sábado, 2 de maio de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #24 (Ano 2015).


Vem dançar!

Para a nossa alegria, vazou mais cedo a edição da Weekly Shonen Jump #24 (Isso significa que não teremos TOC nessa quinta-feira) e nessa edição farei a análise do TOC como fosse uma competição de dança, isso mesmo, está na hora de vocês gravarem seus passos, limparem seus sapatados, virem para a pista, e entrarem de vez nessa dança chamada "Weekly Shonen Jump":

Weekly Shonen Jump #24 (11/05)
Sesuji wo Pin! (Capa, Página Colorida de Abertura & Nova Série).
01 - One Piece

Ansatsu Kyoushitsu (Página Colorida)
Naruto Gaiden (Capítulo 02)
02 - Shokugeki no Souma
Black Clover (Página Colorida)

03 - Haikyuu!!
04 - Boku no Hero Academia
05 - Toriko
06 - Nisekoi
07 - Hinomaru Zumou

Kochikame (Página Colorida)
08 - Kagamigami
09 - Gintama
10 - Ultra Battle Satellite
11 - PSI Kusuo Saiki
12 - Bleach
13 - Gakkyuu Houtei (FIM)
14 - Kaizo Ningen Roggy (FIM)

Isobe Isobee Monogatari
World Trigger (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)

Weekly Shonen Jump #25:
Capa e Página Colorida de Abertura: Lady Justiça (Nova Série)
Página Colorida: Sesuji wo Pin!, Boku no Hero Academia e Shokugeki no Souma

Ausentes: Hunter x Hunter

Página Colorida de Abertura, Sesuji wo Pin!

Como já é de tradição, o nosso primeiro passo é falar dos participantes que terão só irão olhar a competição dessa edição 24. O primeiro deles é Sesuji wo Pin!, o primeiro novato da leva (Irei analisar esta nova leva na Segunda-Feira). O mangá provavelmente é uma comédia sobre dança e também deve trazer uma pitada de romance, o autor é veterano e já lançou uma mini-série na Jump. Ser veterano não é uma garantia que o mangá fará sucesso, mas é um bom sinal.

Outros dançarinos que só ficaram olhando essa semana foram Ansatsu Kyoushi e Black Clover que ganharam página colorida, sobre Black Clover o mangá vem sendo um grande sucesso e espero que o seu primeiro volume, que será lançado na primeira semana de Junho seja um sucesso de vendas. A Shonen Jump esta conseguindo renovar muito bem a sua linha de mangás e isso é fantástico. Já Ansatsu Kyoushitsu continua aproveitando do seu grande sucesso e mantém a vaga de terceiro mangá mais vendido na revista atualmente, só perdendo para Haikyuu!! e o líder isolado em vendas, One Piece.

Também ganhou página colorida o dançarino veterano, Kochikame, o rei do sapateado - O mangá está na revista desde os anos 70 e tem mais de 1800 capítulos. Ele é tão prestigiado que nem mais ranqueado é (Mesmo que seja votado nos cartões), Kochikame é aquele grande dançarino praticamente aposentado que só olha os novatos tentando alcançar o sucesso que ele tem. Por fim tivemos a volta de convidado especial que é a mini-série Naruto Gaiden, o mangá já deu adeus na revista, mas decidiu dar uma visitada a sua antiga casa e lançar alguns capítulos especiais, mas ainda não é ranqueado.

Sesuji wo Pin!, Página Colorida

Chegando ao TOC, o mangá que mais recebeu votos do jurados (o público e os editores) foi One Piece, a obra continua soberana na revista, o mangá é um dançarino muito respeitado e atualmente é o que tem mais prestígio mundialmente, deste modo a importância de One Piece é gigantesca, a Jump ainda não encontrou nenhum mangá que consiga substituir a altura OP. Não digo que devem encontrar um mangá que venda 3 milhões de cópias, isso será muito difícil, mas ao menos precisar fazer alguma obra vende acima de 1 milhão de cópias.

Em segundo lugar temos Shokugeki no Souma, é um mangá de patinação artistica, onde é dançadom em dupla... O desenhista nesse capítulo carregou o roteirista e deu um lindo "Spin" (Pirueta) e fez com que o público aplaudisse de pé o seu movimento e votasse desesperadamente para o mangá conseguir ficar com o segundo lugar - Souma é aquela dupla que logo chamou atenção na competição (Shonen Jump), pelos seus lindos movimentos artísticos e principalmente por unir a realidade técnica da patinação no gelo com movimentos mágicos (Ao provar a comida) que fazem referências a várias obras e sensações, mas somente esse ano esta conseguindo abrangi os seus fãs em outras áreas e regiões do ambiente Japoneses (Isso com por causa do seu anime)... Esse ano é o ano que Shokugeki no Souma deve brilhar e conquistar mais leitores.

