sábado, 29 de novembro de 2014

Análise: TOC Weekly YOUNG Jump #52 (Ano 2014).


A volta de Takehiko Inoue!

Estamos de volta com a Young Jump, e quem esta de volta também nessa edição é o lendário mangá "Real", de Inoue, criador de séries clássicas com Slam Dunk e Vagabond. Mas as novidades não param por aí, temos um TOC muito interessante para analisar, venha com nós:

Real (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Tokyo Ghoul: Re
02 - Terra Formars
03 - Himouto! Umaru-Chan
04 - Rikudou
05 - Minamoto-Kun Monogatari
06 - Mogusa-san
07 - Gunjou Senki
08 - Youkai Shoujo
09 - Usogui
10 - Hibi Rock
One Shot (Página Colorida)
11 - Shiratama-Kun
12 - Gokukoku no Brynhildr
13 - Innocent
14 - Purple Shikibu
15 - Nijigen Jumpin'
16 - Barcelona no Taiyo
17 - Boku Girl
18 - Kakuriyo Monogatari
19 - Liar Game
20 - Shinshunki Circus
Ausentes: Kingdom, Golden Kamui e Yokohama-Sen Doppelganger.

Começamos com Real, o mangá é de Takehiko Inoue e conta a história de um grupo de paraplégicos que tentam se tornar jogadores de basquete profissionais - O mangá trata de várias questões: Auto-estima, aceitação, o jeito que as pessoas inferiorizam os cadeirantes, acessibilidade, superação, além do próprio esporte que é o basquete, é um mangá bem tenso e profundo que rendeu ao autor em 2001 o prêmio por excelência do Japan Media Arts Festival... Por isso é sempre um grande evento para a Young Jump quando o mangá é lançado.

Em primeiro lugar na TOC ficou Tokyo Ghoul:Re, lembrando que a revista é ranqueada pelos editores, mas desde que o mangá entrou na nova era, a revista tendeu a ranqueá-lo um pouco abaixo do normal, essa primeira posição significa que o mangá ainda tem muito apoio dos editores, e não é mais nada do que justo esse apoio, já que o mangá vende muito bem.

 Outro mangá que tem um apoio gigante, é o segundo colocado Terra Formars, digo e repito, o anime fracassou, mas o mangá não precisa dele para conseguir sobreviver na revista, sua popularidade por sí só já é grande o suficiente. Para quem ainda não leu, Terra Formars é um dos maiores seinens da atualidade, e conta a história de um grupo de astronautas geneticamente mudados que são mandados para marte analisar o planeta, que foi "Terra Formado" (Por isso, modificado para poder ter vida), mas chegando lá, eles tem uma grande surpresa. Terceiro lugar para Himouto!, que cada vez vem pegando posições melhores, o mangá é uma comédia muito fofinha que provavelmente esta agradando os editores e o público que continue com esse ótimo rendimento.

Em quarto lugar tivemos Rikudou, o mangá de boxes tem várias críticas negativas em torno, principalmente em questão da sua violência, que eu sinceramente concordo, como Gunjou Senki que ficou em sétimo, Rikudou tende a apostar em violência exagerada (Seja mental ou física) para chocar os leitores, o problema é que muitas vezes essas cenas "chocantes" soam extremamente falsas, porque o autor não sabe coloca-las... Assim não fica algo chocante, somente bem tosco. Acredito que o autor devia focar mais no boxe e menos no "background dark" do protagonista.

Anuncio da Colaboração, Terra Formars e Gunjou Senki

Quinto lugar para Minamoto-Kun que ficou ausente na edição passada, mas nessa já voltou com todas as forças, o mangá é mais um ecchi hardcore de altíssima qualidade, diferente da Ultra Jump que segue um estilo mais maduro, a Young Jump trata de assuntos muitos importantes, mas é muito mais sexualizados os seus mangás para agradar o seu público alvo, que é os jovens entre 16 à 24 anos que, ou pensam muito no sexo, ou já são sexualmente ativos. Mas isso não significa por ser uma revista sexualizada (e também muito violência) que não seja muito boa, Young Jump é uma das melhores e é uma das poucas que consegue trazer vários ecchis com crítica social por trás.

Em contraposição a este mundo "ecchi" que temos na revista, tem Mogusa-san que mesmo tendo uma protagonista feminina tem um nível de ecchi baixíssimo, é mais um slice of life feito para emocionar o público com a interessante vida escolar de Mogusa-san, é um mangá bem simples, mas que te ensina vários conceitos sobre a vida e sobre o amor. Depois de um mangá mais "light", vêem o extremamente violento e emocionante, Gunjou Senki que falei sobre a sua história na edição análise passada. Youkai shoujo ficou em oitavo e o clássico Usogui em nono.

