domingo, 26 de junho de 2016

Análise: TOC Monthly Ultra Jump #07/Junho (Ano 2016).


Repouso.

Voltamos para analisar mais um TOC de uma das revistas mais "undergrounds" do mundo da Jump, a nossa querida Ultra Jump. E em uma edição estranha, por ter tido várias páginas coloridas (o que é muito incomum na revista), os editores nos entregaram um TOC interessante, com várias posições que podem "dar no que falar". Por isso, não vamos perder mais nenhum segundo e vamos analisar este TOC.

TOC da Monthly Ultra Jump #07:

Lady & Oldman (Página Colorida de Abertura)
01 - Biorg Trinity (Capa)
02 - Maou-sama Chotto Sore Totte!!
03 - Uchuu Patrol Ruruko (FIM)
04 - Koi wa Hikari
Connect (Página Colorida)
05 - No Guns Life
06 - Selector Infected WIXOSS
Dasei 67 Percent (Página Colorida)
07 - Rozen Maiden 0
08 - Rapaz Theme Park
09 - Jojolion
Ninken Shishio-chan (One Shot)
10 - Mononogatari
Musuko ga Kawaikute Shikataganai Mazoku no Hahaoya (Capitulo Especial)
11 - La Vie en Doll
12 - Kaijin Youchien
13 - Hayate×Blade 2
14 - Ad Astra
15 - RWBY
Levius/est (Página Colorida)
Gingitsune (Ausente)

Ultra jump #8
Capa, Página Colorida de Abertura: Jojolion
Página Colorida: Dasei 67 Percent, Rozen Maiden 0


Entre os mangás não ranqueados tivemos Lady & Oldman, Connect, Levius/Est e Dasei 67 Percent. Todas cinco obras ganharam uma página colorida pelo mesmo motivo, o lançamento dos seus novos volumes. É importante dizer que Lady & Oldman estreou com ótimas vendas para o padrão da revista, e deste modo praticamente assegura sua permanência. Já Connect apresentou números realmente baixos, e provavelmente deve ser o escolhido dos editores para abandonar a revista. O mangá parecia até ter um bom futuro, mas o público provavelmente não gostou muito da obra e acabou abandonado-a já nos primeiros capítulos, assim não chegando nem a comprar o primeiro volume lançado.

Em primeiro lugar no TOC tivemos Biorg Trinity que ganhou uma capa em comemoração ao lançamento do seu novo volume - Como eu já comentei na área dos comentários, a possibilidade da série ganhar um anime é existente, contudo, também pode ser que o mangá não ganhe. As suas vendas são boas, tem um autor famoso por trás, porém, os editores da Ultra Jump parece que não se importam tanto em fazer que suas obras sejam adaptadas a televisão, além disso, Biorg Trinity recebe muitas críticas ao seu roteiro confuso, o que pode afastar muitos estúdios. A verdade é que em qualquer momento pode vir um anúncio do anime de Biorg Trinity, ao mesmo tempo, pode ser que este anúncio nunca venha. Em segundo lugar tivemos Maou-Sama Chotto Sore Totte!! que vem sendo bem classificado, mas só saberemos sua real colocação assim que for lançado o seu primeiro volume. Logo após tivemos a mini-série Uchuu Patrol Ruruko que foi encerrada e deu um rápido adeus a revista. Vamos ver se o autor irá retornar daqui a alguns meses (ou anos).

Em quarto lugar tivemos Koi wa Hikari que esta semana foi classificada em uma posição bem mais alta que o comum, provavelmente a série deve ter entregue um capítulo muito importante e os editores decidiram dar um grande destaque a obra. O romance pode não ser conhecido pelo público brasileiro, e também ter uma popularidade bem pequena entre os japoneses, mas mesmo assim consegue agradar aqueles poucos que leem a Ultra Jump, deste modo a obra não corre risco algum de acabar sendo cancelada. Logo após, tivemos outra obra que também parece estar muito segura na revista, que é No Guns Life, que essas últimas edições pode estar mais "quieto", mas os editores ainda dão muita importância ao mangá. Logo após tivemos Selector Infected WIXOSS que mais uma outra obra que se encontra na mesma situação de Koi wa Hikari, mesmo que o seu nome, por causa do anime, seja bem maior. Para quem não sabe, Selector Infected WIXOSS é um mangá baseado em um anime que fez um pequeno sucesso, mas mesmo assim, o mangá não chega a vender o suficiente ao ponto de entrar no TOP 50 de vendas do Ranking Oricon. 

Em sétimo lugar tivemos Rozen Maiden 0 que também está seguro na revista. É interessante perceber como a Ultra Jump funciona como uma causa de "repouso" dos editores - Muitas vezes quando um autor veterano que poder lançar seu mangá para o seu público especifico, e não quer se preocupar com questões de prazo ou mesmo cancelamento, tendem a procurar a Ultra Jump. E não digo somente a mangás seinen, a Ultra Jump é conhecida por ser uma revista que tem um público muito variado, mesmo sendo a maioria masculino (cerca de mais de 85%), a idade dos compradores vai de 14 a 30 anos. Rozen Maiden 0 é como Jumbor ou mesmo como JoJolion, estão dentro da revista sem correr risco de cancelamento, lançando o seu conteúdo sem pressão e sem se preocupar com prazos, no final das contas, todos saem ganhando: Os leitores, o autor e os editores. Em oitavo lugar tivemos Rapaz Theme Park que também estamos esperando o lançamento do primeiro volume para podermos ter alguma conclusão. Logo após, tivemos JoJolion que vai ter o seu volume lançado no próximo mês, e justamente por este motivo ganhou o direito de ser a capa da revista. O mangá pode ter sido classificado em uma posição mediana, mas continua sendo o mais importante da revista. O rei soberano.

Em décimo lugar tivemos Mononogatari que também se encontra muito seguro na revista, inclusive na edição passada teve o direito de abrir a revista como uma bela capa. Provavelmente o mangá está sendo muito bem recepcionado pelo público leitor e os editores imediatamente estão dando uma grande publicidade a obra, como fizeram com No Guns Life, porém somente quando for lançado o seu primeiro volume teremos uma verdadeira resposta sobre o futuro da série. Logo após na décima primeira colocação tivemos Le Vie en Doll, que era lançada na falecida Jump V, e quando a revista foi cancelada, transferiram o mangá para a Ultra Jump. A sua situação parece estar confortável e os editores acabaram ganhando com a sua vida, pois, mesmo o mangá não tendo vendas grandiosas, consegue vender mais muitas outras séries da revista. Para quem não sabe, Le Vie en Doll é escrito e desenhado pelo mesmo criador de BTOOOM!!. Logo após tivemos Kaijin Youchen e Hayate x Blade 2 que estão também seguros na revista..

Em penúltimo lugar tivemos Ad Astra que é outro mangá que tem vendas baixas, mas mesmo assim são mais altas que algumas séries da revista, como por exemplo Levius / Est que recebeu página colorida nesta edição. Deste modo não acredito que os editores planejam cancelar a série de modo algum. Em último lugar, na décima quinta colocação tivemos RWBY que é um mangá baseado no anime de sucesso, e está sendo classificado no último lugar propositalmente, pois com certeza os editores não planejam cancelar a série de modo algum. O anime é famoso o suficiente para atrair a quantidade necessária de leitores para manter o mangá vivo na revista, ao menos nos primeiros meses. Logicamente, se os fãs do anime acabem não gostando do mangá, pode ser que a obra fique sem leitores e assim acabe sendo cancelada, mas parece que por enquanto o mangá está muito seguro na revista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'