quarta-feira, 8 de julho de 2015

Análise: TOC Monthly Jump Square #08/Agosto (Ano 2015)


Preparados para o verão!

Tudo bem, no Brasil está no inverno, em alguns lugares isso significa que chove quase todos os dias, outros que está fazendo um frio tão grande que se sair de casa será congelado, mas todo o hemisfério norte está no Verão, aqui na Itália está fazendo incríveis 35 graus, o que está me matando e no Japão não está diferente, então, nada melhor que fazer uma capa refrescante e ao mesmo tempo "sexy" com as personagens de To LOVE-Ru Darkness. Tomara que também o TOC seja refrescante...

Jump SQ.Agosto #08
Taisha Wotomo Otogibanashi (Página Colorida de Abertura, Nova Série)
01 - Owari no Seraph
Serupachi!
To LOVE-Ru Darkness (Capa e Página Colorida)
02 - Gag Manga Biyori GB
03 - Chihaya-San, Just The Way You Are
Kono Oto Tomare (Página Colorida)
04 - Ao no Exorcist
05 - Wonder Rabbit Girl
Hetalia World Stars (Capítulo Especial vindo da Jump +)
Yogen no Nayuta (One Shot, Página Colorida)
06 - Sousei no Onmyouji
07 - Gakumon!
08 - Parman no Jounetsuteki na Hibi
09 - Teiichi no Kuni
10 - 7th Garden
Salaryman Exorcist
11 - Boku no Manga (FIM)
Shin Tennis no Oujisama (Página Colorida)
Hougako no Oujisama
12 - Mu & I
13 - Nightmare Funk
14 - Hotel Helheim
15 - Tegami Bachi
Ii yo ne! Yonezawa-sama*
* Está sempre fechando a revista, não levarei em conta.

Jump SQ.Setembro #09
Capa e Página Colorida de Abertura: Shin Tennis no Oujisama
Página Colorida: Happy Miri (Nova Série Gag), Oomori Satisfaction (Nova Série Gag), Taisha Wotomo Otogibanashi, Wonder Rabbit Girl, Bandi (One Shot)
Capítulo Especial: Himouto Umaru-Chan! e Shiratama-Kun (Os dois vindo da Young Jump)


Começando pelos mangás não ranqueados, temos uma nova estréia, Taisha Wotomo que entra no lugar de Shinai, porém ainda não sabemos de certo do que se trata essa nova série - Quem recebeu página colorida nessa edição também foi To LOVE-RU em comemoração a sua segunda temporada do anime, e Kono Oto Tomare e Shin Tenis no Oujisama que receberam em comemoração ao novo volume lançado nas bancas de revista. 

Em primeiro lugar no TOC tivemos Owari no Seraph, como era de se esperar, o mangá é praticamente o "Ansatsu Kyoushitsu" da Jump Square - A nova estrela de ouro da revista que pega primeiro lugar em quase todas as edições, só disputando contra Ao no Exorcist que é o One Piece da Jump SQ - Querendo ou não, quase todas as revistas são iguais, sempre tem aqueles dois ou três mangás que estão sempre no topo pegando os primeiros lugares, enquanto os demais lutam para entrar no TOP 05. Em segundo e terceiro lugar temos duas comédias curtas, é interessante ver um mangá bem antigo, como Gag Manga Biyori (Lançado em 2000, na finada Monthly Shonen Jump) e o novato Chihaya-San (Lançado esse ano) juntos, como dois grandes companheiros. Mostrando que veteranos e novatos podem tranquilamente conviver na revista.

Em quarto lugar tivemos Ao no Exorcist que continua soberano na revista, o mangá é um dos mais vendidos do Japão e de longe o que mais vende na Jump Square, enquanto continuar vendendo tão bem, continuará muito seguro na revista, isso é certo. Em quinto lugar tivemos o "eechi" novato Wonder Rabbit Girls, o mangá já foi lançado em inglês e recomendo todos irem dar uma lida, para assim conhecer mais as obras que fazem parte da "line-up" da Jump Square. Wonder Rabbit Girls estreou bem na revista, mas como eu sempre digo, é muito comum um mangá estrear bem na SQ, ele só começa a cair de posições a partir do lançamento do primeiro volume. Parece que os editores, tirando algumas exceções, evitam colocar o mangá em posições ruins antes de saber ao menos o rendimento do seu primeiro volume - Então, podemos dizer que por enquanto as posiçõew de Wonder Rabbit são boas, mas não significam muita coisa.