Pulando diretamente para o décimo segundo lugar tivemos Gokukoku no Brynhildr que é um mangá que já tem versão de anime, é relativamente bem recente, foi feito pelo estúdio Arms Corporation e foi lançado abril deste ano, 2014 - O estúdio é o mesmo que fez o filme de Bleach: Memories of Nobody e também o anime de Elfen Lied.

Gokukoku no Brynhildr conta a história do mangá é bem interessante, fala de um garoto que tenta provar de qualquer modo a existência dos alienígenas, mas não por um motivo qualquer, por causa de vários acontecimentos passados em sua vida - Um dia entrou na sala de aula desse garoto uma nova estudante que demonstra ter poderes mágicos, o que isso significa? Será que essa é a porta para o mistério da existência dos ETs? Então, leiam o mangá que é sinceramente, muito bom. O mangá é escrito e desenhado por Lynn Okamoto, o mesmo que criou o incrível Elfen Lied.

No décimo terceiro lugar tivemos Innocent que vêem conseguindo sendo ranqueado em posições mais altas ultimamente, me levando a crer que a Young Jump esta querendo colocar o mangá mais em destaque para evidenciar a sua nova saga, isso pode significar um fim eminente do mangá (Fim natural) ou mesmo que o mangá esta em uma saga tão importante que estão retirando ele dos últimos postos. Em décimo quarto temos Purple Shikibu.

Golden Kamui, Lead Color Page (Edição 49, 2014).

Tirando Kakuriyo Monogatari todos os mangás que estão abaixo de Purple Shikibu correm risco de cancelamento, Kakuriyo é o único que esta fora, porque ele é propositalmente ranqueado nas posições baixas. Começamos com Nijigen Jumpin', o mangá acabou de estrear na revista, mas esta sempre sendo ranqueado no fundo da revista para um novato qualquer isso seria uma péssima notícia, mas o mangá o seu criador é um autor moderadamente respeitado, Tsutomu Takahashi, conhecido por Skyhigh e Ice Blade, obras que tem um valor significado no universo underground japonês. Por isso pode ser que o mangá é ranqueado no fundo propositalmente, e não tem relação com uma possível baixa popularidade, como Innocent antigamente era.

Barcelona no Taiyo esta em uma situação mais segura, mas se pegar mais posições ruins como essas, significa que por algum motivo os editores largaram a mão do mangá, pode ser queda de popularidade ou insatisfação com o rumo que o mangá tomou, mas por enquanto esta seguro. Boku Girl vêem pegando péssimas posições, e se encontra uma situação tensa que pode resultar em um triste cancelamento, espero que o mangá volte a ter bons capítulos para conseguir disputar contra esses novos ecchis da revista e assim sobreviver.

Em penúltimo lugar temos Liar Game que é um dos grandes veteranos da revista, mas esta passando por um "perrengue" assustador - O mangá era ranqueado no meio da classificação, conseguindo vários TOP 05, atualmente é ranqueado sempre nas últimas, significa que os editores não acreditam na força de vendas do mangá, assim simplesmente deixando ele de lado, se for necessário, pode sim cancela-lo, mas com mangás mais novos com vendas menores e menos respeito, acredito que ainda não cancelarão. Último lugar temos Shinshunki Circus, o mangá pode ser cancelado, mas ainda não é certo se as pessoas são propositalmente baixas porque querem que o mangá sempre feche a revista ou se é de fato porque acham que não vale nada, e será cancelado. Devo ainda analisar.

Este foi a análise da Weekly Young Jump, irei trazer agora todo final de semana uma análise do TOC desta Magazine, ela pode ser postada tanto no Sábado quanto no Domingo, dependerá da minha disponibilidade e também da entrega de TOCs. Agora deixarei para vocês, a prévia da próxima edição, a número #01 de 2015.


PS: Tem um blog que esta recomeçando nesse tão concorrido mundo de sites mangás, que se chama Otaku Nerd, recomendo vocês darem uma olhada no Blog, eles estão trazendo várias recomendações sobre mangás bem legais, além de ter uma matéria sobre os mangás dentro de Bakuman! que é bem interessante (Umas das minhas preferidas). Recomendo vocês acessarem e darem uma lida nas matérias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'