quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #44 (Ano 2015).


Acelerando os passos.

Após duas capas destinadas para os mangás novatos, voltamos a ver os veteranos dominarem esse privilégio. Quem abriu essa nova temporada de capas é justamente Haikyuu!! que inclusive, ganhou essa capa para fazer publicidade da "Season 02" do seu anime. Porém a edição não só teve páginas coloridas lindíssimas, mas também entregou um TOC muito interessante, onde vários mangás pegaram posições que trarão uma boa discussão.

TOC Weekly Shonen Jump #44 (28/09)
Haikyuu!! (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - One Piece 
Samon-Kun wa Summoner (Página Colorida, 25 Páginas)
03 - Shokugeki no Souma
04 - Boku no Hero Academia
05 - Hinomaru Zumou
06 - PSI Kusuo Saiki
Mononofu (23 Páginas, Terceiro Capítulo)
Black Clover (Página Colorida)
07 - Toriko
08 - Nisekoi
Bakuman Age 14 (Página Colorida, Capítulo Final, 24 Páginas)
09 - Gintama
10 - Sesuji wo Pin! to ~Shikakou Kyougi Dance-bu e Youkoso~
11 - Bleach
Kochikame
12 - Kagamigami
13 - Best Blue
Isobe Isobee Monogatari 
World Trigger (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia da Edição #45
Capa e Página Colorida de Abertura: One Piece
Página Colorida: Black Clover e Nisekoi.

Haikyuu!!, Página Colorida.

Começando pelos mangás não ranqueados, quem abriu a revista foi justamente "Haikyuu". A sua capa não é por acaso, no dia 03 de Outubro (Sábado) será lançado o primeiro episódio da sua segunda temporada. Não esperem que a série ganhe um outro "boost" de vendas, é muito, mas muito raro um mangá conseguir ganhar um boost de vendas na sua segunda temporada - Porém Haikyuu!! já vende muito bem e essa nova "Season" vai ajudar as suas vendas se manterem altas, já que fará com que a obra se mantenha nos holofotes populares. Por isso, por mais que uma "Season 02, 03, 04..." não deem um boost no mangá, é muito vantajosa para a Shonen Jump, pois mantém tanto o mangá quanto a própria revista em holofote. 

Nessa edição também tivemos página colorida para Black Clover (Publicidade para o novo volume) - Inclusive estou muito curioso para saber quanto venderá o novo volume de Clover - E também tivemos página colorida para Samon-Kun wa Summoner, já que é seu segundo capítulo e todos os novatos ganham página colorida no segundo capítulo. O seu primeiro capítulo parece que teve uma boa recepção pelos japoneses, a grande maioria achou a série bem engraçada e gostaria de ler os capítulos seguintes. Porém os editores sempre antes de classificarem um mangá pela sua popularidade, preferem ver a recepção dos três primeiros capítulos, deste modo podemos dizer que é cedo para dizer se Samon-Kun será bem classificado - Se compararmos o primeiro capítulo de Mononofu x primeiro capítulo de Samon-Kun. Samon saiu na frente.

Por fim, tivemos algumas páginas extras para Mononofu que teve uma boa estréia na 2ch (Nada demais, mas o pessoal gostou), porém o seu segundo capítulo parece que não será tão bem recepcionado que o primeiro - Ainda tem várias pessoas que estão gostando da série, acreditando em seu potencial, Por isso, mesmo com a maioria achando o segundo capítulo "Sem graça", com certeza a série ainda tem chances de dar certo. Muitos acreditam por causa da história do "Ranking direto" que os editores são loucos ao ponto de classificar um mangá de acordo com a recepção de somente um ou dois capítulos, normalmente antes de classificar um mangá de acordo com sua popularidade, esperam a recepção dos três ou quatro primeiros capítulos, para assim evitar erros. Deste modo, caso o capítulo de Mononofu for muito bem recepcionado, talvez os editores deem uma boa chance para o mangá.

 Samon-Kun wa Summoner, Página Colorida.

Em primeiro lugar no TOC tivemos Ansatsu Kyoushitsu que terá um novo volume lançado no começo de Outubro. Será que suas vendas continuarão aumentando? Veremos. Quem também terá seu novo volume lançado no começo de Outubro é One Piece que essa semana ficou na segunda colocação. Justamente para fazer publicidade deste novo volume que será lançado neste começo de Outubro... É sempre bom ver a obra ganhando essas capas sozinhas, já que normalmente os editores preferem entregar página colorida de abertura para One Piece naquelas edições onde existem capa "em grupo", assim tem anos que temos poucas capas individuais da série.

Em terceiro lugar tivemos Shokugeki no Souma, que fazia incríveis TREZE EDIÇÕES que não alcançavam o TOP 03, a última em que o mangá conseguiu ficar entre os três primeiros foi justamente na edição #30 deste ano. Nesse período até mesmo Hinomaru Zumou conseguiu ficar entre as três primeiras posições mais vezes que Souma. Isso significa que Souma está sendo esquecido pelos editores? Nem tanto, só que os editores não estão tratando mais o mangá como um futuro pilar. Após o fracasso da primeira temporada do anime, perceberam que valia mais a pena deixar Souma entre a sétima e a quarta colocação, onde poderia manter sua alta visibilidade e ao mesmo tempo os editores poderiam colocar mangás com mais potencial de se tornarem pilares (ou mangás que são realmente pilares) nas primeiras colocações.

Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que semana passada ficou na segunda colocação. Atualmente a revista contém 7 B-Shounens, sendo aqueles que mais vendem são: One Piece, Bleach e World Trigger respectivamente. O quarto lugar vai justamente para Boku no Hero Academia, porém o que deixa a posição de Hero mais fantástica, é que ele é a única obra entre os cinco primeiros colocados em vendas à ainda não ter ganho um anime. Hero em um pouco mais de 1 ano de vida conseguiu superar Toriko (Quinto colocado) e está disputando pau a pau contra World Trigger para a terceira colocação em mangá B-Shounen que mais vende na Shonen Jump. É certo, caso Hero tenha uma adaptação popular (Não digo boa, mas sim popular. Temos vários exemplos de adaptações com qualidade duvidosas que foram mesmo assim popular: One Piece, Naruto, Bleach, World Trigger, Dragon Ball, Cavaleiro do Zodiaco, Tokyo Ghoul, Gantz... São todos animes de qualidade B) com certeza veremos a série atingindo 700 mil por volume.

Hinomaru Zumou ficou na quinta colocação. Os editores sabem muito bem quanto a obra precisa aumentar as suas vendas e também sabem que o arco atual de Zumou está com uma altíssima qualidade. Deste modo os editores estão aproveitando o ótimo arco para colocar a série nas primeiras colocações, para ver se assim a obra consegue pegar ainda mais visibilidade, resultando em um bom aumento de vendas. Você pode se perguntar "Mas então, porque não colocam simplesmente Zumou como capa?". A capa não serve somente para dar visibilidade á algum mangá, na verdade serve principalmente para vender a Shonen Jump (Não é por nada que muitas revistas de mangá colocam famosos na capa, porque isso atrai compradores). Não é vantajoso deste modo colocar uma obra que não seja muito popular como capa, já que isso poderia resultar em uma queda de vendas. Para piorar, se a teoria que as pessoas não compram Zumou por causa do preconceito com o esporte Sumô, talvez muitas pessoas podem deixar de comprar uma edição da Shonen Jump por ver um japonês de sunguinha na capa.

Black Clover, Página Colorida.

Abrindo a zona intermediária. tivemos em sexto lugar, PSI Kusuo Saiki - Outra obra que ultimamente vem sendo classificada em ótimas posições, o motivo disso? Eu já expliquei, provavelmente é a chegada do seu Live-Action. Não é coincidência PSI ter melhorado de posições após o anúncio do filme, os editores devem estar colocando a série na parte superior da tabela justamente para atrair mais leitores e deste modo criar um "hype" maior sobre o filme, resultando em uma boa bilheteria (Que faria com que vários estúdios se interessassem em produzir um anime de PSI). Porém, caso a série não fosse popular e ganhasse vários votos semanalmente, duvido que os editores colocariam o mangá sempre entre na parte superior da tabela. É importante lembrar que por mais que o Ranking seja totalmente organizado pelos editores, eles levam muito em consideração a popularidade de cada série. 

Na sétima colocação tivemos Toriko que teve uma leve melhora comparado a semana passada, onde ficou na nona colocação. Porém não é uma posição maravilhosa, Toriko já conseguia ficar à frente de Gintama ou Nisekoi, talvez o seu grande feito foi ter ficado acima de Sesuji wo Pin! to. Por isso, digo que por mais a sétima colocação pareça uma notícia boa para Toriko, é somente o mangá conquistando mais uma posição na "média". Sejamos sinceros, a situação de Toriko não irá melhorar, as suas vendas continuarão a cair (O último volume vendeu 30 mil cópias a menos que o anterior, isso é assustador). O autor inclusive já está acelerando os passos da história para que a obra acabe mais cedo possível. Pelo menos, mesmo não tendo um final redondo, os fãs poderão ter um final natural para série, tendo o mesmo fim que Reborn. 

Nisekoi ficou na oitava colocação, por isso na porta do "bottom" - Outro mangá que ficou na média, sem nenhuma posição de destaque. Por mais que ainda não foi anunciado uma terceira temporada de Nisekoi, acredito que isso acontecerá, e provavelmente será a última temporada, onde veremos a série fechando o seu ciclo. Estou falando isto, porque não acredito que Nisekoi irá durar mais muito tempo, o próprio autor parece que está fechando todas as pontas soltas, deste modo uma terceira temporada seria ideal para fechar a série, deixando-a bem redondinha também no anime. Acredito que o estúdio lucre bastante com os produtos de Nisekoi, já que a obra tem um público bem fanático no Japão, assim com certeza estariam dispostos a fazer só mais uma temporada para poderem dar um verdadeiro final ao anime.

