quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #13 (Ano 2015).


O trio de vidro.

Em homenagem a estréia do mangá mais bizarro da edição, fomos presenteados com um TOC bem bizarro, que também serviu para para comprovar algumas teorias que havíamos expostos nas análises anteriores. Enquanto alguns mangás estão conseguindo respirar aliviados, existem três que provavelmente passarão muito sufoco nos próximos meses:

Weekly Shonen Jump #13 (23/02)
Kaizou Ningen Roggy (Capa, Página Colorida de Abertura e Nova Série, 54p)
01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - One Piece
Black Clover (Página Colorida, 25p)
03 - Boku no Hero Academia
04 - Gintama
Haikyuu!! (Página Colorida)
05 - Shokugeki no Souma
Kagamigami (Terceiro Capítulo, 23 Páginas)

Gakkyuu Houtei (Página Colorida)
06 - Hinomaru Zumou
07 - PSI Kusuo Saiki
08 - World Trigger
09 - Nisekoi
10 - Toriko
11 - Bleach
Kochikame (Não é Ranqueado)
12 - Takujou no Ageha
Isobe Isobee Monogatari (Não é Ranqueado)

Issue 14
Capa e Página Colorida de Abertura: Ultra Battle Satellite (Nova Série, 54p)
Página Colorida: Kaizou Ningen Rogii (25p), Ansatsu Kyoushitsu, Bleach



Quero começar a análise agradecendo a todos que comentaram no TOC #12, batemos o record de comentários, tem mais de 1100 comentários na edição passado, de verdade, não esperava que passaríamos de 600 comentários naquela análise e fui surpreendido com quase o dobro mais da minha expectativa, é fantástico e só tenho agradecer a todos que comentaram. 

Nesta edição tivemos a estréia de Kaizou Ningen Roggy, deixarei na área dos comentários a trajetória do autor, mas já antecipo que os editores estão colocando muita fé na obra, inclusive o tradutor da VIZ (Shonen Jump Americana) disse que entre as quatro estreias, esta parece a mais promissora - Parece que o pessoal do ocidente coloca pouca fé na obra, mas quem sabe ela não pode nos surpreender - Lembrando que no Analyse It irá traduzir o primeiro capítulo de Rogii (E provavelmente também o segundo e terceiro).

Os outros dois novatos que já estrearam foram: Kagamigami, que teve um primeiro capítulo muito bem recebido pela 2ch, superando inclusive a recepção inicial de Boku no Hero Academia, já Black Clover parece estar tendo uma recepção tão boa quanto, o que pode se revelar um grande problema para os dois mangás, já que um pode roubar o voto do outro. Parece que esta nova leva será uma grande luta de titãs para ver qual sobrevive.

E por fim, temos os mangás que não são ranqueados por terem páginas coloridas. Haikyuu!! ganhou mais uma outra página colorida, três edições após ter ganho capa e página colorida de abertura, isso demonstra que os editores estão entusiasmados com o sucesso do mangá de vôlei, efeito contrário de Gakkyuu Houtei, que parece estar ganhando página colorida pelo mesmo motivo que Illegal Rare ganhava, os editores estão fazendo de tudo para que o mangá se torne um sucesso, acredito que nestes casos, página colorida não ajuda, é necessário que o roteirista melhore o roteiro da obra, nada mais, nada menos.

Kaizou Ningen Roggy, Color Page.

Em primeiro lugar na classificação tivemos Ansatsu Kyoushitsu, é a segunda vez no ano que o mangá consegue o primeiro lugar, assim se igualando a One Piece. Infelizmente a obra não esta ganhando um grande boost de vendas, o seu último volume até chegou a reaparecer no Ranking Oricon desta semana, mas percebemos que o volume vendeu no total 723 mil cópias, sinceramente, um boost bem abaixo do que era esperado para Ansatsu. O Anime é muito bem feito, mas tudo indica que não esta conseguindo conquistar tantos novos leitores quanto nós esperávamos, por sua sorte (e qualidade), a obra já tem fãs o bastante para conseguir sobreviver e continuar liderando a Shonen Jump mesmo sem este grande boost.

Em segundo lugar tivemos One Piece, que ao contrário de Ansatsu Kyoushitsu, vem tendo uma melhora em vendas dos seus volumes bem surpreendente. Este seu último volume tem tudo para conseguir alcançar a marca de 3 milhões de unidades vendidas, provavelmente isto vem acontecendo, pois a transmissão televisiva da saga de Dressrosa vem agradando muito os japinhas que estão voltando a comprar os volumes da série. É fantástico perceber que Oda criou um verdadeiro monstro em vendas, One Piece não é mais somente um mangá que vende muito, é um sucesso que DEVE ser analisado e decifrado por todas as revistas, é um verdadeiro fenômeno capitalistas e comercial.

