segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Análise: TOC Weekly YOUNG Jump #11 e #12 (Ano 2015).


O monstro.

Existe um monstro crescendo na Young Jump, o nome desta "criatura" que esta preste a ameaçar a pacata da vida dos três pilares é Golden Kamui - O mangá vem pegando cada vez mais força na revista, após várias tentativas, parece que os editores finalmente encontrou o primeiro substituto para os gigantes. Mas antes de comentar mais sobre Golden Kamui, vamos aos TOCs:

Weekly Young Jump #11
Terra Formars (Página Colorida de Abertura)
01 - Kingdom
02 - Golden Kamui
Keppeki Danshi! Aoyama-Kun (Página Colorida, Capítulo 03)
03 - Minamoto-Kun Monogatari
04 - Tokyo Ghoul:Re
Bungo (Página Colorida)
05 - Rikudou
06 - Himouto! Umaru-Chan (Página Colorida)
07 - Gunjou Senki
08 - Usogui
Shiratama-Kun (Página Colorida)
09 - Ruunin (Capítulo 04)
10 - Youkai Shoujo
11 - Kako to Nise Tansei
12 - Purple Shikibu
13 - Mogusa-San
14 - Nijigen Jumpin'
15 - Gokukoku no Brynhildr
16 - Boku Girl
17 - Innocent
18 - Hibi Rock
19 - Shishunki Circus

Weekly Young Jump #12
Tokyo Ghoul (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Terra Formars
02 - Kingdom
03 - Golden Kamui
04 - Himouto! Umaru-Chan
05 - Bungo
Ruunin (Página Colorida)
06 - Keppeki Danshi! Aoyama-Kun (Capítulo 05)
07 - Usogui
08 - Rikudou
09 - Shiratama-Kun
No Guns Life (Página Colorida, Capítulo Especial vindo da Ultra Jump)
10 - Youkai Shoujo
11 - Gunjou Senki
12 - Mogusa-San
13 - Kako to Nise Tansei
14 - Gokukoku no Brynhildr
15 - Innocent
16 - Purple Shikibu
Hibi Rock (Página Colorida/FIM)
17 - Boku Girl
18 - Nijigen Jumpin'
19 - Shishunki Circus
Minamoto-Kun Monogatari

Estamos aqui com a Young Jump, novamente com um TOC dupla, vamos manter o mesmo esquema da semana passada, comentarei o TOC #12, fazendo referências ao #11 - Lembrando que o público vota em três mangás por edição, porém, o resultado desta classificação nunca é revelado. O TOC é ranqueado por decisão dos editores, mas se acredita que os editores levam muito em conta o resultado da votação do público para decidir as posições dos mangás, de fato, os menos populares nas votações sempre são cancelados.

Na edição 12, tivemos como capa Tokyo Ghoul:Re, o mangá é atualmente a obra mais que mais vende volume individual da revista, e por mais que o anime não tenha sido de alta qualidade, conseguiu atrair bastante leitores a obra, um efeito parecido com o que aconteceu com Gantz - O sucesso do mangá está tão grande que irá ser lançado um jogo para PSVITA, raramente um mangá da Young Jump consegue ganhar uma versão para consoles.

Também tivemos página colorida para Ruunin - Isto não é uma garantia que o mangá teve uma boa recepção, mas sim que os editores estão acreditando em seu potencial. Diferente de Hibi Rock, que parece que esta página colorida é mais para tentar salvar o mangá do cancelamento, aumentar um pouco sua popularidade... É bom saber que os editores colocam fé na obra, mas não acho que a obra irá se recuperar. E por fim tivemos um capítulo especial para No Guns Life que é lançado na Ultra Jump, quem acompanha o TOC da revista aqui no Analyse It sabe como a obra esta fazendo um sucesso incrível dentro da revista, e para tentar aumentar ainda mais sua popularidade, lançaram um capítulo especial na sua revista mãe (Ultra Jump surgiu como spin-off da Young Jump, mas depois virou independente).

Tokyo Ghoul, Color Page (Issue #12).

