quinta-feira, 30 de junho de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #31 (Ano 2016).


Contagem Regressiva.

Novamente, os editores nos entregam um TOC que não agrega muito para a nossa análise, mas para a sorte de todos nós que acompanhamos a revista, a Weekly Shonen Jump é muito mais que o TOC. E a edição em si, nos trouxe vários pequenas e grandes surpresas que podem mudar consideravelmente o futuro de muitas séries. Deste modo, acredito que não vale a pena perder mais alguma linha, então, vamos a análise do TOC número 31 deste ano:

TOC Weekly Shonen Jump #31 (04/07)
PSI Kusuo Saiki (Página Colorida de Abertura)
01 - Boku no Hero Academia
02 - ONE PIECE
03 - Black Clover
04 - HUNTER X HUNTER (Entrando em Hiatus de novo)
Gintama (Capa, Página Colorida e Anúncio de Live Action para 2017)
05 - Haikyuu!!
06 - Shokugeki no Souma
Koro-Sensei Quest (Página Colorida)
07 - Hinomaru Zumou
08 - Yuragi-Sou no Yuna-san
09 - Kimetsu no Yaiba
10 - Samon-Kun wa Summoner
11 - Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chan (Primeiro Rank)
BLEACH (Página Colorida)
12 - Sesuji wo Pin! to
13 - World Trigger
14 - Kochikame
15 - Mononofu
16 - Nisekoi
17 - Toriko
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Edição #32
Capa e Página Colorida de Abertura: Haikyuu!!
Página Colorida: Shokugeki no Souma, Yuragi-Sou no Yuuna-San e Boruto.



Começando pelos mangás não ranqueados, a capa ficou com Gintama que teve seu live-action anunciado oficialmente. Havíamos comentando sobre esse filme algumas semanas atrás, só que somente nesta semana o rumor acabou sendo confirmado. Ainda não temos nenhuma informação certa de como será produzido esse Live-Action, somente que será lançado no próximo ano. Espero que consigam trazer a estranha comédia da série para o cinema, e a adaptação acabe saindo um material de qualidade fantástica. De qualquer modo, ainda estarei esperando o anúncio do retorno do anime, já que ainda devem adaptar este último arco. Gintama era um dos animes mais lucrativos para o canal que o exibia e sua audiência era boa o suficiente para merecer ser mantido na grade de programas, deste modo, não vejo motivo de não traze-lo de volta. 

Nesta edição também tivemos a página colorida de abertura  para PSI Kusuo Saiki, que na mesma edição que será lançada esta edição, também será lançado o seu anime. Eu sinceramente não gostei do trailer apresentado, mas é somente um trailer, e espero que o anime seja muito engraçado. Nesta edição também tivemos uma página colorida de BLEACH, que veio com um anúncio importantíssimo - Uma contagem regressiva para o seu final. Mesmo que o número de semanas restantes ainda não tenha sido anunciado, isso significa que a série tem uma possibilidade real de ser encerrada ainda este ano. Quem sabe, na sua capa de aniversário não tenhamos o anúncio de quantas semanas realmente faltam? Lembrando que BLEACH deve receber esta sua capa entre o mês de julho e setembro. Por fim, também tivemos página colorida para Koro-Sensei Quest que só está presente na revista para fazer publicidade do lançamento do seu primeiro volume.

Em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia que por enquanto se encontra em uma situação muito confortável. Provavelmente sua segunda temporada deve ser lançada neste setembro, deste modo, os editores não devem aliviar na publicidade em cima da série, mesmo nesses três meses que a série ficará sem nenhum capítulo sendo lançado. Devemos ver a série constantemente nas duas primeiras colocações, recebendo várias páginas coloridas e também algumas capas. Lembrando que o mangá está completando dois anos de vida na próxima edição, e mesmo que não receba uma capa na sua edição de aniversário, provavelmente receberá nas edições seguintes. É comum os editores não comemoraram os aniversários da séries nas edições justas. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que está muito seguro, e logo depois também tivemos Black Clover que está tranquilo na revista, somente esperando o seu anime ser anunciado, o que já pode acontecer no segundo semestre deste ano.

