quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #01 (Ano 2015).


O julgamento irá começar!

Finalmente chegamos ao ano 2015 da Weekly Shonen Jump, a primeira edição deste ano que promete trazer tantas séries fantásticas, que promete a consolidação de várias séries que estrearam em 2014 e também que promete incríveis animes de Ansatsu Kyoushitsu e Shokugeki no Souma, então vamos ao primeiro TOC de "2015":

Issue 2015 #01
Gakkyuu Houtei (Capa, Página Colorida de Abertura e Nova Série).
01 - Boku no Hero Academia
02 - One Piece
E-Robot (Página Colorida, 25p)
03 - Haikyuu!!
04 - Ansatsu Kyoushitsu
05 - Hinomaru Zumou
06 - Shokugeki no Souma
Takujou no Ageha (Capítulo 03, 23p)
Bleach (Página Colorida)
07 - Toriko
08 - Gintama
09 - Isobe Isobee Monogatari
10 - World Trigger
11 - PSI Kusuo Saiki
12 - Nisekoi
Kochikame
13 - Juudouzu
14 - Hi-Fi Cluster
15 - Sporting Salt

Issue 2015 #02
Capa e Página Colorida de Abertura: Nisekoi
Página Colorida: Ansatsu Kyoushitsu, Gakkyuu Houtei (25p), Momeru Hito (Oneshot)
Páginas Extras: E-Robot (23p)


Gakkyuu Houtei, Lead Color Page.

Então antes de começar a análise, irei explicar o motivo de já estarmos em 2015, não é que no calendário japonês eles já estejam em 2015, por mais que sejam uma sociedade totalmente diversa da nossa, por motivos financeiros já adotaram o calendário gregoriano. O motivo de já estarmos em 2015, é porque as publicações da revista seguem um próprio calendário fiscal, onde o ano para a Shueisha termina no final de Novembro. 

Chegando ao tão amado TOC, tivemos o lançamento da série Gakkyuu Houtei a mais esperada desta nova leva, tudo indica que será uma será de investigação com grandes mistérios que será ambientada em um colégio, o seu roteirista é um novato, Enoki Nobuaki, já o desenhista é Takeshi Obata (Bakuman, All You Need Is Kill, Death Note e Hikaru no Go) - Um autor de prestígio não teria aceitado desenhar uma história se não visse um grande potencial, por isso não duvido da qualidade da série, mas como é um autor novato devemos ver se saberá desenvolver bem essa ideia que Obata tanto gostou. 

Tivemos também E-Robot recebendo uma página colorida como é de "praxe", já que sempre os segundos capítulos de qualquer série ganha a tão querida "Color Page" - Analisando os comentários dos japoneses, principalmente aqueles que comentam na 2ch, acredito que a série tenha sido bem recebida, muitos gostaram do ecchi e acharam muito engraçado a comédia. Logicamente os "haters" de ecchi sempre aparecem para criticar o estilo, mas em geral a série foi muito bem recebida. Outro que recebeu página colorida foi Bleach, é incrível que mesmo com o mangá indo mal, a Shonen Jump como uma fiel companheira (e empreiteira) continua tentando manter o mangá em destaque.

E por últimos tem Takujou no Ageha que ganhou algumas páginas extras pelo seu terceiro capítulo, comece a ficar um pouco decepcionado com a série, os japoneses continuam criticando a previsibilidade da série e também estão criticando o fato das cenas de comédias colocadas não são legais - A previsibilidade esta provavelmente estragando toda a emoção de ver as partidas, e a série por enquanto não teve nenhum inimigo em combate interessante, como por exemplo Haikyuu!! e Zumou tiveram já desde o início. O mangá ainda não foi dropado, mas os japoneses estão considerando mediano, não é bom o suficiente para merecer o voto nessa revista concorrida, as chances de Ageha estão diminuindo e muito.