Em terceiro lugar temos Haikyuu!!, o mangá é um dançarino de balé, pois não é um lutador feroz pela primeiro lugar, na verdade, é um dançarino bem delicado e com movimentos extremamente leves e calculados. O que quero dizer, é que Haikyuu!! prefere apostar em um jogo emocionante como um todo e não em cenas chocantes que atraem o voto para o capítulo especifico - Deste modo, Haikyuu!! não é um mangá que luta pelo primeiro lugar, mas sim um mangá que por sua qualidade constante sempre fica entre os primeiros, mas não tem capítulo chocante e surpreendente o bastante para conseguir o primeiro. Haikyuu!! é de fato um dançarino de balé.

Em quarto lugar temos Boku no Hero Academia, após ficar várias semanas quase sempre entre os três primeiros, Hero vem relaxando um pouco nas suas posições, mas não é nada de preocupante, o mangá está tendo um pouco menos de destaque pelo simples motivo de Ansatsu e Shokugeki no Souma terem animes e Black Clover ser o novato surpreendente que deixa todos os votantes e os editores bem animados, deste modo com outros mangás com mais destaque o público vota menos em Boku no Hero Academia, que além desses ainda por cima tem One Piece e Haikyuu!! como reais competidores, mas assim que a poeira desses mangás abaixar, Boku no Hero deve voltar com tudo.

Fechando o TOP 05 temos Toriko, o mangá é um dançarino veterano, conhecido por seus movimentos bruscos que não agradam qualquer admirador de arte, somente aqueles que gostam de uma dança menos contemporânea e bem mais tribal que lembram os antigos dançarinos como Hokuto no Ken. Porém o mangá parecia que estava perdendo o seu público, por isso cada vez pegando um ranking baixos, porém nessas últimas três edições, Toriko deu movimentos fantásticos e conseguiu voltar agradar o público, assim voltando a conquistar posições altas. Ainda não é Toriko do início da sua carreira, ele já sente a idade e perceber que não consegue mais se mover como antigamente, mas ainda é o bastante para conseguir sobreviver nessa tão concorrida revista.

 Ansatsu Kyoushitsu, Página Colorida

Em sexto lugar temos Nisekoi que atualmente tem o seu anime em exibição e continua vendendo muito bem - Muitos acreditavam que Nisekoi poderia já ser cancelado no primeiro semestre deste ano, mas o mangá aguentou firme e mostrou que tem forças para sobreviver na revista. E do jeito que está caminhando, Nisekoi ainda tem possibilidades reais de sobreviver a este segundo semestre - O que faz muitas pessoas não gostarem desse dançarino é que quando estreou, trouxe vários movimentos de dança fantásticos da sua dança contemporânea, mas ao longo das danças, foram percebendo que o mangá parou de evoluir, não trazia nada de novo e ficava enrolando nos mesmos movimentos, porém, mesmo com muitos criticando esse fato, os japoneses ainda gostam de ver Nisekoi, assim, o mangá vai sobrevivendo, mesmo com tantas pessoas lutando contra e torcendo pela sua aposentadoria. 

Em sétimo lugar tivemos Hinomaru Zumou, que na verdade é um dançarino de lambada, aquela dança bem tradicional que poucos ainda praticam, mais por considerar "antiquado" e "vergonhoso", mas mesmo assim Hinomaru Zumou vem demonstrando que o lambada (Sumô) ainda é divertido e cheio de tradições, assim vai agradando vários jovens. O problema é que muitos não gostam de fato do esporte, assim não votam tanto em Zumou, fazendo o mangá ficar nas posições intermediárias, já outros que gostam, por vergonha preferem não comprar os volumes, mesmo que ainda sim vota nos seus capítulos. A situação de Zumou não está fácil e vai ter que luta muito para vencer todo esse preconceito que tem em cima do seu estilo.

No oitavo lugar tivemos Kagamigami, o mangá vem tendo posições medianas, o autor que é um dançarino veterano nunca conseguiu se destacar na Shonen Jump, mesmo que procura esse destaque a mais de 10 anos, parece que Kagamigami ainda não será a obra em Iwashiro Toshiaki irá se destacar, PARECE, eu digo, pois o mangá ainda tem muito caminho pela frente e pelas posições que está conquistando, mesmo que deixa alguns preocupados, ainda é o bastante para sobreviver por muito tempo na Weekly Shonen Jump. Para se tornar uma obra de grande sucesso, Kagamigami precisa primeiramente de um ótimo anime e segundo de capítulos mais impactantes, infelizmente o mangá entrega bons capítulos, mas nenhum te faz dizer "Wow, fantástico".