Em quarto lugar tivemos HUNTER X HUNTER que nos trouxe uma notícia realmente terrível. A série voltará a entrar em hiatos, provavelmente por causa da saúde do autor, que vinha relatando semanalmente que estava muitas dificuldades em continuar desenhando o mangá. Para mim, a série deveria se tornar mensal, podendo ser lançado tanto na Shonen Jump quanto em outra revista. A verdade é que é inadmissível o autor, neste estado de saúde, continuar lançando uma série semanal. Novamente, a pausa é de tempo indeterminado, deste modo, os editores podem decidir ocupar a vaga da série com alguma outra série nova, ou mesmo, deixar a vaga em aberto para quando o autor decidir retornar, ainda devemos ver qual será a decisão que os editores tomarão. Se decidirem ocupar a sua vaga com algum mangá novato, isto explicaria porque os editores estão salvando a "pele" de Kimetsu no Yaiba, e não decidindo cancela-lo por enquanto. Mesmo que ainda acho uma grande estupidez, manter vivo Kimetsu no Yaiba, que nunca venderá acima de 30 mil cópias, para cancelar ou transferir um mangá como Toriko, que mesmo estando em decadência, ainda consegue vender mais de 200 mil cópias e tem um bom número de leitores féis. Vamos ver qual será a decisão tomada pelos editores.

Em quinto lugar tivemos Haikyuu!!, que na próxima edição receberá uma bela capa e página colorida de abertura, a série como o segundo pilar da revista, continua recebendo constantemente o direito de abrir a revista, mesmo não tendo um motivo aparente. Muitas pessoas esquecem qual é a importância da capa da revista. Não é por nada que a maioria das revistas utilizem belas japonesas de biquíni para atrair novos leitores. A capa da revista não serve para fazer publicidade dos mangás presentes (Em alguns casos sim, mas em grande parte das vezes não), mas sim, para atrair os leitores a comprarem a revista. Deste modo, colocar mangás comercialmente atrativos como capa, acaba atraindo mais leitores. É justamente por este motivo que obras como Haikyuu!! e ONE PIECE, recebem várias capas, sem ter um motivo aparente. Shokugeki no Souma, que ficou em sexto lugar, é outro mangá que tem uma força comercial forte, mesmo não tendo tido um anime de grandíssimo sucesso. Deste modo, os editores em algumas semanas deixam o mangá como capa, para ver se conseguem atrair mais leitores, contudo, por Shokugeki no Souma ser menos famoso e amado que Haikyuu!! e ONE PIECE, os editores dão esse privilégio menos constantemente a série. Uma decisão justa, somente os três pilares atuais: Haikyuu!!, ONE PIECE e Boku no Hero Academia, tem força para merecer uma capa a cada oito edições, por exemplo. 

Em sétimo lugar tivemos Hinomaru Zumou que continua com um rendimento estável na revista. O mangá deve ter seu novo volume lançado em 4 de Julho, e provavelmente venderá o mesmo que os volumes anteriores, por isso, no máximo 40 mil cópias. Logo após tivemos na oitava colocação, Yuragi-Sou no Yuuna-San, que espero que ganhe uma capa quando for lançado o seu segundo volume, já que, por mais que os editores não classifiquem a série em posições tão altas (por ser um ecchi), o seu primeiro volume vendeu mais que Black Clover, por exemplo. Deste modo, acredito que seja mais do que justo o mangá receber um pouco mais de publicidade. Yuragi-Sou no Yuuna-San é aquela surpresa agradável, e que nos faz acreditaqr que os editores tem capacidade de encontrar séries com um potencial comercial maior que Mononofu, Sesuji wo Pin! to, Hinomaru Zumou, e Kimetsu no Yaiba, que aliás, ficou na nona colocação, e parece que se salvará do cancelamento, por enquanto. Acredito que acabará sendo cancelado ainda este ano, mas os "editores bonzinhos" decidiram prolongar sua vida inutilmente. Sejamos sinceros, 2016 está sendo um dos piores anos comerciais para a revista. Suas vendas estão despencando, várias séries lucrativas chegando ao seu fim, e quase nenhum mangá estreando. Quanto mais os editores continuarem com esse comportamento irresponsável, maior será as chances de vermos a revista entrando em colapso em 2017 ou 2018. Estamos preste a viver um novo 1995/96.