Chegando no TOC, em primeiro lugar tivemos uma grata surpresa, Boku no Hero Academia, o capítulo ranqueado foi o número 14, aquele que teve a chegada dos vilões - De fato, foi um capítulo elétrico e de alta qualidade. Acredito que Hero é já considerado um sucesso entre os editores da Jump, é incrível o desempenho do mangá, raramente ficando abaixo do terceiro lugar e já tendo dois primeiros lugares, se o autor não fizer nenhuma besteira (O que é bem possível já que teve dois fracassos como antecessores a estes mangás), Boku no Hero Academia será O NOVO grande B-Shounen da Weekly Shonen Jump, 2015 é o seu ano!

Gakkyuu Houtei, Color Page.

Em segundo lugar tivemos One Piece que continua bem soberano na revista, parece que este ano por causa das novas séries e dos novos animes, o mangá ficará menos nos holofotes que nos anos anteriores, mas por causa do seu incrível "fandom" tudo indica que continuará o rei absoluto da revista, mesmo que até Ansatsu Kyoushitsu o vença em primeiro lugares, é muito difícil conseguir alcançar as vendas de One Piece, que são 2.7 milhões por unidade.

Logo após a boa posição de OP, tivemos em terceiro lugar uma outra surpresa, o nosso mangá de vôlei preferido, Haikyuu!! conquistou a posição e levou a sua medalha de "bronze". Não acredito que o mangá conquistará vários primeiros lugares este ano, mas deve conseguir alguns, talvez dois ou três. Digo e repito, é fantástica a força de vendas de Haikyuu!!, mas muitos dos compradores dos seus volumes não leem a Shonen Jump, já que são leitores mais adaptadas ao "fujoshi" e não devem gostar da maioria dos mangás da revista, fazendo que o seu poder de vendas não se reflita no poder de posições no TOC.

Quarto lugar, fora do pódio tivemos Ansatsu Kyoushitsu, é surpreendente ver que o mangá ficou fora do TOP 03, o que é bastante raro, mas já aconteceu algumas vezes. Provavelmente na terceira edição já volte entre os três melhores, talvez até com um primeiro lugar. Na próxima Ansatsu Kyoushitsu ganhará uma página colorida, calma não é para esconder outra péssima posição, mas sim para fazer publicidade do anime que estreará em um pouco mais de 1 mês, acredito que todos estejam ansioso para saber como vai o desempenho do anime de Ansatsu Kyoushitsu (Para quem não sabe, é conhecido e lançado no ocidente como Assassination Classroom).

Fechando o TOP 05 tivemos Hinomaru Zumou que depois de uma medíocre sétima colocação, voltou ao cinco melhores classificados, enquanto o mangá continuar recebendo essas boas posições, se manterá na revista, o autor já demonstrou que tem as rédeas da história, por isso não acredito que a qualidade irá cair tão cedo, então é bem provável que o mangá por todo 2015 se mantenha nessas posições, e em capítulos surpreendentes deve conquistar alguns primeiros lugares, diziam que Haikyuu!! ia se tornar o novo Kuroko no Basket, mas se levarmos em conta o TOC, foi Hinomaru Zumou que se tornou o novo Kuroko da revista.

Bleach, Color Page.

Shokugeki no Souma ficou com o sexto lugar, antigamente o mangá conseguia ficar mais vezes presente no TOP 03, atualmente isso vai se tornando cada vez mais raro, comprovando a queda de desempenho do mangá, mas isso não significa que o mangá tem um rendimento ruim, muito pelo contrário, ainda esta conquistando várias ótimas posições, só não tão boas quanto conquistava várias edições atrás. O seu último primeiro lugar, por exemplo, foi na edição número #32 de 2014 - Espero que seja somente uma fase "fraca" do mangá e que em breve se recupere, voltando a disputar ativamente pela liderança do TOC e pelo TOP 03.

Em sétimo tivemos Toriko que vêem com um rendimento bem medíocre, lembrando que Beelzebub e Bleach tiveram um rendimento muito parecido com Toriko antes de despencarem de vez, a diferença é que Bleach ainda tinha uma venda para se sustentar e mesmo nas baixas posições, se mantem vivo na revista, já Beelzebub que vendia 150 mil unidades por edição, foi chutado fora da revista e colocado na Jump NEXT! para servir como publicidade, espero que Toriko não tenha o mesmo fim de Beel.  

