quinta-feira, 9 de junho de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #28 (Ano 2016).


Os três alvos.

A revista está bem parada, porém, está semana serviu para confirmar quais devem ser os próximos três alvos dos editores, os mangás que devem ser cancelados. As informações exteriores (vendas, páginas coloridas e etc) acabaram movimentando um pouco este TOC que teoricamente ficou dentro da norma, tirando algumas pequenas surpresas, como a fantástica colocação de Gintama e uma incrivelmente alta colocação de Kimetsu no Yaiba. Agora, sem mais delongas, vamos analisar mais um TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #28 (13/06)
Haikyuu!! (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Boku no Hero Academia
02 - Gintama
Sesuji wo Pin! to (Página Colorida)
03 - Kimetsu no Yaiba
04 - Samon-Kun wa Summoner
Black Clover (Página Colorida)
05 - Shokugeki no Souma
06 - HUNTER X HUNTER
Yuragi-Sou no Yuuna-San (Página Colorida)
07 - Hinomaru Zumou
One Shot
Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chan (Capítulo 05)
08 - Mononofu
09 - PSI Kusuo Saiki
10 - Nisekoi
11 - Kochikame
12 - Toriko
13 - BLEACH
ONE PIECE (Ausente)
World Trigger (Ausente)

Prévia da Próxima Edição #29:
Capa e Página Colorida de Abertura: ONE PIECE.

Página Colorida: Nisekoi, Samon-Kun wa Summoner

Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como capa e página colorida de abertura o nosso querido Haikyuu!!, que recebeu este "presente" sem motivos aparentes. A série continua sendo muito popular e agrada boa parte dos leitores da revista, além de atrair muitos compradores quando é colocada na cama da revista, deste modo, podemos comparar Haikyuu!! à ONE PIECE, que também recebe várias capas sem ter um motivo aparente. Pelo menos, o autor nunca decepciona quando dão esta oportunidade de abrir a revista, e acaba nos entregando capa belíssimas, como essas, que mostram os três principais times desta nova competição. ONE PIECE e World Trigger também não foram classificados, mas por causa de estarem ausentes na revista, provavelmente os dois autores não conseguirem terminar os seus devidos capítulos à tempo. Lembrando que os dois sofrem com sérios problemas de saúde, e já ficaram ausentes em outras semanas.

Outros mangá não ranqueados foram as obras que receberam página colorida: Sesuji wo Pin! to, Black Clover e Yuragi-Sou no Yuuna-San. Muitos devem se assustar com o mangá de dança acima do B-Shounen querido da galera, Black Clover. Isto aconteceu, pois Sesuji wo Pin! to está lançado um novo volume, deste modo precisa de mais publicidade, já Black Clover recebeu uma página colorida sem motivo aparente, não tinha uma necessidade urgente de mais publicidade. Por fim, Yuragi-Sou no Yuuna-San, por ser um ecchi os editores provavelmente preferiram não dar tanta publicidade assim, mantendo-o, em uma posição mais baixa. A situação da série deve continuar por toda sua vida na revista, é a maldição do seu "gênero", mesmo com seu volume vendendo relativamente vem. A série vendeu 29 mil cópias em três dias, um resultado superior as vendas de Sesuji wo Pin! to, Samon-Kun wa Summoner, Hinomaru Zumou, Mononofu e Kimetsu no Yaiba, deste modo. Devo dizer que a série mesmo assim está vendendo abaixo do padrão de alguns anos atrás, contudo, comparado ao que temos na revista atualmente, as vendas estão boas.

