terça-feira, 15 de julho de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #34 (Ano 2014).


NOVOS NINJAS NO PEDAÇO!

Podemos dizer que este TOC não teve nenhuma grande surpresa, mas foi extremamente importante para confirmarmos vários pontos que ficaram suspensos na semana passada, como por exemplo o desempenho de Zumou ou o futuro de World Trigger. Vamos ao TOC!

Weekly Shonen Jump #34 (19/07)

Yoakemono (Cover & Lead CP) (New Series)
01 - One Piece
02 - Ansatsu Kyoushitsu
Mitsukubi Condor (Color Page)
03 - Shokugeki no Souma
04 - Hinomaru Zumou
05 - Naruto
06 - Haikyuu!!
Boku no Hero Academia (Capítulo 03)
Kuroko no Basket (Color Page)
07 - PSI Kusuo Saiki
08 - Toriko
Gintama (Color Page)
09 - Isobe Isobee Monogatari
10 - Nisekoi
11 - Bleach
12 - World Trigger
Kochikame
Hunter x Hunter

13 - Illegal Rare

Weekly Shonen Jump #35 (28/07)
Naruto (Cover & Lead CP)
Color Pages: Nisekoi, Yoakemono e Nejiyama-San (One Shot)
Yoakemono, Lead Color Page.

*Decidi não ranquear Hunter x Hunter no final das contas, pois teoricamente este seria o capítulo que ele receberia o primeiro rank, mas pelos comentários que vi no 2ch, pela declaração do editor-chefe da panini (Que falou que HxH não é ranqueado) e por último pelo fato do mangá, mesmo no TOC que seria referente ao seu primeiro rank, continuou nas suas tradicionais posições ao lado de Kochikame, cheguei a conclusão que de fato Hunter x Hunter não é ranqueado.

Nessa edição tivemos a estréia de Yoakemono, o mangá é uma boa mistura entre One Piece e Naruto (Pelo menos no One Shot)... O traço do autor em certo pontos lembra muito de One Piece, levando a crer que mais um que faz parte da geração influenciada por Oda. O Raw do mangá para quem quiser esta no final desta análise, não percam tempo!

Muitos tem medo do mangá não conseguir votos por causa da presença de Naruto na revista, mas eu não acredito que isso acontecerá por um simples motivo: A um bom tempo que em Naruto ficou meio secundário as questões de Ninja, em minha opinião Yoakemono é uma boa jogada dos editores, e se o mangá for bem feito, pode conseguir quando Naruto terminar, conquistar o voto dessa fã base que ficará orfã do seu mangá preferido.

Comecemos pelas páginas coloridas, Mitsukubi Condor recebeu sua tradicional página colorida, pelo que notei o mangá não foi tão bem recebido pelos japoneses - Enquanto a recepção de Boku no Hero foi boa (Mesmo que teve muitas pessoas criticando vários pontos), a de Mitsukubi Condor em grande parte foi negativa, considerando o mangá somente mediano para ruim. As chances de Condor ir bem no TOC são bem baixas, se levarmos em consideração a opinião dos fóruns japoneses e Chineses.

Kuroko no Basket, Color Page

Logo após temos uma Color Page de Kuroko no Basket e uma página colorida de Gintama, que juntamente com essa CP veio uma notícia que será transmitido na Jump Anime Festival um episódio especial de duração ainda não revelada - Também será transmito no mesmo evento que acontece em Novembro, cenas inéditos do anime de Haikyuu!! e Ansatsu Kyoushitsu, além de algumas cenas de Naruto Shippuden e World Trigger - Lembrando que o anime de WT será lançado em Outubro deste ano.

Nessa Issue também tivemos uma boa notícia para os fã de Dragon Ball, o mangá ganhará mais um novo filme que deverá sair somente em 2015, vamos torcer para que este novo filme seja melhor do que o anterior que foi um pouco decepcionante. 

