quinta-feira, 24 de março de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #17 (Ano 2016).


Otimismo.

Hoje irei deixar toda a minha negatividade para trás e trarei para vocês uma grande análise otimista sobre a Shonen Jump. Como será ver cada série por uma ótica mais positiva e bondosa? - Calma, mesmo assim a análise será bem coerente e justa - Não vejo mais motivos de delongar essa introdução, vamos ao TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #17 de 2016 (28/03)
Boku no Hero Academia (Capa, Página Colorida de Abertura)
Tsuyu-Chan's Gero Gero Diary (Especial de 5 Páginas)
01 - Black Clover
02 - Haikyuu!!
Nisekoi (Página Colorida)
03 - Shokugeki no Souma
04 - World Trigger
BOZE (Página Colorida, One Shot)
05 - PSI Kusuo Saiki
Sesuji wo Pin! to (Página Colorida)
06 - Samon-Kun wa Summoner
07 - Hinoomaru Zumou
08 - Gintama
Kimetsu no Yaiba (Página Colorida, Capítulo 07)
09 - Mononofu
10 - Yuragi-Sou no Yuuna-San (Primeiro Rank)
11 - Kochikame
12 - Toriko
13 - BLEACH
Isobe Isobee Monogatari
ONE PIECE (Ausente)
Hunter x Hunter (Retorna do Hiatus na próxima edição).


Prévia da Próxima Edição #18:
Capa e Página Colorida de Abertura: One Piece
Página Colorida: Hinomaru Zumou (Capítulo Especial), 
Sousei no Onmyouji (Capítulo Especial), Ansatsu Kyoushitsu Bangahein (One Shot)


Boku no Hero Academia, Página Colorida.

Começando pelos mangás não ranqueados, quem recebeu capa e página colorida de abertura foi justamente "Boku no Hero Academia", que terá o seu novo volume lançado no próximo mês, praticamente simultaneamente com o lançamento do seu anime. Acredito que com "Hero" eu não precise ativar a minha ótica otimista, isto porque eu já estava bem animado em relação a série: As chances do anime se tornar um grande sucesso são relativamente grandes, por isso é natural que a maioria das pessoas fiquem animados. Eu não acredito que a série superará a marca do 1 milhão por volume, mas vamos torcer para isto aconteça. O única coisa estranha é que a primeira temporada só haverá 13 episódios - Teoricamente o mangá tem conteúdo para 24 episódios, mas porque só meia-cour? Mistérios. 

Também tivemos página colorida de várias séries: Sesuji wo Pin! to, Nisekoi, BOZE (One Shot) e Kimetsu no Yaiba - As duas primeiras receberam para fazer publicidade do novo volume que será lançado em breve, já os dois seguintes foram por motivos diversificados. BOZE por ser um One Shot, e Kimetsu no Yaiba para dar um pequeno destaque ao mesmo. Parece que os editores estão se acostumando a dar página colorida no sétimo capítulo para as novas séries. Sobre a recepção da mesma, devo dizer que os primeiros seis capítulos teve uma recepção positiva, nada de espetacular, mas os leitores realmente gostaram. Provavelmente os editores estão analisando o potencial de venda da série comparando a demais revista para chegar a conclusão se vale a pena manter-la na revista. Caso seja cancelado, não é porque foi mal recebido e sim pelo fato dos editores não acreditarem em seu potencial. Vamos torcer para que os editores decidam apostar na série!

Nisekoi, Página Colorida.

