sexta-feira, 15 de maio de 2015

Análise detalhada da Jump NEXT! Vol.06 (Ano 2014).


Quais serão os próximos?


Está de volta para vocês a Jump NEXT!, para quem é um leitor novo do Analyse It e não conhece esta coluna, eu irei analisar detalhadamente cada um dos One Shots lançados na revista, mostrando também como eles foram recebidos no Japão e por fim a possibilidade deles serem serializados. Lembrando que várias séries da Jump nasceram na NEXT, por exemplo: Shokugeki no Souma, Nisekoi, Lady Justice, Hinomaru Zumou, Tokyo Wonder Boys, Black Clover, E-Robot, entre muitas outras séries, então é uma revista importantíssima de ser analisada.

Desta vez não teremos nenhuma raw da Jump NEXT!, pois infelizmente não foi publicado nenhuma raw da revista, porém como eu adquiri a versão da revista, eu pude ler cada um dos mangás e trarei a minha análise para vocês - As páginas de cada One Shot foi scanneada por mim, porém, não esperem que eu scanneie toda a revista ou todo um mangá, posso até fazer isso, mas é pequena a possibilidade, infelizmente eu não tenho tempo livre para scannear a revista.

Nesta matéria irei analisar a Jump NEXT Vol.06 de 2014, na próxima semana já começo a analisar as revistas do ano de 2015, estou fazendo isso para vocês, leitores, terem a disposição todas as séries que possivelmente poderão entrar na Weekly Shonen Jump. É importante lembrar que nessa edição são 10 séries que estão disputando o voto do público, porém mais de uma pode acabar sendo serializada. Por fim, peço desculpas pela qualidade ruins das páginas, a partir da próxima edição farei uma edição em cada página para elas ficarem "brancas". Espero que vocês gostem da análise e sem mais delongas, vamos lá:

Kuroko no Basket, Capítulo 01


A estratégia de lançar Kuroko no Basket na revista foi muito inteligente, pois assim deu ainda mais publicidade a NEXT!, no final quem compra para lê KnB, poderá ler vários outros One Shots e no final fará publicidade de futuras séries que poderão estrear na Jump, mas para isso der certo os capítulos de Kuroko devem ser de altíssima qualidade, para convencer o pessoal a continuar comprando a revista.

Este primeiro episódio do Extra Game foi bem introdutório, apresentou os inimigos dessa pequena história e finalmente uniu todos os "overpowers" de Kuroko no Basket - Teoricamente os japoneses apanhariam lindamente dos americanos, mas como estamos em um mangá e por isso os japoneses são os melhores do mundo provavelmente eles venceram com uma partida bem apertada, com Kuroko ou Kagami brilhando no final. De qualquer modo, eu achei um bom primeiro capítulo introdutório a essa mini-série.

Nota: 4/5

Soul Catcher (S), Capítulo 59


Esse capítulo de Soul Catcher (S) foi um encerramento de um dos arcos mais dramáticos do mangá e esse encerramento foi a altura da obra - Com o personagem principal orquestrando um fantástico concerto, para assim poder libertar a menina da sua prisão (Que era mostrado como ela estivesse amarrada à arvore. A cena onde com uma moto-serra conseguem esculpir vários membros da orquestra foi fantástica.

Ainda espero que Soul Catcher (S) ganhe um anime, seria incrível ver todas essas cenas animadas e com uma ótima trilha sonora, não sei se Soul Catcher (S) se tornaria um grande sucesso, mas com certeza agradaria muito o público que gosta de obras mais sensíveis e principalmente quem gosta de música clássica. Se Kekkai Sensen que vende muito menos teve um anime feito pela Bones, quem sabe algum estúdio de qualidade não decida pegar Soul Catcher também.

Nota: 5/5

Mamono Kanteishi Babiro, Capítulo 04.


No mês passado foi lançado o primeiro volume de Mamono Kanteishi Babiro e vendeu relativamente bem, mais de qualquer outro mangá da Jump Plus e mais que HACHI que foi lançado na Weekly Shonen Jump - Isso demonstra como o mangá tem um grande potencial e foi desperdício de talento fazer que o autor lançasse esta obra na Jump NEXT, ao invés de ser lançada na própria Weekly Shonen Jump.

