domingo, 31 de maio de 2015

Análise detalhada da Jump NEXT! Vol.01 (Ano 2015).


Oportunidades.

Chegou o momento da primeira edição de 2015 da Jump NEXT! A revista que dá oportunidade para vários novatos mostrarem suas idéias ao público, as mais queridas e mais votadas, normalmente são serializadas na Weekly Shonen Jump. Várias séries já saíram da NEXT, entre elas: Shokugeki no Souma, Tokyo Wonder Boys, Nisekoi, Hinomaru Zumou, E-Robot, Black Clover, entre outras séries que já fizeram parte da line-up da Jump.

Desta vez não teremos nenhuma raw da Jump NEXT!, pois infelizmente não foi publicado nenhuma raw da revista, porém como eu adquiri a versão da revista, eu pude ler cada um dos mangás e trarei a minha análise para vocês - As páginas de cada One Shot foram scanneadas por mim, porém, não esperem que eu scanneie toda a revista ou todo um mangá, posso até fazer isso, mas é pequena a possibilidade, infelizmente eu não tenho tempo livre para scannear a revista.

Por fim, na próxima semana teremos a Análise do Volume 02, o último lançado neste ano, até então - Lembrando que antes de fazer a análise de cada One Shot dessa NEXT!, primeiramente falarei dos mangás que são lançadas como séries na revista, por isso Kuroko no Basket, Soul Catcher (S) e Beelzebub. Espero que vocês gostem dessa análise e vamos lá:

Kuroko no Basket, Capítulo 02 


O que todo mundo quer ver a geração dos milagres jogando junto, mas o autor está fazendo questão de atrasar essa nosso desejo, assim criando bastante "hype". Nesse capítulo o autor desenvolveu mais ainda os inimigos americanos, fazendo que nós leitores tenhamos um pouco de ódio por eles, isso não funcionou comigo, mesmo porque eu não estou ligando tanto assim para esse jogo.

No final do capítulo finalmente começa a partida e como eu já disse na semana passada não espero nada demais, provavelmente a geração dos milagres vai vence-los em uma partida super apertada, onde o protagonista vai prevalecer - Será uma surpresa caso de fato os americanos ganhem esse pequeno amistoso. 

Nota: 4/5

Beelzebub NOT, Capítulo 06


Sejamos sinceros, essa história "extra" de Beelzebub foi a coisa mais inútil possível - Ao invés do autor aproveitar esses seis capítulos para encerrar a história de forma satisfatória, preferiu colocar mais "filler" ainda, de fato só me fez confirmar que Beelzebub foi cancelado merecidamente, já que o autor não sabia mais como guiar a história. Esse episódio tivemos mais um encerramento de Beelzebub, dessa vez com o autor deixando claro que a história continua, no sentido que mesmo ele não escrevendo mais Beelzebub, teoricamente "The Show Goes On"... Resumindo: Beelzebub não teve fim.

Nota: 2/5

Soul Catcher (S), Capítulo 60


Começou o concurso de música clássica e esse capítulo foi mais focado em mostrar várias pessoas se apresentando - Olha, foi de fato uma chuva de referências e de cenas metafóricas, Soul Catcher (S) como sempre continua a nos entregar sequências fantásticas na cenas onde os personagens tocam suas canções. Foram várias metáforas, como eu já disse, teve direito até a dinossauro mecânico "atacando". 

Esse é o penúltimo capítulo de Soul Catcher na NEXT!, na próxima edição será transferido para a Jump Plus, onde infelizmente terá menos visibilidade, porém poderá publicar seus capítulos com muita mais frequências... Talvez isso aconteça porque o autor já queira encerrar o mangá, aliás, Soul Catcher (S) pode ser encerrado tranquilamente após esse arco, a história se fecharia de um modo bem redondo. 

Nota: 5/5

Haikyuu!!, Boku no Hero & PSI - Extras


Novamente tivemos os extras da edição e o único extra de fato engraçado foi de PSI Kusuo Saiki, onde mostra o protagonista ainda bebê já fazendo as suas peripécias - O motivo de PSI ser engraçado é simples, o autor já é acostumado a fazer comédia curta, então três páginas de humor já está na zona de conforto do autor - Espero que na próxima edição tragam junto com outras séries da Jump, algum extra de Isobe Isobee Monogatari também.