Nas duas primeiras colocações tivemos Terra Formars e Kingdom, respectivamente, parece posições normais, mas é muito, eu digo, MUITO raro algum mangá conseguir ficar acima de Kingdom, por isso de certa forma foi um grande feito para Terra Formars conquistar a primeira colocação, na edição anterior o mangá ganhou página colorida que foi bem boba, só serviu para fazer publicidade dos volumes da Young Jump e Jump Plus que iriam ser lançados na semana seguinte. Terra Formars que ganhará um Live-Action em 2016, a Young Jump não desiste em tentar dar um boos em vendas no mangá, que já vende muito.

Em terceiro lugar temos Golden Kamui, que na edição #11 conseguiu ficar em cima de Tokyo Ghoul:Re, parece um feito "besta", mas é muito significativo para qualquer mangá conseguir ficar acima de uma obra tão famosa e tão importante para a Young Jump - Golden Kamui, que ainda não temos nenhum capítulo traduzido para Inglês/Português, já teve o seu volume lançado e provavelmente quarta-feira saberemos quanto vendeu. Os mangás da WYJ tende a ser lentos em termo de vendas, começam vendendo pouco e lentamente vai crescendo, por isso é esperado que Golden Kamui venda entre 40 a 50 mil unidades neste segundo volume. Próxima semana tudo indica que o mangá ganhará uma página colorida, os editores estão fazendo tudo para que GK se tornar um sucesso.

Anuncio do jogo para PSVITA de Tokyo Ghoul (Issue #12).

Himouto! Umaru-Chan ficou na quarta colocação, o mangá tem vários seguidores fieis, que gostam muito da obra, inclusive entrou no TOP 20 de obras que tem tudo para fazerem um grande sucesso no futuro (Votação organizada pela Da Vinci), mas logicamente isso dependerá muito se o Anime for de boa qualidade, sabemos que a Young Jump tende a não escolher os melhores estúdios para adaptar as suas obras, por isso não é que eu esteja muito esperançoso que Himouto! consiga se tornar um grande sucesso após a sua animação.

Na quinta colocação, fechando o TOP 05, temos Bungo... Na edição #11, a obra ganhou uma página colorida, já nesta conquistou uma ótima colocação, parece que o mangá de baseball esta conseguindo agradar bastante o público japonês, que tende a pegar pesado no mangá deste estilo (Seremos sinceros, mangás de futebol e basebol tendem a ter grandes dificuldades em fazer sucesso, porque o público japonês é bem exigente quando se trata de obras que cubram estes dois esportes). A Young Jump é bem garante em mangás de esporte coletivo, por isso é interessante ver Bungo tendo uma boa recepção, vamos torcer para que o autor consiga manter a qualidade e também os leitores.


Capa da Edição #11 da WYJ.

Na sexta colocação tivemos Keppekai Danshi! que parece ter tido uma ótima recepção inicial por parte dos leitores, mas devemos ver se essas posições irão se manter, o mangá é um slice of life com uma boa dose de comédia, não faz tanto estilo dos leitores da revista, por isso a vida da obra será bem complicada dentro da revista, mas quem sabe não consiga sobreviver, ao menos parece que a obra teve uma boa aceitação inicial. Em sétimo tivemos Usogui, que vem pegando força ultimamente, acredito que seja porque a obra esteja um arco importantíssimo, por isso os editores querem dar mais destaque, mas em breve deve voltar as suas posições intermediárias.

Rikudou ficou com a oitava colocação após ter uma quinta colocação na semana passada, o mangá parece que se tornou o novo "Gunjou Senki" dos editores, por isso não irá se tornar um "Golden Kamui", mas tudo indica que ficará pegando ótimas posições e ás vezes, um TOP 05 - O que é não é uma notícia ruim, muito pelo contrário, é uma situação muito confortável na revista. Sinceramente, não vejo Rikudou tendo um anime, o mangá é muito pesado e seria censurado demais, é bem provável que tenhamos que nos satisfazer somente com o mangá.

Em nono temos Shiratama-kun que continua tendo um bom rendimento, o mangá esta na mesma situação de Rikudou, estável entre a sexta e a décima colocação, não é um grande sucesso, mas é um sucesso relativamente bom. Youkai Shoujo vem se estabilizando nas posições intermediárias, após várias semanas ter ficado entre os melhores, parece que os editores estão preferindo apostar em Himouto! agora, já que o mangá ganhará anime, deixando assim Youkai Shoujo um pouco mais "escondido", assim que o anime de Himouto! for lançado, devem voltar a dar grande destaque a Youkai.

