sexta-feira, 4 de julho de 2014

Análise: TOC Weekly YOUNG Jump #30 e #31 (Ano 2014)


É o momento para Tokyo Ghoul!

Depois de várias semanas volto a fazer a análise da Weekly Young Jump - A revista Seinen da Jump. Acredito que retornei a fazer a review em um momento muito interessante para a revista, pois ela está passando por uma mudança interna, onde temos séries veteranas sendo canceladas... E uma série em especifico ganhando sua tão esperada versão de anime... Vamos ao TOC:

Young Jump #30 - 2014
Rikudou! (Lead Color Page)
01 - Terra Formars
02 - Kingdom
03 - Youkai Shoujo
04 - Tokyo Ghoul
Kamen Teacher Black (Color Page)
05 - Boku Girl
06 - Shishunki Circus
07 - Barcelona no Taiyou
08 - Gunjou Senki
09 - Liar Game
Hibi Rock (Color Page)
10 - Purple Shikibu
11 - Gokukoku no Brynhildr
12 - Mogusa-san
13 - Minamoto-kun Monogatari
14 - Usogui
15 - Cyclops Shoujo Saipu~
16 - Himouto! Umaru-chan
17 - Yokohama-sen Doppelganger
18 - 81 Diver
19 - Kakuriyo Monogatari
20 - Innocent


Young Jump #31 - 2014
Tokyo Ghoul (Cover and Lead Color Page)
01 - Kingdom
02 - Gunjou Senki
03 - Youkai Shoujo
04 - Rikudou!
Umi Kappa by Takuya Yoshimura (Oneshot, Color Page)
05 - Shishunki Circus
06 - Boku Girl
07 - Mogusa-san
08 - Barcelona no Taiyou
09 - Himouto! Umaru-chan
Destroy and Revolution (Color Page)
10 - Kenkouki
11 - Usogui
12 - Minamoto-kun Monogatari
13 - Gokukoku no Brynhildr
14 - Yokohama-sen Doppelganger
15 - Liar Game
16 - Purple Shikibu
17 - 81 Diver (Acabará na Issue 33)
18 - Cyclops Shoujo Saipu~
19 - Kakuriyo Monogatari
20 - Innocent

*Decidi fazer análise de duas issues de uma vez só. Farei uma análise focada nas posições no TOC 31, mas comparando as posições do TOC 30.

A Young Jump é uma revista muito difícil de se prever os cancelados pelo TOC, pelo simples fato dos mangás serem ranqueados pelos editores, assim algumas posições são falsas - Por exemplo, muitas vezes o editor pensa que aquele determinado capítulo de um mangá que vai mal de popularidade seja muito bom, e tenha a capacidade de fazer que o público volte a ter um interesse pelo determinado mangá. Deste modo, mesmo não sendo popular, ele é ranqueado lá em cima.

Também existe os mangás, como no caso de Kakuriyo Monogatari e Innocent, que são mangás que são sempre ranqueados propositalmente na parte inferior da tabela. Estes mangás independente de sua popularidade, depende somente da sua qualidade - Os editores da Young Jump presam para que seus mangás sejam populares, mas também presam pela qualidade da revista, assim mangás considerados muito bons pela critica e tem um alcance mais "cult", como no caso de Innocent, tem cadeira dourada mesmo sendo bem novos na revista.

Sobre os TOCs: O trio de ferro continua sendo Kingdom, Tokyo Ghoul e Terra Formars, porém esses mangás começam a ter suas posições ameaçadas por dois novos sucessos eminentes: Rikudou!, mangá de boxes que vem agradando muito os japoneses pela sua emoção e fidelidade ao esporte. E Youkai Shoujo que é um Ecchi de altíssima qualidade, que mesmo estando em uma revista para adultos, onde tem mangás que mostram cenas de sexo mesmo, ele com um bom ecchi, consegue estimular o leitor.

