiki: Com certeza PSI tem a mesma popularidade que o coreano PSY, haha. Depois desta piada horrível, devo ressaltar que PSI vai entrando naquele Hall de mangás que a Shonen Jump não vai cancelar pelos próximos 2 anos - Ao menos que do nada a sua popularidade despenque, mas isso dificilmente acontecerá.

04 - Naruto: Kishimoto não está tão forte como antigamente, porém este flashback de Obito está agradando bastante o público japonês. Assim Naruto vem conquistando boas posições, tendo alguns picos (Como o primeiro lugar semana passada). Acho que Kishimoto voltou a ter uma certa paz com o seu amado público japonês.

05 - Nisekoi: Isso mostra como o novo público masculino, fã de Harems está bem forte na Jump, mas é uma má noticia para quem é tradicionalista, e quer ver a Shonen Jump cheia de Shonen alá anos 80/90. De qualquer forma Nisekoi mantém uma boa posição.

Zona Intermediaria:

06 - Haikyuu! (HQ!!): Está certo... Está certo... Retiro tudo que eu disse desse mangá, ele não é um mangá de esportes tão popular quanto Kuroko no Basket, porém para o público que ele preza é bem fiel nos seus votos  - Acho que as garotas na hora de votar nos três mangás preferidos sempre coloca em primeiro e segundo lugar: Kuroko e Haikyuu! (E depois Ansatsu Kyoshitsu, hehe).

07 - Bleach: Como eu já havia falado, Bleach, que nem f*dendo tem a popularidade de alguns anos atrás, volta a sua posição normal, na área intermediaria. Mas sinceramente? Esta nova saga está agradando gregos e troianos, é bem possível que Bleach comece a frequentar mais o TOP 5 - Até lá, fica no seu normal, e merecido: Sétimo lugar.

08 - Retsu!! Date Senpai: *BOOM* Retsu!! É um mangá de baixa popularidade, mas de vez em quando dá uns pulo de gato inexplicáveis. Uma vez chegou a sair das últimas colocações para o TOP 5, e na semana seguinte voltar para as últimas colocações (Exatamente a última) - Porém, este pulo de gato ajuda muito na renovação do mangá, já que a revista consegue ver uma chance de aumento de popularidade deste mangá. Porém, é frequente Retsu!! ficar em último colocado, por isso ainda considero ele como um Cancelamento certo!

09 - Sket Dance: Como falei na semana passada, Sket Dance está de volta a posição intermediaria, porém, quero fazer uma ressalva. O normal do mangá é ficar entre 6° e 8° lugar. Conseguiu uma melhora de uma posição, mas ele continua fora da sua zona de conforto. Será que os novos capítulos não estão agradando o público japonês? Isso é algo para se pensar.

Zona de Risco:

10 - Cross Manage: Cross Manage consegue uma boa posição, mesmo que não saiu da zona de risco. Porém devo ressaltar que esta posição é uma vitória a um mangá que está disputando diretamente com Medaka Box pelo cancelamento (E de certa forma, com Kurogane também).

11 - Gintama: O mangá mais estável da revista, de repente, teve uma queda enorme de posições. Assim levando-me a crer que os fãs ficaram altamente revoltados com a posição de Gintama. Talvez, revoltados seja poucos... Provavelmente sairam apedrejando onibus, destruindo lojas e roubando Iphones alheios (Lógico, tiveram uma ajudinha de baderneiros experientes, os Corinthianos). Gintama conseguiu uma posição inusitada, porém é temporaria como a de Retsu, e entre duas semanas volta ao intermediário.

12 - Kurogane: A verdade é que a disputa pelo cancelamento está entre: Medaka Box, Restu!!, Cross Manage e Kurogane. Está meio imprevisível saber qual desses será cancelado (Eu diria eu Restu é certo, mas este picos dele são um grande ponto positivo para o mangá), por isso qualquer posição ruim como esta de Kurogane é um voto negativo para o mangá.

13 - Medaka Box: Segurando o prêmio da lanterninha da semana, Medaka se vê mais perto do cancelamento com esta última colocação. Mas como os outros adversário já saborearam o primeiro lugar, acho que ainda não é uma situação de toda ruim para Medaka.

Rakings de possíveis cancelamentos: 

Como ainda está uma confusão saber quem será cancelado, decidi fazer uma tabela de pontos entre: Retsu!!, Cross Manage, Kurogane, Medaka Box, Sket Dance e Beelzebub... Será simples:

Se o mangá ficar no TOP 3 ganhará +25 Pontos
Se ficar no quarto ou quinta lugar: + 15 Pontos
Entre a sexta e oitava colocação: +10 Pontos
No nono lugar: +5 Pontos
Em décimo: +2 Pontos
Em Décimo primeiro: + 1 Ponto
Em Décimo segundo: -2 Pontos
Em décimo terceiro: -5 Pontos
Em décimo quarto: -7 pontos
Em décimo quinto: -10 Pontos

Contarei desde do primeiro TOC deste ano, por isso de duas edições atrás:


  1. Sket Dance:  + 17 Pontos
  2. Beelzebub: + 7 Pontos (Não participou de 1 TOC)
  3. Retsu!! Senpai: +3 Pontos
  4. Cross Manage: +1 Ponto
  5. Kurogane: - 8 Pontos
  6. Medaka Box: -10 Pontos (Não participou de 1 TOC).


Está é a classificação de cancelamento por enquanto, mas lógico, não é por que o mangá está em último que é certo o seu cancelamento, é só para nós termos uma ideia de quem tem mais chances de ser cancelado, e quem provavelmente será renovado. É isso aí, e até o próximo TOC pessoal!

Um comentário:

  1. Votei no ótimo.

    A review desta semana ficou muito boa, parabéns Leonardo. Vc é o que posta o TOC de forma mais completa.

    Ficou muito bom também a classificação que você criou.

    ResponderExcluir

onload='emoticon()'