Nota: 2/5


Jyuu-ryoku gou wo Seesu! (重力ごうをせーす!) / Tatsuya Uemura



Os editores da Jump devem ter acabado de conhecer o Karatê, porque o número de mangás com a temática que eles querem lançar na revista é brincadeira. Jyuu-Ryoku é uma comédia sobre karatê, onde mostra o protagonista aprendendo aos poucos esporte (O motivo? Ele quer aprender a se defender)... Os personagens são ignoráveis, como na verdade todo o One Shot também é bem ignorável, achei surpreendente o fato dos editores colocarem esse mangá como o primeiro One Shot da revista.

Talvez o único ponto forte é o protagonista, que é um nerd que já aparece usando uma camisa de Star Wars. Ele de certo modo salva um pouco o One Shot, deixando-o legível, mas mesmo assim não me faz ter interesse em ver a série sendo serializada - Acho que a Jump deveria deixar um pouco de lado a temática de Karatê, principalmente por enquanto que tiver Zumou na revista.

Nota: 1/5
Chances de Serialização: Baixas. O mangá não foi bem recebido pela 2ch e nem pelo Blog Rankings, porém eu não digo que são baixíssimas, porque os editores colocaram o mangá como o primeiro One Shot da revista, isso significa que eles tem uma vontade de serializar o mangá, mesmo que pela recepção, acho os editores ficarão só na vontade mesmo.

Out Gear Fullcolor / Bobi Ohsawa


Fairy Tail + Nanatsu no Taizai = Out Gear Fullcolor.  O mangá conta a história de um guerreiro e um mago que vivem em um mundo medieval e devem enfrentar um guerreiro real extremamente forte, devo ser sincero e dizer que a história me lembrou muito Fairy Tail com uma mistura de Nanatsu no Taizai - Tirando isso, o autor entregou um One Shot interessante, principalmente quando o assunto é a arte. Porém, a história pesa com seu clichê e com o fato de já ter um mangá com a mesma temática na Shonen Jump (Black Clover).

Outro detalhe que prejudica o One Shot é sua falta de narrativa convincente e proposta, entendemos que os personagens vivem em um universo mágico e bem estilo de RPG, isso é inclusive bem interessante, porém o protagonista não tem nenhum objetivo interessante, o One Shot foi mesmo a dupla lutando contra um inimigo forte - A falta de um roteiro de fato prejudicou muito o One Shot e prejudicou principalmente o seu climax, por mais que foi bem desenhado, por não ter nenhum narrativa de fato convincente você não se emociona com a batalha, só acha mesmo bem desenhada.

Nota: 3/5
Chances de Serialização: Baixas. O mangá teve uma má recepção no Blog Rankings, quase não recebendo volto algum e na 2ch teve uma recepção bem mediana - O fato de Black Clover ter dado certo também diminui as chances de Out Gear Fullcolor serem serializadas. Não digo que as chances são zero, porque o One Shot parece ser do estilo que os editores gostam, então o mangá pode sim receber uma chance na Jump. Mas espero ver o autor pegando mais experiência como assistente e voltando a Jump com um outro projeto.

Gatchanko! (ガッチャンコ!) / Souichi Usui


Gatchanko! conta a história de um garoto que tem o poder de fazer seu dedo ficar cheio de cola, por isso ele ajuda as pessoas com esse super poder INCRÍVEL - O climax da história chega quando ele estava em um bar e chega um garoto com mão de espada se escondendo de um louco, eles conversam um pouco e o garoto explica a história para o dedo de cola. Quando ele termina de explicar tudo, chega esse louco que é um cara com mão de tesoura, assim o dedo de cola decide defender o seu amigo e fazendo um gigante rasenga de cola vence o inimigo.