Sobre este capítulo, a menina de cabelo verde continua infernizando a vida do protagonista, desta vez finalmente o protagonista começa a ficar popular no colégio, mas quando vai fazer um discurso para todos os alunos do colégio, a menina faz questão de estragar tudo, então usando suas magias destrói toda a popularidade que o protagonista estava construindo. Mais um ótimo capítulo de Mamono e que ainda por cima, nos fez conhecer um novo personagem, que no futuro deve ser melhor desenvolvido (Já que nesse capítulo só fez pequenas aparições, ele ficou escondido observando o protagonista)

Nota: 5/5

Haikyuu!!, Ageha & E-Robot Extras.


Os capítulos extras dessa edição foram de Haikyuu!! (2 Páginas), Ageha (2 Páginas) e E-Robot (3 Páginas), o mais engraçado de todos foi mesmo o de Takujou no Ageha que fez piadas sobre o protagonista ser um tarado e sobre as roupas que a personagem feminina da série vestia (Um momento ela se vestiu como uma empregada daquelas bem sexy), logicamente o extra terminou com o protagonista com o nariz sangrando.

Já o de Haikyuu!! e E-Robot foram bem sem graças, principalmente de Haikyuu!! que eu esperava que fosse o melhor. O de E-Robot até foi engraçadinho, mostrando a protagonista usando o banheiro, mas também não chamou me fez rir muito. Esses capítulos extras não acrescentam nada na história, só servem para fazer publicidade da revista.

Nota: 2/5

One Shots


Chegamos finalmente aos One Shots, nessa edição tivemos ao todo 10 One Shots e irei analisar todos eles - Lembrando que as páginas foram escaneadas por mim, usando a minha própria Jump NEXT!. Vocês irão reparar que as páginas não estão em uma ótima qualidade, isso porque é necessário descolar toda a revista para fazer um escaneamento bom e eu não irei descolar a minha revista para ter um escaneamento bom, então fiz com as páginas coloridas e dei uma editada em cada imagem para ficar mais nítido possível. Além disso antes de cada mangá irei dizer o nome dele, o nome em Kanji e também o autor responsável pelo One Shot.

Por fim, é importante lembrar que darei a minha opinião sobre o One Shot e também trarei a recepção dos japoneses, em certos momentos a minha opinião pode coincidir com as dos japoneses, em alguns outros momentos provavelmente irá ser contrária, por isso é bom vocês saberem que só estou dando o meu ponto de vista sobre cada um dos One Shots e o que eu digo não é uma verdade absoluta, tento ser o mais crítico e imparcial possível, mas meus gostos de qualquer modo irão influenciar. Irei comentar os One Shots na ordem em que eles foram colocados na Jump NEXT!

Blue Crow / Shou Shiromoto


Nada melhor que começarmos com uma divertida história de delinquente, um estilo que está bem em falta na Weekly Shonen Jump - O One Shot foca nos três personagens principais que são sequestrados por uma gangue de motoqueiros que assola o Japão, aí o protagonista que é o famoso garoto delinquente salva os seus amigos e mete a porrada em todos os malditos motoqueiros que vieram atrapalhar o seu lindo dia.

O traço do autor é muito bom, mesmo que ainda falte constância, tem algumas páginas que são bem bonitas e outras que ficam bem pobres em certo de técnica, mas não é nada que te incomode, o mangá também tem várias cenas engraçadas e um trio de protagonistas simpáticos. Uma das cenas o protagonista entre no modo "Berserk" arranca a sua camisa, mostra seus musculos e mete a porrada nos motoqueiros, é bem engraçado. O mangá consegue chamar muito atenção? Não consegue sinceramente, mas é um One Shot divertido que poderia dar em certo em uma Shonen Champion, por exemplo. Eu sinceramente, gostei do que li, mas não achei nada de fantástico.

