quinta-feira, 21 de maio de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #26 (Ano 2015).


Sonhos

A última série desta leva finalmente estréia, a mais esperada de todas, Devily-men, vencedor da Golden Future Cup - Agora esses três novatos estarão lutando para realizar os seus sonhos, de continuar publicando suas obras na Weekly Shonen Jump. Será que ao menos um deles conseguirá sobreviver a esta cruel revista? Saberemos isso ao longo das semanas, por enquanto vamos analisar como estão os sonhos dos artistas atuais:

Issue #26:
Devily Man (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série)
01 - One Piece
02 - Ansatsu Kyoushitsu
Lady justice (Página Colorida)
03 - Boku no Hero Academia
04 - Shokugeki no Souma
Haikyuu!! (Página Colorida)
Naruto Gaiden - Nanadaime Hokake to Akairo no Hanatsu Tsuki 
05 - Hiromaru Zumou
Sesuji wo Pin! to Kyougi Dance-bu e Youkoso (Capítulo 03)
06 - Black Clover
07 - Toriko
Nisekoi (Página Colorida)
08 - Gintama
09 - Kagamigami
10 - World Trigger
11 - PSI Kusuo Saiki
12 - Bleach
Kochikame
13 - Ultra Battle Satellite
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Edição #27

Capa e Página Colorida de Abertura: World Trigger 
Página Colorida: Devily-Man, Boku no Hero Academia, Magical Pâtisser Kosaki-Chan (Spin-Off de Nisekoi vindo da Jump +)

Página Colorida de Abertura de Devily-man.

Começando pelos mangás não ranqueados, temos Devily Man que é a última estréia da leva de Maio - Acredito que a próxima leva deve chegar em Agosto, então esses mangás terão tempo o suficiente para se estabelecerem na revista. Devily Man foi o vencedor da Golden Future Cup e será um mangá de investigação com elementos sobrenaturais, o seu ponto forte são os dois protagonistas que são extremamente simpáticos. Se vai dar certo, não sabemos, mas torcerei para que dê.

Os outros dois novatos não parecem estar indo tão bem, Lady Justice não vem tendo boa aceitação nos dois fóruns japoneses que acompanho, mas quem sabe não consiga conquistar o público mais casual - De qualquer modo, tudo indica que Lady Justice vai dançar, com chances reais de isso acontecer precocemente. Já Sesuji wo Pin! continua tendo uma recepção mediana, isso é uma má noticia normalmente, mas ás vezes mangás com recepção mediana conseguem sobreviver na revista mesmo assim, então ainda há chances para Sesuji wo Pin!

Quem ganhou página colorida nessa edição foram dois veteranos que surgirem quase unidos, Nisekoi e Haikyuu!!, os dois mangás são como irmãos, mesmo que sejam diferentes em temática. inclusive já houve um crossover entre as duas séries - Ano passado Nisekoi foi o mangá que mais recebeu página colorida e Haikyuu!! foi o terceiro, a Jump tem um grande "amor" por essas duas obras e sempre quando pode estar dando páginas coloridas para os dois... Logicamente eles retribuem com ótimas vendas. Então, podemos dizer que é uma relação mútua.

Página Colorida de Devily Man

Chegando ao TOC nas duas primeiras posições tivemos as obras de sempre, One Piece e Ansatsu Kyoushitsu, respectivamente. porém enquanto um mangá vai durar muito tempo, o outro parece que está se encaminhando para sua reta final, já está sendo revelado no mangá Ansatsu Kyoushitsu todo o passado de Koro-Sensei e o prazo para mata-lo já está chegando ao fim, sem brincadeiras Ansatsu Kyoushitsu pode terminar em menos de 20 capítulos caso o autor deseje ainda termina-lo este ano. E sinceramente assumo, estou curioso para saber como o mangá irá se encerrar.

Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, faz um tempinho que a obra não pega nenhum primeiro lugar, fazendo parecer que esteja fora desta briga, mas Boku no Hero Academia já comprovou que é um mangá de altíssima qualidade e a qualquer momento pode voltar a conquistar as primeiras colocações mais frequentemente, tudo depende justamente da série voltar a entregar lutas épicas e emocionantes, por causa da olimpíadas, Hero pode dizer que esfriou um pouco, a qualidade continua ótima, mas os capítulos não são tão emocionantes, agora que finalmente estamos tendo os confrontos que todos esperavam, então em breve poderá voltar a conquistar primeiros lugares.

Página Colorida de Lady Ecchi.