Olha, se na semana passada Meteor Seeker me surpreendeu por suas batalhas criativas, Gatchanko! me decepcionou por colocar poderes criativos de forma extremamente ridícula. Os personagens são bem sem graças e o vilão mão de tesoura é aquele clichê do personagem louco que aparece com a mão no rosto fazendo um sorriso de psicopata. As influências em Oda, tanto no protagonista que lembra Luffy quanto no vilão que lembra Buggy são claras e isso prejudica muito a leitura do One Shot, que além disso, tem vários outros inúmeros problemas.

Nota: 1/5
Chance de Serialização: Baixíssimas. Foi mal recebido em todos os lugares possíveis, aliás, pelo que percebi em outros blogs japoneses esse foi o mangá mais criticado da leva, então acredito que as chances de Gatchanko! ser serializado é praticamente nula. Quem sabe o autor não tente mais uma vez no futuro na revista, não vale a pena descartar um autor só por um One Shot mal recebido, criatividade parece que ele tem, falta só experiência e saber usar essa criatividade em modo único.

Yamato to Migiu de H & W Zaidan Jiken Jitsuroku (ヤマトと右腕 -H&W財団事件実録-) / Shugyou Kouta 


O One Shot que recebeu página colorida nessa edição foi esse com o nome gigantesco, escrito e desenhado por Shugyou Kouta, autor novato sem nenhuma serialização anterior. Yamato to Migiu conta a história de uma organização secreta chamada H& W Zaidan que caça mutantes que são de perigo para a humanidade (Mutantes no sentido de terem sofrido experimentos e não terem nascido diferentes, como por exemplo em X-Men). O mangá conta com um protagonista bem engraçado e simpática e com sua companheira mais série, aquele velho clichê do brincalhão e do sério. Nesse capítulo ele enfrenta um cabeça de machado e com uma bela sequência artística, consegue vence-lo.

O mangá tem uma proposta muito interessante e ao meu ver personagens muito simpáticos - Porém tem alguns problemas que podem prejudicar a história, o roteiro por mais que seja legal, não é tão bem desenvolvido ao longo da história, prejudicando DEMAIS a leitura do One Shot - O poder do protagonista não é interessante, ele usa uma espada parecida com Shingeki no Kyojin e tem várias cenas onde a arte do autor dá uma bela piorada, mostrando inconsistência. É um mangá com grande potencial, que espero ver sendo serializado, mas primeiro o autor deve sanar esses problemas.

Nota: 4/5
Chance de Serialização: Altas. Foi o quarto melhor recebido pela 2ch (de um total de 12) e foi bem recebido pela Blog Rankings, ficando em sexto lugar. O fato dos editores terem dado página colorida revela uma real intenção de serializar-lo. Lembrando que o mangá não será levado a votação, por que recebeu página colorida, então não está disputando diretamente com as demais obras, mas de qualquer modo, a sua recepção será importante para os editores perceberem se vale a pena ou não leva-lo a Shonen Jump.

Takuan to Batsu Nichijou Enma Chou (たくあんとバツの日常閻魔帳) / Kentarou Itani


Takuan to Batsu conta a história de um estudante (Que parece que é um exorcista ou algo do tipo também) que acabou de perder a sua família e está de luto, nisso ele continua sonhando com uma estranha aranha (Existe boatos que tem uma aranha gigante comendo os estudantes do colégio) - Nisso aparece ajuda-lo uma estranha garota que tem como uma arma um martelo gigante, logo após descobrimos que essa estranha garota na verdade é a irmão do protagonista. A história vai avançando, apresentando os personagens e descobrimos no final que a aranha que comia os alunos era a professora, eles lutam contra a criatura e a vencem.

O One Shot tem vários pontos positivos, a história é bem interessante, os personagens são carismático e tem uma boa química, lembrando muito a química de No Game no Life, a arte é bem bonita e o vilão do One Shot é interessante - Takuan to Batsu em sí não entrega nenhuma novidade, mas dentro do comum, nos faz ver um One Shot fantástico e muito bem desenvolvido, com personagens profundos e uma arte de se apreciar. E ainda por cima tem o plus de ter uma personagem que vai agradar muito bem o público lolicon, se for serializado, o mangá tem chances reais de ser um grande sucesso.