Em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que com as vendas deste novo volume, comprovou que vai passar longe de chegar perto das vendas de Haikyuu!!, e estará superando BLEACH por muito pouco, sendo assim um pilar por pouquíssimo. A situação de Boku no Hero Academia não está nada favorável, e acredito que a série não passará mais de três ou quatro anos como pilar, quem sabe, com um possível sucesso de um anime de Black Clover, poderá perder a vaga daqui a um ano e meio. Isto não significa que Boku no Hero Academia está correndo risco de cancelamento em longo prazo, a série parece ter um ótimo grupo de seguidores, muito fiéis e que não pretendem abandonar a obra, deste modo acredito que suas vendas tenderão a continuar altas ainda por muito tempo, mesmo que não serão altas suficientes para manter-lo como pilar. Podemos comparar a situação da série a Gintama, que esta semana chegou dando uma grande voadora nos inimigos e conquistou a segunda colocação. A série mantém suas vendas muito estáveis a anos, e mesmo não sendo um pilar, tem um grupo de seguidores fieis o suficiente ao ponto de não abandonarem o mangá (é importante deixar claro que a qualidade de Gintama também continuou constante. Para Boku no Hero Academia sobreviver por vários anos, deve manter sua qualidade constante).

Em terceiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, e podemos dizer que esta posição é uma massagem no pé, enquanto ele leva chutes no rosto. A série lançou o seu primeiro volume na semana passada, e vendeu menos que 17 mil cópias (provavelmente entre 14 e 15 mil cópias), o que é um resultado realmente baixo, e provavelmente inferior as vendas de Mononofu. Deste modo, acredito que se torne insustentável os editores manterem o mangá na revista, talvez, caso a obra tenha seguidores fieis, mesmo que poucos, devem transferi-lo para a Jump GIGA, mas com vendas tão baixas, mante-lo na Shonen Jump é uma loucura. Lembrando que esta terceira colocação não tem influencia das vendas do primeiro volume, mesmo porque esta edição deve ter sido organizada entre 7 a 15 dias atrás, quando os volumes ainda nem tinha começado a serem vendidos. Provavelmente na próxima edição ou na edição #30, veremos se os editores darão mais uma chance para a série ou se abandonarão a série imediatamente. Infelizmente, quando uma série vende tão pouco no seu primeiro volume, raramente consegue superar a marca das 30 mil cópias, na verdade, estou dizendo raramente porque pode ter algum caso que eu desconheça, que isto pode ter acontecido, mas levando em conta tudo que estudei da revista, nunca vi um mangá que vendeu tão pouco no primeiro volume conseguir superar 30 mil cópias.

Em quarto lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que superou Sesuji wo Pin! to em vendas, mesmo que por muito pouco - A série está vendendo bem, e acredito que tem um grande futuro pela frente, diferente de mangás como Zumou e Sesuji wo Pin! to que tem grandes chances de nunca deixarem de ser "pequenos" - Eu digo que o mangá tem grandes chances, pois primeiramente suas vendas são boas para uma obra de comédia (nada de fantástico, mas são boas). Segundo, a série tem seguidores bem loucos pelo mangá, e parece que a obra está agradando vários críticos e estúdios, que podem já estar negociando com a Shonen Jump uma possível adaptação da obra. Logo após, na quinta colocação tivemos Shokugeki no Souma que após um período de turbulência está retornando a ficar constantemente nas primeiras colocações. Quando isto aconteceu na última vez, vi como uma boa notícia, mas provavelmente assim que a série voltar a ter arcos mais "medianos", os editores devem retornar a coloca-lo nas posições baixas. Muitas séries, como Haikyuu!!, Black Clover, Boku no Hero Academia, não são classificados em posições baixas nem mesmo em arcos medianos, deste modo, tenho que continuar com a ideia que a situação de Shokugeki no Souma, mesmo com posições boas, está ruim. Talvez, se suas vendas finalmente se estabilizarem e os editores pararem de classificar mal a série em arcos de transição, eu possa mudar de ideia.

Em sexto lugar tivemos HUNTER X HUNTER que vendeu 650 mil cópias em apenas 3 dias, e demonstrou para Haikyuu!! quem é o monstro em vendas da revista, logo atrás da revista. A série deve conseguir alcançar em menos de 12 dias a marca de 1 milhão de cópias vendidas, o que demonstraria que o mangá continua vendendo tão bem quanto vendia antes do hiatos - Comentando sobre a posição, o mangá essa semana foi classificado em uma colocação mais alta justamente para dar destaque ao novo volume lançado. É uma estratégia muito comum, mesmo que os editores não usam em todos os mangás da revista -. Logo após, na sétima colocação tivemos Hinomaru Zumou que se mantém estável na revista, mas sinceramente, não consigo mais acreditar que se tornará um mangá de sucesso ou com vendas superiores a 100 mil cópias. Provavelmente em breve os editores começarão a retomar a postura dura e estarão prontos para cancelarem os mangás não lucrativos, por isso, é bem capaz que Hinomaru Zumou tenha sua cabeça cortada em 2017 ou 2018. Eu realmente duvido que esta Weekly Shonen Jump "boazinha" irá passar de 2016. Sesuji wo Pin! to é outro mangá que está correndo um risco altíssimo.

