quinta-feira, 28 de maio de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #27 (Ano 2015).


Milagres acontecem.

Quem espera, consegue diz o famoso ditado popular - E parece que Toriko e World Trigger após esperarem por bastante tempo finalmente conseguiram ter suas tão queridas páginas coloridas (MILAGRE), aliás mais do que páginas coloridas, os mangás tiveram direito a capa para comemorar os seus respectivos aniversários - Logicamente essas páginas são quase obrigatórias, mas pelo menos finalmente ganharam uma. Nessa edição que tivemos a Capa de World Trigger até também tivemos um TOC bem interessante:

Weekly Shonen Jump #27 (01/05):
World Trigger (Capa & Página Colorida de Abertura)
01 - Black Clover
02 - One Piece
Devily-man (Página Colorida)
03 - Ansatsu Kyoushitsu
04 - Hinomaru Zumou
Sesuji wo Pin! (Capítulo 04)
05 - Shokugeki no Souma
06 - Haikyuu!!
Boku no Hero Academia (Página Colorida)
Naruto Gaiden (Capítulo 05)
07 - Gintama
08 - PSI Kusuo Saiki
09 - Nisekoi
Spin-Offs de Nisekoi, Shokugeki no Souma, Haikyuu!!, Kuroko no Basket (Página Colorida, Vindos da Jump Plus)
Lady Justice (Capítulo 03)
10 - Toriko
11 - Kagamigami
Kochikame
12 - Ultra Battle Satellite
13 - Bleach
Isobe Isobee Monogatari
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia da Issue #28:
Capa e Página Colorida de Abertura: Toriko
Página Colorida: Shokugeki no Souma, Nisekoi e Black Clover
One Shot: Warai no Kamigami (One Shot do Criador de Toriko)
Ausente: World Trigger e Hunter x Hunter

World Trigger, Página Colorida de Abertura

Como já é de tradição, começamos pelos mangás não ranqueados dessa edição. World Trigger ganhou capa e página colorida de abertura em comemoração ao seu aniversário de 2 anos, um bom presente, mesmo que tenha chegado com um atraso gigantesco (Seu aniversário foi na edição #14). Espero que este ano World Trigger ganhe mais algumas páginas coloridas, o mangá não merece cair totalmente no esquecimento pelos editores. Próxima edição, como já era esperado, World Trigger estará ausente. Lembrando que já foi anunciado que o mangá, por causa da doença do autor, será publicado de forma irregular.

Também ganhou página colorida Boku no Hero Academia, a Jump continua dando uma publicidade bem alta para o mangá - O seu quarto volume já será lançado nessa quarta-feira e espero que consiga superar a marcar de 250 mil cópias na primeira semana, seria um grandíssimo feito para Boku no Hero Academia. Quem também recebeu página colorida foi o conjunto de mangás spin-off que são lançados na Jump, logicamente eles lançaram esse capítulo especial na Jump somente para fazer publicidade das obras.

Por fim temos os três novatos, Devily-man ganhou página colorida como é de costume para segundo capítulos, na 2ch o mangá não vem tendo uma boa recepção, por isso corre sérios risco de não sobreviver, infelizmente. Lady Justice é outro que tem pouca chance de sobreviver, nunca um mangá novato foi tão mal ranqueado em seu terceiro capítulo, o pior havia sido Tamagahara que ficou na décima terceira colocação contando todas as posições, Tamagahara foi cancelado com 8 capítulos. Sesuji wo Pin! foi ranqueado muito bem nessa edição e continua sendo muito bem aceito na 2ch, o mangá de dança é o que tem mais chance de sobreviver entre os novatos.

Em primeiro lugar no TOC tivemos uma grata surpresa, isso mesmo, Black Clover - O mangá vem conquistando o coração dos japoneses e esse primeiro lugar servirá muito para aumentar a publicidade do volume que será lançado na próxima semana (A revista e o volume serão lançados juntos). Black Clover por mais que seja odiado por muitas pessoas, está firme e forte na revista, demonstrando que não importa quanto um mangá é odiado e sim quanto ele é amado. Agora só devemos esperar as suas vendas para ver quanto grande é o seu sucesso.

Devily-Man, Página Colorida.

Em segundo e terceiro lugar tivemos One Piece e Ansatsu Kyoushitsu respectivamente, os dois mangás simplesmente levaram uma rasteira de Black Clover que assumiu a primeira colocação. Próxima semana provavelmente deverão voltar ao topo da Tabela, ao menos que Boku no Hero Academia ou Haikyuu!! consigam roubar o primeiro lugar (O que é bem possível) - Por mais que One Piece e Ansatsu Kyoushitsu sejam ameaçados por outros mangás, o reinado deles está bem seguro, principalmente pelo fato de que raramente vão abaixo da quarta colocação.