Agora vamos ao TOC, na semana nenhum dos 3 primeiros colocados foram ranqueados, por isso podemos dizer que essa semana eles voltaram com fome de vitória... O primeiro lugar ficou com One Piece que à um bom tempo não conquistava o topo da tabela, se contentando por várias edições somente com o segundo lugar. Em segundo lugar tivemos Ansatsu Kyoushitsu e em terceiro Shokugeki no Souma, no final, nenhuma surpresa.

Em quarto temos Hinomaru Zumou - O mangá mesmo no ínicio esta conseguindo lutar como um titã contra os mangás veteranos da Jump, acredito que a tendência do mangá é conseguir se manter nas primeiras 5 posições, podendo beliscar em algumas edições o topo da tabela. Também é importante declarar que um novo mangá de esporte de sucesso, faz que a Jump tenha 3 mangás de esporte a ativa, assim é bem provável que não teremos nas próximas levas nenhum mangá do gênero estreando (Ao menos que Kuroko no Basket seja encerrado após este jogo decisivo).

Naruto "se contentou" com o quinto lugar, as chances do mangá em sua reta final conquistar o primeiro lugar estão cada vez menores, principalmente agora ele ganhou mais um concorrente que é Zumou. Isso tudo é culpa de Kishimoto e seu editor, que cometeram vários erros de narrativa nessa reta final do mangá, além de adicionarem uma vilã nem um pouco carismática para ser a "vilã final" da série... Não acredito que nessa altura do campeonato, Kishi irá alterar o rumo do mangá, por isso a tendência é que veremos Naruto sendo encerrado nessas posições que estão aquém do esperado.

Anuncio do novo filme de Dragon Ball para 2015.

De qualquer modo na próxima semana Naruto comemorará 15 anos e terá um grande anuncio junto com a capa - Acho que se o filme ainda for lançado este ano pode ajudar Naruto a melhorar seu rendimento nessa saga final... Mesmo eu não gostando das decisões de Kishimoto nestes últimos capítulos, tenho que assumir que Naruto é um mangá que marcou minha adolescência, lá em 2006 e espero ver seus últimos capítulos no topo da tabela.

Outro mangá que também está aquém do esperado é Haikyuu!! - O mangá recebeu um boost claro na venda dos seus volumes individuais, o anime esta com uma boa audiência e deve vender cerca de 18 mil unidades o BOX (O que é um ótimo valor para o mundo dos animes), mas este boost não esta sendo transferido nos TOC, significa que os leitores e leitoras que o mangá adquiriu não estão comprando a Weekly Shonen Jump.

Deste modo, Haikyuu!! se encontra em uma situação perigosíssima, pois é mais lucrativo para Shueisha (Lançamento dos volumes individuais) do que para a própria Jump... Além de que o seu público está preferindo comprar somente o volume individual, e não ter o capítulo fresquinho e inédito na revista, como fizeram os leitores novos de Kuroko no Basket, significa que o mangá não conquistou uma fandom tão fanática assim, podendo abandonar o mangá em qualquer momento. Deste modo, Haikyuu!! por enquanto esta estável, mas se tiver uma queda de qualidade, é bem capaz que também tenha uma grande queda de posições, pois não tem um fandom tão fiel quanto por exemplo, Naruto, que mesmo passando por uma fase dificil, muitos continuam votando e deixando o mangá no TOP 5.

Sétimo lugar para PSI Kusuo Saiki - Normal para mangás de comédia terem uma leve caída de posições, provavelmente este capítulo em questão não foi tão engraçado, assim o pessoal preferiu não votar. Em oitavo temos Toriko... Estou tão triste em ver Toriko indo de mal à pior, e acredite pelo que ando vendo nos comentários do fóruns japoneses, a tendência é suas posições só piorarem.

Isobe Isobee Monogatari conquistou a nona colocação, é o mesmo caso de PSI, provavelmente não foi um capítulo tão engraçado assim, deste modo teve uma brusca queda de posição comparada ao capítulo anterior, mas entre as próximas duas semanas deve já ter um grande aumento de posições, podendo beliscar inclusive um TOP 5. 