Black Clover, Color Page.

Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia que terá seu terceiro volume vendido na próxima semana, estou bem ansioso em saber quanto o mangá irá vender, sinceramente, espero que consiga superar a cota das 200 mil cópias já na primeira semana, seria um resultado fantástico. Fico imaginando que os estúdios de animes já estão negociando com a Shonen Jump para ver se conseguem o direito de produzir a animação de Hero, se o autor não fizer nenhuma besteira, a obra tem tudo para se tornar um grande sucesso nos próximos anos.

Em quarto lugar tivemos Gintama, outra obra que vem se recuperando de forma magistral, muitos acreditaram que o mangá estava morto, sem esperanças, mas só foi o autor apostar em uma saga mais voltada para ação que conseguiu recuperar os votos e o amor dos japoneses, agora com a chegada do seu anime em Abril, tem tudo para pegar ainda mais força. Porém, devemos lembrar que é bem provável que o mangá esteja em sua reta final, então, por mais que seja lindo vermos Gintama pegando posições altas, no final não faz tanta diferença.

E fechando o TOP 05 tivemos Shokugeki no Souma que conquistou ficou no mais do "mesmo", o mangá esta incrivelmente estável entre a sexta e a quarta colocação, raramente fugindo delas. Por mais que eu sempre diga que esperava mais do mangá, gostaria de vê-lo conquistando primeiras colocações, devo assumir que essas posições são muito boas, a obra esta mais que segura dentro da revista ficando nestas posições intermediarias, esta é a verdade. Acredito que após o anime que será lançado em Abril a situação de Souma vá ficar ainda melhor, veremos a obra mais constantemente no TOP 03, mas mesmo assim, se não houver melhoras, ficar entre o sexto e a quarta colocação, já é um resultado muito bom.

Haikyuu!!, Color Page.

Hinomaru Zumou conquistou a sexta colocação, o mangá após ter um começo bem bombástico, simplesmente se estabilizou na zona intermediária, demonstrando que existe uma fanbase que vota na obra, mesmo que não seja tão forte. Podemos esperar até um anime, mas sejamos sinceros, Kuroko no Basket conseguiu aquele boost milagroso após o Anime, mas o seu terceiro volume de Kuroko vendeu o TRIPLO, enquanto Zumou vendeu 27 mil cópias, Kuroko no Basket vendeu 74 mil cópias... Fica difícil vendo este rendimento pífio do mangá, acreditar que a obra possa ser um grande sucesso após o seu anime. Em sétimo temos PSI Kusuo Saiki que consegue uma posição bem tranquila, o mangá conseguiu uma estabilidade em venda de volumes individuais, todas os seus volumes estão saindo o do Ranking Oricon com uma média de 80 mil cópias vendidas, ótima resultado para um gag mangá tradicional.

Em oitavo lugar tivemos World Trigger, agora começamos a falar sobre o "trio de vidro", grupo composto por: World Trigger, Nisekoi e Toriko. Os três mangás estão em uma situação bastante delicada, correndo risco REAL de um deles ser cancelado no segundo semestre deste ano. World Trigger podemos dizer que o mangá que tem o teto mais "descoberto", por mais que teve um aumento de vendas, ainda é o que menos vende do trio, o que pode ser um ponto muito negativo, porém suas vendas parecem estar aumentando e é bem capaz que no próximo volume já passe a vender mais que Toriko, que se tornará o mangá válido (Contamos como obra válida aquela que tem mais de 1 ano de vida ou que não seja um gag manga tradicional) que menos vende na revista. Um ponto positivo para World Trigger é que a obra não vem conquistando posições digna de cancelamento, por isso, pode ser salvo.

Em nono lugar tivemos Nisekoi, que vem se estabilizando dentro do bottom, o mangá é o que mais vende do trio, porém é o que tem um rendimento no TOC pior, os editores tendem a priorizar a classificação, por isso acredito que o mais inseguro entre todos é de fato Nisekoi. O autor sabendo disto, parece que já esta organizando os pauzinhos para encerrar a obra. De qualquer maneira, teremos uma nova temporada de Nisekoi em Abril, o que pode ajudar a obra a ter uma pequena melhora nas classificações, o bastante para salva-la do cancelamento este ano, a situação não esta nem um pouco confortável para o mangá, mas ainda tem chances de se salvar.

Gakkyuu Houtei, Color Page.

