quinta-feira, 2 de abril de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #19 (Ano 2015).


Os japoneses beberam muita cerveja...

É por TOCs como essas que eu acompanho a Shonen Jump semanalmente, após várias semanas de classificações relativamente previsíveis, fomos surpreendidos por uma TOC totalmente louca, os japoneses beberam muito saquê e cerveja antes de ler a Shonen Jump, os mangás que normalmente ficam no topo ficaram na parte de baixo e mangás que ficam na parte de baixo na parte superior, além disso, tivemos uma leve trollagem dos editores.

Weekly Shonen Jump Issue #19 (06/04) :
WSJ Cast (Capa)
Boku no Hero Academia (Página Colorida de Abertura)

01 - One Piece
02 - Haikyuu!! 
03 - Shokugeki no Souma
04 - World Trigger
05 - Gintama
06 - Kagamigami
07 - Nisekoi
Ansatsu Kyoushitsu (Página Colorida)
08 - Hinomaru Zumou
09 - Black Clover (Primeiro Rank)
10 - Toriko
11 - Bleach
Ground Move Ultimate (Página Colorida, One Shot de Shiibashi Hiroshi)
12 - PSI Kusuo Saiki
Kaizo Ningen Roggy (Pré Rank, Capítulo 07)
Kochikame
Ultra Battle Satellite (Capítulo 06)
13 - Gakkyuu Houtei
14 - Takujou no Ageha
Isobe Isobee Monogatari

Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia Shounen Jump Issue 20:
Capa e Página Colorida de Abertura: Gintama
Página Colorida: Shokugeki no Souma, Kekkai Sensen (Capítulo Especial vindo da Jump SQ).

Ausente: Toriko e Hunter x Hunter


Boku no Hero Academia, Página Colorida de Abertura.

Como já é de tradição, começamos pelos mangás não ranqueado. Então, nessa edição tivemos capa do elenco da Shonen Jump, acho isso bem legal, mas achei interessante o fato de terem colocado Izuku de Boku no Hero Academia maior que Souma, Toriko e Hinata, demonstrando que talvez, os editores já consideram Hero um pilar na revista - Outro fato que comprova isto, é o fato do mangá ter ganho página colorida de abertura nesta edição, normalmente, somente os mangás que são "pilares" que ganham página colorida de abertura em edições onde a capa é o cast da Jump.

Nessa mesma edição tivemos as páginas coloridas de Ansatsu Kyoushitsu e um One Shot de futebol do autor de Mago e Illegal Rare, Shiibashi Hiroshi - Muitos estranharam o fato do autor estar vindo um One Shot de esporte, mas quem sabe não seja muito bom? Eu estou bem curioso em saber como será este One Shot, ao menos o autor é bem competente e criativo.

Por fim, temos ainda dois novatos que não foram ranqueados, mas a situação dos dois esta bem crítica - Sabemos que os editores tem informação da recepção das séries desde o capítulo 4 é lançado, por isso na altura do campeonato, eles já sabem como Roggy e UBS foram recepcionados. O fato de terem ranqueado os dois mangás bem embaixo me faz ficar bastante preocupado, pode ser uma trollagem dos editores (Como foi Black Clover), mas também pode ser um sinal que os dois mangás irão fracassar.
Ansatsu Kyoushitsu, Página Colorida.

Em primeiro lugar na TOC tivemos novamente One Piece, o mangá continua soberano na revista e sinceramente não se tem muito a se falar. É verdade que os japoneses já estão cansado dessa saga de DoFlamingo, mas seremos sinceros, One Piece não será mal ranqueado NUNCA pelos editores, o mangá só ficou uma vez fora do TOP 05 em toda sua história, para vocês terem uma ideia. Então, independente dos votos, One Piece enquanto vender tanto e ser muito popular, continuará sendo muito bem ranqueado.

Em segundo lugar tivemos Haikyuu!!, eu fiquei surpreso pelo fato do Hinata não estar muito grande na capa da revista, colocaram o personagem principal de Haikyuu!! do mesmo tamanho que Zumou e Ichigo, por exemplo. sendo que Haikyuu!! vende muito mais que estes dois mangás, aliás, o mangá só não vende mais que One Piece atualmente. Eu achei uma falta de respeito por parte dos editores, mas tudo bem, uma simples capa não tirará a importância da série para a Shonen Jump.

Em terceiro lugar tivemos Shokugeki no Souma que terá seu primeiro episódio do anime neste Sábado, como já dito anteriormente, irei fazer minhas primeiras impressões sobre o anime. O pessoal esta bem ansioso por este primeiro capítulo e espero que este "hype" seja transformado em várias pessoas gostando do anime e comprando os volumes dos mangás, quero ver Souma se tornando um grande monstro em vendas, ao meu ver, o mangá merece ser tão popular quanto Haikyuu! esta sendo atualmente.