Em quarto lugar tivemos Hinomaru Zumou que pela segunda semana consecutiva conquista uma boa colocação, se o mangá conseguir se estabilizar nessas primeiras posições será uma grande vitória, isso daria um fôlego maior para a obra para quando ganhasse um anime ter o tão esperado boost - Logicamente um estúdio competente deve fazer o anime, para assim entregar uma versão de anime de altíssima qualidade, vimos versões  boas como de Shokugeki no Souma não conseguir dar um bom boost ao mangá... É necessário de certo um anime de altíssima qualidade como de Kuroko no Basket para Zumou conseguir ter um boost.

Em quinto temos Shokugeki no Souma, como eu falei, o mangá teve uma adaptação boa, porém não foi boa o bastante para agradar o público e fazê-lo comprar os volumes antigos. Próxima semana saberemos quanto será o boost de Souma, mas dificilmente passará de 100 mil cópias, será uma surpresa se isso acontecer (Espero ser surpreendido). De qualquer modo, por mais que Souma não virará uma febre como esperarmos, o mangá continua vendendo muito bem e está por enquanto muito seguro na Weekly Shonen Jump. Se manter a qualidade de roteiro, sobreviverá quanto quiser.

Abrindo a Zona intermediária, em sexto lugar tivemos Haikyuu!!, é raro ver o mangá de vôlei fora dos cinco primeiros colocados, então foi uma posição atípica para Haikyuu!!, mas nada que deixe os fãs preocupados, já que ele ficou abaixo de séries que na próxima semana ele tem total capacidade de superar e ficar a acima. Haikyuu!! é um bom exemplo de um anime fantástico, bem executado que deu um boost gigantesco para a obra, fazendo-a vender o dobro. Zumou tem que ter o milagre de mesmo com baixas vendas conseguir atrair um estúdio bom o suficiente para fazer uma adaptação fantástica.

Em sétimo lugar tivemos Gintama que conquistou mais uma posição intermediária, nada de fantástico e logo após tivemos, em oitavo lugar, PSI Kusuo Saiki que também ficou na sua zona de sempre. A diferença entre PSI e Gintama é bem simples, por mais que os dois sejam comédias, Gintama é uma comédia mais voltada a ação com um estilo de narrativa mais "atual", já PSI Kusuo Saiki é uma comédia bem tradicional, com um traço bem simples e sem grandes cenas de ação, além disso PSI Kusuo Saiki abusa muito das gírias japoneses, que Gintama também usa, mas com uma frequência bem menor. No final, as duas comédias estão aí juntas sobrevivendo nessa tão concorrida Shonen Jump.

Boku no Hero Academia, Página Colorida.

Já no Bottom, com a nona colocação tivemos Nisekoi, o mangá continua sendo amadíssimo pelos editores e na próxima edição já ganhará mais uma outra página colorida. Voltando ao assunto "hater", Nisekoi é outro mangá que tem muitas pessoas que odeiam e se dependessem dos haters seria também cancelado, mas a obra por mais que tenha muitos haters, tem uma fanbase fantástica que continua semana após semana apoiando o mangá e comprando todos os seus volumes, fazendo assim que Nisekoi continue como um gigantesco sucesso comercial. A Jump que não é besta, encha a obra de páginas coloridas, próxima semana já teremos mais uma outra para a felicidade dos fãs e dos admiradores da arte do autor.

Em décimo lugar tivemos Toriko que conquistou uma péssima posição, já não bastasse estar no bottom, ficou abaixo dos spin-offs e abaixo de Lady Justice que parece estar sendo muito mal recepcionado pelo público. Assumo que eu achei que o mangá estava se estabilizando na zona intermediária, mas essa posição só comprova que Toriko ainda não se estabilizou e continua muito inconstante na classificação. Pelo menos na próxima semana a obra ganhará uma capa e página colorida de abertura em comemoração ao seu aniversário, um milagre, mas do mesmo modo que quero ver World Trigger ganhando mais páginas coloridas ainda esse ano, quero ver Toriko ganhando mais páginas coloridas, dar página colorida ou capa de aniversário é obrigação da Jump, os editores devem dar um pouco mais de espaço para essas duas obras.

Em décimo primeiro lugar tivemos Kagamigami que percebemos pelo Ranking 2ch que estava a cada semana sendo pior recepcionado pelos leitores, o mangá começou muito bem, mas o autor não está sabendo guiar a história de forma satisfatória e assim cada vez mais os leitores vão largando a obra. Agora, Kagamigami está sim em risco de cancelamento na próxima leva, talvez caso os editores prefiram estrear 2 séries, só cancelem UBS e Lady Justice, porém caso os editores decidam novamente estrear 3 séries, tem grandes chances de Kagamigami dançar, infelizmente. É melhor Iwashiro animar essa história antes que seja tarde demais. O que também pode salvar Kagamigami é o fim de Naruto Gaiden, mas ainda não sabemos se os editores consideram Naruto Gaiden uma série mesmo ou está no lugar dos One Shots.