Na décima colocação temos Nisekoi, como eu havia dito na semana passada, sua quinta posição foi extremamente circunstancial e o mangá voltou ao seu normal, que é o fundo da tabela. Mas tenho que assumir que esses últimos capítulos de Nisekoi não estão tão ruins assim, o autor conseguiu dar uma boa mexida na história introduzindo uma nova personagem. Ainda acredito que em no máximo 1 ano Nisekoi dará adeus a revista.

Gintama, Color Page

Bleach teve que se contentar com a décima primeira posição, é meu amigo, a situação do mangá não está nem um pouco fácil... Lembrando que a última vez que o mangá ficou fora do Bottom 5 foi na edição número #12, significa, a mais ou menos 22 edições atrás... E olha que o mangá teve até uma melhorada, não é que tá merecendo essas péssimas posições, é só que os japoneses estão pouco se importando com o mangá, muitos simplesmente não ligam mais para votar em Bleach, é triste, mas é a realidade.

Em décimo segundo, e penúltima posição temos World Trigger. O futuro do mangá esta dependendo DIRETAMENTE do sucesso do seu anime... A verdade é que a Jump cancelaria WT sem pensar 2 vezes caso não houvesse um anime, feito pela Toei Animation vindo por aí. Por causo deste grandíssimo detalhe, os editores vão esperar para ver se o anime dará um boost em posições e vendas no mangá, caso isto acontece, eles mantém o mangá, caso isto não aconteça, é bem capaz que na leva que deve estrear em Fevereiro de 2014, World Trigger deve ser cancelado (Ao menos que ganhe várias outras almofadas no meio termo). 

Então pessoal, vamos começar a nossa roda de rezas aqui para que o anime de World Trigger seja um sucesso, todo mundo pegando uma galinha preta para a macumba, fazendo um bom ebó para uns santos, dando cachaça para Iemanjá, porque a situação esta tensa.

Em último lugar temos Illegal Rare... Bah, algo a dizer? A Jump fez de tudo para IR ser um sucesso, deu até duas páginas coloridas para o mangá, mas de nada adiantou... O que faltou em Illegal Rare foi uma coisa muito simples: Qualidade. O mangá não é ruim, como Tokyo Wonder Boys, mas é mediano o bastante para não conseguir atrair votos.

SHONEN JUMP GOLDEN FUTURE CUP 2014 (ATUALIZAÇÃO)


A tradicional Golden Future Cup esta se volta, depois de 1 ano de ausência... Como sempre estreará um One Shot por semana, e o vencedor do concurso será anunciado em Outubro. Mangás que já venceram a Gold Future Cup foram: Beelzebub, Hungry Joker, Nurarihyon no Mago, Himedoll, entre outros. Os mangás, em ordem de lançamento deste ano são:

Nejiyama-Sama de Koki Ishikawa (Issue 35)
Devily-Man de Kentaro Fukuda (Issue 36)
Rokkotsu-San de Koyoharu Kotage (Issue 39)
Brain Breaker de Yoshimichi Okamoto (Issue 40)

Na Issue dupla 37-38 não haverá nenhum lançamento.

PRÓXIMA ISSUE:

Além do grande anuncio de Naruto e a comemoração dos 15 anos de mangá, esse anúncio como eu já disse pode ser um novo filme... Mesmo que também pode ser algo relacionado a Jump Festival que irá acontecer em Novembro.

Outro mangá que recebe página colorida é Nisekoi, também é uma página colorida estratégia, já que o mangá ainda esta quente, por causa do seu anime recente e a Jump esta querendo manter o spotlight no mangá.

Imagem do Anime de Ansatsu Kyoushitsu.

2ch Ratings (Issue #32).

