quinta-feira, 9 de julho de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #33 (Ano 2015).


Novas oportunidades.

Essa semana não teremos nenhuma análise com termos especiais ou com loucas referências, mas não significa que não tenhamos uma análise diferenciada, já que quero comentar vários pontos diversos do TOC que para mim, mesmo sendo um pouco "previsível" tem vários detalhes que o fazem muito importante. Então, sem mais delongas, vamos ao TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #33 (13/07)
Best Blue (Capa, Página Colorida de Abertura e Nova Sèrie)
01 - Boku no Hero Academia
02 - One Piece
Shokugeki no Souma (Página Colorida)
03 - Ansatsu Kyoushitsu
04 - Black Clover
Sesuji wo Pin! (Página Colorida)
05 - Hinomaru Zumou
06 - Gintama
07 - Haikyuu!!
08 - Devily-Man (Primeiro Rank)
09 - PSI Kusuo Saiki
10 - Toriko
11 - Kagamigami
Sekai no Kurosawa (One Shot)
Isobe Isobee Monogatari (Página Colorida)
Kochikame

12 - Bleach
13 - Lady Justice
World Trigger (Ausente)
Nisekoi (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)


Prévia da Shonen Jump #34:
Capa e Página Colorida de Abertura: Ansatsu Kyoushitsu
Página Colorida: Best Blue (25p), Black Clover e Golden Future Cup Entry #01.



Best Blue, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não ranqueados, temos a estréia de Best Blue, uma estréia solitária, mas que mesmo assim está pronta para conseguir abalar a Jump e se estabelecer na revista - Não será fácil, para mim a revista tem muitos mangás bem estabelecidos para poucas vagas, inclusive atualmente só parece que os editores tem vontade de cancelar mesmo Lady Justice - Até mesmo Kagamigami ou Devily-Man não parece que os editores tem assim tanta vontade de cancela-los, porém se quiseram salvar Bleach, terão sim que cancelar um desses dois mangás no minimo. Voltando a Best Blue, essa é a segunda oportunidade do autor, que para mim se falhar, é criativo o bastante ao ponto de ganhar uma terceira chance, mas vamos torcer que para dessa vez ele consiga ter seu primeiro sucesso.

Shokugeki no Souma, Sesuji wo Pin! e Isobe Isobee Monogatari receberem página colorida, eu destaco o fato de Sesuji wo Pin! já ter recebido quatro páginas coloridas em dez capítulos, a Shonen Jump deve estar muito animada em relação ao mangá, espero que isso não seja uma estratégia para criar "hype" e que o mangá de fato esteja sendo muito bem recebido - Se Souma, que não é um B-Shounen, conseguiu vender 70 mil na primeira semana, eu acredito na possibilidade de Sesuji wo Pin! chegar nessa quantidade no primeiro volume ou mesmo se aproximar dela, vendendo quem sabe, 60 mil na primeira semana, um ótimo número. Outra surpresa é mais uma página colorida para Isobe Isobee Monogatari, é inegável que os editores amam o mangá e parece que o público também o ama o bastante para poder receber tantas páginas coloridas assim.

Em primeiro lugar no TOC tivemos Boku no Hero Academia, um ótimo resultado por parte do mangá que continua provando sua alta popularidade - Na edição passada o mangá completou 1 ano de vida, o que é um grande feito para qualquer obra. O mangá deve receber a sua "capa" de aniversário no final de Julho ou começo do Agosto, assim fazendo publicidade do novo volume que será lançado em Agosto. Quem sabe com essa publicidade, o mangá não consiga finalmente superar Gintama ou Toriko em vendas, não é que Boku no Hero Academia esteja vendendo, muito pelo contrário, é um fenômeno e é por isso que acredito na possibilidade do mangá já superar esses dois em vendas no próximo volume. Só espero que quando o mangá receber uma versão animada, o estúdio consiga fazer que o anime também seja um sucesso e não acontecer o mesmo que aconteceu com Souma, onde o mangá explodiu quando lançou, mas o anime simplesmente foi um fracasso em vendas e audiência.

Em segundo lugar tivemos One Piece e em terceiro temos Ansatsu Kyoushitsu, a dupla dinâmica da Shonen Jump, mais grudados impossível - Sobre One Piece não tem muito o que falar, sobre Ansatsu Kyoushitsu na próxima edição o mangá irá ganhar capa em comemoração ao seu aniversário de 3 anos, assim chegando a idade de ser um "veterano" na revista, já que pouquíssimos mangás conseguem sobreviver por 3 anos na Shonen Jump - Ansatsu chega a essa idade muito bem de vida, aliás, sendo o segundo mais vendido da revista e disputando pau a pau com One Piece pelo menos no TOCs (Porque em vendas está MUITO longe de conseguir disputar). Enquanto vemos mangás como Nisekoi, que inclusive está ausente nessa edição, sofrer com a idade, Shokugeki no Souma perdendo vários leitores que estão um pouco cansados com o mangá, Ansatsu Kyoushitsu juntamente com Haikyuu!! continua firme e forte na revista.

 Best Blue, Página Colorida.