Nas últimas duas posições tivemos UBS e Bleach, os dois mangás estão lutando para ver quem fica em último, nessa semana saiu como vencedor UBS - A diferença é que UBS provavelmente será cancelado, já Bleach está bem seguro e deve se manter na revista até o momento que for encerrado naturalmente, que pelo jeito que o mangá está indo deve acontecer no segundo semestre deste ano. É triste ver Ultra Battle Satellite sendo cancelado, mas é assim a vida na Jump, para novos virem, alguém deve ir embora - Quem sabe, já que estamos na semana dos milagres, Ultra Battle Satellite não venda muito bem no seu primeiro volume e assim a Jump decida salva-lo? Difícil isso acontecer, quase impossível eu diria, mas não custa nada sonhar.

- Sábado será publicado a análise da Jump NEXT! Vol.01 de 2015.


2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua. Mas ao lado eu coloquei o resultado não contando esse "Não-Lido" como 0, assim vocês poderão saber mais da qualidade do capítulo, mas isso não deve simular tanto assim o ranking no TOC. O critério de desempate é justamente a segunda nota.

Edição 25, Capa de Devily-Man
Color Page: Lady Justice, Haikyuu!! e Nisekoi
Ausentes: Hunter x Hunter (c350)

Posição - Nome do Mangá - (Média de Votos) - Média Sem Não-Leitores - N Capítulo

#01 - Sesuji wo Pin! (3.78) 3.78
#02 - Hinomaru Zumou (3.52) 3.68
#03 - Black Clover (3.17) 3.32
#04 - UBS (3.13) 3.13
#05 - Naruto Gaiden (2.91) 3.05
#06 - Devily-Man (2.87) 2.87
#07 - Isobe Isobee Monogatari (2.70) 2.82
#08 - World Trigger (2.57) 3.11
#09 - Ansatsu Kyoushitsu (2.52) 2.64
#10 - Kagamigami (2.39) 2.75
#11 - PSI Kusuo Saiki (2.30) 2.94
#12 - Boku no Hero Academia (2.22) 2.43
#13 - Haikyuu!! (1.96) 3.00
#14 - Kochikame (1.91) 2.75
#15 - Gintama (1.91) 2.59
#16 - Shokugeki no Souma (1.87) 2.15
#17 - One Piece (1.70) 1.86
#18 - Lady Justice (1.26) 1.32
#19 - Nisekoi (1.22) 1.87
#20 - Bleach (1.04) 1.20
#21 - Toriko (1.00) 1.53

Surpreendentemente temos em primeiro lugar Sesuji wo Pin!, parece que o mangá está agradando bastante os leitores da 2ch, agora temos que torcer para que agrade também o público geral. Uma pena que o mesmo não parece que está acontecendo com Lady Justice que já no segundo capítulo ficou com uma média de 1.26 - Já Devily-Man teve uma estréia modesta, ficando com apenas 2.87 no seu primeiro capítulo. É uma notícia ruim, mas o mangá ainda tem espaço para melhorar.

Em terceiro lugar tivemos Black Clover, o novo queridinho do público japonês, superando Boku no Hero Academia (Por enquanto, pelo menos). É ótimo ver Black Clover sendo tão bem recebido e também é ótimo ver Tabata Yuuki finalmente encontrando o seu sucesso, espero que ele direcione bem o mangá e assim consiga manter Black Clover no topo. Aliás, sobre direcionar o mangá, Kagamigami deu uma leve melhorada, mas continua em uma zona perigosa, é melhor Iwashiro se apressar em melhorar o mangá.

Por fim gostaria de falar sobre Gintama, que voltou a ficar nos últimos lugares, dá para perceber como o público japonês tende a não ler todos os mangás da revista, a grande maioria larga a série quando não está interessante e só volta a ler quando percebe que voltou a ficar interessante, assim fazendo uma maratona do mangá - Agora que teoricamente Gintama voltou a ficar mais morno, parece que o público japonês está voltando a dropar a série, infelizmente. Vamos ver se em breve se recupera.


Oumagadoki Doubutsuen & Sorteio da Shonen Jump.

Dessa vez venho com mais uma outra recomendação... Em 2010 foi lançado um mangá que conquistou meu coração, ele chamava Oumagadoki Doubutsuen, do mesmo criador de Boku no Hero Academia - O mangá conta a história de uma estudante que decide arranjar um trabalho de meio periodo em um zoológico, tudo parecia bem normal, comum, até quando ela conhece o diretor do zoológico, um estranho coelho. Recomendo mesmo esse mangá, começou a ser traduzido pela Blade Scans e Kyodai e vocês devem ler, principalmente se você tiver gostando de Hero Academia.


Prévia da Próxima Edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'