terça-feira, 22 de setembro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #43 (Ano 2015).


A revista vai pegar fogo!

Com o "trem do hype" a mil, En En no Shouboutai estreia na Shonen Magazine pronto para abalar as estruturas e se fixar como mais uma série de sucesso na revista. Junto com essa estréia, os editores entregaram uma edição com vários capítulos importantes, muitos mangás e um TOC que dá muito o que falar. Por isso, não vamos perder mais tempo, porque lá vem texto grande por aí:

TOC Shonen Magazine #43 (23/09):
Maki Horikita (Capa da Versão Física, Atriz) 
En En no Shouboutai (Capa da Versão Digital, Página colorida de abertura e Nova Série)
01 - Days
02 - Domestic na Kanojo
03 - Baby Steps
04 - UQ Holder!
Seitokai Yakuindomo (Página Colorida)
Ahiru no Sora (Página Colorida)
05 - Yamada-Kun to 7-nin no Majo
06 - Real Account
07 - Tsurezure Children
08 - Fairy Tail
Two Three (Quarto Capítulo, 26 páginas)
09 - Fuuka
Acma:Game (Página Colorida)
10 - Desert Eagle
11 - Kindaichi Shounen no Jikenbo R
12 - Nanatsu no Taizai
13 - Komori-Chan wa Yaruki 
14 - Daiya no Ace
15 - AKB49~Renai Kinshi Jourei
16 - Area no Kishi
17 - Masukomi
18 - Kamisama no Iutoori II
19 - Daigo Tokusou
Rupodama!
Hajime no Ippo (Ausente)

Prévia da edição #44:
Capa: Hinako Sano
Página Colorida de Abertura: Daiya no Ace
Página Colorida: En En no Shouboutai, Domestic no Kanojo (22 páginas)
Capítulo Duplo: Two Three

En En no Shouboutai, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não ranqueados - Nessa edição tivemos a tão esperada estreia de En En no Shouboutai, o novo mangá do criador do grande sucesso mundial, Soul Eater (Mangá que era lançado na revista mensal Shonen Gangan da Square Enix). Logicamente que o sucesso de Soul em nenhum momento garante que Shouboutai será um sucesso também, já vimos muitos casos de autores de respeito que tiveram seus mangás cancelados, porém é impossível após ler o ótimo Soul Eater, não ficar curioso sobre o novo projeto do autor. Aliás, projeto que já foi anunciada pela BLADE Scans, por isso fiquem muito atentos, já que em qualquer momento a scan poderá lançar o primeiro capítulo traduzido.

Nessa mesma edição tivemos três páginas coloridas interessantes: Acma;Game ganha uma para aumentar ainda mais a publicidade sobre o seu novo volume lançada. Seitokai Yakuindomo ganhou simplesmente porque é um mangá muito querido pelos japoneses. Por fim, Ahiru no Sora ganhou uma página colorida, por ser muito querido pelos japoneses e também por estar voltando de uma pequena pausa de 1 semana - Para quem não conhece, Ahiru no Sora é um dos mangás de esporte mais antigos e mais importantes da Shonen Magazine, o esporte que o mangá trata é o tão querido pelos americanos (e agora pelos japoneses) basquete. 

Por fim, tivemos sendo classificado entre Fairy Tail e Fuuka, o novato "Two Three" que está chegando ao seu quarto capítulo e na próxima edição ganhará um capítulo duplo - Que não é uma má notícia (Não significa que estão querendo adiantar os capítulos da série para terminar logo), como também não é uma boa notícia, já que é uma ação padrão os editores darem esse privilégio entre o quarto e sexto capítulo - Inclusive, Daigo Tokusou que tem tudo para ser cancelado também ganhou no seu quarto capítulo esse pequeno "presente" editorial. O maior desafio de "Two Three" será justamente o fato de já ter um outro mangá de baseball na revista, o famoso e tão respeitado, Daiya no Ace. Deste modo o autor está tendo que demonstrar que o seu novo mangá tem condições de trazer uma adaptação do esporte tão boa quanto. Se ele conseguiu agradar os japoneses, só saberemos nas próximas semanas.

En En no Shouboutai, Página Colorida.

Em primeiros lugar no TOC tivemos "DAYS" - Atualmente a obra está em uma partida de futebol muito eletrizantes, fazendo assim que os fãs se animem cada vez mais com a série. Os editores que não são bestas, vendo o momento em que a obra está fazendo, decidiram colocar-lo em primeiro lugar, assim dando ainda mais visibilidade para um mangá que já é muito popular. Não é a primeira vez no ano em que "Days" fica em primeiro, isso é certo, o mangá ficou outras três vezes na primeira colocação (Nas edições #32, #29 e #27), porém mesmo esta sendo a quarta vez em poucos meses, é sempre bom ver que o público e os editores confiam na obra o suficiente para deixar-la ser o segundo mangá na revista (Repetindo, o primeiro mangá a ser lido na revista é justamente o que levou página colorida de abertura, nessa edição é En En no Shouboutai). Essa posição também ajudará a aumentar o destaque no novo volume de "Days" que já está a venda nos mercados japoneses.