Chegando ao TOC, em primeiro lugar tivemos o nosso querido Black Clover que na semana passada também havia ficando entre os cinco primeiros, mas nessa semana pegou a medalha de ouro. A série parece que está sendo promovida à um "degrau" a mais após o encerramento de Ansatsu Kyoushitsu - Os editores sabem que entre os novatos lançados nos últimos dois anos, Black Clover é o segundo com melhor rendimento, deste modo, vale realmente a pena apostar suas fichas na obra, mais do que em obras como Hinomaru Zumou, Sesuji wo Pin! to ou Samon-Kun - Se essa publicidade e apoio dado ao mangá surgirá efeito, ainda é muito cedo para dizer, mas acredito que os editores estão agindo corretamente com a série, que tem bastante potencial - Agora é só esperar que o seu anime seja anunciado ainda este ano. Haikyuu!! ficou em segundo lugar, e mantém seu rendimento estável e invejável. Acredito quem em no máximo quatro edições, a série retornará ao primeiro lugar.

Logo após na terceira colocação tivemos Shokugeki no Souma, que também, como Haikyuu!! está com um rendimento bem estável nesses últimos capítulos. Muitas pessoas ainda acreditam que o TOC é realmente o resultado da votação, mas acredito que Souma é a grande prova que isto não é verdade - Sim, os editores levam em conta a popularidade da série quando classificam um mangá, mas não o resultado de uma votação específica - Digo que Souma é a grande prova, pois quando a série estava em um arco de transição, os editores sem piedade alguma, classificaram a série nas últimas colocações (Somente alguns capítulos foram bem classificados, já que também não podiam deixar a série SEMPRE entre os últimos). Contudo, a partir do exato capítulo em que o novo arco realmente começou, os editores voltaram a classificar a série entre os primeiros lugares, dando o primeiro lugar nessa edição inclusive. Essas boas colocações demonstra que os editores tem total confiança na série, mesmo que como já expliquei nas edições anteriores, a inconstância da série nos capítulos de transição me deixaram bastante preocupado, e pode ser um péssimo sinal a longo prazo.

BOZE (One Shot), Página Colorida.

World Trigger conquistou a quarta colocação e continua a surpreender todo mundo - A série pela segunda semana consecutiva ficou entre os cinco primeiros colocados, o que é uma raridade. Parece que os editores, sabendo que o anime será encerrado (temporariamente ou não), decidiram que valia a pena dar um pequeno destaque para a série, assim minimizando as perdas. É interessante, pois os editores não adotaram a mesma estratégia com séries como "Toriko", isto demonstra que de fato, o grupo editorial da revista dá um grande apoio ao mangá, mesmo preferindo não dar grandes publicidades. Provavelmente os editores tem uma grande simpatia pela obra, e respeita bastante o modo que ela consegue prender o seu público alvo, mas mesmo assim não acredita que vale a pena dar páginas coloridas, pois o seu público mesmo assim não é tão grande. De qualquer modo, o importante é que World Trigger consiga sobreviver por mais tempo possível. Seria uma pena ver o mangá sendo encerrado precocemente.

Na quinta colocação tivemos uma grande surpresa, PSI Kusuo Saiki, após várias semanas nas últimas colocações, voltou a dar o seu famoso pulo do gato - Antigamente a série fazia isso constantemente, só que com a chegada de Samon-Kun e também o fracasso do seu live-action (Eu deduzo que foi um fracasso, pois ninguém comentou sobre o mesmo), os editores preferiram deixar a série mais no seu "canto" - Vamos ser otimistas, e acreditar que a situação da série já começará a mudar a partir do seu aniversário de quatro anos de vida. Quem sabe, na edição #28/29 deste ano, os editores não anunciem o tão esperado anime da série? Isto é bem difícil de acontecer, mas devemos torcer para que a série receba mesmo assim. PSI Kusuo Saiki é uma comédia tradicional de grandíssimo sucesso, um dos maiores revelados nos últimos anos pela Jump, no meu ponto de vista, a série merece ganhar uma versão em anime.