Nota: 3/5
Chance de Serialização: Baixas. Por mais que eu tenha gostado do One Shot, a maioria dos japoneses acharam bem fraca a comédia presente e também não gostaram tanto assim do protagonista, mesmo que tenham se simpatizados pelos personagens secundários. Como é o primeiro mangá da revista, provavelmente os editores tem vontade de serializa-lo, mas acho que isso não vai acontecer pela baixa recepção, na 2ch mesmo foi o terceiro pior recebido.

Inuzamurai (犬 侍) / Yuuki Uemura


Inazumurai é um dos favoritos para ser serializado - O One Shot conta a história de um Samurai muito temido que encontra na rua um bebê e o seu cachorro, por pressão do pessoal do vilarejo e por própria piedade, ele decide tomar conta desse bebê e do seu cachorro - Assim os dois partem uma aventura, nesse One Shot ele encontra um inimigo que parece o Kisame de Naruto e luta contra ele, facilmente o nosso herói o vence e assim continua sua jornada com o bebê e o cachorro.

O one shot me agradou bastante, é bem engraçado e tem personagens bem simpáticos - Logicamente o fato de ter um bebê com ele, pode inicialmente lembrar Beelzebub, mas logo após percebemos que o mangá de parecido com Beelzebub só tem o bebê mesmo, o resto é totalmente diferente. Talvez, o autor (Yuuki Uemura) ainda precise melhorar o seu desenho, não é ruim, porém em todo o One Shot ele não conseguiu desenhar nenhuma cena que artisticamente conseguisse chamar atenção, nenhuma mesmo, talvez esse seja o ponto fraco mais evidente de Inuzamurai.

Nota: 5/5
Chance de Serialização: Altíssimas. Foi o mangá mais bem recepcionado da 2ch e o segundo mais bem recepcionado pela Blog Rankings, parece que os japoneses gostaram bastante do protagonista e de toda a história criada, Inazumurai só não irá se tornar uma série caso o roteiro 3 capítulos iniciais apresentados aos editores não seja convincente (E isso é muito comum de se acontecer), mas pelo menos o One Shot foi muito bem recebido.

DOGMA (ドグマ) / Shintauro Imamoto


Dogma é aquele mangá bem clichê de B-Shounen, o protagonista é um valentão que bate em todo mundo, um momento chega uma dupla (Um homem e uma mulher) que avisam que um monstro irá atacar ele, por causa de algo que não entendi, esse monstro estranho o ataca e o protagonista assim deve ativar seu poder, que é seu braço que fica deformada e vira super poderoso, com esse braço ele destrói a criatura (Que aliás é bem bizarra e bem desenhada).

Dogma fica muito no clichê, ao meu ver não chama nem um pouco de atenção e o traço do autor é muito fraco, tem a criatura bizarra que foi bem desenhada, mas de resto o traço é tão fraco quanto o One Shot de Sporting Salt. Ainda por cima todos os personagens que aparecem na série não são interessantes, eu não consigo me simpatizar por eles... No final das contas não consegui gostar de Dogma, espero que o autor tire um tempo para melhorar a sua arte e tente futuramente na Jump NEXT novamente.

Nota: 1/5
Chance de Serialização: Mediana. O mangá teve uma recepção bem mediana, a maioria achou legal, mas totalmente esquecível, sem nenhum atrativo, principalmente pelo excesso de clichês - DOGMA é mais um daqueles mangás que rapidamente caem no limbo e quase ninguém decide votar na obra, justamente, por ser mediana demais. Dogma pode ser serializado caso os editores vejam um grande potencial, como aconteceu com Sporting Salt, que mesmo não sendo muito bem aceito, foi serializado.

Meteor Seeker / Ryuu Segawa


A história de Meteor Seeker foi uma das que mais me chamou atenção dessa edição, mesmo que alguns pontos eu não consegui entender, o mangá conta a história de uma garota quando criança que teve um contato com uma "luz" parecida com Meteoro... Já na atualidade tem um estranho homem a procurando, já que ele é uma detentora do "poder"... Que poder é esse? O celular dela, tem um guardião dentro e esse guardião faz que o celular tenha poderes mágicos - Esse homem encontra a garota, utilizando como isca um amigo de infância dele e usa sua guitarra mágica para mata-la, fazendo uma luta entre guitarra VS Celular, com no final a garota matando esse inimigo com uma grande explosão - Entre todos os One Shots foi uma das cenas de lutas mais diferentes e interessantes que já li.