Em sexto lugar tivemos Sousei no Onmyouji, o mangá vem sobrevivendo na revista e acredito que terá seu anime já no próximo ano - O que pode atrasar a animação da obra é justamente o fato dos volumes venderem muito pouco, alguns estúdios devem ficar com um pé atrás de adaptar uma obra que já não tem um apelo "comercial" muito grande, mesmo sendo bem presente e forte dentro da revista da Jump Square. A questão é simples, se os volumes do mangá não conseguem vender muito bem, porque os DVDs da série iriam vender bem? Até mesmo Shingeki no Kyojin que veio se tornar famoso após o seu anime, já vendia muito bem antes do lançamento da sua animação. Então, Sousei no Onmyouji é sim uma aposta arriscada para qualquer estúdio que tem como o principal foco lucrar através das vendas dos DVDs.

Em sétimo lugar tivemos Gakumon! que é outro que vem tendo um grande sucesso dentro da revista, mas que não deve ganhar um anime tão cedo - O motivo é bem diferente, em mais de 1 ano de revista, só foi lançado apenas 1 volume de Gakumon!, isso porque os seus capítulos tem no máximo 20 páginas por edição, já que a obra é uma comédia (Não chega a entrar no grupo de comédias curtas, mas não deixa de ser uma comédia com um baixo número de páginas por capítulo). Isso faz que a série tenha um ritmo lentíssimo, fazendo que só se tornará vantajoso produzir um anime da série, no minimo daqui uns 7 ou 8 anos (Isso se for um anime de apenas 13 episódios). É inclusive por isso que os editores entregam encomendam sem nenhum problema episódios do anime em flash de Gakumon!, já que eles não tem esperanças em ver a obra se tornando anime tão cedo. Eu, mesmo sendo um grande admirador da obra, não acredito em nenhum modo que verei Gakumon! se tornando anime, o que pode deixar o pessoal esperançoso é que Gag Manga Biyori ganhou um anime de 12 episódios em 2005, e mais alguns outros episódios nos anos seguintes, mas foi direcionado para crianças e com uma qualidade bem de "paint" (Mesmo assim fez sucesso).

Em oitavo lugar tivemos outra comédia curta, Parman é outro mangá muito bem estabelecido dentro da revista, foi lançado em 2007, junto com o lançamento da revista e deve ainda durar ainda muito tempo. Em nono lugar tivemos Teiichi no Kuni, a posição do mangá é estranha, pois normalmente a obra fica no penúltimo lugar, o motivo para que a obra tenha sido tão "bem" colocado é desconhecido, talvez seja porque os editores deixaram o "bottom" cheio de mais e não tinha mais espaço para colocar Teiichi no Kuni. Em décimo lugar tivemos 7th Garden que vai sobrevivendo do jeito que pode, enquanto tiver mangás que são menos populares e vendem menos que ele, 7th Garden continuará sobrevivendo. Eu pelo menos acredito muito no potencial da obra, vejo o mangá se tornando um sucesso caso ganhe um anime bem adaptado, já que a obra faz estilo do público que gosta de anime, porém não lê muito mangá (Que inclusive é um público MUITO grande).

Em décimo primeiro tivemos um mangá que chegou ao seu fim, após passar 3 anos na revista, Boku no Manga deu adeus a Jump Square, não posso dizer se foi cancelamento ou fim natural, mas parece que a obra será substituída por outros dois "gag mangás", fazendo assim que a revista tenha ainda mais mangás do estilo - Isso é justamente para suprir o final de dois mangás de comédias nessas últimas duas edições (Shinai e Boku no Manga), duas obras que eram hilárias e com certeza farão falta à revista - Tomara que os dois novatos que estrearão no lugar dessas duas obras magnificas consigam estar a altura e entreguem também uma comédia hilária, que nós faça se acabar de rir mesmo tendo pouquíssimas páginas, como por exemplo Boku no Manga conseguiu fazer com uma maestria única. Em décimo segundo lugar temos Mu & I que conquistou uma posição preocupante, mas por ter três mangás com situação pior de baixo dele, podemos dizer que por enquanto a obra está "salva".

Em décimo terceiro temos Nightmare Funk que se não se recuperar nas próximas edições, eu já colocarei na zona de perigo - A verdade é que olhando a revista, Nightmare Funk é o mangá que menos vendem entre aqueles que não são comédias, perdendo inclusive para Mu & I - Então, é inegável que a obra está correndo risco de ser cancelada. A sua sorte é que o mangá tem abaixo duas obras que já estão com o pé na cova, Hotel Helheim que ficou em décimo quarto está praticamente cancelado, infelizmente a obra não conseguiu dar certo e será cancelada cedo ou tarde, se será substituída por um B-Shounen ou uma comédia, ainda é um mistério, eu preferia que fosse um B-Shounen ou mesmo um mangá de esporte, a Square está super saturada de comédias. E em último está Tegami Bachi que deve acabar na nona edição (A próxima) ou na décima edição, então o fato desses dois mangás estarem mais próximos do final que Nightmare Funk ajuda a obra a dar uma pequena respirada, mas o autor deve ficar muito atento e fazer de tudo para tirar "Funk" dessa terrível situação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'