Não é que a young Jump tenha desespero em encontrar novos mangás de sucesso, muito pelo contrário, suas três séries estão no auge, Tokyo Ghoul acabou de ganhar um anime e Terra Formars provavelmente terá sua versão lançada em Outubro. Deste modo, a revista continuará dando destaque para esses mangás, mas não deixa de ser interessante ver que outros dois mangás estão com potencial de se torna tão grandes quanto os mangás desse trio.

Falando em Anime, Tokyo Ghoul teve no dia 3 de Julho a estréia do seu anime: O único problema é que a Pierrot esta adiantando muitos os capítulos, o primeiro episódio cobriu incríveis 4 capítulos de vez, deixando tudo extremamente apressado - E parece que os próximos capítulos seguiram este ritmo. Assim, levando a crer que em algum momento eles vão colocar fillers também no anime.

Mas tirando esse problema do anime esta apressado, a versão me agradou e eu consegui sentir bastante atmosfera de Tokyo Ghoul - A animação está bem legal, até me surpreendeu, se levarmos em conta que a Pierrot fez aquele anime horrível de Fairy Tail, que parecia ser mais feito com Flash. Esperarei os próximos 3 episódios para ter uma opinião mais bem formada sobre o anime.

Voltando ao TOC, em segundo lugar tivemos Gunjou Seiki - Eu sinceramente não tenho muita simpatia pelo mangá, até acho sua arte bastante interessante, mas o autor aposta em muita cenas de violência gratuita, significa, colocadas só para impactar, deixar o leitor surpreso pela crueldade, sem acrescentar muito a história. Mas é inegável, que o mangá vem conquistando cada vez mais seu lugar na revista, talvez seja porque o autor finalmente conseguiu dar mais seriedade a sua história, assim atraindo também os leitores mais "cults" da Weekly Young Jump.

Um outro mangá que vem tendo uma clara melhora de posição é Boku Girl, antes ficava no meio da tabela, atualmente vem conquistando boas posições na parte de cima... Isso acontece pela sua melhora na qualidade e deste modo também de público: Dificilmente Boku Girl será um mangá pilar, mas é interessante vê-lo tendo mais força na revista.

Sobre o novato Shishunki Circus, não levem muito em questão suas posições, nas primeiras semanas todos os mangás novatos são bem ranqueados, pois a revista esta tentando faze-lo popular, por isso somente daqui a algumas issues poderemos levar a sério suas posições.

Em sétimo tivemos Mogusa-san. Para mim Mogusa-san é o mais mais interessante da revista, se formos analisarmos o público em que presa ter... Teoricamente o mangá teria um apelo maior para o público feminino, mas o autor, faz que a personagem feminina tenha um apelo gigantesco ao público masculino, assim sendo mais popular com os homens do que com as mulheres. É como estivesse lendo um mangá sobre uma mulher, mas na visão de um garoto que esta apaixonado por ela... E não na visão daquela personagem mesmo, é muito interessante.

O oitavo lugar ficou com Barcelona no Taiyou, o mangá vem surpreendendo - Não esperava que ele conseguisse ter a popularidade que esta tendo, acho ninguém esperava, pelo simples fato de ter um traço extremamente infantilizado, mas parece que o autor conseguiu adaptar o seu estilo de desenho e escrita a realidade da Jump e assim conseguiu agradar o público jovem japonês.

Não podemos esquecer que a Young Jump não é uma revista para adultos que esperam conteúdos extremamente sérios, mesmo tratando de várias questões humanitárias em sua revista, mas sim é um revista onde atrai mais os leitores a "flor da pele", aquele público jovem que quer ler um mangá com uma boa pancadaria e também com boas cenas de ecchi ou mesmo de sexo (Por isso mangás que mostram violência gratuita como Gunjou Senki conseguem fazer sucesso). Existe também o público "cult" que lê a revista por boas histórias com fundo social e psicológica, são esses leitores que fazem mangás como Kingdom, Terra Formars e Tokyo Ghoul serem os pilares, são esses leitores que fazem que a Young Jump seja uma revista de altíssima qualidade (Eu diria que esses leitores são frutos de dois mangás: Gantz e Kingdom que por muito tempo carregaram a Young Jump).

