quarta-feira, 23 de março de 2016

Análise: TOC Monthly Jump Square #04/Abril (Ano 2016).


Reimaginando. 

Hoje é o dia da análise otimista; Por isso, iremos analisar toda a situação da maneira mais positiva possível, mas ao mesmo tempo, iremos entregar de maneira clara e coerente as informações sobre a situação de cada séries que compõe está edição da Jump Square - Sem mais delongas, porque ninguém quer esperar mais nenhum segundo, vamos ao TOC:


TOC Jump SQ.04 / Abril
Kono Oto Tomare (Página Colorida de Abertura)
01 - Owari no Seraph
02 - Chihaya-San wa Sonomama de li
03 - Platinum End
04 - Happy Milly
Sousei no Onmyouji (Capa e Página Colorida)
05 - Shounen Shoujo
Yami Abaki Kurau Miko (Página Colorida)
06 - Taishau Wotome Otogibanashi
07 - Contrast 88
Kaibutsu no Tabekasu (Página Colorida, One Shot)
08 - Ao no Exorcist
Salaryman Exorcist Okumura
09 - To Love-Ru Darkness
10 - 7th Garden
11 - Ohmori Satisfaction
12 - Houkago no Oujisama
13 - Wonder Rabbit Girl
14 - Teichii no Kuni
15 - Gag Manga Biyori GB
16 - Mu & I (FIM)
Iiyone! Yonezawa-Sensei
Shin Tennis no Oujisama (Ausente)

*Em itálico estão as comédias curtas ou extras de alguma série principal, que por ocuparem poucas páginas na revista (Entre 4 a 10 páginas) disputam entre si, e não com os mangás que ocupam em média mais de 20 páginas por edição

Prévia da Edição de Abril:
Capa e Página Colorida de Abertura: Sousei no Onmyouji
Página Colorida: 7th Garden, Wonder Rabbit Girl, Taishau Wotome Otogibanashi, Contrast 88 e One Shot.

Começando pelos mangás não ranqueados, como fizeram com Owari no Seraph, os editores estão dando bastante publicidade a Sousei no Onmyouji - Percebemos que a adaptação da Pierrot já trará várias modificações, uma delas é adicionar um mascote, para assim deixar a série mais comerciável, contudo, devemos ser otimista, e não pensar que Sousei no Onmyouji terá uma adaptação com selo de qualidade "Tokyo Ghoul". Por isso, o meu lado "Nicolin positivo", diz que o estúdio está reimaginando a série de um modo que possa agradar todo mundo. Essa reimaginação não deu certo com Tokyo Ghoul, entretanto, o mangá conseguiu receber um grande boost de vendas, o estúdio conseguiu lucrar horrores com a animação e todos saíram felizes, pelo menos todos aqueles que trabalhavam com a obra. Já aqueles que simplesmente a consumiam, talvez saírem bem decepcionados. 

Nesta mesma edição também tivemos outras duas séries que receberam página colorida nessa edição, mas por causa do lançamento do seu novo volume: Kono Oto Tomare! manteve suas vendas estáveis e deve vender cerca de 100 mil cópias em menos de um mês. O resultado atualmente é o segundo melhor da revista, entre as séries que não tem anime, só perdendo para Platinum End (E sim, nesta lista ainda contém Sousei no Onmyouji, que vende menos que Kono Oto Tomare, mas deve superar-lo após o anime). Também tivemos o lançamento do primeiro volume de Yami Abaki, contudo a série parece que vendeu muito mal, por isso não acredito que a veremos sobrevivendo por muito tempo dentro da revista. Eu diria que será cancelada ainda este ano, para alegria de série como 7th Garden, que está com a corda no pescoço.

Muitos devem estar estranhando Sousei no Onmyouji estar lançado um novo volume alguns dias antes da estréia, para muitos leitores seria bem mais inteligente lançar-lo um mês depois, assim o novo volume já teria o aumento de vendas necessários - Quem pensa assim, é porque analisa a quantidade de vendas unicamente pelo Ranking Oricon - Os editores de qualquer revista tem os dados do aumento de vendas de cada volume, não precisam exatamente do ranking oricon. Por isso, preferem que quando seja lançado o anime, a série tenha quanto mais volumes no mercado possível, para assim conseguirem aumentar as vendas dos velhos volumes de uma vez só. Muitos japoneses compram de uma vez só todos os volumes de uma série que acabou de ter o anime, e depois disso, "deixam" de comprar os volumes novos, pois nem chegam a ler todos os volumes que compraram de uma vez só. Por isso todas as publicadoras tendem a lançar vários volumes quando o anime estiver preste a estrear. Os editores da Shonen Jump estão fazendo o mesmo com Boku no Hero Academia, que também terá um novo volume lançado em Abril.

Em primeiro lugar tivemos Owari no Seraph que por mais que esteja vendo Sousei no Onmyouji crescendo, não acredito que estará realmente ameaçado, isto porque é bem improvável que Sousei consiga superar Owari em vendas - Mesmo assim os editores devem fazer com que a disputa no TOC entre as duas séries fique mais acirrada, pelo menos por este ano. Logo após, em segundo lugar, tivemos Chihaya-San que parece que está sendo realmente muito bem recepcionada. Espero que a série não tenha o efeito "Gakumon!" que também começou com uma recepção monstruosa, mas após um ano de vida, sua popularidade caiu monstruosamente, e acabou sendo cancelado antes de completar dois anos de vida (Se não me engano, seria nesta edição que Gakumon! completaria dois anos de vida). O importante é o autor e seu respectivo editor não vacilarem com a direção que a comédia está tomando. Manter os pontos que foram de agrado ao público.