Gintama, ficou na décima colocação, o mangá é um dançarino veterano que chocou o mundo com suas dança contemporânea provocativa, o mangá trás movimentos ousados e que fazem as pessoas não acostumadas com o seu estilo até ficarem chocadas... Mas não sabem, Gintama é um dançarino de circo, é aquele que entra nu no palco, com o bigolim balançando e faz aqueles que entendem o seu humor se acabarem de rir, e olha, não é fácil entender o humor de Gintama, o mangá é extremamente non-sense. Essa posição de Gintama foi mediana, o mangá já é meio acostumado a isso, mesmo que nos últimos meses vinha conquistando posições melhores - Uma pena, que parece que Gintama irá se aposentar, perdemos esse grande dançarino, ator, comediante, palhaço e louco.

Black Clover, Página Colorida.

Abrindo o bottom temos Ultra Battle Satellite (UBS), o mangá vem com um estilo novo na Jump, mas muito agressivo... Podemos dizer que UBS é um dançarino de Striptease, para os homens mais tradicionais, senhores de família, que gostam de dança mais leve e mais cultas, Ultra Battle Satellite é uma grande ofensa, é ridículo, é inaceitável, mas para aqueles homens de mente mais aberta que não ligam para os padrões da sociedade, se divertem com os strips (Lutas violentas) que traz UBS... Já as mulheres, a maioria não gosta, já que a dança é mais voltada ao público masculino, mas mesmo assim tem aquelas que são mais aberta para qualquer tipo de arte, mesmo que seja mais sexualizada (Sangrento). Porém, o fato de agradar mais esse público de mente aberta, esta pesando para Ultra, que esta lutando contra o cancelamento. Vamos torcer para que ele consiga sobreviver, por enquanto esta fazendo o seu dever de casa.

Na décima segunda colocação tivemos PSI Kusuo Saiki que na verdade é uma roda punk, no sentido, artisticamente o mangá é muito pobre, mas é uma grande diversão para quem participa. Você fica louco, perde o controle e vai dançando - e batendo - na velocidade da música (piada). O problema da roda punk é que depende da animação da música (piada), deste modo, nos capítulos onde PSI Kusuo Saiki tem uma roda punk menos divertida para os participantes, por isso com uma música (piada) mais sem graça, não consegue conquistar o público, mas naqueles que a música é fantástica e você se diverte em bater e apanhar de forma amigável, PSI consegue agradar o público e consegue ótimas posições. Essa semana parece que não conseguiu agradar, mas não é nada de preocupante, PSI depende da música.

Na décima terceira colocação tivemos Bleach, que é um veterano dançarino de hip hop - Os personagens que participam vestem roupas estilosas, trazem frases de efeito e danças bem urbanas, porém, muitos dizem que suas danças não vazias, sem grandes significados, isso pode ser uma verdade ou mesmo pode ser essas pessoas que não entendem a dança urbana do hip hop. O problema é que Bleach continua muito prestigiado, mas está velho, o público urbano se atualizou e Bleach ficou no passado, assim não sendo nem mais votado por várias pessoas que antigamente admiravam as suas danças... Mas como o mangá ainda tem prestígio e tem uma legião de pessoas que ainda vão aos seus shows (Compra os seus volumes), esta sobrevivendo. Tudo indica que ainda este ano Bleach irá se aposentar. Nessa semana sua posição foi ruim, mas como eu já disse, por suas altas não deve ser cancelado.

Kochikame, Página Colorida.

Na penúltima colocação, sendo cancelado temos Gakkkyuu Houtei, é um mangá de tango, mas o público que gosta de tango (investigação) é muito exigente, o desenhista até conseguiu entregar o que o público queria, mas tango é uma dança de dois, e o roteirista, por ser inexperiente, não entregou o que o público esperava, assim era um que fazia movimentos fantásticos, enquanto o outro tentava acompanhar, mas fracassava. Espero ver os dois autores de volta a Jump, mesmo não sendo os dois juntos, o roteirista pecou pela sua inexperiencia, mas mostrou em vários capítulos, na construção do universo, que é um roteirista criativo e pode ter um ótimo futuro se criar experiencia. Já Obata, o desenhista, um dançarino de tango veterano e fantástico, com certeza voltará para a Jump, a dúvida é com quem ele fará dupla.

Kaizo Ningen Roggy ficou em último lugar, é a única dançarina da Jump e já irá sair da revista, pois a sua dança industrial não agradou o público - Porém ela demonstrou ser bastante criativa e entender de arte, talvez ela não deva mais apostar em algo como o industrial (Cyber-punk) e sim apostar em um estilo de dança diferente. De qualquer modo, acredito que ela terá oportunidade de voltar para a Jump, quem sabe não vemos ela em outros circuitos de dança em breve, como por exemplo, na Jump NEXT! Digo e desejo boa sorte para os autores de Takujou no Ageha, Gakkyuu Houtei e Kaizo Ningen Roggy. E que venha a nova leva de dançarinos.