Nota: 5/5
Chance de Serialização: Altíssima. Foi de longe o mais bem recebido tanto na 2ch e quanto no Blog Rankings, a obra simplesmente disparou na liderança, roubando votos de vários outros mangás - Acho que pela recepção do público, o mangá será serializado cedo ou tarde, agora só depende do autor apresentar aos editores um bom combo dos três primeiros capítulos... Se agradar, com certeza, veremos em breve o mangá na Weekly Shopnen Jump.

Sukedachi! Boku no Oinari-San (スケダチ! ぼくのおいなりさん) / Abaru Kouji Seminaro


Sukedachi! é uma comédia que conta a história de um garoto que nas suas férias saiu visitando vários lugares do Japão, até quando chegou em um local onde encontrou um menino com orelha de gato, que na verdade é um fantasma - Desde lá, esse menino começou a perseguir o protagonista e junto trás vários outros problemas. O mangá é uma comédia que tende ao tradicional, mas tem alguns detalhes que não fazem ele ser de fato tradicional.

Tem várias piadas e cenas do mangá que são aproveitadas de outras, vemos por exemplo, uma clara influência da comédia de Guru Guru e de Gakumon!, mesmo o estilo da obra sendo um pouco diferentes das citadas, várias piadas foram aproveitadas - O que não faz Sukedachi! ser um mangá menos engraçado ou original, tem várias cenas que são de fato engraçadas e que eu não havia visto em nenhuma outra obra. No final das contas, Sukedachi! é uma ótima comédia e que diverter com seu humor level.

Nota: 4/5
Chance de Serialização: Medianas. O mangá foi o terceiro mais bem aceito na 2ch, porém quase não teve votos diretos pela Blog Rankings, mostrando que talvez muitos gostaram, mas preferiram votar em outras obras. Além do mais, comédias como Sakedachi! tem certa dificuldade de sobreviver na Jump, uma revista como Jump SQ seria muito mais coerente com o estilo do mangá - De qualquer modo a recepção foi boa e o mangá tem chances de ser serializado.

Bokura no Q (ぼくらのQ) / Iti Majikei


Bokura no Q é um mangá bem estranho, mas ao mesmo tempo muito interessante - Em um dia comum, o protagonista encontra na frente da sua casa um estranha bola com boca que começa a segui-lo, essa bola, chamada de "Q" lhe dá certos poderes que o faz por instinto ajudar as pessoas - Mas o estranho que é ninguém, além dele consegue ver essa bola negra. Com o passar no tempo, ele encontra outra pessoa que também tem o "Q", o problema que ele utiliza esse poder para o mal (Não sei se foi a bola que o dominou ficando maléfico ou de fato ele que utiliza o "Q" para atacar os outros). Os dois lutam e o protagonista vence. A cena final é ele olhando para a Lua, já de noite, e no lado oposto da lua, você vê que as suas crateras formam um dente, a lua assim abre a boca e tem olho dentro da boca... e frase final do One Shot é: "NEXT Q IS"

O mangá é bem misterioso e assumo que fiquei bem curioso em saber a continuação da história - Se ele funcionaria na Jump? Olha, não faço a minima ideia, tem vários mangás com temática diferentes que deram certo na Jump, Bokura no Q pode ser um deles - Mas assumo que a revista mais segura para a estréia do mangá é a Grand Jump, onde tem uma quantidade de público adulto bem maior, assim o autor, se for capaz, poderia desenvolver a história de forma bem bizarra. Eu sinceramente, gostei do que li em Bokura no Q, o único ponto fraco é a arte do autor que ainda é bem fraca, mas tem espaço para melhorar, já que o autor desenhou algumas páginas bem bonitas

Nota: 5/5
Chance de Serialização: Altas. O mangá foi o segundo mais votado na Blog Rankings (Lembrando que na Blog Rankings só se vota em 1 mangá) e teve uma boa recepção na 2ch - O que pode prejudicar a obra é justamente o fato de ter um clima um pouco diferente para a Jump, assim os editores decidam não apostar na obra, mas se eu fosse os editores, daria uma chance ao mangá, parece ter um grande potencial. Outra possibilidade é lançar-lo como uma mini-série de 10 capítulos, caso o autor consiga imaginar a história de maneira bem curta.

