quinta-feira, 2 de junho de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #27 (Ano 2016).


Em busca da Shiroboshi.

É aniversário de dois anos de Hinomaru Zumou, e nós do Analyse It para presentear este fantástico mangá, começaremos mais uma tradicionalíssima análise em termo de sumô. Para quem é novo no blog, quando Hinomaru Zumou foi lançado, por diversão decidi fazer uma análise que fingia que o TOC na verdade era uma arena de sumô, com vários lutadores. Deste então, (quase) todas as vezes que a série ganha uma capa, realizamos esta análise especial. Agora, sem mais delongas, vamos analisar este Banzuke:

TOC Weekly Shonen Jump #27 (06/06)
Hinomaru Zumou (Capa, Página Colorida e Aniversário de 2 Anos)
01 - Boku no Hero Academia
02 - ONE PIECE
BORUTO (Página Colorida, Capítulo 02).
03 - PSI Kusuo Saiki
Kimetsu no Yaiba (Página Colorida)
04 - Black Clover
05 - Shokugeki no Souma
06 - Samon-Kun wa Summoner
07 - Sesuji wo Pin! to ~ Shikakou Kyougi Dance-bu e Youkoso
08 - Haikyuu!!
Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chou (Capítulo 04)
09 - HUNTER X HUNTER
10 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
11 - Mononofu
12 - Kochikame
13 - World Trigger
14 - Gintama
15 - BLEACH
16 - Toriko
17 - Nisekoi
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Próxima Edição, #28:
Capa e Página Colorida de Abertura: Haikyuu!!

Página Colorida: Yuragi-Sou no Yuuna-San, Sesuji wo Pin! to e Black Clover. 

Hinomaru Zumou, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás que esta semana não entraram no "dohyo" (arena). O primeiro mangá é justamente o rei do sumô, Hinomaru Zumou. A obra ganhou sua capa de aniversário de dois anos de vida, e infelizmente, como eu disse semana passada, não tivemos o anúncio do tão esperado anime. Aliás, é surpreendente que os editores simplesmente não anunciaram nada para a série, nem um simples OVA. Normalmente quando um sumotori (mangá) completa dois anos, sempre tentam dar alguns pequenos presentes, mesmo que seja só de figuração, como foi o caso do anime de Isobe Isobee ou mesmo o live-action (que ninguém viu e ninguém sabe) de PSI Kusuo Saiki.

Mais outros dois sumotoris (lutadores de sumô, mas estou nos referindo aos mangás nesta análise) foram BORUTO, que é lançado mensalmente, por isso deve ser avaliado de maneira diferente dos demais mangás, pelo menos os editores com certeza utilizarão critério diversos para decidir se a série é um sucesso ou não. Mesmo assim, assim que a série parar de ganhar páginas coloridas, começarei a ranquea-la no Banzuke (Classificação de Sumôs, nesta análise utilizaremos como referência ao TOC) - Kimestsu no Yaiba também ganhou página colorida nesta edição, mas por motivos diferentes, a série lançará nesta sexta-feira o seu primeiro volume, e os editores deste modo decidiram fazer uma pequena publicidade. Ainda não tenho segurança que a série venderá bem, mas espero que isto aconteça, já que o autor é muito talentoso.

Por fim, o último sumotori que não foi classificado foi justamente Takuan to Batsu, que começaremos a considerar as suas posições a partir do oitavo capítulo, deste modo podemos considerar a série um "Tsukebito" (Lutador profissional de menor rank possível). Serei sincero, não tive tempo para fazer uma procura sobre a série, como fiz com as estreias anteriores, mas do pouco que vi, principalmente no fórum 2ch, a série vem tendo uma recepção bem "morna". Os leitores não estão odiando o mangá, e ao mesmo tempo não amando, lembrando de algum modo, muito a recepção inicial de Mononofu, mesmo que Takuan to Batsu pareça ter sido ainda mais morna que a série de shogi. Deste modo, tenho dizer que acredito no cancelamento de Takuan to Batsu, mas caso os editores coloquem muita esperança na série, existe uma possibilidade do mangá ser mantido por mais algumas semanas, para ver se os primeiros volumes conseguirão vender bem o suficiente.