Inspirado por um comentário do leitor "Lemongrabs", decidi também analisar a votação semanal que acontece no fórum japonês 2ch... Para quem não sabe, toda semana um grupo de pessoas que frequentam o fórum e que lêem a Weekly Shonen Jump dão uma nota de 0 à 5 em todos os mangás da Weekly Shonen Jump.

Mas porque eu decidi fazer a análise dessa votação? Pois ela é essencial para termos uma prévia de como esta indo alguns mangás novatos, e também entendermos em notas, como esta indo a aceitação do mangá no Japão, sem mais delongas vamos ver como foi a votação para a edição 32 (A que estreou Boku no Hero).

Lembrando que diferente da Jump, onde cada leitor vota nos 3 melhores mangás da edição, no 2ch o pessoal dá uma nota entre 0 à 5 em cada mangá, por isso pode ser que um mangá vá bem na votação do 2ch que é por qualidade, mas por não receber muitos votos vá mal no TOC. Outro ponto a declarar sobre esta votação, é que quem frequenta fóruns para comentar da Jump é o público mais hardcore da revista, e não o público casual que é a grande maioria leitora, o sucesso de um mangá na Weekly Shonen Jump depende mais da aceitação do público casual do que de fato do Hardcore.

A Issue ranqueado é a número 32, onde teve a estréia de Boku no Hero, só poderemos ver o TOC desta issue na Edição número 40.

TOP 07 (Mais bem votados):

#Posição - Mangá (Total de Pontos) Média de Pontos

#01 - Hinomaru Zumou (147 Pontos) 3.50
#02 - Boku no Hero Academia (135 Pontos) 3.21
#03 - Shokugeki no Souma (128 Pontos) 3.05
#04 - Isobe Isobee Monogatari (117 Pontos) 2.79 
#05 - World Trigger (112 Pontos) 2.67
#06 - PSI Kusuo Saiki (110 Pontos) 2.62 
#07 - Ansatsu Kyoushitsu (110 Pontos) 2.60

BOTTOM 05:

#16 - Kuroko no Basket (75 Pontos) 1.79
#17 - Bleach (71 Pontos) 1.69
#17 - Illegal Rare (71 Pontos) 1.69
#19 - Toriko (60 Pontos) 1.43
#20 - Gintama (35 Pontos) 1.21

Menções Honrosas
#14 - Naruto (78 Pontos) 1.86

Comentário: Então, Zumou continua no topo com uma grande diferença de pontuação comparado aos demais, por isso as chances de ser transferido a boa posição para o TOC é gigantesca - Outro ponto importantíssimo é a boa posição de Boku no Hero Academia, o mangá em grande parte foi recebido, mesmo que tiveram várias criticas referente ao protagonista.

O público casual é bem menos crítico que o público hardcore, deste modo é bem capaz da aceitação de Boku no Hero pelo público casual ter sido ainda maior - A questão é, será que foi o suficiente para conseguir votos? Veremos.

No meio da tabela, com 78 pontos ficou o One Shot "Cave of Shine", que teve a mesma pontuação que Narto, levando a crer que não deve ter sido muito bem aceito pelos japoneses, as chances deste One Shot ser serializado no futuro é baixíssima, mesmo que não é impossível.

O Bottom 5 é bem triste, vemos uma ruim posição de Kuroko no Basket, mas não podemos esquecer que o mangá tem um público casual gigantesco que fará o mangá ter uma posição melhor no TOC daqui a, mais ou menos, 6 edições. Mas o que me surpreendeu mesmo foi as posições de Toriko que foi muito mal avaliado esta semana, e Gintama, onde as notas em grande parte foram negativas e muitos assumiram que nem estão mais lendo o mangá.

Gostaria também de saber o feedback de vocês sobre o 2ch Ratings, se vocês acham interessante eu continuar trazendo o Ratings semanalmente.

É isso aí, até a próxima semana!

EXTRA: JÁ SAIU A RAW DE YOAKEMONO, VENHAM VER:
Primeiro Capítulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'