2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua. Mas ao lado eu coloquei o resultado não contando esse "Não-Lido" como 0, assim vocês poderão saber mais da qualidade do capítulo, mas isso não deve simular tanto assim o ranking no TOC. O critério de desempate é justamente a segunda nota.

Edição 22-23, Capa de One Piece e Naruto
Color Page: One piece, Naruto Gaiden e Black Clover
Capítulo Especial: Shokugeki no Souma
Ausentes: Hunter x Hunter

Posição - Nome do Mangá - (Média de Votos) - Média Sem Não-Leitores

#01 - Ansatsu Kyoushitsu (3.44) 3.44
#02 - Hinomaru Zumou (3.37) 3.79
#03 - Ultra Battle Satellite (3.15) 3.27
#04 - PSI Kusuo Saiki (3.04) 3.42
#05 - Black Clover (2.85) 3.21
#06 - Boku no Hero Academia (2.63) 2.84
#07 - Shokugeki no Souma (2.26) 2.54
#08 - Naruto Gaiden (2.19) 2.27
#09 - World Trigger (2.15) 2.90
#10 - Kaizo Ningen Roggy (2.11) 2.71
#11 - Kagamigami (2.04) 2.39
#12 - Haikyuuu!! (1.96) 2.94
#13 - Isobe Isobee Monogatari (1.81) 2.45
#14 - Gintama (1.63) 2.59
#15 - Kochikame (1.63) 2.32
#16 - One Piece (1.59) 1.95
#17 - Bleach (1.44) 1.77
#18 - Takujou no Ageha (1.41) 1.90 FIM
#19 - Toriko (1.04) 1.40
#20 - Gakyuu Houtei (0.93) 1.25

Surpreendentemente tivemos no primeiro lugar da classificação da 2ch Ansatsu Kyoushitsu, esse episódio deve ter agradado muito os leitores do Blog para o mangá conseguir dar esse pulo do gato incrível - Já Naruto Gaiden voltou como uma boa média para a Weekly Shonen Jump, mas nada de fantástico - Não esperem grandes melhoras para as notas de Naruto, a verdade é que os leitores não estão esperando nada desse mangá, eles vêem mais como uma publicidade do filme que virá.

Estranho foi ver a queda de Kagamigami - Provavelmente o mangá teve um capítulo muito ruim para ter caído tanto assim de nota, chegou a ficar abaixo do seu companheiro de leva Kaizo Ningen Roggy, mangá já cancelado e que saberemos as impressões do último capítulo na próxima semana. Takujou no Ageh e Gakkyuu Houtei que também já estão cancelado continuam mal das pernas e pegando péssimas notas, Ageha essa foi a nota do capítulo final, já Gakkyuu Houtei como foi transferido para a Jump Plus, não saberemos a nota do último capítulo.

Por fim, gostaria de falar sobre UBS e Black Clover que continuam com ótimas notas, no caso de UBS infelizmente isso não está sendo passado ao TOC e a série continua bem mal das pernas - Já Black Clover parece que tem uma situação bem confortável tanto na 2ch quanto na própria Weekly Shonen Jump.

Recomendação & Grupo no skype

Essa semana irei recomendar dois mangás, o primeiro é Owari no Seraph, estou analisando o anime na coluna #ComboDeAnimes e a Kyodai Scans está traduzindo fielmente o mangá, se vocês estão gostando do anime, como muita gente esta gostando, recomendo ir dar uma lida no mangá, é fantástico. Mas a verdadeira recomendação dessa semana é um outro mangá, Kongoh Bancho, mangá da Shonen Sunday que é do mesmo autor de Nanatsu no Taizai, para quem gosta de uma boa obra de pancadaria, eu simplesmente sou fã desta obra, já que é fantástica. Eu realmente recomendo dar uma olhada em Kongoh Bancho que tem somente 12 volumes, já foi finalizado e também é traduzido pela Kyodai Scans:

Kongoh Bancho

O outro recado é sobre um grupo no skype que os leitores do Analyse It criaram, caso você queira convencer sobre animes, sobre o TOC, sobre mangá ou sobre qualquer outra besteira, recomendo entrar no grupo do skype do Analyse It, lá você terá a liberdade de falar tudo o que você quiser, pode conversar pelo microfone ou mesmo só convencer digitando. Para participar, você só precisar adicionar o "hollowfied5" no Skype e pedir para que ele te coloque no grupo, bem simples!

Prévia da Próxima Edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'