Página Colorida, Hinomaru Zumou.

Em yuusho (primeiro lugar) tivemos o riksihi (lutador profissional), Boku no Hero Academia que está tentando entrar no nível de "Ozeki" (que teoricamente é o segundo nível mais alto do sumô, só perdendo para Yokozuna,que a posição mais alta do sumô), só que parece que surgiu uma grande complicação para a série, o seu anime, talvez não esteja sendo tão bem recebido quanto muitos (incluindo eu) pensavam. Várias pesquisas de popularidade vem demonstrando que a série teve uma recepção medíocre, sendo assim em média a décima segunda ou terceira série da temporada que o público gostou, que é uma posição de "meio de tabela". Muitas pessoas também ficaram extremamente decepcionadas com o ritmo da série, que adota a estratégia utilizada pela Toei em ONE PIECE, por isso, um episódio do anime equivale a um capítulo do mangá. Provavelmente Boku no Hero Academia se tornará um pilar, pois o seu boost foi o suficiente para tornar-lo a terceira série mais popular da revista, contudo, o fracasso do anime um duro waza (golpe) na série, principalmente quando o assunto é manter essa posição de pilar por um longo período. 

Digo isto analisando justamente outros dados importantes para chegar a conclusão que Boku no Hero Academia talvez não possa durar muito tempo como pilar, pelo menos durará enquanto outra série não fizer mais sucesso. O mangá alcançou a marca de 5.2 milhões de cópias impressas, após o oitavo episódio do anime, um resultado muito bom, mas abaixo do esperado. Haikyuu!!, por exemplo, havia alcançado 7 milhões no mesmo período - Nanatsu no Taizai (que vende menos que Haikyuu!! atualmente) alcançou 8 milhões de cópias, e Magi (que também vende menos que o mangá de vôlei) havia alcançado a marca de 7.1 milhões, deste modo, podemos dizer que Boku no Hero Academia está 2 milhões abaixo desses outros mangá que podemos considerar grandes sucessos. A verdade é que o sucesso medíocre do anime de Boku no Hero, lembrou muito o sucesso de Toriko após o lançamento do seu anime, que também teve uma recepção bem medíocre, mesmo tendo um ritmo relativamente veloz. A série vendeu cerca de 2.1 milhões neste primeiro semestre, sendo que 458 mil cópias vieram do volume 7, e 411 mil cópias do Volume 8, por isso, nos levando a crer que a série teve um boost de 1.6 milhões nos volumes antigos (por isso volume 1 ao 6), contudo, por mais que este resultados possam parecer bons, sabemos que o mangá tinha uma capacidade muito maior, principalmente se percebemos que os volumes novos não estão alcançando nem a marca de 500 mil cópias, fazendo assim que a série supere por muito pouco os seus dois concorrentes: BLEACH e Shokugeki no Souma (na verdade está abaixo de BLEACH, mas provavelmente o volume 9 deve superar-lo em vendas, fazendo assim que Boku no Hero Academia por pouquíssimo vire a segunda série que mais vende na revista).