Em quarto lugar tivemos Black Clover que depois de duas semanas apáticas, voltou a entrar no TOP 05. Acredito que a obra terá em breve a sua segunda capa, provavelmente antes de Boku no Hero Academia ou logo após de Boku no Hero Academia, falo isso, porque a segunda capa deve vim no momento propicio para se fazer publicidade do segundo volume que será lançado, como o volume de Hero também será lançado no mesmo dia que Black Clover, será necessário deste modo ter um intervalo de 1 semana entre a capa de Clover e Hero para que os editores consigam fazer a publicidade dos volumes desses dois mangás. Falando sobre o desempenho de Black Clover, não se preocupem, o mangá está muito bem seguro na revista e não corre risco nenhum de cancelamento. Acredito que Clover conseguirá alcançar ao menos 1 ano de vida.

Em quinto lugar, fechando o TOP 05, tivemos Hinomaru Zumou - Ótima posição por parte do mangá, mas não vou comemorar esta boa colocação vendo as vendas do volume 05, o mangá vendeu em 3 dias (Sendo um deles domingo, quando as lojas estão na maioria fechadas) cerca de 20 mil cópias, um número baixíssimo. Parece que as vendas de Zumou se estagnaram ou pior, até diminuíram - A sorte que os editores AMAM Zumou, e isso não é brincadeira minha, outros mangás na mesma situação nem teriam recebido capa. Sket Dance mesmo que já vendia melhor que Zumou na altura do campeonato, só foi receber capa com 3 anos de vida, quando foi anunciado o anime - Zumou pelo menos já recebeu 2 capas após o seu lançamento. Não se pode reclamar do tratamento que os editores dão para Zumou, porque se fosse outra obra, provavelmente os editores já estariam jogando a obra nas últimas posições, pronto para no momento certo cancelar.

Shokugeki no Souma, Página Colorida.

Em sexto lugar tivemos Gintama que após algumas semanas com posições ruins, voltou para a zona intermediária, o que não é nada demais, já que provavelmente próxima semana já estará entre a oitava e a décima colocação novamente... Pelo menos os leitores de Gintama não devem se preocupar por enquanto com a possibilidade do mangá ser cancelado, com esse rendimento a obra tem tudo para conseguir sobreviver por mais 2 anos no minimo. Outros leitores que podem ter ligado o sinal de alerta, mas na verdade não devem se preocupar, são os de Haikyuu!!, o mangá ficou na sétima colocação, o mangá conquistava essas posições antes do anime, era o rei do meio da tabela, quando ganhou a sua tão fantástica animação começou a frequentar o TOP 05... Acredito que essas posições não são preocupantes, Se não me engano, o mangá está na pausa entre o segundo e o terceiro set de um jogo emocionante, deste modo são capítulos mais "mornos" que os editores não tem nenhum motivo para classificar bem, é muito melhor dar destaque a outra obra que tem maior capacidade de surpreender. Ao meu ver, esse é o motivo de justamente quando termina o set, Haikyuu!! começa a pegar posições mais intermediárias.

Em oitavo lugar tivemos a estréia de Devily-Man, olha, o mangá estreou na porta do bottom, o que normalmente é má notícia, já que a partir dali é só ladeira abaixo (Vide Hi-Fi Cluster que teve a mesma estréia), mas já vimos obras como World Trigger que conseguiu se estabelecer nessas posições, então as esperanças ainda não estão mortas. Eu havia postado na área de comentários informações sobre a recepção da 2ch (Maior fórum japonês, onde inclusive o autor Sesuji wo Pin! publicou seus primeiros mangás se tornou "famoso") sobre Devily-Man, muitos acharam o mangá interessante, simpático, mas não o bastante para se votar... Como cada cartão vem com perguntas específicas aos mangás, provavelmente a maioria deve ter votado que o mangá é interessante, assim os editores estão dando mais tempo para que o público se simpatize pela obra, mesmo a maioria não votando nela. Lembrando que os editores levam em conta a votação do TOC, mas também vários outros aspectos, principalmente as perguntas diretas sobre a qualidade da obra, esse é essencial para eles decidirem o futuro de qualquer mangá da Shonen Jump.

Sesuji wo Pin!, Página Colorida

Em nono lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que após duas semanas no TOP 05, teve que amargurar com nas últimas cinco colocações - Isso é preocupante? Não, isso é somente PSI Kusuo Saiki que continua sendo um gigantesco montanha russa nas posições, o dia em que o mangá conseguir se estabelecer em uma zona na revista, com certeza isso significará que o seu fim está chegando, e quem sabe também o fim do mundo esteja chegando. Quem deve começar a ficar preocupado são os leitores de Toriko, pois já não basta ter ficado no décimo lugar, acima só dos mangás mortos-vivos, vem sendo ignorado pelos editores que não dão nenhuma regalia ao mangá, só mesmo sua capa obrigatório de aniversário. Não digo que Toriko será cancelado, acho que o autor já está adiando sua história justamente para dar um final natural a obra, porém, não deixa de ser chato ver um mangá que teve tantas glórias começar a frequentar cada vez mais as últimas cinco colocações... Por sorte, Toriko ainda tem o nome de "Toriko", e acho que nos capítulos mais impactantes conseguirá ter boas posições, dando uma pequena nostalgia aos fãs de um período de vacas gordas que dificilmente voltará.

