terça-feira, 26 de março de 2013

Conhecendo os Autores da Weekly Shonen Jump! - PARTE 03



Depois de um longo atraso, finalmente teremos a terceira e penúltima parte do Artigo "Conhecendo os Autores da Weekly Shonen Jump" - Esta parte teremos 4 autores que ainda participam da revista e 2 especiais (Isso mesmo, serão 2 especiais). Então não perca tempo e venha com nós!

Eu poderia começar este artigo com vários dos selecionados, mas decidi começar com o autor, que talvez, seja o mais marcante da atual Jump. Não só pelo seu mangá genial, mas também pela sua personalidade controvérsia. Sim, estou falando do tão amado (E Odiado pelo editores): Yoshihiro Togashi.

Yoshihiro Togashi (Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter):


Nascido em 1966, Togashi teve inicio de fato a sua escala ao estrelato no mundo dos mangás em 1987, onde ganhou o prêmio Tezuka. Porém foi somente em 1990 que Togashi de fato, lançou a sua primeira série na revista mais popular de Shonen do Japão:

Yu Yu Hakusho, o mangá foi extremamente bem recebido pela crítica e pelo público, se tornando sucesso imediato. O traço único de Togashi também foram importantes para "trazer" este sucesso estrondoso que o mangá fez.

Porém, este Battle Shounen foi o que trouxe a primeira briga entre a Jump e o Togashi - Yoshihiro Togashi queria encerrar o seu mangá em uma determinada saga, porém, a Jump não gostou desta notícia. Yu Yu Hakusho era um mangá que trazia um lucro enorme a Jump (E ainda traz).

Para evitar que Togashi encerrasse o mangá, a Jump o OBRIGOU a criar mais duas sagas longas, assim prologando a história de modo indevida - Destruindo boa parte dos planos do autor para o final do seu próprio mangá.

Logicamente que Togashi não gostou disto, mesmo que no final criou estas sagas que a Jump mandou - E assim, o autor de Hunter x Hunter começou a guardar um gigantesco rancor (Justificadíssimo) pela revista japonêsa, Weekly Shonen Jump.

Porém, antes de partir para novas empreitadas na Jump, Togashi decidiu criar o mangá Level E, que teve somente 16 capítulos (Mensais), porém fez extremamente sucesso, tendo inclusive uma versão de animes lançadas a pouco tempo.

Em 1998, 8 anos depois de estrear Yu Yu Hakusho, Togashi volta a Shonen Jump com o seu mais novo mangá, Hunter x Hunter - Tudo estava correndo bem, o mangá fazia um sucesso gigantesco, a Jump respeitava a maioria de suas ideias.

Mas ao poucos a Jump começou a voltar a tentar manipular Togashi, desta vez... Ele não se permitiu - Aproveitando suas altas vendas e uma gigantesca fã base, Togashi começou várias vezes a entrar em Hiatus, pausando o mangá Hunter x Hunter várias vezes.

A vingança de Togashi foi bem sucedida, já que a Jump não podia cancelar um mangá que dava tanto lucro para ela. Esta história, de Togashi VS Jump ainda está sendo contada, por isso não sabemos no final o que dará.

Só sabemos que Hunter x Hunter está em outro hiatus e não tem nenhuma previsão para voltar. Mas o mangá é um sucesso absurdo, e é quase impossível ser cancelado.

Asuo Suuichi (PSI Kusuo Saiki):


Asou Suuichi é um daqueles autores que eu dificilmente achei informações, mas direi o máximo possível que sei dele (Já que conheci ele por uma das séries que já participaram da Weekly Shounen Jump)

Asou, estreou na Jump, com a série: Boku no Watashi no Yuushagaku em 2007 - Um Shounen que teve um sucesso mediano, porém que conseguiu se manter na revista por um bom tempo, tendo ao todo 6 Volumes - Esta média duração na revista, fez a Jump abrir os olhos para ele.

Assim a Jump começou um leve treinamento, fazendo-o mandar por anos vários esboços, aprovando nenhum e reprovando todos - Porém Asuo não desistia e continua mandando trabalhos, esperando que um fosse bem aceito pela revista.

Em um certo momento, a Jump percebe que já estava na hora de tentar novamente, assim permitiu que Asuo lançasse um One-Shot, que teve um baixo sucesso com o público, fazendo-o ficar desacreditado com o público.

Porém, foi com este One-Shot que Asuo começou a sua caminhada para o estilo shounen, Gag Mangá - Depois de vários outros esboços, Jump se interessou por um... E decidiu que iria serializado-lo. Estamos falando de PSI Kusuo Saiki.