Bakuman Age 14, Página Colorida.

Abrindo o "bottom", tivemos Gintama na nona colocação. a última vez que Gintama ficou entre os cinco últimos colocados foi a onze edições atrás, na número (#32) quando inclusive Hinomaru Zumou ganhou a sua última capa. Por isso, por mais que sua posição pareça dentro da média (Por causa da numeração) faz muito tempo que Gintama não ficava entre os últimos colocados... A situação do mangá por isso praticamente não mudou, o mangá continua seguro na revista, mas pensando a longa prazo, talvez, Gintama corra um pouco risco. Principalmente se sua popularidade continuar a cair (O anime até está ajudando a popularidade de Gintama cair mais lentamente, contudo sabemos que o anime não durará para sempre).

Outro que conquistou uma péssima posição, porém não parece correr risco é Sesuji wo Pin! to. O mangá ficou em décimo lugar e pela primeira vez na sua vida se encontrou entre os cinco últimos colocados. Essa posição fica ainda pior quando pensarmos quantas páginas os leitores devem ler para alcançar a obra: 374 páginas das 482 que compõe a revista. Por isso este capítulo de Sesuji wo Pin! não ganhou NENHUMA visibilidade. Porém, olhando o seu histórico, percebemos que só foi um capítulo mal ranqueado, talvez os editores acreditavam que o capítulo era modesto o bastante ao ponto de não merecer destaque, e provavelmente próxima semana a série já volte a pegar boas posições. Até mesmo Bakuman! nos seus primeiros capítulos pegou um bottom, então, a obra não corre risco por enquanto.

Na décima primeira colocação tivemos Bleach, o mangá pegou mais uma posição baixa, mas isso já virou o "natural" da série - A verdade é que a Shueisha praticamente não liga mais para Bleach, vou dar um pequeno exemplo: Cada volume de mangá vem com uma "Jump Paradise", que é um folheto que faz publicidade dos outros volumes da Shueisha. Nesse folheto existe alguns mangás em destaque e outros que aparecem em uma lista gigantesca de "Volumes lançados nesse mês". Os lançamentos mais importantes da semana pegam ainda mais destaque, são capa do folheto (One Piece por exemplo sempre que tem um novo volume sendo lançado, se torna a capa). Os editores estão ligando tão pouco para Bleach, que nem nesse folheto colocam um mínimo de destaque para a obra, eles deixam o anuncio do volume novo na lista gigantesca. Não é necessário dar carta, mas podiam colocar na zona de "volumes em destaque".

Por fim nas últimas duas colocações temos os dois futuros cancelados: Kagamigami e Best Blue respectivamente. É interessante notar sobre Best Blue que o seu primeiro volume será lançado no mesmo período que o de Sesuji wo Pin!to (Por isso em Novembro). Porém, Best Blue foi lançado alguns meses depois, isso significa que de certo modo os editores estão adiantando os volumes de Best Blue para poder se livrar da série imediatamente. O autor, acredito que mesmo assim receberá uma terceira chance, essa que tem tudo para ser a última dele (Talvez caso o one shot de sua futura nova série seja mal recebido, nem receba uma terceira chance, infelizmente). Lembrando que o fracasso anterior do autor foi a comédia policial Shinmai Fukei Kiruko-San lançada em 2012.

Volumes da Shonen Jump que serão lançados dia 03/10: One Piece [79], Haikyuu!! [18], Ansatsu Kyoushitsu [16], PSI Kusuo Saiki [15], Shokugeki no Souma [15], Isobe Isobee Monogatari [08], Black Clover [03], Ultra Battle Satellite [03 - Final].

Volumes da Jump Plus que serão lançados dia 03/10: Soul Catcher (S) [09], Let's Haikyuu!! [02], One Piece Party [01], Tonkatsu DJ Age-tarou [04], Rough Diamond Manga [03 - FIM], Kappare Matsubara-San [02], KISSxDEATH [02].

Publicidade dos novos volumes (Calma, essa não é a Jump Paradise).

Podcast da Galera:

Como muitos sabem o Analyse It tem um grupo no skype, e uma dessas reuniões do grupo do skype decidimos gravar um podcast: O assunto não é nada mais nada menos do que uma discussão sobre os mangás e afins. Infelizmente eu não estou presente nesse podcast, porém vários outros membros conhecidos da galera estão: Entre eles o moderador Siul e o ser mais tarado do universo, editor da Kyodai: Gah. Eu recomendo mesmo vocês ouvirem, porque além de um ser podcast hilário, te ajudará a conhecer mais obras.

Para quem está esperando a volta oficial do Podcast da Kyodai, então, o problema é justamente o meu tempo livre, que infelizmente tenho muito pouco - Mas estamos planejando algum modo para que possamos retornar com o tão querido e pedido Podcast da Kyodai. Enquanto isso fiquem com esse AnalyseCast que, por mais que não tenha minha presença, tem a minha recomendação porque está ESPETACULAR. Para ouvir, clique no link abaixo:

#Podcast

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'