PACK / Yousuke Touguu


Pack conta a história de uma dupla que encontra em uma caixa uma estranha criança, assim eles decidem investigar de onde vem a criança, após várias páginas investigando, descobrem que a criança é de uma mãe que foi sequestrada, assim eles levam a criança até a mãe e a salvam do vilão, dando um super soco nele - Praticamente é essa a história de PACK, o One Shot é mais focado em apresentar mesmo os protagonistas que deviam ser o ponto forte da história.

De fato, os protagonista são até um pouco simpáticos, principalmente o velho - Porém a história do mangá é extremamente boba e desinteressante, o climax do mangá também é bem ruim e a arte do mangaká é muito instável. Pelo menos o design dos personagens de PACK é muito interessante, o autor conseguiu desenhar vários personagens bem diversificados que conseguem chamar bastante atenção, pena que ao mesmo tempo que o design é interessante, sua arte é bem inconsistente - Quem sabe com o tempo o autor não melhore.

Nota: 2/5
Chance de Serialização: Baixas. Foi mal recebido pela 2ch e também foi mal recebido pela Blog Rankings, pesquisei outros fóruns e o pessoal quase não comentou sobre PACK (Normalmente comentam só de mangás muito bons ou de algum muito ruim, mas os medianos ou os ruinszinhos caem no esquecimento). Então, as chances de PACK ser serializado são baixas, no máximo é serializado se os editores acreditarem muito no potencial do autor, como aconteceu com Sporting Salt.

Nanase-jima ~Hiroki no Nichijou~ (七瀬島~ヒロキの日常~) / Daimatsu Touru 


Nanase-jima conta a história de quatro colegas que vivem em uma pequena ilha, em um dia tranquilos eles foram até uma árvore gigante e encontram um gato, ao tocar esse gato uma áurea estranha dominou eles, mas logo tudo voltou ao normal, eles correm para casa, mas no dia seguinte decidiram juntos ir naquela árvore novamente. Chegando lá, não vêem nada de especial, até o momento que chega uma nave alienígena que começa a tentar captura-los, usando o poder do "gato", o protagonista e sua amiga conseguem voar até aquela nave/portal, entrando lá se encontram em uma grande cidade alienígena, onde acaba o One Shot.

Nanase-Jima é um mangá bem interessante, sinceramente, o autor junta o design infantil do protagonista com várias páginas bem serias e bonitas, mostrando que ele sabe desenhar, é mesmo propositalmente a arte infantil para o personagem principal. O problema de Nanase-jima é que a história não te convence, entendemos que o protagonista acredita em E.Ts e quer entrar naquela nave, realizando no final seu sonho de ver E.Ts, mas a história podia ter um mistério muito maior e aproveitar muito mais os outros dois colegas, ficou focando mais no protagonista e sua amiga. Mesmo assim o One Shot é muito bom e se o autor souber sanar esses problemas, pode ter um grande futuro.

Nota: 4/5
Chance de Serialização: Altas. Foi o segundo mais bem aceito na 2ch e terceiro mais bem aceito no Blog Rankings, mostrando que o público gostou da história, eu não digo que suas chances são altíssimas, pois acho que a história em sí é muito fechada para se tornar uma série em fato, além da arte do autor, mesmo que bonita, certos momentos fica bem inconstante. Não acredito que será serializado, mas Nanase-jima, em comparação aos demais One Shots da revista, tem sim chances altas de ser.

Mineuchi Samurai (峰打ち侍) / Naoki Yamazaki


Mineuchi Samurai é um mangá que conta a história de Samurai que ajuda uma pobre garota, a obra é extremamente violenta e muito bem desenhada, mas não passa disso - A qualidade do One Shot é bem baixa quanto o assunto é roteiro e tem várias páginas que são tão obscuras que tu não consegue entender nada, escondendo inclusive a qualidade da sua arte - Por fim os personagens principais não são bem nem um pouco simpáticos, aliás, são esquecíveis. É interessante notar que o One Shot foi lançado com apenas 20 páginas, normalmente cada One Shot, se não for de comédia, tem cerca de 50 páginas.