Na segunda colocação tivemos Domestic no Kanojo, que após na semana passada ter conquistando uma posição baixa, esta semana voltou com tudo para o TOP 05 ("Back Where I Belong", disse a autora). Para quem não conhece muito bem o TOC da Magazine, posso dizer que é muito comum os mangás terem essa gigantesca variação de posição, por isso talvez na próxima edição ou daqui a algumas edições já veremos Kanojo entre os últimos de novo. O certo é que levando a média das últimas edições, Kanojo normalmente está ficando entre os cinco primeiros colocados, por isso o mangá está mais do que seguro. Aliás, podemos dizer que a obra é mesmo muito popular dentro da revista e não deve ser cancelada tão cedo, inclusive os editores decidiram dar-lhe uma página colorida na próxima edição para para "comemorar" a sua popularidade.

Na terceira colocação tivemos Baby Steps que na semana passada conquistou o segundo lugar e essa semana só caiu de uma posição. O mangá está passando por uma partida de tênis muito emocionante e com certeza os editores estão fazendo o certo em colocar-lo nas primeiras posições nos capítulos mais emocionante dessa partida (Como a partida está em uma sequência eletrizante,  o colocaram seguidamente entre os primeiros) - Logicamente, para uma série nos seus capítulos emocionantes ficar nas primeiras colocações é necessário que previamente ela já receba muitos votos. Por isso, Baby Steps só está conquistando essas primeiras posições porque é um mangá popular o bastante para os editores se sentirem seguros de colocar-lo por duas semanas seguidas entre os primeiros.

Seitokai Yakuindomo, Página Colorida.

Na quarta colocação tivemos UQ Holder que na semana passada ficou em oitavo lugar. É interessante notar que, se retirarmos En En no Shouboutai da lista, o B-Shounen mais bem posicionado, será justamente UQ Holder. Então de certo modo é uma grande responsabilidade para o mangá ser o primeiro mangá do gênero nessa edição (Mesmo no Japão tem muitos que só leem a Magazine ou a Jump por causa dos Battles Shounen). Para quem não conhece UQ Holder, a Kyodai Scans está traduzindo a obra para português e recomendo vocês darem uma lida, já que é um ótimo mangá. E por fim, fechando o TOP 05, na quinta colocação tivemos Yamada-Kun, que por mais não seja um monstro em vendas, continua sendo um mangá bem popular e significativo para a revista.

Pulando para a oitava colocação, tivemos bem no meio da tabela Fairy Tail. Já que o mangá ganhou página colorida de abertura na edição passada, os editores preferiram deixar a obra com uma posição mais modesta essa semana. E não foi coincidência o mangá ter recebido capa e página colorida de abertura na semana passada, o motivo foi bem óbvio: Fazer publicidade do novo volume. Aliás, o novo volume conseguiu estrear em primeiro lugar, mas já no seu segundo dias de vendas sucumbiu a Tokyo Ghoul:Re (Que foi lançado dia 18, um dia após o lançamento do volume de Fairy Tail). Mesmo que os dois volumes não briguem diretamente, podemos dizer que atualmente Tokyo Ghoul está bem mais popular do que Fairy Tail no Japão, o que é preocupante para a Magazine, já que isso significa que o seu carro chefe não está conseguindo disputar nem com um mangá de uma revista que vende menos que a metade (Magazine deve vender entre 1 milhão de cópias, enquanto a Young Jump deve vender entre 400 mil cópias).

Em nono lugar tivemos Fuuka que teve uma melhora comparada a semana passada, mas continua em uma posição que não tem destaque algum. Logo após na décima colocação temos o novato Desert Eagle que após receber a sua página colorida com direito a capítulo duplo, foi colocado em uma posição mais modesta. Eu estou esperando sair o primeiro volume de vendas de Eagle para poder começar a medir o grau de sua popularidade. Sinceramente não espero que ele venda muito, 60 ou 70 mil no primeiro volume, mas como parece que a obra vem sendo muito bem aceita, acredito que no final das contas Eagle vai conseguir atingir uma média superior que vemos normalmente dos novatos da Shonen Magazine. O seu primeiro volume ainda não teve nenhuma data de lançamento anunciada, mas deve chegar provavelmente entre o mês de novembro e janeiro.

Ahiru no Sora, Página Colorida.

