sexta-feira, 29 de julho de 2016

Análise: TOC Monthly Jump Square #08/Agosto (Ano 2016).


Questão de Tempo

Estão prontos para a maratona de TOC's? Espero que estejam, pois essa semana irá chover análises de várias revistas diferentes. E nada melhor que começar com a segunda revista que analiso a mais tempo no blog. Sim, a nossa querida Jump SQ, que além de ter uma capa dupla nessa edição, também teve uma TOC com várias informações interessantes, que podem definir o futuro de muitas séries que estavam com a corda no pescoço.

TOC Monthly Jump SQ.08:
Ao no Exorcist (Capa e Página Colorida de Abertura)
Salaryman Exorcist Okumura Yukio no Aishuu
01 - Sousei no Onmyouji (Capa)
02 - Gag Manga Biyori
To LOVE-Ru Darkness (Página Colorida)
03 - Densetsu no Yuusha no Konkatsu
Shin Tennis no Oujisama (Página Colorida)
Houkago no Oujisama
04 - Platinum End
Real Haunted House (One Shot)
Kono Oto Tomare (Página Colorida)
05 - Chihaya-San wa Sonomana de li
06 - Owari no Seraph
07 - Ohmori Satisfaction
08 - Taishau Womote Otogibanashi
09 - Happy Milly
10 - 7th Garden
11 - Wonder Rabbit Girl
12 - Shounen Shoujo
13 - Contrast 88
14 - Yami Abaki Karau Miko (FIM)
liyone! Yonezawa Sensei

Jump Square.09 Prévia:
Capa: Platinum End
Página Colorida de Abertura: Yuukoku no Moriarty (Nova Série de Takeuchi Ryousuke e Miyoshi Hikaru)
Página Colorida: To LOVE-Ru Darkness, Sousei no Onmyouji, 7th Garden, Densetsu no Yuusha no Konkatsu, Qualidea Code (Nova Série de Maeda Risou).




Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos capa e página colorida de abertura para Ao no Exorcist, que em 2017 vai ganhar sua segunda temporada - Acredito que o anúncio tenha sido um pouco cedo, mas mesmo assim não deixo de ficar eufórico com a informação. A primeira temporada da série foi um grandíssimo sucesso, por isso para muitos seria natural ter uma segunda temporada. O problema é que o estúdio responsável, havia colocado um final "filler" que de certo modo, inviabilizava uma continuação. Após cinco anos da primeira temporada, parece que o estúdio finalmente decidiu tomar a decisão correta: Ignorar totalmente a "merda" que fizeram e continuar a série como nada tivesse acontecido. Na verdade, ainda não sabemos exatamente qual será a estratégia adotada pelo estúdio para dar um sentido a uma segunda temporada, mas provavelmente encontrarão um modo lógico (ou mesmo não) de ignorar o final "filler" da primeira. Ao no Exorcist deve voltar a ter um grande destaque na mídia em 2017, e esta é uma ótima notícia para a Jump SQ.

Também tivemos nessa edição, páginas coloridas para as séries que lançaram o seus volumes no mês de Julho, que são: To LOVE-Ru Darkness, Shin Tennis no Oujisama e Kono Oto Tomare. E os três mangás conseguiram resultados de vendas bem satisfatórios. Os editores não tem o que reclamar sobre esses três mangás, na verdade, quem pode reclamar são os leitores de Kono Oto Tomare, pois o mangá, mesmo vendendo bem, ainda não conseguiu ter uma adaptação em anime. Por fim, também tivemos um One Shot, chamado de "Real Haunted House", que na verdade não é uma história de terror ou uma obra séria, mas sim uma comédia com um leve tom de ecchi, sobre uma casa assombrada por um fantasma tarado. O material não conseguiu me convencer, mas em certos pontos, a arte do autor pareceu muito interessante e algumas piadas realmente funcionaram, por isso seria legal vê-lo recebendo a oportunidade de lançar um outro One Shot mais convincente que este. 

Chegando ao TOC, em primeiro lugar tivemos Sousei no Onmyouji, que mesmo ganhando capa, por não ter nenhuma página colorida, eu preferi considerar sua posição (como sempre faço com os casos parecidos). A série se encontra em uma ótima situação na revista, justamente pela a "Pierrot" decidir ter produzido uma adaptação "longa". Eu sinceramente esperava que o anime tivesse no máximo 24 episódios, mas parece que a Pierrot viu um apelo comercial na série que muitos de nós, simplesmente não conseguimos enxergar. O lado ruim é que, se esperávamos uma adaptação ruim tendo poucos episódios, agora que tem muitos, o estúdio está entregando uma terrível, cheia de episódios inúteis e modificações péssimas no roteiro da história. Só nos resta torcer que pelo menos, o mangá vire um sucesso. Em segundo lugar tivemos Gag Manga Biyori, que continua sendo a obra de comédia de maior sucesso na revista. Seria legal vê-lo também ganhando uma nova temporada do seu anime, mas acredito que isso será bem complicado de acontecer, se não impossível. 