Muitos me perguntaram o motivo de eu não acreditar na volta do anime de Gintama, que ficou no oitavo lugar neste TOC, então explicar rapidamente, primeiramente o seu último filme que teve uma bilheteria altíssima veio com o proposito de ser a "última animação de Gintama", levando a crer que seria a última vez que veríamos o mangá nas telinhas e nas telonas, mas se a Jump quiser pode esquecer tudo isso e trazer de volta o filme, mas o principal motivo é que suas vendas continuam a cair, não vale a pena trazer um anime de um mangá que as vendas caem, nem para a Shounen Jump, que no caso é melhor pegar um novato em ascendência e nem para o Estúdio que é também melhor pegar um mangá de qualquer outra revista ou até da Shounen Jump que esta aumentando as suas vendas. Lógico se com essa saga as vendas voltaram a subir, aí sim começarei a acreditar em uma possível volta do anime de Gintama.

Nono lugar para Isobe Isobee Monogatari, a um bom tempo que o mangá não ficava na frente de PSI Kusuo Saiki e a um bom tempo que não ficava fora do bottom, então é uma boa notícia ao mangá esta posição, dá para perceber que a Shonen Jump não quer lançar mais nenhum mangá de comédia tradicional ao estilo Kochikame, PSI e Isobe (Os três mangás da revista que são comédias com estilo mais tradicional), então isso significa que esses três mangás, principalmente Kochikame, estão bem seguros na revista.

E-Robot, Color Page.

Em décimo tivemos World Trigger, após uma boa posição o mangá voltou a suas posições habituais, provando que o anime não muito efeito no TOC, lembrando que a edição da Shonen Jump ranqueada é a 46, lançada em 13 de Outubro, um dia depois da exibição do segundo episódio. Mas acredito que essa posição de World Trigger é o suficiente para o mangá dar uma respirada, digo e repito, 2015 será um ano de luta para World Trigger, as chances dos seus volumes começarem a vender muito bem é baixíssimas e as chances do anime ter uma segunda temporada também, deste modo só restou manter boas posições no TOC e não despencar, enquanto tiver posições boas o suficiente não será cancelado.

Abrindo o bottom, em décimo primeiro, tivemos PSI Kusuo Saiki que deve ter sido ranqueado assim por causa de um capítulo sem graça, é normal as comédias variarem assim, os novos leitores não devem estar acostumado por causa da tão fantástica soberania de Ansatsu Kyoushitsu, mas Sket Dance tinha um rendimento idêntico ao que tem atualmente PSI Kusuo Saiki, a diferença é que Sket Dance de vez enquanto pegava posições bem piores e olha que mesmo assim o mangá se tornou um sucesso e agora é um dos clássicos da comédia, então vamos ver qual será o futuro de PSI Kusuo Saiki após o anime que quem sabe quando será revelado e lançado.

Em décimo segundo lugar, temos Nisekoi que pegou uma péssima posição, é outro mangá que vai precisar lutar muito para conseguir a sobreviver a este ano de 2015, esta claro que o público japonês começa a ficar cansado do mangá (Os da 2ch simplesmente estão com um ódio mortal), esta na hora do autor se revolucionar e trazer algo diferente, se não Nisekoi irá ser cancelado este ano, o que não significa um final incompleto, já que em menos de 3 capítulos dá para solucionar todas as questões em aberto do mangá.

Nas três últimas posições tivemos respectivamente Juudouzu, Hi-Fi Cluster e Sporting Salt, a safra do fracassado, o único que tem uma pequena possibilidade de sobrevivência é Juudouzu, porque Cluster e Salt já estão enterrados, os mangás não conseguem de nenhum jeito da uma guinada e é bem provável que nessa altura do campeonato os japoneses já deixaram de ler as duas obras, por isso aos simpatizantes do mangá, melhor já ir se acostumando com a ideia que eles não passarão do capítulo 20, aos simpatizante de Juudouzu pode torcer para ele sobreviver um pouco mais se a Shounen Jump decidir fazer a próxima leva com duas estreias e não três.