Em oitavo lugar tivemos Mononofu que pode ter sua pele "salva" com o fracasso de Kimetsu no Yaiba, pode ser que os editores prefiram cancelar Kimetsu, do que Mononofu, isto, se estivermos em um necessário onde se estreie somente duas séries, o que devo assumir que é bastante improvável. Os editores devem estar planejando uma leva com três novas séries, o que resultaria no cancelamento de Kimetsu no Yaiba e Mononofu, além do já tão esperado encerramento de Nisekoi. A verdade é que o mangá de shogi sobreviveu muito para uma obra que tem vendas péssimas, conhecemos muitas séries que foram canceladas vendendo o dobro. Logo após, na nona colocação tivemos PSI Kusuo Saiki que parece que terá um anime de cinco minutos, e não vinte minutos como muitos esperavam. As chances da obra se tornar um grande sucesso diminuíram muito, eu diria que praticamente se tornaram nulas,  aliás isto explica o motivo pelo qual os editores não estão dando destaque para o mangá, mesmo com o seu anime chegando. A verdade é a expectativa que o anime consiga dar um bom boost no mangá são bem baixas. Uma pena, para mim PSI Kusuo Saiki tem um grande potencial e uma boa adaptação poderia ter um sucesso parecido a adaptação de Sakamoto Desu Ga?

Em décimo lugar tivemos Nisekoi que FINALMENTE parece estar se encerrando. A obra está descendo ladeira abaixo em vendas, e o autor sabe muito bem disso. O último volume conseguiu vender menos que Toriko, o que é um feito realmente surpreendente, por isso este anúncio que o próximo capítulo pode ser o "clímax" da série deve estar trazendo um grande alívio aos fãs, que poderão ver o mangá se encerrando enquanto ainda é popular, mesmo que para mim, a obra poderia ter sido encerrada a alguns meses atrás, sem algum problema. Se o mangá realmente for encerrado, escreverei uma matéria ao seu respeito. Em décimo primeiro lugar tivemos Kochikame que continua estável na revista, a série tem uma tradição enorme e não corre nenhum risco de cancelamento, mesmo que seja classificado em posições realmente baixas. A verdade é que os editores não tem algum motivo para cancelar Kochikame, a série agrada muito os leitores e vende mais que muitos mangás presentes na revista, então podemos dizer que o mangá vivo por méritos próprios, e não é somente uma "bondade editorial" que o mantém vivo por causa da sua tradição.

Em décimo segundo lugar tivemos Toriko que continua vendo suas vendas caírem lentamente, contudo, como o mangá tendo tudo para ser encerrado naturalmente este ano, não deve ser um problema. Os editores dificilmente devem optar para cancelar a obra nesta leva, mesmo já tem outras três séries que devem ser encerradas (duas por venderam mal, e uma outra por estar sendo encerrada naturalmente), deste modo, acredito que optaram em deixa-lo vivo por mais alguns meses. Pode acontecer que o mangá acabe sendo transferido para a Jump GIGA, caso os editores decidam estrear quatro séries, mas duvido que isto acontecerá. Toriko, mesmo não estando em uma situação confortável, deve conseguir se salvar do cancelamento, por enquanto. Logo após, na última colocação, em décimo terceiro lugar tivemos BLEACH que está como sempre extremamente seguro, vendendo muito e com uma popularidade relativamente alta, mesmo que o número de pessoas que não gostam da série também são bem altinhos. BLEACH tem vendas e estabilidade o suficiente para durar quanto tempo quiser, sejamos sinceros. Se Kubo decidir que esta batalha final dure mais de cinco anos, BLEACH ficará na revista por mais cinco anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'