domingo, 6 de julho de 2014

Reflexões Semanais #12: Conhecendo Magazines Japonesas, Jump Square.


Onde a qualidade suprema tenta ser alcançada.

Como prometido, trago a vocês a segunda parte da matéria: Conhecendo Magazines Japonesas... Desta vez focarei em somente uma Magazine, a Monthly Jump Square - Por ela ser extremamente grande e com várias curiosidades, sinto-me na obrigação de fazer uma matéria SOMENTE para esta Magazine que tanto amo colecionar mensalmente.

A Jump Square, também conhecida como Jump SQ (Jump Supreme Quality) foi fundada em 2 de Novembro de 2007 como a substituta espiritual da antiga revista mensal: Monthly Shonen Jump. O motivo do cancelamento da revista mensal da Shonen Jump foi bem simples: A revista vinha tendo uma queda gigantesca de público, a cúpula da Shueisha decidiu que a Magazine deveria passar por uma reestruturação total.

Porém notaram que estavam com dois problemas: O primeiro era o fato de que muitos mangás da antiga revista já não tinham boa aceitação do público, e outros simplesmente não de encaixaram a nova ideia proposta pela cúpula da Shueisha. O segundo problema é que o nome da revista já estava manchado, principalmente pela quantidade de mangás ruins ou medianos.

Deste modo, os empresários decidiram adotar uma política perigosa: Criar uma nova revista, apostando em uma publicidade que dizia que ela seria a revista mensal que haveria a "qualidade suprema", deste modo mangás bem desenhados, digitalizados, com capas extremamente limpas e páginas muito esbranquiçadas. Somente quatros mangás conseguiram sobreviver a esta terrível reforma, eles são:

Tegami Bachi, Claymore, Rosario + Vampire e Gag Manga Biyori - No intervalo de 1 ano, entre o cancelamento da Shonen Jump Mensal e a criação da Jump Square, estes quatros mangás foram publicados na Weekly Shonen Jump, mesmo que suas publicação em grande parte não eram semanais, mantiveram o aspecto mensal (Algo como acontece com a Young Jump com mangás tipo Destroy and Revolution).

Então, em 02 de Novembro de 2007 foi lançado a primeira edição da Jump SQ que vendeu cerca de 600 mil unidades, um resultado que superou as expectativas da cúpula da Shueisha. Deste lá, a Jump SQ é publicada mensalmente, inclusive nos meses de Dezembro ou de Maio (Que tem a Golden Week):

Primeira capa da Jump Square (Novembro, 2007) com Embalming

Mesmo que a revista já era bem conhecida no Japão, ela só conseguiu ter um destaque mais global após o grande sucesso que foi o anime de Ao No Exorcist, chamado no ocidente de Blue Exorcist - O mangá conseguiu jogar a revista em um outro patamar, fazendo-a que se torne talvez a terceira revista mais conhecida pelo público ocidental (Perdendo para Shounen Jump e Shonen Magazine).

A configuração da revista Jump SQ é um pouco diferente da de Weekly Shonen Jump - Primeiramente a qualidade das páginas da Jump SQ são muito melhores, enquanto a revista semanal da Jump varia constantemente entre páginas brancas, amarelas e rosadas (O que é bem irritante), a revista mensal é toda esbranquiçada, deixando a leitura muito mais fluída. 

Outra grande diferença é a publicação de mangás de comédia em estilo de tirinhas, algo que não tem na Weekly Shonen Jump - Elas deixam a leitura da revista mais diversificada, pois tu vê vários tipos de mangás e até tirinhas ali. A arte dos mangás também é diferente, enquanto na WSJ os mangás são mais desenhados a mão e rabiscados, na SQ para ter uma revista, teoricamente, mais limpa em termo de arte, os autores utilizam muito mais o computador para polir os seus desenhos. 

As vendas da revista também são mais flexíveis, você pode encontrar por exemplo na Honto.jp um volume sendo vendido até 4 semanas depois da sua publicação - Enquanto no mesmo site um WSJ não consegue passar direito nem 3 dias até acabar o estoque. Assim para uma pessoa que precisa comprar online, é obrigado a recorrer a sites que cobram mais caro, como a yesasia.

Por mais que o mangá seja focado para o público leitor de mangás Shounen (Por isso para o público infanto-juvenil de sexo masculino), a revista tem uma classificação etária para acima de 18 anos, assim permitindo que alguns mangás possam mostrar peitiinhos sem nenhum problemas. Mesmo que, eles não exagerem mostrando cena de sexo, só peitinho mesmo.

Capa do Spin-Off Digital, Jump SQ.19 que é Bimensal.

Vários mangás de conhecimento "popular" participam da revista, os já citados Claymore, Tegami Bachi e Rosario + Vampire que vieram da antiga versão da revista - Por isso podemos considera-los sobreviventes da antiga era (No caso de Rosario + Vampire já teve seu mangá encerrado, mesmo que há suspeita que possa haver uma Season 03).