O fato de Mineuchi Samurai ser violento, não é um problema mesmo, UBS e Bleach é tão violento quanto Mineuchi Samurai, o seu problema é de fato a qualidade do roteiro e os personagens apresentados. Espero ver o autor amadurecer um pouco mais, aprender a desenhar belas páginas, sem exagerar no tom obscuros e também amadurecer no roteiro, potencial o Noaki Yamazaki com certeza tem. Tenho certeza que ele irá voltar a NEXT cedo ou tarde.

Nota: 1/5
Chance de Serialização: Baixíssimas. O segundo pior aceito pela 2ch e muito mal recepcionado pela Blog Rankings também, então provavelmente o mangá irá cair no esquecimento - Eu diria que tem 5% de chance de serialização pelo fato da sua arte ser muito bonita, assim os editores podem decidir apostar no mangá somente pela arte. Mas levando em consideração que o One Shot tem menos páginas que os demais da edição, já mostra que os editores não tem muita fé na obra.

Zombie Life / Souhei Sugimoto


Zombie Life conta a história de um velho que vive sozinho e sofre um acidente em sua fazenda, morrendo e virando um Zombie - Agora ele continua vivendo sozinho, com saudades da sua esposa... O One Shot é fechado, por isso tem poucas chances de serialização, mas a arte do autor é muito bonita e a história é emocionante. No final, vários agentes do governo chegam e começam a queima-lo, assim ele finalmente se livrando da existência de um Zombie.

Eu sinceramente gostei muito de Zombie Life e foi um dos meus preferidos dessa edição da NEXT! - É um mangá muito, mas muito emocionante mesmo. Dá para ver em cada expressão do personagem principal, a tristeza de não poder partir e é fantástico também ver como a existência solitária, sem sua esposa, é uma tortura para ele - Uma história bem profunda e muito bem executada, o autor mostrou que é bem talentoso.

Nota: 5/5
Chance de Serialização: One Shot fechado. O mangá foi bem aceito até, mas por ser um One Shot fechado acho que não vai ser serializado não, ao menos que o autor encontre um modo de estender a história, mas espero que ele não estenda, sinceramente, a beleza de Zombie Life foi porque o autor entregou em poucas páginas um ciclo fechado e bem bonito.

Kinbaku Reibashi Sadohara-san (緊縛霊媒師 佐渡原さん)/ Keiji Konda


 Bem, é uma comédia sobre uma louca sadomasoquista, logicamente é um ecchi e tenta agradar o pessoal que gosta de comédia non-sense - Olha tinha potencial para ser um mangá engraçado, mas as suas piadas e cenas non sense não conseguem convencer, então eu acho que vai ser mais uma obra que deve cair no limbo do esquecimento.

Nota: 1/5
Chance de Serialização: Baixíssimas. O mangá teve uma má recepção tanto na 2ch Ratings quanto na Blog Rankings, além disso tem o fato de ser a última obra da revista, normalmente os editores colocam o pior mangá por último, aquele que eles não colocam nenhum potencial, então podemos considerar o Kinbaku mais um fecha buraco mesmo.

Considerações Finais:

Essa Jump NEXT! foi bem interessante, ao meu ver, teve menos mangás de alta qualidade que a anterior, porém tem várias comédias interessantes e vários mangás com uma temática diferente para a Weekly Shonen Jump - Espero que ao menos um mangá seja aproveitado (Normalmente sempre aproveitam ao menos um mangá de cada edição).

Eu diria que os favoritos para se tornarem séries são: Yamato to Migiu e Takuan to Batsu, é bem capaz desses dois virarem série ou ao menos um deles virarem série. Bokura no Q também tem grandes chances, mas pelo fato de ter uma temática diferente talvez os editores não apostem no mangá, assim fazendo-o cair no limbo dos One Shots esquecidos, infelizmente. A próxima edição será analisada próxima semana, até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'