Em décimo lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que esta semana foi classificado em uma posição mais baixa, mas está extremamente seguro na revista. A série não é um sucesso comercial, mas cumpre perfeitamente a sua função de comédia da revista, que é, agradar os leitores da revista. Em décimo primeiro lugar tivemos finalmente Takuan to Batsu que foi classificado em uma posição medíocre, e sejamos sinceros, pela recepção que vi nos fóruns japoneses, será mais uma série que venderá de certo abaixo das 30 mil cópias, os editores por serem bons, podem decidir estender a vida da série por seis ou oito meses, mas dificilmente isto resultará em um aumento de popularidade. Os leitores japoneses simplesmente acharam o mangá medíocre. Eu repito, para mim os editores devem dar, ao invés de duas páginas coloridas as séries novas, dar três (duas nos primeiros dois capítulos, e uma outra no sétimo, como fizeram com Yuragi-Sou e Kimetsu no Yaiba), e classifica-los, em seus sete primeiros capítulos, sempre nas primeiras colocações. Eu acho justo, também nos primeiros sete capítulos, encherem as novas séries de publicidade, pois assim demonstram que estão dando um grande apoio ao mangá, mas após os sete primeiros capítulos, para mim, se é claro que o mangá não tem uma grande popularidade, devem cancela-lo, e decidir apostar em uma outra de maior potencial. Mangás, como Mononofu, Kimetsu no Yaiba e agora, provavelmente, Takuan to Batsu, não estão agregando nada a revista, muito pelo contrário, a estão prejudicando, pois está retirando a possibilidade de estrear séries com um potencial maior. 

Em décimo segundo lugar tivemos Sesuji wo Pin! to que continua sendo classificado em posições mais baixas. Eu realmente começo a acreditar que a série não durará mais muito tempo. O seu cancelamento ou mesmo transferimento, seria uma notícia realmente triste, pois muitos leitores gostam da série (do mesmo modo que gostam de Hinomaru Zumou), mas acredito que seja a decisão mais justa, já que o mangá não vende o suficiente para merecer ser mantido na revista. Antigamente a Shonen Jump cancelava obras como Illegal Rare, Soul Catcher (S), Enigma, Magico, por venderem cerca de 50 a 70 mil cópias por volume. Atualmente os editores mantem obras que vendem duas ou até mesmo três vezes menos, é inaceitável. É uma mudança de mentalidade que está prejudicando a revista. Em décimo terceiro lugar tivemos World Trigger que, por mais está sendo classificado nas últimas colocações, está bem seguro. Em décimo quarto lugar tivemos Kochikame que deve ganhar no meados das edições #40 uma bela capa de aniversário, que ao mesmo tempo, servirá como publicidade do seu anime, que deve estrear em outubro deste ano.

Em décimo quinto lugar tivemos Mononofu que provavelmente será cancelado muito breve. Os editores planejam o lançamento dos próximos dois volumes para agosto e setembro. Quase sempre, quando uma série com uma média baixa de posições, lança dois volumes seguidamente, significa que os editores estão tentando se "livrar" da série, por isso, planejam cancela-la. Provavelmente Mononofu deve acabar sendo cancelado entre a edição 33 e 36. Logo após tivemos Nisekoi que parece estar seguro, e na última colocação tivemos Toriko que parece que será transferido muito em breve, mesmo que, existe uma pequena possibilidade dos editores decidirem não cancelar o mangá, principalmente, se decidirem somente estrear dois mangás na próxima leva, assim substituindo Mononofu e HUNTER X HUNTER, mas as chances disso acontecer são bem baixas, os editores estão classificando o mangá quase sempre na última colocação, o que é uma mensagem clara que a série será cancelada ou transferida muito em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'