E por fim tivemos na décima colocação Toriko, o mangá nesta edição conquistou a pior posição da sua história, a obra ficou acima somente de dois mangás, que estão praticamente "mortos". Este resultado foi péssimo, porém não é o fim do mundo para Toriko, que por mais que tenha sido muito mal classificado, é o que tem a situação mais confortável dentro da revista, pois vem conquistando várias boas colocações. Para o mangá ser cancelado no segundo semestre deste ano é preciso que fique mais constantemente entre os menos votado, o que espero que não aconteça. Enquanto World Trigger e Nisekoi tem uma garantia que haverão um anime sendo televisionado até Setembro deste ano, Toriko terá que contar somente com o próprio mangá, é meu amigo, a situação esta delicada para o nosso veterano, mas a obra é forte, tem uma fanbase adormecida que pode fazer Toriko se reerguer.

Em décimo primeiro lugar tivemos Bleach que tenho uma leve suspeita que será encerrado em maio ou junho deste ano - Acreditem, o rendimento da série a um bom tempo esta bem ruim, mas nunca chegou a este ponto, atualmente, por falta de almofadas, o mangá, alcançou o posições ruins o suficiente para merecer ser cancelado, isto é uma péssima notícia. Será muito difícil vermos Bleach passando de Junho, o que pode evitar o cancelamento da obra é um dos quatro novatos terem um rendimento péssimo, o final de Nisekoi ou que Gakkyuu Houtei seja cancelado. É claro que os editores não querem nem cancelar Gakkyuu Houtei e nem Bleach, a prova é que esta chovendo página colorida para os dois mangás, mas na falta de opção, um dos dois terá que dançar.

E por fim temos na última colocação Takujou no Ageha... Não tem muito o que falar do mangá, a verdade é que Ageha esta morto feat enterrado, as chances da obra se recuperar são quase nulas, e sejamos sinceros, os editores já estão sofrendo em pensar em cancelar Gakkyuu Houtei ou Bleach, duas obras muito querida por eles, uma recuperação de Ageha seria uma catástrofe enorme para os grupo editorial, que seria obrigado a cancelar os seus dois queridinhos. A verdade seja dita, os editores não querem que Takujou no Ageha se recupera, é necessário o seu cancelamento para que outras séries mais promissoras sejam mantidas.

2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua.

Edição 11, Capa de Kagamigami
Color Page: Boku no Hero Academia, Isobe Isobee Monogatari e Karada Sagashide.
Ausentes: Hunter x Hunter e One Piece.


Posição - Nome do Mangá - Total de Pontos - (Média de Votos) 

#01 - Gintama 97 (4.04)
#02 - Hinomaru Zumou 96 (4.00)
#03 - Kagamigami 89 (3.71)
#04 - Kochikame 76 (3.37)
#05 - Boku no Hero Academia 74 (3.08)
#06 - Haikyuu!! 69 (2.88)
#07 - Shokugeki no Souma 67 (2.79)
#07 - World Trigger 67 (2.79)
#09 - E-Robot 65 (2.71)
#10 - Ansatsu Kyoushitsu 63 (2.63)
#11 - PSI Kusuo Saiki 59 (2.46)
#12 - Isobe Isobee Monogatari 56 (2.33)
#13 - Nisekoi 45 (1.88)
#14 - Toriko 39 (1.63)
#15 - Takujou no Ageha 36 (1.50)
#16 - Karada Sagashi 35 (1.46)
#17 - Bleach 33 (1.38)
#18 - Gakkyuu Houtei 30 (1.25)

Voltei a trazer os pontos totais de votos, para assim termos uma classificação completa (Continuarei não trazendo a votação sem considerar o Não-Lido como 0, já que como já explicado, quem não lê o mangá, não irá votar na da Shonen Jump, assim para termos um resultado mais congruente com a revista, é melhor considerar como zero). Nesta edição tivemos o primeiro lugar para Gintama que lidera mais uma semana, incrível!

Em terceiro lugar tivemos Kagamigami com uma estréia FANTÁSTICA, devemos ver se irá manter um bom desempenho no segundo capítulo, mas pelo menos sua estréia foi incrível, teve a maior nota desde a estréia de Hinomaru Zumou, será que podemos esperar um TOP 05 por parte do mangá no primeiro capítulo? É para isso que eu torço!

Quem surpreendeu foi Kochikame que conseguiu dar uma subida espetacular, isso demonstra como o mangá ainda tem muita força dentro da revista e que pode ainda agradar a nova geração de leitores. Boku no Hero Academia também deu uma melhorada, mas nada de fantástico. O Mangá Karada Sagashi, que é lançado na Jump Plus e teve um capítulo especial para que não é muito amado pela 2ch não (E talvez pelo público em geral, já que o primeiro volume não vendeu tão bem).

Próxima semana teremos a estréia de Black Clover, vamos ver se dessa vez Tabata Yuuki conseguiu acertar e agradar o público japonês (Ou ao menos aquele do 2ch).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'