A história pode parecer um pouco louca, na verdade é bem louca e teve vários pontos que eu não consegui entender, principalmente o fato desse meteoro que caí matando o inimigo e também aparece no começo da história - Porém, de qualquer modo, o One Shot pareceu muito interessante e conseguiu me chamar bastante atenção. O traço do autor é bem limpo e propositalmente simples, o que me agradou - Eu espero que o mangá seja serializado.

Nota: 5/5
Chance de Serialização: Altas. O mangá foi o quarto mais bem recebido tanto na 2ch quanto na Blog Rankings, mostrando que o público gostou bastante do que leu. O que pode pesar é que as demais séries podem ser mais votadas que Meteor Seeker, além do fato do editores não confiarem que a série pode vingar. Todas as quatro One Shots mais votados ficaram muito próximos, então todas eles estão com chances reais de serem serializados. 

Zombie Karo / Masato Mori


Eu inicialmente não colocava muita fé em Zombie Karo, mas o mangá foi me surpreendendo e no final do One Shot já tinha me simpatizado pela obra - Zombie fala sobre um cientista zumbi que salva uma garota morta/zumbi e a educa a agir como uma pessoa civilizada (Já que ela agia como um animal, tentando atacar todo mundo). Após conseguir transforma-la em uma criança civilizada, o cientista a leva até a cidade, onde ela revê a sua avô (Acredito que seja a sua avó), já no leito de cama e se despedem. Após isso, os dois decidem se separar, porém eles são atacados por outros zumbis, o protagonista os vence e por fim, os dois partem juntos em uma nova jornada.

O mangá é uma comédia bem divertida no final das contas e que me agradou bastante, talvez a parte final, após o encontro com a velha que acho que é avô da menina, o One Shot perde o seu efeito emocionante e a cena de luta contra os demais zumbis não é convincente, porém olhando o produto como um todo, é bem satisfatório. Além disso, o autor tem um traço bem interessante e que é um pouco acima do comum de várias comédias, se for serializado, Zombie Karo pode vingar na Weekly Shonen Jump.

Nota: 4/5
Chance de Serialização: Altas. O terceiro mais votado tanto no Blog Rankings quanto na 2ch, tem chances reais de ser serializado e por mais que o One Shot pareça fechada, o autor fez questão de dar um espaço para continuidade, demonstrando a sua vontade de transformar Zombie Karo em uma série da Jump. Se isso vai acontecer, eu ainda não sei, como Meteor Seeker, vai depende muito se vai conseguir ser muito bem votado mesmo com a alta concorrência e também dependerá se o o projeto de 3 capítulos irá convencer os editores da revista.

Kijo to Yajuu (鬼女と野獣 ) / Tomotaka Matsuda


Kijo to Yajuu tem um dos melhores traços dessa edição e facilmente também é um dos melhores traços da Jump, caso o mangá seja serializado - O One Shot foi focado na garota, onde ela deve enfrentar uma espécie de fantasma ou monstro, o plot é simples isso, mas o traço do mangaká, toda intensidade da luta, a violência e o fato desse fantasma atormentar tanto a protagonista, fez com que esse One Shot fosse simplesmente inesquecível.

É fácil citar vários pontos fortes do One Shot: Traço, história, personagem... O autor entregou um One Shot simplesmente impecável. O único problema da série é que ela é obscura demais e muito violenta, por mais que existe tivermos estreias violentas na revista, como Yoakemono e UBS, também sabemos que essas estreias não conseguiram agradar muito bem o público por serem violentas demais, ao ponto de muitos leitores acharem exagerado. Então, tem uma possibilidade real de Kijo to Yajuu nem ser serializado por causa de ser muito obscuro para a revista.