Em quarto tivemos Shokugeki no Souma, conquistou uma outra boa posição, dentro do normal para a obra. Muitos esperavam que Souma tivesse um anime que explodiria em popularidade, infelizmente isso não aconteceu, os japoneses não gostaram tanto assim do anime de Souma, praticamente destruindo a possibilidade da obra se tornar tão grande quanto Haikyuu!!, por exemplo. Mesmo assim Souma ainda pode ter um ótimo boost com esse anime, quem sabe, não chega a vender 500 mil por volume (Isso em uma visão muito otimista). Outra questão em aberto ainda sobre o anime, é o fato se terá segunda temporada ou não, parece que os DVDs/Blu-Rays de Souma venderão MUITO MAL (Ao ponto de não pagar a sua produção), por isso as chances de ter segunda temporada são bem baixas, isso só acontecerá caso a Shonen Jump decida bancar toda a produção do Anime, assim minimizando os prejuízos do estúdio.

Por fim em quinto lugar tivemos mais uma nova grata surpresa, Hinomaru Zumou - Com certeza Zumou ainda não é aquela super obra do início da sua vida, porém continua em alguns TOCs conquistando boas posições. Inclusive nessa edição onde o mangá completa 1 ano de vida, ele foi presenteado com uma bela posição na classificação. Acho difícil vermos Zumou de volta ao rendimento do seu início de vida, porém acredito que a obra poderá sim sobreviver na revista, conquistando várias posições medianas, por isso ficando no meio da tabela. Lembrando que Haikyuu!! também ficava no meio da tabela antes de ganhar um anime, mesmo que já vendia o seu triple nesse período.

Página Colorida de Haikyuu!!

Em sexto lugar tivemos Black Clover, que após várias semanas entre os primeiros lugares voltou na sexta colocação, continua uma ótima posição e não vejo a obra correndo risco de cancelamento, porém acredito que mesmo assim seja um pouco abaixo do esperado para uma obra que está fazendo tanto barulho na revista. Estou curioso quando a Jump dará uma nova capa para Black Clover, talvez estejam esperando para ver quanto venderá o seu primeiro volume em Junho para assim ver quanto forte de fato está a obra - Acredito que com Boku no Hero e Black Clover, os leitores da Jump não sentirão falta nem de Naruto e nem de Bleach. Em sétimo lugar tivemos Toriko que conquistou mais uma posição mediana, o mangá está seguro por enquanto, os fãs não devem se preocupar.

Em oitavo lugar tivemos Gintama, vejo algumas críticas a nova temporada do anime, dizendo que não está tão engraçada quanto as anteriores, assumirei vi os quatro primeiros episódios e somente o segundo para mim foi de fato hilário, mas todos os quatro episódios me fizeram rir e me divertiram bastante. Acredito que Gintama já passou do seu auge, nem os capítulos dos mangás estavam mais conseguindo ser tão engraçados assim (As cenas de ação continuam fantásticas), então não esperava que o anime fosse tão bom quanto os anteriores. Gintama é uma obra fantástica, com certeza entrou para a história dos mangás, mas ao meu ver, está chegando no seu limite de vida e deve ser encerrado naturalmente em 2016, com direito a uma fantástica batalha final.

Abrindo o Bottom tivemos Kagamigami, de fato o autor encontrou o seu novo "Psyren", Kagamigami por enquanto não é um grande sucesso e acredito que até ganhar um anime (Se ganhar) terá um rendimento bem modesto, bem parecido com o de World Trigger. É triste perceber que o mangaká não encontrou o mangá que o jogaria a estrela da fama, mas de qualquer modo já é um grande feito fazer Kagamigami sobreviver na Weekly Shonen Jump, poucos autores conseguem este feito, aliás, Iwashiro já tem três mangás que conseguiram se estabelecer na Jump, isso é um grandíssimo feito que muitos autores invejam.

World Trigger ficou em décimo lugar, finalmente a obra vai receber a sua tão pedida capa de aniversário na próxima edição (Tudo bem, não será mais de aniversário, mas podemos fingir que é). Isso demonstra que os editores ainda colocam esperança no mangá e tem objetivo de mante-lo na revista por um tempo, isso é reforçado com o fato dos editores já deixarem claro que irão manter World Trigger mesmo com a doença do autor, por isso vão manter mesmo com o mangá sendo lançado de modo irregular... Com certeza o autor tem uma fantástica relação com os editores para ter tantas regalias.

Página Colorida de Nisekoi

Em décimo primeiro tivemos PSI Kusuo Saiki, posso dizer que é normal um gag variar muito de posição, de fato é, mas não podemos excluir o fato de que PSI pode ser sim cancelado, suas posições justificam um futuro cancelamento. Não acredito que isso vai acontecer tão cedo, mas caso os editores não tenham nenhum outro mangá para cancelar, PSI pode acabar entrando em uma grande fria. Outro que poderia estar em uma fria, mas por enquanto está seguro é Bleach, que ficou logo abaixo de PSI Kusuo Saiki - Acredito que a obra chegará ao seu final naturalmente, já que na próxima leva devem cancelar UBS e mais algum mangá precocemente (Grandes chances de ser Lady Justice), mas caso os editores não queiram cancelar algum mangá precocemente, podem fazer com que Bleach tenha os seus últimos capítulos na Jump NEXT! Acho essa possibilidade bem pequena, mas não podemos exclui-la.