Na décima primeira colocação tivemos Kindaichi Shounen no Jikenbo R, que inclusive teve o seu sétimo volume lançado na semana passada - Para quem está estranhando um número tão baixo, é porque o Jikenbo "R" é uma continuação da série anterior, mais ou menos como "Tokyo Ghoul: Re" (Aproveitando que falamos do mangá nessa análise), assim sua numeração foi zerada. O mangá estreou em quinto lugar, perdendo somente para  Fairy Tail, Ahiru no Sora, Noragami e Hajime no Ippo respectivamente. Por isso venceu vários outras obras que por mais que sejam mais novas, estão tendo um grande destaque na revista, como é o caso de UQ Holder, DAYS e Yamada-Kun. É importante lembrar que já no mês de outubro irá estrear a segunda temporada de Kindaichi, por isso para quem está curioso na série, recomendo dar uma olhada.

Em décimo segundo lugar tivemos Nanatsu no Taizai - Não se preocupem com a posição na parte inferior da tabela, como já expliquei muitas vezes sobre a revista, todos os mangás em algum momento pegam uma posição ruim na Shonen Magazine. Esta semana foi a vez de Nanatsu no Taizai - Quem sabe na próxima edição a série já volte a ficar entre os primeiros colocados, ou até mesmo pegar a tão querida primeira colocação. O mesmo vale para Daiya no Ace que ficou na décima quarta colocação. Após várias semanas seguidas ficando sempre entre os dez primeiros colocados, o mangá teve que saborear o gosto de ficar na parte inferior da tabela, não entrando por pouco nos últimos cinco colocados, o famoso e tão temido "Bottom 05" (Que sejamos sinceros, na Shonen Magazine não é que tem muito valor não... Já vimos mangás, como Pinkyuu que foi cancelado ficando raramente nos últimos cinco lugares, mesmo que a obra sempre ficava na parte inferior da tabela, por isso sua média de posições eram uma das mais baixas).

Em décimo quinto lugar tivemos AKB49. A obra na semana passada fez parte do grupo extenso de mangás da Shonen Magazine que teve seus novos volumes lançados - O legal é que a obra teve o lançamento também de um volume especial, cujo o conteúdo eu sinceramente não faço a minima ideia. Porém, o simples fato de lançarem um volume especial só demonstra que AKB49 tem uma fã base muito fiel, mesmo que a obra seja uma das que menos vende entre os mangás bem estabelecidos. Na décima sexta colocação tivemos Area no Kishi que por mais que tenha ficado em uma posição bem baixa, eu posso dizer com absoluta certeza que a obra não está correndo nenhum risco de ser cancelado. De nenhum modo os editores pensariam em cancelar um mangá com tamanha popularidade, e suas posições baixas não significam nada. Provavelmente na semana que vem ou daqui a duas semanas, conquistará uma posição altíssima, quem sabe até um TOP 03.

Acma:Game, Página Colorida.

Em décimo sétimo lugar tivemos Masukomi, que ainda tenho minhas dúvidas se irá sobreviver por muito tempo na revista - O seu primeiro volume teve vendas "Ok" para um mangá de comédia curta, porém não vejo os editores muito animados com a série. Mesmo assim, Masukomi ocupa muitas poucas páginas por edição, já que é uma comédia curta, deste modo a obra só será cancelada se for para estrear um outro mangá do mesmo estilo (Comédia curta que ocupe muitas poucas páginas na revista). Até encontrar uma obra do gênero com um bom potencial, provavelmente todas as comédias curtas estão muito bem seguras na revista. Essa mensagem serve não só para Masukomi, como também para Rupodama!, Komori-Chan e Seitokai.

Na penúltima colocação tivemos Kamisama que esta semana ficou em penúltimo, mas na semana passada ficou em terceiro, então é só mais uma confusão controlada que é bem comum na Shonen Magazine, o mangá não está correndo nenhum risco de cancelamento. Por fim na última colocação pela terceira edição seguida temos Daigo Tokusou... É muito raro a Shonen Magazine fazer com que uma obra fique por tanto tempo nas últimas colocação. O motivo disso estar acontecendo são dois: A obra teve uma rejeição enorme, assim os editores simplesmente não ligam mais para ela ou eles querem transformar Daigo em mais um daqueles mangás que sempre estão nas últimas colocações. Esses mangás são muito comuns em várias revistas, como a Sunday, Young Jump, Ultra Jump, entre muitas outras magazines japonesas. Porém, acredito mais na possibilidade que a obra tenha sido muito mal recebida pelos japoneses.

Volumes da Shonen Magazine Semanal lançados no dia 17/09: Hajime no Ippo [111], Fairy Tail [51], Ahiru no Sora [41], AKB~49 [26 - Com Edição Especial], Yamada-Kun [19], Acma:Game [13], DAYS [13], Seitokai [12], UQ Holder [08], Kindaichi R [07], Masukomi [01].

*Na área de comentários deixarei o Ranking completo dos dois primeiros dias de vendas. Amanhã, Quarta-Feira a noite, postarei o Ranking Oricon também na área de comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'