É triste perceber que, enquanto Haikyuu!! vende 952 mil cópias, sendo atualmente a terceira série em ativa que vende mais volume, perdendo somente para ONE PIECE e Shingeki no Kyojin, Boku no Hero Academia que tinha toda a capacidade de alcançar estes mangás, acabou travando na marca dos 500 mil cópias, quase a metade do que muitos esperavam. De qualquer modo, as esperanças da série ainda não morreram, existe uma possibilidade que o novo arco consiga recuperar o público perdido, porém, serei sincero, essa possibilidade é bem pequena, pois provavelmente boa parte das pessoas que acharam o anime decepcionante, nessa altura do campeonato, já deve ter abandonado-o. Quem ainda assiste provavelmente já comprou os volumes, por isso é o responsável por este boost de 1.6 milhões de cópias, e logicamente o demais público são aqueles que já leem o mangá. A segunda questão é se a série terá uma segunda temporada, muitos dizem que é muito improvável por causa da baixa popularidade do anime, eu tenho que discordar. Quem faz essa análise, provavelmente esquece que não estamos falando de um anime qualquer, estamos falando justamente de um anime de um mangá da SHONEN JUMP - A Shonen Jump tem total condição de bancar um anime, sem que o estúdio precise gastar nenhum tostão. Deste modo, já tivemos vários outros animes que fracassaram, e mesmo assim ganharam segunda temporada, entre eles, Shokugeki no Souma e Ansatsu Kyoushitsu. Se a Shonen Jump acreditar que vale a pena produzir mais uma temporada, para assim ajudar as vendas de Boku no Hero Academia se manterem estáveis, provavelmente Boku no Hero Academia terá uma segunda temporada. Shokugeki no Souma ganhou uma segunda temporada, justamente por este motivo, manter as vendas estáveis. O mesmo vale para Nisekoi que, por mais tivesse vendas relativamente boas, não eram o suficiente para estimular o estúdio a realizar uma segunda temporada, mas a Shonen Jump decidiu banca-la.

Em junyosho (segundo lugar) tivemos o experiente ONE PIECE, que este sim pode ser considerado o Yokozuna da revista. A série mantém a sua incrível soberania sobre os demais mangás da revista, e mesmo tendo uma natural queda de vendas, continua vendendo acima de 2 milhões. Como eu sempre digo e repito, está para nascer o mangá que consiga superar ONE PIECE em vendas. Logo após tivemos um rikishi que deu um hikakê (golpe com a perna) em vários mangás, derrubando vários adversários no chão, estou falando do terceiro colocado, PSI Kusuo Saiki. Os editores acertarem em colocar a série entre os primeiros colocados nesta edição, e espero que até quando o seu anime seja lançado, o mantenham ao menos entre os seis primeiros colocados. A série pode ser uma comédia, e deste modo dificilmente se tornará um pilar, contudo, mesmo assim pode acabar vendendo muitas cópias, superando inclusive a marca de 300 mil cópias por volume, o que é um grande feito para o mangá do gênero. É o momento de apoiar a série, e não simplesmente esquece-la na parte intermediária e inferior do banzuke.

Boruto, Página Colorida.

Em quarto lugar tivemos um rikishi, que está em rensho (sequências de vitórias), o nosso querido Black Clover. A série continua com seu ótimo rendimento vencendo todos os combatimentos que aparecem, e agora, com o fracasso de Boku no Hero Academia, Tabata Yuuki recebeu a oportunidade de realçar a sua série um dos pilares, ao nível de "Ozeki" (segundo nível mais alto do sumô). Antigamente eu dizia para que a série conseguisse superar o seu grande inimigo de dohyo, Boku no Hero Academia, ela deveria quintuplicar as vendas, isto porque eu acreditava que após o anime, a série sobre a academia super heróis superasse a marca de 800 mil cópias, o que infelizmente parece que não vai acontecer, deste modo, o seu objetivo se tornou mais simples. Para conseguir se tornar um pilar, a série deve um Kimaritê (golpe decisivo) mais simples - Ao invés de ter que quintuplicar suas forças para derrubar o seu adversário, Black Clover terá que triplicar as suas forças para alcançar este feito. Ainda será uma batalha realmente complicada, mesmo porque não é tão fácil assim triplicar as suas vendas, mas acredito que a série tem capacidade de superar Boku no Hero Academia, e deste modo se tornar um pilar. Talvez o maior problema de Black Clover, seja o mesmo de BLEACH, tem muitas pessoas que não gostam da obra, por isso, as chances de conseguir um grande boost são bem menores que o normal, BLEACH conseguiu, será que Black Clover conseguirá?