Em décimo primeiro temos Usogui, a algumas semanas atrás o mangá vinha conquistando péssimas posições, mas vocês podem ver já pelo comparativo entre a TOC 30 e 31, como aos poucos os editores vem colocando o mangá em posições mais altas. Essa é uma forma dos editores dizerem para o público que por mais que o mangá não seja mais tão popular como antigamente, ele ainda tem um bom público e tem um bom apoio dos editores e deve se manter na revista.

Em décimo quarto temos Yokohama-Sen... Por causa de vários fatores, como esperado, mas triste cancelamento de Nejimaki Kagyuu... O fim natural de All You Need Is Kill, Yokohama-Sen foi salvo do cancelamento. Mas o mangá não teve uma grande melhore em público, estando novamente na zona de risco de cancelamento, porém suas posições não são tão ruins, são somente mediocres (Lembrando que posições medíocres por um longo período são consideradas péssimas para os editores). Assim o mangá mesmo tendo grandes chances de ser cancelado, pode ser salvo por essa rodada.

Em décimo quinto tivemos Liar Game, mas nada para os fãs se preocuparem - É normal, ás vezes, um mangá ser ranqueado na parte de baixo da tabela. Vocês podem ver, que foi bem forçada o "downgrade" de posição que o mangá recebeu da Issue 30 para a Issue 31, caindo da nona posição para a décima quinta. "Downgrades" tão forçados, não representam uma queda de popularidade do mangá e nem que os editores de uma semana para outra deixaram de apoiar, é simplesmente por motivos desconhecidos ou mesmo estratégicos preferiram por SOMENTE essa issue deixa-lo em baixo. 

Na décima sexta posição temos uma possível salvação para Yokohama-Sen, o mangá novato Purple Shikibu parece não estar indo muito bem com o público japonês, deste modo eles podem preferir já cancela-lo, e deixar Yokohama-Sen sobreviver por um fio por mais uma issue. É uma opção bem realista, mesmo que eu ache que isso ainda não vai acontecer.

Em décimo sétimo temos 81 Diver, já cancelado, infelizmente - Por mais que o mangá seja veterano, ele não tinha mais o apelo popular que havia antes, mangás de genero parecido já estrearam na revista e roubaram o seu público, deixando 81 Diver cada vez mais "sozinho" na revista. Eu sinceramente não esperava que o mangá fosse cancelado já, mas suas últimas posições no TOC pre-anunciavam o seu fim. 81 Diver será encerrado na Issue 33.

E no último lugar válido temos Cyclops Shoujo, o mangá vem tendo posições péssimas ultimamente, isso pode demonstrar uma intenção clara dos editores em cancela-lo, mas lógico, vamos esperar o próximo dois TOCs para ter uma opinião mais formada. Uma coisa é certa, o próximo mangá a dançar esta entre: Yokohama-Sen, Cyclops Shoujo e Purple Shikibu... Eu voto em Cyclops Shoujo.

Peço desculpas por ter parado de fazer as reviews da Young Jump, ainda estou analisando se farei as reviews da revista de forma quinzenal ou semanal (Se fizer quizenal, analisaria dois TOCs de vez)... Isso dependerá de duas coisas: Primeiro se terei tempo para fazer review semanais, por mais que agora eu esteja de férias, o podcast deverá me tirar um bom tempo. E a recepção de vocês, por isso quantas pessoas leram a matéria e também quantas comentaram, vai me fazer decidir. Então até mais!

Lembrando, Domingo teremos mais uma Reflexão Semanal, agora um especial de Conhecendo a Magazine japonesa: JUMP SQUARE \o Onde falarei da história da revista, explicarei como ela é publicada e também falarei dos seus principais mangás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'