Terra Formas, Color Page (Issue #11)

Décimo primeiro lugar para Gunjou Senki que os editores continuam gostando, mas parece que já largaram de mão em tenta-lo fazer se tornar um grande sucesso, a última tentativa foi mesmo o crossover com Terra Formars, após nem isso funcionar, simplesmente jogaram a toalha. Este é outro mangá que tem um sucesso bom, mas nada que faça um estúdio se arriscar fazendo adaptando-o para a televisão, é necessário o mangá já ter um grande público prévio para valer a pena lançar um anime todo censurado, como foi Tokyo Ghoul. Gunjou Senki não tem fãs o bastante para sustentar este anime censurado. Mogusa-San ficou em décimo segundo lugar, posição bem medíocre, perto da zona de perigo.

Em décimo terceiro temos o novato Kako to Nise Tansei, então o mangá finalmente começou a ser ranqueado seriamente, no começo pensei que teria um bom futuro, mas parece que a obra não conseguiu agradar muito bem o público japonês, assim conquistando essas posições que são bem ruins para um mangá ainda esta no começo. Ainda tem chances de se recuperar, mas não vejo um grande futuro para Kako To Nise Tansei. Até achei a temática do mangá bem interessante, essa coisa de investigação sobrenatural, mas parece que o mangá não era bom o suficiente, pelo menos, na ótica do público japonês. De qualquer modo, a esperança é a última que morre e quem sabe, Kako to Nise Tansei não se recupere.

Em décimo quarto lugar temos Gokukoku no Brynhildr, então estou começando a ficar preocupado com essas posições de Gokukoku, elas estão muito ruins para um mangá que não era ranqueado propositalmente na parte inferior, como acontece com Innocent - Pode ser um sinal que a obra já não esteja mais agradando o público, assim caminhando para o cancelamento ou mesmo que os editores decidiram ranquea-lo sempre nas últimas posições, é uma incognita ainda, devemos ver a partir das próximas classificações. Seria uma pena ver Gokukoku no Brynhildr sendo cancelado, mas quando a obra não tem mais apoio do público, é inevitável o cancelamento. Em décimo quinto temos Innocent que vem sendo ranqueado em uma posição um pouco mais alto, mas ainda dentro do normal.

Golden Kamui, Color Page (Issue #09)

Pulando para a décima sétima colocação, temos Boku Girl que conquistou uma posição terrível, a situação da obra esta cada vez mais complicada, e tem grande chances de ser cancelado já na próxima leva, juntamente com Hibi Rock - Talvez quem salve o mangá seja justamente o décimo oitavo colocado, Nijigen Jumpin' que ainda não sabemos que é ranqueado na parte inferior de proposito ou de fato não esta sendo muito bem aceito pelo público, o fato de ser um autor muito prestigiado dentro da Young Jump, já tendo lançado vários mangás de sucesso dentro da revista, me faz acreditar que não seja ranqueado

O TOC da Young Jump é bem imprevisível quando se trata de cancelamento, sabemos que quem é cancelado sempre esta na parte inferior da tabela, mas nunca sabemos quais mangás do fundo da tabela de fato estão sendo mal recebido ou são colocados pelos editores para que haja um equilíbrio maior na revista (Assim bons mangás do início ao fim). Porém, a luta de fato esta entre: Hibi Rock, Nijigen Jumpin' e Boku Girl, provavelmente, ao menos um desses três mangás devem ser cancelados quando estrear a próxima leva.

Em último temos Shishunki Circus, a obra já fechou a revista várias vezes e é ranqueado na parte inferior propositalmente para manter uma equilíbrio da na revista, porém sua popularidade também não é tão alta assim, por isso eu adicionaria o mangá como o quarto elemento na briga de cancelamento, a obra esta em uma situação melhor os outros três, mas caso os editores não queiram cancelar nenhum deles, o que é bem provável já que são três mangás com um apoio editorial, pode muito bem sobrar para Shishunki Circus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'