Nota: 5/5
Chance de Serialização: Altas. O mangá foi bem aceito pela Blog Rankings e o segundo mais bem aceito da 2ch, isso demonstra como a obra conseguiu agradar os leitores da Jump NEXT, porém o que pode atrapalhar a estrada de Kijo to Yajuu para a Shonen Jump é o fato do autor não apresentar um bom "projeto" com os três capítulos dos mangás para os editores ou mesmo os editores perceberem que a série não se adéqua a revista e preferirem não arriscar, eu sinceramente, arriscaria, já vimos muitas séries que não pareciam combinar com a Shonen Jump (Death Note & Ansatsu Kyoushitsu) darem certo.

Zonesu-Sensei Buchi Korosuu!! (ゾネス先生ブチ殺すっ!!) / Tomonobu Tanizono


Zonesu-Sensei é um One Shot de comédia que conta a história de uma professora que veio de algum lugar selvagem e é super gostosa - É praticamente um ecchi que tem tudo para dar errado, mas por incrível que pareça até faz rir. A professora é extremamente simpática e tem várias cenas que conseguiram me fazer ri a beça, em um momento em que ela quer ajudar o aluno que está sofrendo bullying, ela trás um javali gigante para atacar o garoto que está batendo no seu aluno, é uma cena fantástica e hilária.

Porém, ao mesmo tempo que Zonesu-Sensei funciona como One Shot, você imediatamente nota que a obra não é interessante o bastante para merecer virar série, não é aquele mangá que me faria votar semana após semana - Deste modo, Zonesu entra naquela lista extensa de One Shots que são agradáveis, mas que se tornarem séries, não irão funcionar por não ser competitivo o bastante para sobreviver na Shonen Jump. Falando da arte do autor, é ótima tecnicamente, não é nada de especial ou única, mas é muito boa mesmo assim, ele consegue desenhar páginas lindíssimas. 

Nota: 3/5
Chance de Serialização: Altas. O mangá não teve uma boa aceitação na 2ch, mas este estilo de obra quase nunca é bem aceito na revista, como podemos ver com E-Robot, que foi muito mal na 2ch, mas no final das contas foi a mais votada da Jump NEXT de inverno - Já na Blog Rankings o mangá foi o mais bem aceito de todos (Lembrando que Sore Ike! e E-Robot foram os mais bem aceitos na Blog Rankings e viraram série, esses mesmo foram mal na 2ch) - Então, eu diria que as chances são altas, o problema é que tem muitas séries sendo bem recebida nessa edição, então a concorrência é bem, mas bem alta. Pode ser que a Jump faça de Zonesu-Sensei uma mini-série, a revista fez isso com Sore Ike! e Jijou.

Monomania Fuji (モノマニア) / Hanyongi


É um One Shot de corrida, o protagonista sonha em ser um grande corredor olímpico e assim desafia seu maior rival, o garoto popular do colégio e no final do One Shot o vence por pouco. Assumo que o protagonista é bem divertido, o autor soube focar muito bem nas cenas onde ele treina, porém as cenas de corridas não convencem muito, o autor não consegue passar uma boa sensação de velocidade e nem conseguem dar emoção a toda a corrida.

De qualquer modo, Monomania Fuji chama atenção por estar tentando algo diferente, porém a ideia não foi muito bem executada, deste modo, mesmo que eu achei a ideia interessante, o One Shot não conseguiu me convencer. Outro problema do autor, além dos já citados, é o fato do seu traço ser inconstante, tem várias cenas que são bonitas, mostrando que o autor tem capacidade para desenhar belos quadros, porém, tem outras cenas que vacilam e a arte fica extremamente pobre. Infelizmente isso compromete o One Shot.

Nota: 2/5
Chance de Serialização: Baixas, o mangá não conseguiu convencer nem na 2ch e nem no Blog Rankings, além disso olhei em outros fóruns e sites, todo mundo "ignorou" a existência de Monomania Fuji, demonstrando que as chances dele ser serializado é bem baixa - Talvez, caso a Jump queira apostar em um esporte diferente, ela decida fazer de Monomania Fuji a sua nova série, mas tirando isso, não vejo uma possibilidade real disso acontecer.