World Trigger ficou em quarto lugar e surpreendeu todo mundo - Fazia um bom tempo que o mangá não conquistava uma posição tão alta. Isso demonstra que o mangá ainda tem chance de sobreviver na revista, mesmo conquistando posições baixas normalmente. Espero ver a obra conquistando mais posições como estas, é certo que muitos não gostam de World Trigger, mas no meu ponto de vista, o mangá não merece estar toda as semanas no fundo da tabela, tem vários capítulos que são muito, mas muito bons. World Trigger não esta salvo do cancelamento no segundo semestre, esta posição é uma prova que pode sobreviver, mas ainda é o mangá com o pior desempenho entre os veteranos.

Fechando o TOP 05 em quinto lugar tivemos Gintama, é legal perceber como esta cada vez mais constante ver a obra na parte superior da tabela, o mangá esta provando que é possível sair do fundo do bottom e se tornar um mangá que fica constantemente no topo. Muitos não colocavam mais fé em Gintama, achando que o seu tempo tinha passado e não iria conquistar mais votos, e agora a obra esta aí, firme e forte no TOP 05, ficando só algumas semanas na parte inferior da tabela. Acredito que o mangá se manterá nessas posições até o seu fim que deve acontecer em 2016.

Ground Move Ultimate, Página Colorida (One Shot)

Em sexto lugar tivemos Kagamigami que após uma ótima estréia, manteve sua boa posição. Fico feliz em ver que a nova série do autor de Psyren esta dando certo - O autor nunca teve um grande sucesso, nem Psyren podemos considerar um verdadeiro sucesso, é um grande feito fazer o mangá sobreviver por quase 3 anos em uma revista tão concorrida como a Shonen Jump, mas Psyren sempre vendeu de forma medíocre e nem chegou a ganhar versão animada, mesmo tendo capítulos o suficiente para isto. Kagamigami pode ser a primeira obra do autor a ser considerado um grande sucesso, mas só poderemos confirmar isto após ver as vendas dos seus três primeiros volumes individuais.

Em sétimo lugar tivemos outro mangá que vem demonstrando que tem capacidade de sobreviver nesta revista bem concorrida, Nisekoi - A obra parecia que estava perdendo força, mas só foi o autor parar de encher linguiça que o mangá voltou a pegar boas posições (Mesmo que agora ele já voltou a encher linguiça). O fato de ter de volta o anime a televisão, para sua segunda temporada, ajudará que o mangá consiga sobreviver ao menos até setembro deste ano, logo após, o mangá voltará a depender unicamente dele mesmo - É quase certo que Nisekoi baterá o record e se tornará o mangá de romance com maior durações na Jump.

Em oitavo lugar tivemos Hinomaru Zumou que conquistou outra posição mediocre, mas melhor que a da semana passada. Devo dizer que a situação de Zumou não esta nem um pouco confortável, o mangá não esta vendendo bem e suas posições são medianas demais. O autor deve fazer de tudo para conseguir sobreviver até ganhar uma animação, isso pode acontecer daqui a 1 ou 2 anos, por isso ainda tem muito caminho pela frente - Além disso, o autor deve torcer para não ter muitos novatos que possam roubar os votos de Zumou neste período anterior a um possível anime - Acho que finalmente podemos dizer que Zumou entrou na zona de risco da Weekly Shonen Jump.

Em nono tivemos o primeiro rank de Black Clover, o mangá de Tabata Yuuki, autor do espetacular Hungry Joker. Os editores trollaram todo mundo, com o pré-rank do mangá, mostrando que podemos usar o pré-rank como uma estimativa, mas ás vezes os editores decidem "trollar" mesmo. Black Clover ficou em com uma posição medíocre nesta primeira semana, porém ainda não é motivo para se desesperarem. O primeiro capítulo da obra, na minha opinião, foi o mais fraco até agora, por isso é possível que ao longo das semanas a série consiga melhorar a situação, mas isso é raro de acontecer, normalmente mangás que estreiam nestas posições tendem até o quarto capítulo já estar entre os últimos colocados.