Outro mangá bem famoso é Embalming, de Nobuhiro Watsuki, criador da épica série Rurouri Kenshin - O seu mangá, como vocês podem ver pela capa da primeira edição, logo acima, saiu imediatamente na primeira edição da revista e foi um dos mangás mais importantes para a rápida popularização (Preferiram apostar na publicidade de mangás novos, para assim dar ideia de revista fresh, jovem e nova, do que de mangás antigos que fariam o público relembrar da antiga e cancelada revista). Outro mangá famoso que estreou na primeira edição Tales of Innocent. Porém o mangá já foi encerrado.

Também temos vários mangás que inicialmente eram da Weekly Shonen Jump que depois foram transferidos para a Jump SQ. New Prince of Tennis, que foi inicialmente lançado na Weekly Shonen Jump e conta a história de um garoto super overpower no tênis, nessa nova versão (A continuação) ele esta mais crescido e muito mais overpower. É um bom mangá de tênis para quem gosta de mangás de esportes com super poderes.

Outro mangá que originalmente era públicado na WSJ era ToLOVERu, que ganhou sua continuação chamada ToLOVERu Darkness - Por causa da liberdade etária da revista, o autor teve muita mais liberdade para deixar os ecchi ainda mais hardcore na revista, deixando o mangá muito mais interessante após a mudança de revista. 

O último mangá movido da Shonen Jump movido para a Jump Square foi D.Gray-Man, mangá de grande sucesso lançado na mesma leva de Katekyou Hitman Reborn!, fazia um grande sucesso, mas por causa de uma doença da autora, o mangá foi transferido para a revista mensal - Pois assim ela teria mais tempo de desenhar o mangá, sem se esforçar muito. Infelizmente a situação dela piorou e o mangá esta em hiatos por tempo indeterminado. 

Até a CLAMP já lançou mangás na Jump Square, o já conhecido Gate 7 - O mangá ainda não foi encerrado e esta em hiatos, por isso pode voltar a qualquer momento para fortalecer ainda mais a grade, já que fortíssima, da Jump SQ.

Atualmente, os pilares da revista é indiscutivelmente: Ao No Exorcist, To LOVERu Darkness e Kono Oto Tomare, inclusive este ano a Jump fez uma capa onde os três pilares estavam juntos, unidos sorrindo para o leitor. Vocês podem ver essa capa aqui embaixo:

Kono Oto Tomare é um dos mangás mais fantásticos e emocionante que li ultimamente - É um Slice of Life que conta a história de um garoto (O loiro da imagem a cima) que saiu a procura de novos membros para o seu clube de Kono, que é um instrumento musical tradicional japonês, caso ele não consiga encontrar esses membros, o clube será fechado. É um mangá bem simples, muito bem desenhado e profundo, que passa a sensação da musicalidade dos instrumentos tradicionais japoneses. É fantástico. 

Mesmo com esses mangás tendo uma situação, teoricamente, garantida, estão surgindo vários outros mangás que podem ameaçar o império destes 3 - Esses novos Shoguns, são: Sousei no Onmyouji, Owari no Seraph e Gakumon!

Começando com Gakumon! é um mangá de comédia que fala de uma menina humana que esta disfarçada de lobo e entra no colégio de monstros de RPG para aprender todas as técnicas possíveis para se tornar um bom MOB. É uma boa comédia que vem agradando muito o público japonês, e já no seu primeiro mês de publicação ganhou anime flash. Já Owari no Seraph é o mais "consagrado" entre todos, sendo lançado na Weekly Shonen Jump Americana e em vários países, é uma história que une vampiros, vírus e várias outras criaturas, tendo tendência inclusive dark a história (Só tendencias, não é uma história dark em sí)

E por último temos Sousei no Onmyouji que é o novo grande sucesso da revista, e é um mangá que trata do mesmo assunto de Ao No Exorcist, por isso fantasmas, mortos e exorcismo. É um mangá muito interessante, com batalhas fantásticas e tem tudo para se tornar o novo grande sucesso da Jump Square, principalmente quando o anime for lançado.

Resumindo, a Jump Square é uma revista fantástica com várias e vários mangás de alta qualidade - Alguns que nem tive espaço para citar. Por isso é super interessante vocês baixarem o raw da revista, ou mesmo baixar os mangás já traduzidos, vocês não irã se arrepender. Se quiserem acompanhar o TOC (Que é ranqueado por voto popular e não decisão dos editores), todo mês trago a análise do TOC da Jump Square! 

Curiosidades:

- A Jump Square existe uma revista digital Spin-off, chamada Jump SQ.19 - O mangá Rosario + Vampire foi inclusive encerrado nesta revista. Outros mangás conhecidos são lançados nessa revista digital, entre eles Ultimo e Fantasma.

- Vários mangás são lançados inicialmente na Jump SQ.19 e depois transferidos para a Jump Square, entre eles estão: 1/11 (Mangá de futebol de altíssima qualidade, tem até Live Action) e Teiichi no Kuni.

- Constantemente é lançado na revista pequenos Spin-offs de Rurouni Kenshin, inclusive atualmente esta sendo lançado um, focado em seu vilão. O autor para fazer o spin-off colocou o mangá Embalming em pausa. 

- Mangás como Owari no Seraph já tiveram One Shot especiais lançados na Weekly Shonen Jump, para que assim o mangá ficasse ainda mais popular.

Página dupla colorida de quando Sousei no Onmyouji estreou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'