Em quinto lugar tivemos Shokugeki no Souma que deve estar abraçando "Boku no Hero Academia" neste exato momento, a série também levou uma rasteira quando viu que o seu anime não deu o boost esperado. Muitas vezes vemos um mangá sendo muito bem recepcionado e esperamos que o anime seja tão bem recepcionado quanto, mas existe tantos fatores que muitas vezes, mesmo tendo uma adaptação de altíssima qualidade, o anime não consegue vingar. Por isso, muitas vezes a melhor escolha são estúdios como Pierrot ou mesmo Toei, que mesmo entregando animes de péssima qualidade, conseguem transformar-los em grande sucesso. World Trigger podia até vender pouco, mas conseguiu dar uma grande melhorada por causa do anime da Toei. A Bones entregou uma adaptação com uma qualidade fantástica para Boku no Hero Academia, mas por tentar manter o máximo possível a essência do mangá, acabaram afastando o público. O mesmo vale para Shokugeki no Souma, que teve uma adaptação relativamente fiel, mesmo não sendo de uma qualidade técnica fantástica, e mesmo assim, o sucesso do anime foi bem "medíocre", não conseguindo se tornar a febre da sua temporada. Shokugeki no Souma, se formos comparar ao sumô, seria aquele lutador que muitos acreditavam que se tornaria um dos maiores da história, mas após alcançar um determinado nível, simplesmente parou de crescer, e pouco a pouco, está piorando, retrocedendo. 

Em sexto lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que ganhará esta semana o seu quarto volume, e parece que está se estabilizando de uma vez por todas na revista. O combatimento no dohyo está muito duro, tivemos vários haritês (golpes com a mão) e hikakê (golpes com a perna), mas parece que Samon-Kun wa Summoner vai derrotando o seu inimigo Mononofu, que está cada vez mais fraco, e vendo a sua carreira de rikishi (sumô profissional) se encerrando. Podemos dizer que daqui a pouco podemos fazer um Kati-Koshi (Quando um sumô vence 8 das 15 lutas de um torneio e é promivido de ranking) com Samon-Kun, retirando-o da área dos novatos que ainda correm risco, mesmo que pequeno, de cancelamento. Logo após tivemos Sesuji wo Pin! to, que vinha de uma renpai (derrotas consecutivas), mas nesta semana conseguiu dar, em vários inimigos um grande oshidashi (golpe que empurra o seu adversários para fora da arena) e alcançou uma boa colocação no banzuke (TOC). Mesmo assim eu não diria que a situação da série está segura, muitas pessoas tem a mania de se tornarem mais esperançosos ou desesperado dependendo somente uma classificação, Sesuji wo Pin! foi classificado em posições baixas por muitas semanas seguidas, não é somente um bom ranking que vai retira-lo de um risco de cancelamento. 

Haikyuu!! ficou na oitava colocação, e podemos dizer que teve uma pequena derrota. A série é claramente um "ozeki", e se manter vendendo tão bem pelos próximos anos, poderá se tornar um Yokozuna (ranking mais alto do sumô, título dado somente aos lutadores mais lendários), e sinceramente, acredito que Haikyuu!! tem condição de se tornar um mangá lendário, como Naruto, Hunter x Hunter, BLEACH, Slam Dunk, ONE PIECE, e várias outras obras são. O seu público parece muito fiel, e o autor parece que sabe como está guiando a sua história, deste modo, não acredito que terá uma grande queda de vendas daqui a alguns anos, a série deverá conseguir se manter acima de 600 mil cópias por volume, por ainda muito tempo. Logo após, na nona colocação tivemos um verdadeiro Yokozuna, o mangá pode ficar constantemente ausente, tendo assim várias fusenhai (derrotas por W.O), mas quando está dentro do dohyo, o rikishi mostra uma habilidade fantástica e consegue deixar os seus seguidores com os olhos brilhantes. HUNTER X HUNTER pode não ser um dos pilares da revista, mas com certeza é um mangá de muita importância para a revista, e tem uma cadeira cativa na line-up. O seu novo volume será lançado amanhã, e finalmente veremos se a série teve uma grande queda de vendas causados por esse hiatos, pelo que tudo indica, não deve ter tido queda alguma.