Terashibana (赫華) / Mudai Arai


Terashibana conta a história de um garoto que vivia tranquilamente com seu pai, comia a beça e bebia todo o tipo de suco possível, até quando aconteceu alguma tragédia em sua cidade, ele corre a procura do seu pai e o encontra no chão, quase morto, antes de morrer o seu pai passa o seu próprio sangue na boca do garoto, assim transmitindo todo o seu poder. Agora o garoto vive nessa pacata cidade bebendo e comendo a beça, até que chegam alguns cavaleiros para destruir a cidade novamente, e o nosso herói de modo dramático consegue salva-la.

Terashibana tinha tudo para dar certo, era um bom mundo medieval, parecido com Black Clover e ainda por cima, o autor tinha um grande potencial no seu traço - Porém o protagonista fraco, clichê, somado ao fato da história ser dramática demais e por fim pelo fato da arte do autor ser extremamente inconstante, Terashibana foi uma grandíssima decepção para mim - O One Shot não se sustenta e não convence de nenhum modo, muito pelo contrário te dá a sensação que o autor tem potencial, é criativo, mas ainda precisa evoluir muito em narrativa.

Nota: 1/5
Chance de Serialização: Baixíssimas, a obra foi muito mal aceita na 2ch e também no Blog Rankings - Um blog respeitado japonês até falou que Terashibana foi uma das grandes decepções, pela imagem de capa parecia algo épico, mas no final só foi mais um One Shot do mesmo. Acredito que a Shonen Jump não vai serializar este One Shot de nenhum modo, talvez se os editores colocarem muita fé na obra, como fizeram com Sporting Salt, mas a possibilidade disso acontecer é bem pequena.

Senjou no Hana (戦場の華) / Asahi Sakano


Chegamos ao último One Shot, Senjou no Hana e irei resumir essa série em só um paragráfo, o autor tem potencial, conseguiu desenhar páginas lindas e em termo de design de mundo parece criativo, mas esse One Shot é simplesmente péssimo. A história de Senjou no Hana é sobre um menino que conhece um cara de óculos, conversa com ele, esse cara é atacado e ele o salva, FIM. Não existe drama, não existe emoção, não existe nada de interessante, é só um One Shot que parece que foi colocado para tapar buraco, aos menos, de fato tapou o buraco.

Nota: 0/5
Chance de Serialização: Quase nulas, foi muito mal aceito em todos os lugares e é praticamente unânime entre os japoneses que Senjou no Hana foi o pior One Shot dessa revista, então eu não acredito de nenhum modo que veremos o mangá sendo serializado, quem sabe eu não queime minha lingua e a Jump em um ato de loucura decide serializar essa série, mas acho que a possibilidade disso acontecer é quase nula.

Considerações Finais

O último volume da NEXT de 2014, lançado em Dezembro foi um dos melhores do ano, facilmente. A revista tem várias obras interessantes que tem potencial de se tornarem séries ou mini-séries na Shonen Jump. Eu diria que Inuzamurai está um passo a frente dos demais, e é o favorito para ser serializado, porém, temos vários outros One Shots que tem chances altas de se tornarem uma série na Weekly Shonen Jump.

De nenhum modo eu duvido que dessa revista sejam aproveitadas duas séries no futuro, acredito que mais que isso é muito difícil, já que com 6 revistas anuais, é bem possível que vários One Shots bons caem no limbo do esquecimento, porém, levando em conta todas as edições de 2014, o Volume 06 da Jump NEXT! MERECE ter ao menos duas séries aproveitadas, seria uma grande desperdiço de talento, transformar em série somente um ou nenhum One Shots dessa revista.

Na próxima semana eu já trago o volume 01 do ano de 2015, será no mesmo esquema deste aqui e também será lançado no Sábado, então, fiquem prontos para mais um gigantesco combo de análise bem detalhada de uma das minhas revistas preferidas. Eu estou bem ansioso para a próxima edição, já que o Volume 06 me surpreendeu positivamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'