Atualmente, PSI é um sucesso na Jump e Asuo aos poucos vai entrando no Hall da Famas dos mangás... Parece que anos de luta (7 anos) deram em algo né? Parabéns Asuo Suuichi!

Tadatoshi Fujimaki (Kuroko no Basket)




Nascido em em 9 de Junho de 1982, Tadatoshi se tornou, nos últimos anos, um dos principais mangakás do Japão, com o seu magnifico mangá, Kuroko no Basket. Porém, diferente dos demais mangakás da revista, Tadatoshi não se dedicou desde o começo a esta carreira.

O criador de Kuroko no Basket foi mais cuidadoso, ao gerenciar a sua vida, preferindo primeiramente, terminar o colegial e a faculdade, antes de começar a se dedicar ao seu "hobby" preferida, transformando-o em um trabalho.

Porém, foi tiro e queda a sua dedicação ao mangá. Em seu primeiro trabalho (Kuroko no Basket), conseguiu a fama - Mas devo ressaltar, que esta fama com KnB só foi alcançada, depois da versão do mangá, receber sua versão do Anime.

Antes disto, o mangá tinha vendas relativamente boas, mas nada estrondoso como esta atualmente. Inclusive, KnB foi o segundo mangá mais vendido do ano 2012, perdendo somente para o insuperável One Piece.

Infelizmente, esta fama trouxe a Tadatoshi alguns problemas. Ainda no ano de 2012, ele começou a receber cartas, ameaçando-o de morte, caso ele continuasse a escrever Kuroko no Basket. Felizmente, Todatoshi decidiu não parar de escrever, e continua bem vivo (Pelo que sabemos né?).

Por causa desta ameaças, o autor não pode participar da tradicional festa do Ano novo da Jump. Porém, a Jump decidiu compensar-lo, dando a liberdade de criar um capítulo de mangá, com 19 páginas coloridas (Isto mesmo, 19 páginas).

Light Novels, de KnB foram lançados, tendo como ilustrador o próprio Tadatoshi. Apelidados de "Kuroko no Basket - Replace -", conseguiram aproveitar bastante a fama do mangá de esportes, conseguindo um sucesso razoável para um light novel, baseado em mangá.

Atualmente, ele continua escrevendo Kuroko no Basket, e curtindo a fama! As ameaças de morte, feita via cartas, pareciam ser mais uma ação de um gordo nerd tetudo revoltado com a vida, do que de um assassino mesmo.

Tabata Yuuki (Hungry Joker):




Mangaká novato na Jump, antes de Hungry Joker ser cancelado Yuuki foi considerado uma das galinhas de ovos de ouro da revista, como Oda. Porém, o fracasso do seu mangá, o levou a perder este título, mesmo que a revista ainda acredite em seu potencial.

O que mais chama atenção, neste mangaká novato, é seu grandioso traço, único, trazendo belas e épicas ao longo dos mangakás. O lado ruim, é a sua inexperiência, que cai a toma na instabilidade do seu primeiro trabalho, Hungry Joker. 

Atualmente, Tabata Yuuki continua a escrever Hungry Joker, tendo como editor Hirohiko Akari, criador de Jo'Jo Bizarre Adventure. Mas, nem tendo como editor este grande mangaká parece que Hungry Joker será salvo do Cancelamento.

Só nos resta esperar, um outro trabalho de Yuuki, que com a experiencia adquirida em Hungry Joker, possa trazer algo extraordinário, unindo o seu ótimo traço, com uma boa história! 

Os Autores Especiais:


Tsugumi Ohba e Takeshi Obata (Death Note e Bakuman):



O primeiro trabalho desses dois autores juntos, foi Death Note. E é bem interessante o começo da carreira dos dois! Tsugumi Ohba, havia apresentado o roteiro para o seu editor na Jump. Porém, a sua falta de capacidade de desenhar bem, o levou a ter que procurar um ilustrador.

Era o seu primeiro trabalho no mundo das artes, então, não é que Ohba poderia "contratar" um mangaká super famoso. Porém, a Jump de nenhum modo queria desperdiçar a qualidade do roteiro - Assim, depois de semanas de procura, conseguiram achar um ótimo ilustrador, com vários trabalhos, porém, somente com um grande sucesso: Takeshi Obata.

Obata já havia ilustador outros trabalhos, como Cybor JiiChan G (1989), Rikijin Doshi (1992-1993),  Hajime (2003), e o seu trabalho de maior prestígio, Hikaru no Go (1998-2003), que o deu um certo respeito na área.