Kimetsu no Yaiba, Página Colorida.

Em décimo tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que na próxima semana ganhará página colorida. Então, é um pouco tarde para receber uma página colorida de publicidade, já que seu volume será lançado no 03/06, e a edição em questão será lançada no dia 13/06, 10 dias depois, mas como diz o ditado popular, melhor tarde do que nunca. De qualquer modo, não se tem muito mais o que comentar sobre a série, na próxima semana, quando já tivermos os resultados das vendas do seu primeiro volume, teremos uma resposta concreta sobre a sua situação. Em décimo primeiro lugar tivemos um outro rikishi que está em uma sequência de derrotas, por isso em renpai, estou comentando sobre o Mononofu, que após levar uma surra do seu companheiro de leva, está riscando abandonar o dohyo. É praticamente certo que a série dificilmente superará a marca de 20 mil cópias por volume, deste modo, acredito que os editores deveriam cancelar a obra já na próxima leva, já que as chances de encontrar um mangá que venda tão bem quanto ou melhor, são grandes, mas tem chances dos editores continuarem a manter a série viva, principalmente se levarmos em conta que os editores gostam bastante do autor. Bem, acredito que em julho, quando deve vir uma nova leva, teremos a resposta sobre o futuro de Mononofu, e espero que seja o cancelamento. 

Em décimo segundo lugar tivemos Kochikame que é o anideshi (mangá mais antigo) da revista, por isso podemos dizer que é o mangá com o autor mais sábio da revista, o verdadeiro sensei de todos esses mangakás que compõe a Weekly Shonen Jump. A situação de Kochikame está segura, como sempre, o mangá não corre risco algum de cancelamento. Em décimo terceiro lugar tivemos World Trigger, que recebeu um kotê-naguê dos seus adversários e teve uma grande derrota, perdendo assim várias posições, e ficando entre os últimos cinco colocados. World Trigger por muito tempo ficou nessas colocações, por isso não é uma surpresa vê-lo entre os últimos, contudo, mesmo não sendo uma surpresa, não acredito que restará por muito tempo, os editores provavelmente realçarão a série para as posições intermediárias em breve, mesmo porque acredito que não tem nenhum sentido os editores deixaram por vários TOC's seguidos, séries como Mononofu, Toriko e Nisekoi acima de World Trigger. Em décimo quarto lugar tivemos Gintama que também conquistou uma colocação mediana, mas nada de preocupante.

Em décimo quinto lugar tivemos BLEACH que é um rikishi que vem passando por um longuíssimo, interminável, renpai (derrotas consecutivas), mas mesmo assim, continua firme e forte na revista, nunca desistindo de lutar. Sinceramente, BLEACH mereceria o prêmio Kantoshi, de melhor espirito de luta, porque para continuar combatendo, mesmo todos os editores praticamente o ignorando, tu deve ter um espirito fantástico (e vendas enormes também). Logo após tivemos dois outros mangás que vem sendo saco de pancadas, Toriko e Nisekoi, respectivamente. Provavelmente essas duas obras devem ser encerradas na próxima leva, Toriko pode ser transferido, já Nisekoi deve ser encerrado naturalmente mesmo.  Nisekoi pelo menos será por escolha do autor, já Toriko ps editores estão deixando claro que simplesmente não se importam mais com o mangá, infelizmente. A verdade é que não importam mais o quanto o autor se esforce para entregar um bom conteúdo, Toriko continuará em makekoshi (perdendo a maioria das lutas), e deve ser retirado da revista muito em breve. Se o mangá conseguir sobreviver a esta leva de julho, deve acabar sendo encerrado naturalmente ainda neste ano, talvez, na leva de novembro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'