Por fim na última colocação tivemos o mangá mais amado pelos leitores do Analyse It, Ultra Battle Satellite, acredite, eu gostaria que UBS se tornasse um sucesso, mas dificilmente isso acontecerá - Como o mangá não foi um grande fracasso, os editores devem mante-lo até a próxima leva, mas dificilmente chegará a sobreviver por mais tempo... Acredito que UBS estreou na leva errada, os japoneses de fato gostaram da obra, mas o autor levou uma grande rasteira por mesmo gostando de UBS, preferiram Black Clover e Kagamigami... Foi algo que eu disse quando saiu a leva de Fevereiro, são muitos mangás bons e infelizmente provavelmente algum bom irá dançar, o que dançou foi justamente UBS.

2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua. Mas ao lado eu coloquei o resultado não contando esse "Não-Lido" como 0, assim vocês poderão saber mais da qualidade do capítulo, mas isso não deve simular tanto assim o ranking no TOC. O critério de desempate é justamente a segunda nota.

Edição 25, Capa de Lady Justice
Color Page: Sesuji wo Pin!, Shokugeki no Souma, Boku no Hero Academia.
Ausentes: Hunter x Hunter (c350)

Posição - Nome do Mangá - (Média de Votos) - Média Sem Não-Leitores - N Capítulo

#01 - Hinomaru Zumou (3.63) 3.63 Capítulo 48
#02 - Boku no Hero Academia (3.13) 3.26 Capítulo 43
#03 - Sesuji wo Pin (3.04) 3.17 Segundo Capítulo
#04 - Ultra Battle Satellite (2.83) 2.96 Capítulo 11
#05 - Haikyuu!! (2.67) 3.37 Capítulo 157
#06 - Kochikame (2.67) 3.05 Capítulo 1898 (Número incerto)
#07 - Ansatsu Kyoshitsu (2.54) 2.54 Capítulo 140
#07 - Naruto Gaiden (2.54) 2.54 Capítulo 03
#09 - Black Clover (2.42) 2.76 Capítulo 13
#10 - World Trigger (2.38) 3.00 Capítulo 101
#11 - Gintama (2.21) 2.41 Capítulo 541
#12 - Lady Justice (2.21) 2.30 Primeiro Capítulo
#13 - Shokugeki no Souma (2.13) 2.32 Capítulo 118
#14 - Isobe Isobee Monogatari (2.08) 2.50 Capítulo 131
#15 - PSI Kusuo Saiki (2.04) 2.45 Capítulo 147
#16 - Kagamigami (2.00) 2.40 Capítulo 14
#17 - One Piece (1.54) 1.61 Capítulo 786
#18 - Nisekoi (1.50) 1.80 Capítulo 170
#19 - Toriko (1.46) 1.59 Capítulo 323
#19 - Bleach (1.46) 1.59 Capítulo 627

Em primeiro lugar nessa classificação ficou Hinomaru Zumou, um ótimo resultado por parte do mangá que continua bem popular no 2ch - A surpresa foi Sesuji wo Pin continuar mantendo a média de 3.00 pontos, isso aumenta suas chances de sucesso e me dá boas esperanças que Sesuji wo Pin! consiga sobreviver na Weekly Shonen Jump. Mas não é para ficar muito esperançosos, eu estou sentindo que muitos gostam de Sesuji, mas não estão dispostos a votar na obra.

Já Lady Justice estrou muito mal, com uma nota baixíssima para um primeiro lugar, o mangá foi mal em quase todos os sites japoneses que acompanho, por isso as chances de Lady Justice dar certo são bem pequenas, quem sabe com o autor apelando para o 2ch mais ainda, o mangá pode conseguir alguns votos, mas acho difícil isso acontecer. Lady Justice tem chances reais de ser um mangá com um cancelamento precoce.

Em quarto ficou UBS que teve a sua pior nota até agora na 2ch, isso é uma má notícia, já que o mangá já não é tão popular entre o público casual, se o público mais "hardcore", como é o da 2ch já não gostou desse episódio como os anteriores, provavelmente o casual gostará menos ainda. Black Clover também teve uma leve queda, mas nada de preocupante. Por fim Kagamigami está piorando em cada semana, a situação no TOC para o mangá não está confortável, a obra não pode se dar o luxo de piorar, é melhor o autor dar um jeito de melhorar esses capítulos.

Prévia da Próxima Edição da Weekly Shonen Jump.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'