Abrindo o bottom tivemos Toriko, então, o mangá continua sendo uma montanha russa ambulante, mas devo repetir que o fato de um mangá veterano e de respeito como Toriko estar variando tanto assim de posição, não é uma boa noticia. Significa que a sua fanbase esta deixando de votar no mangá, aos poucos esta largando a obra e isso é bastante preocupante: Espero vê-lo conquistando mais frequentemente posições altas, mas parece que isso não irá acontecer... Toriko esta sofrendo o mesmo efeito que Bleach, a diferença é que Bleach ao menos vende 500 mil unidades, Toriko chega soando as 300 mil unidades individuais. Falando em Bleach, o mangá ficou logo abaixo, na décima primeira posição e teve uma posição "normal".

Em décimo segundo tivemos PSI Kusuo Saiki, é preocupante uma posição tão baixa por parte da obra? Nem tanto, diferente de Toriko, PSI Kusuo Saiki é gag manga tradicional, como Kochikame e Isobe Isobee Monogatari, assim tem um público bem mais restrito e depende diretamente do capítulo ter sido engraçado; Nos capítulos mais sem graças, este tipos de mangás caem enormemente de posição, nos mais engraçados, conquistam posições mais altas, então caso PSI não fique mais constantemente nas últimas posições, não é motivo para se preocupar ainda.

Em décimo terceiro tivemos Gakkyuu Houtei que essa semana não ficou em último lugar (Todos comemoraram, SQN)... É certo que o mangá será cancelado em maio quando estrear a nova leva, acho melhor o roteirista já começar a dar um final para a obra, as chances de sobreviver são quase nulas. O mesmo vale para Takujou no Ageha que ficou na última colocação esta semana, os editores só estão esperando a nova leva para cancela-lo, então é melhor que o autor já vá imaginando um bom final para a obra, assim pelo menos a série terá um final redondo.

2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua. Mas ao lado eu coloquei o resultado não contando esse "Não-Lido" como 0, assim vocês poderão saber mais da qualidade do capítulo, mas isso não deve simular tanto assim o ranking no TOC. O critério de desempate é justamente a segunda nota.

Edição 18, Capa de Shokugeki no Souma
Color Page: Nisekoi, Gintama e Owari no Seraph
Ausentes: Hunter x Hunter

Posição - Nome do Mangá - (Média de Votos) - Média Sem Não-Leitores

#01 - Ultra Battle Satellite (3.55) 3.74
#02 - Kagamigami (3.50) 3.68
#03 - Hinomaru Zumou (3.45) 3.45
#04 - Boku no Hero Academia (3.35) 3.53
#05 - Shokugeki no Souma (3.25) 3.61
#06 - Black Clover (3.15) 3.32
#07 - Isobe Isobee Monogatari (3.15) 3.15
#08 - PSI Kusuo Saiki (2.87) 3.17
#09 - World Trigger (2.75) 3.06
#10 - Ansatsu Kyoushitsu (2.55) 2.83
#11 - Kaizo Ningen Roggy (2.35) 2.61
#12 - Haikyuu!! (2.30) 3.29
#13 - Kochikame (2.25) 2.65
#14 - Gintama (2.20) 2.75
#15 - One Piece (2.00) 2.35
#16 - Takujou no Ageha (1.65) 1.83
#17 - Owari no Seraph (1.60) 2.13 Capítulo Especial
#18 - Nisekoi (1.50) 2.14
#19 - Toriko (1.35) 1.80
#20 - Bleach (1.30) 1.53
#21 - Gakkyuu Houtei (1.00) 1.33

Em primeiro lugar nessa edição ficou Ultra Battle Satellite, um ótimo resultado para o mangá - Estou torcendo para que a 2ch esteja certo em relação a Ultra Battle Satellite, mesmo que as chances do mangá fracassar são altas - Infelizmente sinto que a 2ch gosta muito dessas obras de "lutas", por isso Hinomaru Zumou é muito bem avaliado lá, talvez UBS seja mais um mangá que faz sucesso na 2ch e fracassa no 2ch por não agradar o público geral.

Kagamigami ficou em segundo e isso é um grande feito para a obra, se manter esse desempenho poderá ir longe na 2ch e no TOC - Já Black Clover ficou em sexto, boa posição, mas ainda é uma incognita se fará sucesso mesmo. Kaizo Ningen Roggy ficou em décimo primeiro e vem pegando várias ruins posições, acredito que irá fracassar mesmo, a partir da próxima TOC teremos o nosso resultado em relação a Roggy.

E por fim, tivemos em último Gakkyuu Houtei. Mas gostaria de chamar atenção para Souma, que ficaria no terceiro lugar caso não tivesse tantos "Não-Leitores", e para Haikyuu! que também esta sofrendo pela incrível perda de leitores... Tomara que essas obras consigam recuperar o seu público e assim voltem a ter boas notas na 2ch.

Prévia da Shonen Jump #20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'