Mesmo trabalhando juntos em um mangá, Death Note, Ohba e Obata nunca haviam se visto. Prefeririam trabalhar cada um em seu canto. Constantemente, Ohba desafiava Obata, modificando o roteiro, para testar a sua capacidade de ilustrar, obrigando-o a desenhar cenas estranhas. Algumas dessas foram aproveitadas, e estão presente no Mangá. Outras, não (Mais por causa da incoerência no roteiro, do que mesmo, capacidade ilustrativa do Ohba).

Os dois só foram se encontrar, em um evento da Jump.

O Sucesso de Death Note, levou os dois ao estrelatos. Ohba recebeu muitas proposta de ilustradores, que queriam que ele criasse o roteiro do seu mangá/Light Novel. Já Obata, recebeu a proposta de muitos roteirista que queriam que ele fizesse "a arte" do seu roteiro.

Porém, após Death Note, Obata só trabalhou em dois mangás: Blue Dragon e Hello Baby. Já Ohba, simplesmente ficou em casa tomando a sua coca-cola e assistindo o Faustão.

Só que no final, os dois gostaram tanto da parceria, que decidiram voltar a trabalhar juntos, agora com Bakuman, em 2008 - Criando uma história, relativamente fake, que fez muitos fãs teorizarem que a história é baseada neles (E que eles são amigos de infância e tudo mais!), conseguiram realizar um outro sucesso.

Assumo, que é incrível a habilidade destes dois mangakás, em criar histórias relativamente alternativas para o foco do público da Jump e conseguirem fazer sucesso.

Atualmente, os dois estão, aparatemente, sem nenhum trabalho. Obata deve estar passando o dia inteiro, escrevendo cartas e e-mails, recusando as proposta de trabalha. E Ohba deve estar de volta ao seu sofá, comendo doritos e bebendo coca-cola, enquanto vê o programa do Gugu.

Curiosidade: Os dois usam pseudônimos, por isso muitos acreditam que Ohba, por exemplo, é o mangaká Hiroshi Gamou. São teorias, e nada confirmada!

Katsura Hoshino (D.Gray-Man)



Mais uma mangaká, que entra na lista das poucas mulheres que fizeram sucesso em uma revista para meninos!

Katsura teve o começo mais tradicional possível. Lançando One-Shots para algumas revistas - O seu primeiro One-Shot foi Zone, em 2002, lançado na Akamaru Jump, que depois foi publicado em 2003 na Weekly Shonen Jump!

Outro One-Shot foi lançado, e este teve uma recepção melhor ainda do público: Continue, lançado em 2003! No fundo, analisando este dois One-Shot deu para perceber que eram uma leve introdução do sucesso que ia vir:

D.Gray-Man! Lançado em 2004, como série na Revista Weekly Shonen Jump, foi um grande sucesso imediatamente. Porém, infelizmente, em Abril de 2009, Katsura Hoshino adoeceu, e não teve mais condições de lançar D.Gray-Man semanalmente.

Assim, o mangá foi transferido para a revista Jump Square, onde até hoje é lançado mensalmente.

'

Prometo, ainda este Final de Semana, postar a última parte, com os mangás restantes da Jump! (Incluindo World Trigger!

E sim, meu ódio profundo por Koi Suru Edison, fará que não farei analise sobre o mangaká criador deste mangá, hehe.

Veja também:
Parte 1
Parte 2

8 comentários:

  1. demorou pra sair em ahcei que nem ia lançar mais,mais foi boa a matria parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha escrito metade, e deixado esquecido pelo tempo. Aí ontem decidi renascer este bloco, hehe.

      Como teremos um bom feriado, tratarei de terminar de escrever a Parte 4. Mas devo pesquisar um pouco sobre o criador de World Trigger e a dupla de Shokugeki no Souma!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ainda falta a parte 4.

      Nela cobrirei todos os mangás famosos da Jump que estão faltando.

      Excluir
  3. Um tapa na sua cara se HJ não for cancelado (na rodada desses cancelamentos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou começando a duvidar do cancelamento de Hungry Joker, principalmente depois de ver o rendimento pífio de Koi Suru Edison!

      Excluir
  4. togashi é foda demais e mesmo com duas sagas forçadas pela jump elas são muito fodas e mostra o talento dele e gostei de saber sobre os mangákas de kuroko no basket e d.crayman que gosto tanto apesar do ultimo demorar pra sair e te popucas pag pra um mensal mais compreensivo e death note sem comentários são fodas e ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Togashi é foda mesmo. Mesmo não sendo fã de Hunter x Hunter, e odiar seu hiatus. Apoio totalmente a sua ação, de trollar de forma épica a Jump!

      D.Gray-Man é um caso especial, pela autora ter ficado doente. Mas é chato de qualquer forma demorar um 1 mês para ver 50 páginas.

      Excluir

onload='emoticon()'