Em terceiro lugar tivemos Platinum End que também parece estar bem estável na revista: As suas vendas são altíssimas para o padrão da revista e provavelmente os editores já estão procurando um modo de transformar-la em anime mais cedo possível, mesmo porque não acredito que Platinum End passará dos quatro anos de vida (Por decisão dos autores mesmo). Para aqueles que não estão gostando da série, é o mesmo de sermos otimistas e acreditar no potencial dessa dupla. Quem sabe, Platinum End após o primeiro de vida, quando o universo estiver bem apresentado, não dê um grande pulo de qualidade? Então, por mais que eu não leia a série mensalmente (Vou deixar acumular cerca de seis ou sete capítulos), vou continuar dando uma chance. Em quarto lugar tivemos outra série novata que parece que está dando certo. Happy Milly é uma comédia curta que pode ter um bom futuro na revista.

Shounen Shoujo ficou em quinto lugar e fechou o TOP 05, como no caso de Platinum End, ainda é muito cedo para dizer se a série está dando certo. Quando se trata da Jump SQ, os editores tende a classificar sempre as novas séries em boas colocação, só começam a mudar após o resultado das vendas do seu primeiro volume. Provavelmente o primeiro volume de Shounen Shoujo será lançado somente em maio, por isso, temos ainda um pouco mais de um mês de espera até vermos realmente qual é o rendimento da série. O meu lado otimista diz que a série será um sucesso de vendas, mesmo que seja menor que Platinum End. De qualquer modo, espero que NisioIsin decida também lançar outra série simultaneamente, quem sabe, na Shonen Jump. Logo após em sexto tivemos Taishau que como vendeu bem no seu primeiro volume, os editores decidiram manter na revista, mesmo assim, o seu futuro é incerto, pois é muito comum na SQ, vários mangás terem uma queda brusca de vendas a partir do segundo ou terceiro volume.

Em sétimo lugar tivemos Contrast 88, que também é um outro novato que vem sendo "bem" classificado. Coloquei entre aspas o "bem", justamente porque comparado aos seus outros dois companheiros de leva (Platinum End e Shounen Shoujo), os editores claramente estão dando uma publicidade um pouco menor para Contrast. O motivo é bem óbvio, as outras duas séries tem autores famosos, enquanto Contrast não. O seu primeiro volume será lançado no mês de abril, e é justamente por este motivo que a série está ganhando mais uma nova página colorida - Lembrando que os editores sempre dão página colorida para as séries que irão lançar um novo volume - As demais séries, também estão recebendo página colorida pelo menos motivo. Não é um presente por causa do sucesso, e sim estratégia publicitária que utilizam com praticamente todas as séries. Logo após em oitavo lugar tivemos Ao no Exorcist que pegou uma péssima posição, mas não corre risco de cancelamento. Podemos dizer que a série está segura na revista.

To Love-Ru Darkness ficou na nona colocação, mas como eu venho dizendo nas análises anteriores, não é motivo para os leitores ficarem preocupados: A série é muito popular, só que por ser um ecchi, os editores tendem a colocar o mangá entre as últimas colocações. To Love-Ru Darkness sofria do mesma na Weekly Shonen Jump. Isso acontece porquê o "ecchi" é um estilo muito odiado e que alcança um público alvo, deste modo, preferem deixa-lo mais escondido, dando destaque somente em capítulos de extrema importância ou datas festivas, como aniversário ou lançamento de um novo volume. Logo após na décima colocação tivemos 7th Garden que está semana conquistou uma posição um pouco melhor e pode estar dando uma respirada (Ou é aquela famosa melhora antes da morte, que Gakumon! também teve). É difícil prever quando uma série pode ser cancelada na Square, contudo, dá para deduzir quais mangás podem ser cancelados, e 7th Garden é um dos grandes concorrentes à se despedir da revista, principalmente agora que Mu & I dançou.

Por fim, os últimos dois mangás com posições realmente perigosa, já que os demais são sempre classiificados na última colocação, ou como no caso de Gag Manga Biyori é só uma posição temporária, foram Ohmoori Satisfaction e Wonder Rabbit Girl - Ohmoori está em uma situação preocupante, mas como é uma comédia curta está disputando com mangás do mesmo estilo (Podemos dizer que se for para cancelar uma obra desta temática, será Satisfaction). Já Wonder Rabbit Girl está constantemente nas últimas colocações, não tendo o pico em capítulos mais importantes, como acontece com outros "ecchis" de sucesso, deste modo digo a situação da obra é realmente complicada. Não se iludam com a página colorida, é somente uma publicidade que os editores estão dando por causa do lançamento do novo volume, todas as séries recebem.

Por fim, quem acabou dizendo adeus à revista foi Mu & I. O ecchi foi sobrevivendo aos troco e barrancos, até o momento que os editores decidiram cancelar-lo de uma vez por todas. Sendo otimista, espero que o autor recebe uma segunda chance, isto é bem raro na Jump Square, já que por lançarem poucas séries anualmente, os editores preferem sempre dar chances para autores diferente, mas mesmo sendo raro, não é impossível, caso o autor apresente uma ideia realmente interessante, acredito que os editores podem acabar dando uma segunda chance. Se não, podemos ver-lo em uma outra revista, de qualquer modo, para mim ele merece continuar na área, e não ser simplesmente esquecido, como acontece com alguns autores. Muitos na verdade acabam trabalhando somente como assistentes ou mesmo indo para revista tão pequenas que nem sabemos da existência, mas continuam lançando mangás mesmo assim. De qualquer modo espero que o autor acabe indo a uma revista relevante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'