Em terceiro lugar tivemos Densetsu no Yuusha no Konkatsu, nova série da revista que ganhará página colorida na próxima semana, o motivo? Lançamento do seu primeiro volume. Os editores provavelmente devem estar muito animados com a recepção do mangá - Para quem não conhece, Densetsu no Yuusha é uma obra de aventura ambientada em um mundo medieval mágico (estilo RPG), onde o protagonista viaja pelas cidades realizando várias missões. Atualmente o mangá ainda não entregou nenhum grande arco sério, e seus capítulos em grande parte são bem simples (tanto em traço quanto em desenvolvimento), contudo, mesmo adotando uma narrativa bem simples, parece que os editores estão esperançosos com o sucesso do mangá. Só saberemos se o mangá realmente tem futuro quando vermos as suas vendas, o que para nossa sorte não durará muito tempo, provavelmente já saberemos na próxima semana. Em quarto lugar tivemos Platinum End, que como lançará o seu terceiro volume na próxima semana, os editores decidiram dar uma capa para o mangá - Lembrando que a edição #09 também será lançada na próxima semana -. Acredito que a decisão seja justa, pois Platinum End vem demonstrando ser um mangá muito lucrativo para a revista. E como é a série com mais cenas de ação da dupla, também tem uma possibilidade real de conseguir agradar ainda mais japoneses quando o seu anime for lançado. 

Em quinto lugar tivemos Chihaya-San wa Sonomana de li que esta edição até moderou no "ecchi", mas mesmo assim decidiram classifica-la em uma posição relativamente alta. Lembrando que o mangá é uma comédia curta, organizada em tirinhas horizontais, mas o seu diferencial em relação as demais comédias curtas da revista, é justamente o seu ecchi, que não é pesado como o de To LOVE-Ru Darkness, mas é o suficiente para agradar os simpatizantes do gênero. A série vem sendo, após Gag Manga Biyori, a comédia mais amada pelos leitores e provavelmente tem um longo caminho pela frente. Em sexto lugar tivemos Owari no Seraph que esta semana foi classificado em uma colocação um pouco mais baixa que o normal, contudo, isto ainda não é uma má notícia. Os editores logicamente devem voltar a dar uma importância enorme para Ao no Exorcist, e Owari no Seraph deve cair um "pouco" no esquecimento, mas por ainda ser o segundo mangá que mais vende na revista, os editores devem continuar dando destaque para a série. A diferença que ao invés de estar na primeira colocação todo o mês, em alguns meses esporádicos, veremos o mangá conquistando uma colocação intermediária. E até mesmo que as vendas de Owari no Seraph despenque, dificilmente a série acabará sendo cancelada. Vimos mangás como Tegami Bachi sendo mantido na revista, por causa da sua importância histórica. Provavelmente, mesmo com vendas baixas, Owari no Seraph não deve acabar sendo cancelado. Resumidamente, o mangá deve viver quanto tempo quiser na revista.

Em sétimo lugar tivemos Ohmori Satisfaction, que é uma outra comédia curta (e desta vez com um traço bem simples mesmo, que para muitos pode lembrar de uma criança). Os editores parecem que querem manter o mangá, por isso provavelmente deve estar tendo uma recepção boa. Em oitavo lugar tivemos Taishau Wotome Otogibanashi, que é uma comédia mais voltada ao romance e que por mais tenha um traço simples, a sua narrativa é um pouco mais "complexa". O mangá não teve vendas realmente empolgantes, mas também não são péssimas, levando em conta que é uma comédia. Deste modo, os editores parecem deixar o mangá no "limbo", fazendo-o sobreviver enquanto estiver obras piores a serem canceladas, mas mesmo assim, não acredito que Taishau Wotome Otogibanashi conseguirá sobreviver por mais um ano, deve ser cancelado até o segundo semestre do próximo ano. Em nono lugar tivemos Happy Milly que mais uma outra comédia curta, com tirinhas horizontais. O mangá é bem simpático e vem agradando os japoneses, deste modo, os editores tem todo o motivo para mantê-lo ainda por muitos outros meses, não vejo razão para cancela-lo por enquanto. Em décimo lugar tivemos 7th Garden que parece que conseguiu escapar do cancelamento por pouco, já que temos três séries com situações piores (Shounen Shoujo, Contrast 88 e Yami Abaki).

Em décimo primeiro lugar tivemos Wonder Rabbit Girl, que provavelmente é classificado em posições mais baixas por ser um ecchi, já que mesmo não vendendo absurdos, vemos séries que vendem o mesmo sendo de vez em quando classificados em colocações mais altas, isto não acontece nunca com Wonder Rabbit Girl. Logo após, em décimo segundo lugar tivemos Shounen Shoujo de NisioIsin, que parece ser o primeiro caso de autor veterano na JumpSQ à fracassar. Para muitos o mangá é uma história curta, por isso será encerrado muito em breve, mas a verdade é que sendo uma história curta ou não, Shounen Shoujo foi um fracasso em público. Os japoneses simplesmente não se interessaram o suficiente pelo mangá e por isso viram que não valia a pena comprar o seu primeiro volume, que vendeu abaixo de 20 mil cópias. Shounen Shoujo simplesmente não tem possibilidade de continuar por muito tempo, mesmo se NisioIsin quiser. Em décimo terceiro lugar tivemos Contrast 88 que pode ser cancelado já na próxima edição, pois também teve uma péssima recepção. E por fim, em último lugar tivemos Yami Abaki Karau que foi cancelado nessa semana e vai dar lugar a série "Yuukoku no Moriarty", que parece bem promissora. Esses três mangás foram lançados a pouco tempo e tiveram uma recepção péssima, era e é questão de tempo o cancelamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'