Em sexto lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que essa semana conquistou mais uma posição dentro da "média" - Os editores parece que não se amedrontaram com as baixas vendas da série e continuam classificando-a entre os primeiros colocados. O motivo é bem simples, uma série de comédia não depende nem um pouco das suas vendas para sobreviver. Os editores levam mais em consideração a recepção dentro da revista do que realmente suas vendas. Isto porquê a comédia ainda é vista pela maioria dos leitores como uma grande distração no meio de uma revista mais série: É como fosse uma tirinha no meio de um jornal de notícias, mesmo que a Shonen Jump nunca chegará a ser tão série quanto um jornal de notícias. Além do mais, por mais que sejam baixas as vendas de Samon-Kun, a série está tendo um rendimento muito parecido com Hinomaru Zumou no início, deste modo, não é que das piores vendas do mundo. Sendo otimista, espero que Samon-Kun sobreviva ainda por muito tempo. Em sétimo lugar tivemos Hinomaru Zumou que esta semana teve que se "contentar" com as posições intermediárias, mesmo que continuam muito boas.

Sesuji wo Pin! to, Página Colorida.

Em oitavo lugar tivemos outra simpática surpresa: Gintama - A série após ficar no penúltimo lugar na semana passada, foi realçada a uma posição relativamente alta para os padrões atuais da série, mesmo que teoricamente a posição seja intermediária. O mangá está chegando ao fim, e os editores sabem que não tem nenhuma necessidade de colocar-lo nas primeiras colocações, ao menos que o mangá tenha um capítulo muito importante e que consiga agradar muitos leitores, deste modo por respeito ao mangaká e tudo que a série significa, estão colocando-o nas posições intermediárias, para assim o autor poder encerrar a obra com o minimo de dignidade, algo que parece que não está acontecendo com Toriko e BLEACH, infelizmente. Logo após na nona colocação tivemos Mononofu que cada edição que passa está conquistando posições mais baixas. Ainda é cedo para chegar a alguma conclusão, pode ser que os editores estão realmente cogitando cancelar-la na próxima leva, já que suas vendas não estão tão altas. Este seria o segundo fracasso do autor, que pode ser que nunca mais receba uma outra chance na revista. 

Yuragi-Sou no Yuuna-San ficou na décima colocação e teve um início realmente preocupante. Normalmente as séries que estrearam entre as últimas colocações tendem a ser canceladas em no máximo trinta capítulos, deste modo estaticamente o mangá tem grandes chances de acabar sendo cancelado antes de completar seis meses de vida, contudo não podemos esquecer Yuragi-Sou é um ecchi, por isso os editores podem estar classificando-o nas últimas colocações de proposito. Digo que a situação da série ainda é um livro em aberto, devemos ler as próximas páginas para saber o seu futuro, contudo eu já adianto que não vale a pena ficar muito otimistas com... Ops. Esqueci que devemos ser otimistas nessa análise, então... A situação da série está complicada e as chances de acabar sendo cancelado são realmente altas, mas por ser um ecchi, ainda existe uma possibilidade dos editores estarem classificando a série entre os últimos por causa da sua temática mesmo. Kochikame veio logo depois, e por mais que sempre seja classificado entre os últimos, está bem seguro. 

Kimetsu no Yaiba, Página Colorida.

Por fim, nas últimas duas colocações tivemos duas séries que estão sendo esquecidas por deus e o mundo - Mais cedo haviam publicado uma TOC falsa, muita gente acreditou naquela TOC, eu não. Por um simples motivo, onde já se viu os editores colocaram por cinco edições seguidas BLEACH fora da última colocação? Isso não existe, meus amigos. Os editores nunca seria tão bondosos com a série, muito pelo contrário, eles são maldosos capitalista que só mantém a série por causa do rio de dinheiros que o autor trás. Aliás, provavelmente escravizam Kubo, fazendo-o trabalhar através de chicotadas para assim, a série durar mais tempo e os editores conseguirem ainda mais dinheiro. Já Toriko, bem, nesse caso é piedade mesmo. Os editores devem realmente ter muita piedade do pobre Shimabukuro. 

*Por algum motivo TODOS os comentários do Analyse It foram perdidos. Estamos procurando um modo recupera-los. Peço desculpa pelo inconveniente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'