Anuncio do Spin-Off de Nisekoi na Jump Plus.

Ranking 2ch

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos, na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição.

Edição 51, capa de Takujou no Ageha (Nova Série)
Color Page: Shokugeki no Souma, Hinomaru Zumou e Isobe Isobee Monogatari
One Shot: Moto Youkai Pochimaru (17 Páginas, Sem Página Colorida)
Ausentes: Hunter x Hunter

#Posição - Nome do Mangá (Total de Pontos) Média de Votos

#01 - Boku no Hero Academia (121) 3.56
#01 - Hinomaru Zumou (121) 3.56
#03 - Gintama (115) 3.38
#04 - Isobe Isobee Monogatari (113) 3.32
#05 - PSI Kusuo Saiki (107) 3.15
#06 - Takujou no Ageha (106) 3.12 Primeiro Capítulo
#07 - Haikyuu!! (93) 2.74
#08 - One Piece (91) 2.68
#09 - Juudouzu (88) 2.59 Deu uma melhorada ein?
#10 - World Trigger (87) 2.56
#11 - Ansatsu Kyoushitsu (69) 2.03
#12 - Shokugeki no Souma (56) 1.65
#13 - Hi-Fi Cluster (56) 1.65 Boa melhorada
#14 - Bleach (55) 1.62
#14 - Kochikame (55)
#16 - Nisekoi (39) 1.15
#17 - Toriko (36) 1.06
#18 - Sporting Salt (29 ) 0.85 Eta Salt...
#19 - Moto Youkai Pochimaru (22) 0.65

Finalmente chegou a ranking do 2ch tão esperado, onde finalmente tem a nova série, mas vamos em ordem. Boku no Hero Academia e Zumou empataram, os dois conseguiram um primeiro lugar, mas já dá para perceber como já estão bem mais próximos dos demais mangás em número de voto, isso é interessante.

Mas vamos ao que importa, o sexto lugar de Ageha no ranking, a posição é boa, mesmo que não seja nada de espetacular, isso me faz acreditar que o mangá estreará no meio da tabela no seu primeiro capítulo, logicamente, caso a aceitação do público general for parecida com a aceitação da 2ch - A possibilidade do mangá ser um grande sucesso já se tornou bem difícil. Próxima semana temos a estréia de E-Robot na "2ch".

Devo comentar a melhorada de posição de Juudouzu que pode ser algo significativo do TOC, por isso nesta edição ele pode ficar até fora do bottom, e a melhora de Hi-Fi Cluster que por continuar na parte de baixo da tabela deve ser uma melhora que não será sentida, Yoakemono de vez em quando fazia isso que Hi-Fi Cluster fez, por isso pular do décimo oitavo para décimo terceiro, décimo quarto, e não continuava no fundo do TOC.

Sorteio da Weekly Shonen Jump #01, 2015


Como prometido, aberta as inscrições para o Sorteio da Weekly Shonen Jump que tem a estréia da nossa querida nova série de Obata, só será sorteado uma versão, por isso cruze os dedos e venham participar. O Resultado sairá já na próxima quarta-feira, vocês tem pouco tempo para participar!

Para se inscrever, CLIQUE AQUI

PS: Agora é um agradecimento a todos que comentam e trazem informações, na TOC passada batemos um record absoluta de comentários, com 254 comentários. Estou extremamente feliz e espero que vocês continuem comentando. Caso você não comente, sinta-se livre de se tornar mais um dos membros do Analyse It, e venha comentar, trazer informações, dar sua opinião, eu respondo todos os comentários, inclusive os mais simples - Caso tu nem leia os comentários, aí sim é um pecado grave, nossos membros sempre estão trazendo ótimas informações, semana passada mesmo o Victor Almeida trouxe todas as capas da Jump em 2014 reunidas, o Leonardo Lima dos Santos trouxe incríveis dados sobre as primeiros lugares, páginas coloridas, capas da Jump em 2014, e outros leitores trouxeram várias informações, então, não leia os comentários, mesmo sem comentar, porque tu ampliará o seu conhecimento sobre a Jump.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'