Em décimo primeiro lugar tivemos Kagamigami que por mais tenha ficado teoricamente em uma ruim posição, se analisarmos o ranking do estilo da MangaHelpers, percebemos que o mangá não ficou tão mal assim, o que quero dizer, os editores fizeram questão de colocar três tijolos gigantesco para a posição de Kagamigami parecer mais alta, isso significa que eles ainda acreditam no potencial da obra. Lembrando que Kagamigami está lutando diretamente contra Devily-Man, parece que o mangá do vencedor da Golden Future Cup começou melhor, mas Iwashiro não é um autor inexperiente, sabe como agradar o público e pelo jeito que a nota de Kagamigami voltou a subir na 2ch, acredito que podemos ver sim o mangá ressurgindo das cinzas e conseguindo sobreviver por mais uma leva. Em décimo segundo tivemos Bleach, os editores preferiram estrear só um mangá do que cancelar Bleach, isso já diz tudo, o mangá está mais bem estabelecido que Sarney no Senado.

E por fim em último lugar tivemos Lady Justice, o mangá finalmente chegou na posição que todo mundo esperava que ela ficaria - Lady Justice corre sério risco de ser tornar um novo E-Robot e ser cancelado precocemente, isso se os editores acreditarem que vale a pena estrear somente um mangá solitário novamente, caso prefiram esperar de fato a nova leva, que deve chegar nas edições 40/41, provavelmente Lady Justice dançará juntamente com outros um ou dois mangás, que acredito que devem ser Devily Man, e caso os editores prefiram estrear uma leva de três mangás, Kagamigami também dançará junto. Quem ficará na dançando na revista e não sendo cancelado é Sesuji wo Pin!, que aliás quase nunca estou comentando sobre o mangá, porque os editores ficam dando página colorida toda a semana, nem parece fazer parte da revista.

Isobe Isobee Monogatari, Página Colorida.

2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua. Mas ao lado eu coloquei o resultado não contando esse "Não-Lido" como 0, assim vocês poderão saber mais da qualidade do capítulo, mas isso não deve simular tanto assim o ranking no TOC. O critério de desempate é justamente a segunda nota.

Edição 32, Hinomaru Zumou
Color Page: Naruto Gaiden, TO Love Ru Darkness
Ausentes: Hunter x Hunter e Toriko

Posição - Nome do Mangá - (Média de Votos) - Média Sem Não-Leitores

#01 - Hinomaru Zumou (3.92) 3.92
#02 - Sesuji wo Pin! (3.25) 3.25
#03 - To Love Ru Darkness (2.92) 2.92 Safadenhos
#04 - Haikyuu!! (2.83) 3.40
#05 - Boku no Hero Academia (2.83) 3.09
#05 - PSI Kusuo Saiki (2.83) 3.09
#07 - Naruto Gaiden (2.58) 2.58 FIM
#08 - Ansatsu Kyoushitsu (2.42) 2.42
#09 - Isobe Isobee Monogatari (2.33) 2.80
#10 - Black Clover (2.17) 2.17
#11 - Nisekoi (2.08) 2.78 O que foi isso?
#12 - Gintama (2.08) 2.27
#13 - World Trigger (1.92) 2.56
#14 - Kochikame (1.92) 1.83
#15 - BLEACH (1.83) 1.83
#16 - Kagamigami (1.75) 2.10
#17 - Shokugeki no Souma (1.58) 1.90
#17 - Aranataru Horizon (1.58) 1.90 One Shot
#19 - One Piece (1.58) 1.73
#20 - Devily-Man (1.17) 1.40
#21 - Lady Justice (0.75) 1.33

Em primeiro lugar ficou como já era de se esperar, Hinomaru Zumou - Cada dia que passa tenho mais certeza que todos os compradores de Hinomaru Zumou vem da 2ch. Logo após, em segundo lugar tivemos Sesuji wo Pin! e por fim em terceiro, formando o pódio, o ecchi To LOVE-Ru Darkness. É meus amigos, os japoneses passam envelhecem, mas não deixam de ser japoneses, assim To LOVE-Ru Darkness mesmo com um capítulo "especial" conseguiu ficar entre os três primeiros. Isso prova como a Shonen Jump precisa de um ecchi de qualidade.

Falando sobre os novatos, Devily-Man e Lady Justice já estão enterrados na 2ch - Kagamigami após semana passada pegar uma boa posição, voltou a ficar entre os últimos, se Iwashiro continuar com esse rendimento, de certo Kagamigami não irá longe. E por fim Black Clover voltou a dar uma boa melhora em suas posições, ainda não chegou a ter as notas do seu início avassalador, mas isso deve ser o suficiente para o mangá ir ser mantendo na revista, semana após semana. Por fim, gostaria de dizer que estou surpreso pela ótima melhora de Nisekoi, o que será que aconteceu nesse capítulo para os japoneses terem dado uma nota tão alta? Mistério!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'